Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de célula de bateria de notebook!


kaio199

Posts recomendados

Pessoal dou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês!!

A bateria do meu notebook já não apresenta a mesma durabilidade de antigamente. Agora ela dura cerca de 30 minutos.

Abri a bateria, ela possuí 4 células de 14,4v 2200 mAh. Eu gostaria de trocar as células por outras de maior capacidade. porém também que tem espaço para botar mais duas células. Teria como fazer essas alterações.

Obrigado desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver espaço pode colocar mais uma ou duas não mais que isso para não sobrecarregar a fonte/carregador dele.

Que células essa bateria de notebook usa? Nicad? Lítio? tem que usar o mesmo tipo pois o método de carregar entre ele é totalmente diferente.

Ela usa célula de Lítio, o problema é que não sei se o chip que controla a bateria suporta por mais células. Se eu botar mais duas células o chip ira carrega-las?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum, 4 células de 3.6V parece que duas em paralelo formando por duas baterias em série(não da pra ver direito onde os filos estão soldados.)

Bom, nem sempre dar certo trocar porque as vezes tem sistemas de segurança incluídos no circuito de carregamento, que guardam as informações sobre as células em um chip e pode bloquear a carga da bateria caso elas sejam substituídas. E também o preço das novas células pode custar quase o preço de uma nova bateria(dependendo da qualidade das células a venda )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum, 4 células de 3.6V parece que duas em paralelo formando por duas baterias em série(não da pra ver direito onde os filos estão soldados.)

Bom, nem sempre dar certo trocar porque as vezes tem sistemas de segurança incluídos no circuito de carregamento, que guardam as informações sobre as células em um chip e pode bloquear a carga da bateria caso elas sejam substituídas. E também o preço das novas células pode custar quase o preço de uma nova bateria(dependendo da qualidade das células a venda )

O esquema das células é mais ou menos esse!

chiplp.png

Ai a imagem do chip!

dsc03172iy.jpg

dsc03164oi.jpg

Já as novas células, quero comprar a Panasonic NCR18650A(3,7v 3100mAh)

O que você acha??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço dessas 4 células vai compensar? porque se é quase o mesmo preço de uma bateria nova não vai compensar mesmo.

3100mha são um pouquinho maior que essas daí:D portanto que tenha espaço para as 4 novas pode colocar no lugar (ai a placa carrega as 4 de forma 'separada' mas usa todas em série).

Vamos ver se vai dar certo pois ainda tem o problema do sistema de segurança que pode bloquear carga para elas.(boa parte dos notebooks tem e é uma memoria não volátil :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço dessas 4 células vai compensar? porque se é quase o mesmo preço de uma bateria nova não vai compensar mesmo.

3100mha são um pouquinho maior que essas daí:D portanto que tenha espaço para as 4 novas pode colocar no lugar (ai a placa carrega as 4 de forma 'separada' mas usa todas em série).

Vamos ver se vai dar certo pois ainda tem o problema do sistema de segurança que pode bloquear carga para elas.(boa parte dos notebooks tem e é uma memoria não volátil :P )

Cada uma vai sair por 5,69 Euros(13,54 reais) e como o frete é grátis vai compensar.

A questão do tamanho também ta de boa, pois a célula da Panasonic tem 65,2 e as atuais tem 65,1.

O que eu realmente quero saber é se tem como por 6 células, e se tem gostaria de saber se você poderia fazer um esquema de como elas ficariam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a placa só córrega apenas 4 células e tem que iguais, colocar uma ou duas em paralelo, não dá porque vai desequilibrar as cargas ao menos que coloque mais 4 células em série e ligadas em paralelo com cada uma delas mas aí não tem espaço e vai estar 'forçando a barra' do circuito.

sugiro colocar 4células um pouco maiores se quer um pouco mais de autonomia.

Panasonic tem 65,2 e as atuais tem 65,1 só 0,1cm de diferença?!

então as células que ja estar usando são de 3100mha também, as lojas colocam até 65.4 mas são o mesmo tamanho! você vai apenas substituir com a mesma especificação. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a placa só córrega apenas 4 células e tem que iguais, colocar uma ou duas em paralelo, não dá porque vai desequilibrar as cargas ao menos que coloque mais 4 células em série e ligadas em paralelo com cada uma delas mas aí não tem espaço e vai estar 'forçando a barra' do circuito.

sugiro colocar 4células um pouco maiores se quer um pouco mais de autonomia.

Panasonic tem 65,2 e as atuais tem 65,1 só 0,1cm de diferença?!

então as células que ja estar usando são de 3100mha também, as lojas colocam até 65.4 mas são o mesmo tamanho! você vai apenas substituir com a mesma especificação. :D

A questão do tamanho não vai importar já que vão ser apenas 4 células. Teria alguma maneira de testar se o chip vai bloquear a carga antes de comprar as 4 células? Vi que ate existe software para resetar, só não sei se serve pro meu chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como você disse lá no princípio, sua bateria é de 14,4 V. Isso significa 4 células de LI-ion em série (3,6 x 4). Para aumentar a capacidade você teria que trocar as 4 por células de maior capacidade (em mAh) ou acrescentar outras 4, observando que neste caso as 8 devem ser iguais. Não é possível acrescentar apenas mais duas células e trabalhar com 6 no seu caso.

Células de maior capacidade não vão necessariamente requerer mais corrente da fonte, é provável que apenas aumente o tempo de recarga.

Att,

Paulo Brandão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 7 anos depois...
Em 03/04/2012 às 16:15, kaio199 disse:

Pessoal dou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês!!

A bateria do meu notebook já não apresenta a mesma durabilidade de antigamente. Agora ela dura cerca de 30 minutos.

Abri a bateria, ela possuí 4 células de 14,4v 2200 mAh. Eu gostaria de trocar as células por outras de maior capacidade. porém também que tem espaço para botar mais duas células. Teria como fazer essas alterações.

Obrigado desde já!!

Boa noite, gostaria de receber imagens da bateria hp desmontada pra eu ver como liga as 4 pilhas internamente ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...