Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
williankleber

Como excluir uma unica linha de um arquivo TXT

Recommended Posts

Olá a todos.

Preciso fazer um trabalho para faculdade onde devo fazer um programa para cadastrar, alterar, consultar e excluir registros dentro de um arquivo TXT.

Não posso usar um arquivo "tipado" binário, por restrições do professor.

Tela de consulta e de cadastro ja estão prontas, faltando apenas a tela de exclusão de registros. Até consegui excluir um registro em arquivo tipado binario, excluindo a ultima linha do arquivo e jogando seu conteudo para a linha que desejo excluir, mas nesse arquivo extruturado esta difícil.

Meu arquivo segue uma extrutura básica, primeiras 4 posições é o código e as 40 posições seguintes é a descrição...

Poderiam me ajudar a excluir essa linha?

Desde já, fico muito agradecido.

--

Willian Kleber Araujo

Campo Mourão - PR

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Preciso fazer um trabalho para faculdade onde devo fazer um programa para cadastrar, alterar, consultar e excluir registros dentro de um arquivo TXT.

Não posso usar um arquivo "tipado" binário, por restrições do professor.

Tela de consulta e de cadastro ja estão prontas, faltando apenas a tela de exclusão de registros. Até consegui excluir um registro em arquivo tipado binario, excluindo a ultima linha do arquivo e jogando seu conteudo para a linha que desejo excluir, mas nesse arquivo extruturado esta difícil.

Meu arquivo segue uma extrutura básica, primeiras 4 posições é o código e as 40 posições seguintes é a descrição...

Poderiam me ajudar a excluir essa linha?

Desde já, fico muito agradecido.

--

Willian Kleber Araujo

Campo Mourão - PR

Olá williankleber,

Pelo que sei, arquivos de textos não são editáveis (como deve ser sabido, nele não funciona o seek)... logo só tem uma opção (que conheço): Cria um arquivo novo copiando todos as linhas, menos a linha que quer apagar.

Então... cria um arquivo temporário com os dados copiados, depois exclui (ou renomeia) o padrão, e renomeia o temporário com o mesmo nome do antigo.

Caso ainda não conheça os comandos

procedure Erase(var F);
procedure Rename(var F; NewName: String);

Qualquer coisa é só postar.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá williankleber,

Pelo que sei, arquivos de textos não são editáveis (como deve ser sabido, nele não funciona o seek)... logo só tem uma opção (que conheço): Cria um arquivo novo copiando todos as linhas, menos a linha que quer apagar.

Então... cria um arquivo temporário com os dados copiados, depois exclui (ou renomeia) o padrão, e renomeia o temporário com o mesmo nome do antigo.

Caso ainda não conheça os comandos

procedure Erase(var F);
procedure Rename(var F; NewName: String);

Qualquer coisa é só postar.

Obrigado Simom,

Essa forma eu até ja havia visto, Mas antes de fazer dessa forma, preferi consultar alguém mais experiente para ter certeza de que é a melhor forma de fazer.

Mas de qualquer forma Simom, muito obrigado pela ajuda e pela agilidade na resposta, vou seguir suas instruções.

--

Willian Kleber Araujo

Campo Mourão - PR

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais