Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém conseguiu usar o Gravador de PIC K150?


Posts recomendados

Bom dia

Gostaria de saber se alguém já conseguiu usar esse programador de PIC:

$(KGrHqJ,!igE5g8YFlWmBOiF(E5zHg~~60_3.JPG

Pois comprei-o e veio sem um CD com os Driver’s, procurei na internet, porém parece não estar funcionando. Pelo menos com os programas que estou utilizando. Alguém saber de algum programa na qual posso estar utilizando?

Desde já fico agradecido;

Obrigado

Tiago Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce comprou,voce comprou de alguem,e se alguem vendeu para voce esse alguem deve te dar suporte...

Pois é né, mais comprei no Ebay, e o cara é lá da china.

Procurei na net e achei esté manualsinho:

http://www.kitsrus.com/pdf/k150v2.pdf

porém não está dando certo. Acho que o Driver não tem suporte para windows Vista, pelo que vi no link dos drivers acho que só até o windows XP.

Eu tenho o K149 e ele funciona até bem, exceto para alguns PICS. entretanto o software de gravação dele é bem fajuto e por isso preferi fazer um JDM serial.

Cara tem como você enviar para min? Ficarei bastante agradecido.

Abrs.

Tiago Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá! Tb comprei um K150 e este veio com o CD mas o programa não reconhece o gravador. Vi num blog (http://gustavolaureano.blogspot.com.br/2012/06/odisseia-do-programador-de-pics-clone.html?showComment=1350494986920#c4606533236195249733) que este cara conseguiu fazer funcionar. Não tentei ainda. Se conseguires e souber exatamente o que deve ser feito tb agradeceria a ajuda.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde amigo. A primeira coise que você deve fazer e instalar o Prolific , esse programa vai converter a sua usb como serial rs232. Apois a instalação do mesmo dependendo do "SO" que você use procure o gerenciador de dispositivos e conecte o k150 na usb e logo aparecer assim. Depois descompacte-o os programas e de dois abra o programa microbrn e depois vai em File>Port e digite qual a porta serial foi configurada. ATENÇÃO procure configura-la comas as portas 2 3 e 4 acima disso da erro de gravação. e divirta-se.:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite Galera, 

 

Recentemente comprei um gravador K150 também porém nao funciona de forma alguma...
Ele é um pouco diferente do da imagem do primeiros post..mas informa o mesmo modelo.

Ja instalei os drivers da Profilic, ja baixei diversas versões do Microbrn/Micropro

Ja tentei diversas portas COM (1,2,3...7.8...)

testei em dois Pcs, um com win 7 e outro com xp

testei em 2 pics diferentes

 

o software reconhece a placa normalmente, o led indicador amarelo acende normal

mas para as funcoes de blank e program ele simplesmente nao funciona

 

quando mando apagar o pic ele informa que apagou mas quando dou read vejo q o programa continua la

quando tento gravar o mesmo informa a msg de erro " Received data error, about to aply reset"

 

ja contatei o vendedor do mercado livre mas nao acredito q o suporte dele vá resolver...

 

Gostaria de saber se tem algo q estou fazendo de errado ? 

Alguma coisa q eu nao fiz...

 

Eu li o blog citado acima, e infelizmente nao possuo outro gravador para tentar gravar uma nova firmware no pic16f628a

 

 

Se caso ngm saiba, qual gravador poderia comprar que seja confiável ?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho exatamente esse gravador, consegui fazer funcionar no Windows XP, mas perdí um tempão tentando entender o programa dele.

Tive de baixar um driver Prolific, como o amigo disse acima, mas nem todos os drivers funcionaram. Eu lí um post de um cara que deu essa dica com a versão exata, quando consegui encontrar finalmente funcionou.

 

Mas o programa tem uma grande falha : não consegue gravar a EEPROM, embora ele afirme que gravou com sucesso, a mesma sempre fica em branco, consigo apenas gravar a memória Flash ( de programa ).

 

Não me lembro como fiz, porque usei ele apenas tres vezes.

 

 

Sugiro que comprem um PicKit2 ou um Pickit3 .

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx,

 

É um problema entre o programa do gravador, que é muito antigo, e o driver do CI, pior que esse programa foi abandonado em 2007 se não me engano, justamente por dificuldades em tornar ele mais "compatível" . Esse gravador foi testado com um determinado driver, e quando a gente instala uma versão mais atualizada, a porcaria deixa de funcionar.....

 

Tem um cara que vende esse gravador ainda hoje na Inglaterra, tem um monte de dúvidas e dicas que ele dá, mas não me lembro o site. Vou ver se acho nos meus históricos.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, 

 

Tenho esse gravador a mais de 3 anos, e funciona perfeitamente !

 

porém sei que a maior parte de quem vende esse gravador não possui os drivers corretos...

 

Segue os drivers que eu utilizo: http://www.4shared.com/rar/i1vI_YR2/Gravador_de_PIC_-_K150.html

 

Testado em Windows XP e 7 ;

 

Abraços !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Também tenho o dito cujo K150, uso ele normalmente no Windows 7 64bits

 

Uso essa versão:

DIY K150 PICMicro Programmer

v150807

Protocol:P18A

 

O driver que precisa ser instalado:

Prolific USB-to-Serial Comm Port

 

Comprei no Ebay por 9U$  (achei isso lindo) e utilizo no notebook, no meu PC aqui uso o WinPIC800 que grava pela porta serial mesmo. O hardware é o JDM Programmer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite Galera, 

 

Recentemente comprei um gravador K150 também porém nao funciona de forma alguma...

Ele é um pouco diferente do da imagem do primeiros post..mas informa o mesmo modelo.

Ja instalei os drivers da Profilic, ja baixei diversas versões do Microbrn/Micropro

Ja tentei diversas portas COM (1,2,3...7.8...)

testei em dois Pcs, um com win 7 e outro com xp

testei em 2 pics diferentes

 

o software reconhece a placa normalmente, o led indicador amarelo acende normal

mas para as funcoes de blank e program ele simplesmente nao funciona

 

quando mando apagar o pic ele informa que apagou mas quando dou read vejo q o programa continua la

quando tento gravar o mesmo informa a msg de erro " Received data error, about to aply reset"

 

ja contatei o vendedor do mercado livre mas nao acredito q o suporte dele vá resolver...

 

Gostaria de saber se tem algo q estou fazendo de errado ? 

Alguma coisa q eu nao fiz...

 

Eu li o blog citado acima, e infelizmente nao possuo outro gravador para tentar gravar uma nova firmware no pic16f628a

 

 

Se caso ngm saiba, qual gravador poderia comprar que seja confiável ?

 

Grato

Bom dia.

 

Este programador K150 tem um PIC 16F628A. você tem que programa-lo com um código hexa que vem com o software do gravador (baixa na net). Somente depois disso que você conseguirá gravar e desgravar os microcontroladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marczenom

Acho que sua informação não procede.

Tenho dois desses e eles já vem pronto para o uso.

Seria burrice um gravador de PIC que precise gravar seu próprio PIC para conseguir gravar outro PIC.... :D  :D  :D  :D 

 

 

Amigo, vá com calma!!

 

Meu K150 não funcionava e após verificação com amigos que já possuem o gravador, soube deste detalhe. Na compra diz que já vem tudo pronto, porém, seria bom verificar este PIC auxiliar. Se tem que utilizar outro gravador, paciência. O meu está funcionando perfeitamente após esta correção.

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chacalgbi,

 

voce está certo. TODOS ELES vem com o PIC gravado, mas DEPENDENDO da versão do programa gravador, tem de mudar o firmware para "casar" . Ou seja, voce tem duas alternativas, ou baixa o programa para o seu PIC, ou grava o PIC para o programa que voce tem kkkkkkkkk

 

Eu experimentei fazer isto, e eu tenho os dois gravadores, com firmware e programa de gravação diferentes do outro conjunto.

 

E ambos dão pau quando tenta gravar a EEprom. No restante, funcionam bem. Gravam, apagam, regravam, tudo normal. Mas na EEPROM , não grava nadinha da silva !!!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Paulo, eu usei o software que o vendedor deixou disponível no anuncio da venda. Por isso nunca tive problemas. Se for usar um software diferente, é compreensível que o programa do pic do gravador tenha de ser atualizado tb. É que o colega tinha dito explicitamente assim: "Somente depois disso que você conseguirá gravar e desgravar os microcontroladores." Ai ficou parecendo que todos deveriam fazer isso. Quando alguém procurar na net por dúvidas sobre esse gravador, aparece o link desse tópico! Ai o iniciante se desespera!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chacalgbi,

 

É isso mesmo... tem muita falta de informação sobre esse gravador, e o mais estranho é que algum fabricante chines resolveu relançar essa versao muito bem feita ( estéticamente ) , e tem milhares de sites no mundo todo vendendo ele.  Mas poucos conseguem fazer funcionar, pois quem está vendendo isso acaba pegando o software do antigo fabricante, e lá tem pelo menos 3 versões de programas, onde o firmware tem de "casar" com ele. Aí, claro que alguns acabam regravando o PIC e fazem funcionar, e outros acabam achando o site do fabricante original, e lá tem as versões todas do software de gravação, cada uma acompanhada do Firmware correspondente !

 

Mas continuo afirmando : Nenhum deles grava EEPROM corretamente. E o suporte aos Pics é apenas para os modelos bem antigos, existentes em 2006 .

 

A melhor compra de gravador para um iniciante, olhando principalmente o custo e não recursos avançados, ainda é um clone do PICKIT2 , via EBAY tem muitos deles sendo vendidos, e funcionam muito bem. Eu tenho um deles comigo, e tudo funciona direitinho.

 

Já para quem quer mesmo se aprofundar no uso de PICS, o PicKit3 é mais indicado, por ser um modelo que faz também o Debugger direto.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o assunto está finalizado meu caro!!  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  !!!!!!


@chacalgbi,

 

É isso mesmo... tem muita falta de informação sobre esse gravador, e o mais estranho é que algum fabricante chines resolveu relançar essa versao muito bem feita ( estéticamente ) , e tem milhares de sites no mundo todo vendendo ele.  Mas poucos conseguem fazer funcionar, pois quem está vendendo isso acaba pegando o software do antigo fabricante, e lá tem pelo menos 3 versões de programas, onde o firmware tem de "casar" com ele. Aí, claro que alguns acabam regravando o PIC e fazem funcionar, e outros acabam achando o site do fabricante original, e lá tem as versões todas do software de gravação, cada uma acompanhada do Firmware correspondente !

 

Mas continuo afirmando : Nenhum deles grava EEPROM corretamente. E o suporte aos Pics é apenas para os modelos bem antigos, existentes em 2006 .

 

A melhor compra de gravador para um iniciante, olhando principalmente o custo e não recursos avançados, ainda é um clone do PICKIT2 , via EBAY tem muitos deles sendo vendidos, e funcionam muito bem. Eu tenho um deles comigo, e tudo funciona direitinho.

 

Já para quem quer mesmo se aprofundar no uso de PICS, o PicKit3 é mais indicado, por ser um modelo que faz também o Debugger direto.

 

Paulo

Verdade.

 

Na realidade, comprei esse gravador aleatoriamente. Não conhecia PIC, programa em C, nada disso. Sugiro que pesquisem aqui antes da compra.

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chacalgbi,

 

Sim, só como ICSP. Porisso que eu mantenho também um PicKit2 para alguma necessidade....

 

Vantagem é que ele aceita toda a família de Pics que tenham ICSP ! E ainda permite fazer o Debugger passo a passo direto no chip !

 

O software de gravação é o que voce baixa direto na página da Microchips.

 

É esse mesmo, é mais uma cópia chinesa kkkkk !

 

Aqui no Brasil tava em torno de R$ 150,00 direto com a Farnell, mas era oficial mesmo. Mas fazem uns 6 meses isso.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chacalgbi

 

Uso o PicKit 3 clone aqui, o feito pela Sure Eletronics. Na época eu não encontrei ele original por essas bandas aqui. Comprei no mercado livre mesmo. R$150 reais.

 

Detalhe, o software usado por ele para gravar os PICs é o mesmo do PICKit 2, MAS tive que atualizar o firmware do meu. Foi tudo automático pelo software. E outra coisa. Tem dois programas de gravação. O oficial do PicKit 2 e um alterado para funcionar com o PICKiT 3. Tudo feito pela Microchip.

 

Eles fizeram isso pois oficialmente o PicKit 3 era para ser usado SOMENTE via Mplab. Pelo vista a galera não gostou e fizeram esse MOD.

 

A vantagem do que é vendido pela Sure Eletronics, é que ele vem com um socket, dois na verdade, ZIF. Assim fica fácil de colocar o PIC e gravar.

 

Veja:

 

1373721992693966628.jpg

 

E esse é o socket:

 

1223634231133075539.jpg

 

Você pode comprar o PicKit 3 oficial com a Sure Electronics também:

 

http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=1351

 

Pode comprar o clone deles que vem com o socket:

 

http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=1141

 

Ou pode comprar separado (sai mais barato nãos ei por que)

 

http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=1128

 

E o socket:

 

http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=22

 

Tudo frete free.

 

Nada impede de comprar aqui no Brasil direto. Na faixa de R$150.

 

http://lista.mercadolivre.com.br/pickit3-%2F-gravador,-debugador,-depurador-pickit-3-pic

 

Foi desse vendedor aí que comprei (Casa do CI).

 

O PicKit 2 sai na feixa de R$90.

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...