Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga, reinicia e desliga de novo


Paulo Paulada

Posts recomendados

Olá!

Gostaria da ajuda dos colegas pra resolver esse problema que ocorre já faz um tempinho: eu ligo o PC, ele entra normal, depois de um tempo indeterminado, que varia de minutos a horas, ele apaga como se o tivessem desligado da tomada, então logo em seguida ele reinicia sozinho. No momento em que reinicia sozinho, ora ele consegue voltar a funcionar por mais alguns minutos antes de apagar, ora ele nem sequer carrega direito, reiniciando em intervalo cada vez mais curto, como se tivesse sem força pra ligar.

To desconfiado das placas de vídeo pois, no modo de segurança do Windows, ele nunca desligou sozinho, assim como não desliga quando entro na bios. Acho que também pode ser a placa-mãe.

Acho que não é problema de ventilação/aquecimento. O gabinente é limpo regularmente. Monitoro as temperaturas e estão regulares. Além disso, o gabinete tem 4 ventoinhas de 120mm na lateral e outras 4 de mesmo tamanho embaixo, na frente e atrás, além de uma de 230mm na parte de cima.

Problema de tensão elétrica também acho que não é, pois uso filtro de linha UPSAI FHT 1200 e não uso estabilizador.

Fonte não consegui testar, mas como ela é boa (http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=2470), não creio que seja esse o problema.

A memória ram acho que não é, porque fiz o memtest e não achou nada.

O que já fiz e não resolveu:

1.substitui a memória ram;

2.troquei o cooler Thermal Eclipse 2 pelo Zalman CNPS7x;

3.passei nova pasta térmica;

3.deixei o gabinete aberto;

4.atualizei todos os drivers do chipset, placa-mãe e placa de vídeo;

5.apaguei os drivers da placa de vídeo com o driver sweeper e instalei novamente;

6. apaguei os drivers da placa de vídeo com o driver sweeper e instalei o driver alternativo do guru.3d;

7. instalei drivers mais antigos;

8. retirei o cross e testei só uma placa de vídeo, com os drivers correspondentes;

9. limpei o registro com o CCleanner;

10. formatei o HD inteiro;

A configuração é a do "PC1" da assinatura. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Gostaria da ajuda dos colegas pra resolver esse problema que ocorre já faz um tempinho: eu ligo o PC, ele entra normal, depois de um tempo indeterminado, que varia de minutos a horas, ele apaga como se o tivessem desligado da tomada, então logo em seguida ele reinicia sozinho. No momento em que reinicia sozinho, ora ele consegue voltar a funcionar por mais alguns minutos antes de apagar, ora ele nem sequer carrega direito, reiniciando em intervalo cada vez mais curto, como se tivesse sem força pra ligar.

To desconfiado das placas de vídeo pois, no modo de segurança do Windows, ele nunca desligou sozinho, assim como não desliga quando entro na bios. Acho que também pode ser a placa-mãe.

Acho que não é problema de ventilação/aquecimento. O gabinente é limpo regularmente. Monitoro as temperaturas e estão regulares. Além disso, o gabinete tem 4 ventoinhas de 120mm na lateral e outras 4 de mesmo tamanho embaixo, na frente e atrás, além de uma de 230mm na parte de cima.

Problema de tensão elétrica também acho que não é, pois uso filtro de linha UPSAI FHT 1200 e não uso estabilizador.

Fonte não consegui testar, mas como ela é boa (http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=2470), não creio que seja esse o problema.

A memória ram acho que não é, porque fiz o memtest e não achou nada.

O que já fiz e não resolveu:

1.substitui a memória ram;

2.troquei o cooler Thermal Eclipse 2 pelo Zalman CNPS7x;

3.passei nova pasta térmica;

3.deixei o gabinete aberto;

4.atualizei todos os drivers do chipset, placa-mãe e placa de vídeo;

5.apaguei os drivers da placa de vídeo com o driver sweeper e instalei novamente;

6. apaguei os drivers da placa de vídeo com o driver sweeper e instalei o driver alternativo do guru.3d;

7. instalei drivers mais antigos;

8. retirei o cross e testei só uma placa de vídeo, com os drivers correspondentes;

9. limpei o registro com o CCleanner;

10. formatei o HD inteiro;

A configuração é a do "PC1" da assinatura. Valeu!

Parece ser problema de placa mãe ou processador. Verifica os capacitores se não estão oxidados, e no processador, se não tem manchas pretas e pasta térmica grudada nos pinos dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção, ThiagoExpert.

Depois da sua sugestão, eu chequei a placa mãe e nao encontrei nenhum capacitor oxidado ou estufado. Quinta-feira passada eu troquei a pasta térmica e, antes, limpei o processador com papel higiênico e não notei pasta térmica para fora ou o processador arranhado.

Ontem eu resetei a Bios. Retirei a pilha da placa mãe por alguns minutos. Depois, no primeiro momento que liguei, o PC desigou e reiniciou sozinho, mas desde então nunca mais desligou sozinho. Testei uns jogos que constumavam "acelerar" o desligamento e até agora tudo ok, mas ainda não consegui entender porque ele desligou sozinho da primeira vez. Acho que o problema ainda existe. To com receio de atualizar os drivers da Bios e da placa de vídeo e o PC voltar no ritmo de desligamento direto, será que pode voltar a dar problema?

Ah, quinta-feira passada eu fiz o teste de colocar um HD novo em substituição ao anterior e o problema persistiu. Afastei o HD antigo como suspeito pelos desligamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção, ThiagoExpert.

Depois da sua sugestão, eu chequei a placa mãe e nao encontrei nenhum capacitor oxidado ou estufado. Quinta-feira passada eu troquei a pasta térmica e, antes, limpei o processador com papel higiênico e não notei pasta térmica para fora ou o processador arranhado.

Ontem eu resetei a Bios. Retirei a pilha da placa mãe por alguns minutos. Depois, no primeiro momento que liguei, o PC desigou e reiniciou sozinho, mas desde então nunca mais desligou sozinho. Testei uns jogos que constumavam "acelerar" o desligamento e até agora tudo ok, mas ainda não consegui entender porque ele desligou sozinho da primeira vez. Acho que o problema ainda existe. To com receio de atualizar os drivers da Bios e da placa de vídeo e o PC voltar no ritmo de desligamento direto, será que pode voltar a dar problema?

Ah, quinta-feira passada eu fiz o teste de colocar um HD novo em substituição ao anterior e o problema persistiu. Afastei o HD antigo como suspeito pelos desligamentos.

você já conseguiu usar esse PC? Ele dá varios bips ao ligar? Se sim, são longos ou curtos? Esse problema de ligar, desligar sozinho reiniciar pode ser a memória RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você já conseguiu usar esse PC? Ele dá varios bips ao ligar? Se sim, são longos ou curtos? Esse problema de ligar, desligar sozinho reiniciar pode ser a memória RAM.

Sim, ele funcionou por uns 2 meses, diariamente, sem dar problemas. Depois começou com os desligamentos e isso já dura uns seis meses.

Eu não escuto vários bips. Quando reinicia automaticamente, após desligar sozinho, acho que faz um bip só.

Concordo que poderia ser a memória ram, até porque não consta do site da G. Skill a compatibilidade dela com a minha placa mãe. A memória é G.Skill DDR3 8GB (2x4GB) 1600MHz Ripjaws X - F3-12800CL9D-8GBXM ( http://www.gskill.com/products.php?index=416 ) e a placa-mãe é a MSI Z68A-GD65. Na lista do site da fabricante da memória ram só aparecem como compatíveis da marca MSI as placas:

MSI Z68A-GD80

MSI Z68MA-ED55

MSI P67A-GD65

MSI P67A-GD55

MSI P67A-GD53

Contudo, embora não conste da lista, acho que não é a memória ram o problema, porque eu já teste o PC com o pente de memória OCZ DDR3 4GB (2x 2GB) 1600MHz Gold Series Dual Channel - OCZ3G1600LV4GK e ele também teve desligamentos. Além disso, fiz o teste de memória do memtest com CD de boot e ele não achou erros na memória G.Skill.

Exite um outro teste de memória que não seja o que fiz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,levando em conta o que você passou anteriormente,as unicas peças que podem estar com problemas são a placa mãe(mesmo que você ja tenha conferido),fonte(mesmo sendo boa) e algum erro,curo na corrente elética.

Teste a placa mãe em outro computador,depois teste a fonte.

Se trocando esses componentes o computador não desligar,o problema é no processador.

Mas vale a pena checar a rede elétrica!::o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,levando em conta o que você passou anteriormente,as unicas peças que podem estar com problemas são a placa mãe(mesmo que você ja tenha conferido),fonte(mesmo sendo boa) e algum erro,curo na corrente elética.

Teste a placa mãe em outro computador,depois teste a fonte.

Se trocando esses componentes o computador não desligar,o problema é no processador.

Mas vale a pena checar a rede elétrica!::o

Sim, placa mãe dá muitos problemas. HD também dá mas é mais raro. Pega um live cd do ubuntu e dá uma testada sem o HD no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,levando em conta o que você passou anteriormente,as unicas peças que podem estar com problemas são a placa mãe(mesmo que você ja tenha conferido),fonte(mesmo sendo boa) e algum erro,curo na corrente elética.

Teste a placa mãe em outro computador,depois teste a fonte.

Se trocando esses componentes o computador não desligar,o problema é no processador.

Mas vale a pena checar a rede elétrica!::o

Obrigado pelos conselhos, Nexdrive. Testarei a placa-mãe em outro PC neste próximo fds. também testarei o sistema com outra fonte, já que não tenho aparelho próprio pra testar e acho que não existe software pra isso. Postarei os resultados aqui. A corrente elétrica acho que pode ser descartada, pois eu uso um filtro de linha razoável http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=2203745 e, junto desse PC que dá problema, no mesmo filtro, fica conectado o meu PC mais antigo, que consta da assinatura como "PC2", e este nunca sofreu o mesmo problema.

ThiagoExpert, valeu pelas dicas, testarei a placa-mãe. Eu acho que o HD pode ser descartado como causa do problema porque eu testei o PC com um HD novo, recém comprado, e ele continuou com os desligamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos conselhos, Nexdrive. Testarei a placa-mãe em outro PC neste próximo fds. também testarei o sistema com outra fonte, já que não tenho aparelho próprio pra testar e acho que não existe software pra isso. Postarei os resultados aqui. A corrente elétrica acho que pode ser descartada, pois eu uso um filtro de linha razoável http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=2203745 e, junto desse PC que dá problema, no mesmo filtro, fica conectado o meu PC mais antigo, que consta da assinatura como "PC2", e este nunca sofreu o mesmo problema.

ThiagoExpert, valeu pelas dicas, testarei a placa-mãe. Eu acho que o HD pode ser descartado como causa do problema porque eu testei o PC com um HD novo, recém comprado, e ele continuou com os desligamentos.

Ok, é placa mãe mesmo, pode ser problema de capacitor, teste e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, testei a placa mãe no fds em outro computador e não houve desligamento.

também troquei as fontes dos meus PCs. Peguei a fonte do meu PC antigo, Antec 430W, e coloquei no novo (só tirei uma das placas de vídeo pra não dar problema) e não houve desligamentos. Peguei a fonte seasonic e coloquei no antigo, e também não aconteceu desligamento.

Desde que resetei a Bios atualizei todos os drivers e desde então, salvo o primeiro desligamento logo após o procedimento, nunca mais ocorreu isso.

Conclui que o problema era da bios mesmo, que foi resolvido quando a "resetei" com a retirada da bateria.

Muito obrigado pela ajuda, colegas. Suas sugestões me ajudaram e entender e a solucionar o problema.

Caso o problema volte, eu pedirei ao moderador para reabrir o tópico. Pode fechar o tópico, moderador. Problema resolvido. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...