Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe limitando Processador?


CriaturaRam

Posts recomendados

Olá, eu estava usando um processador Celeron Dual Core E1200 de 1.6ghz na Minha Placa mãe da Gigabyte que é a Ga-945gcm-s2l,dai eu resolvi trocar o processador por um Intel Pentium Dual Core E5700 de 3.0ghz (200 x 15)

Só que quando troquei nao notei muita diferença,verifiquei com o Cpu-Z e o Pc-Wizard e vi que o processador tava 200x6 ou seja com o multiplicador travado em 6 só chega a no maximo 1200mhz,eu atualizei a Bios para a ultima versao,desativei o Eist,o C1e e nada, o multiplicador fica travado em 6 e nao da pra mudar no setup da bios :(.

Queria saber se tem algum jeito de resolver isso,se normal ou algo do tipo ela travar o multiplicador logo no minimo que é 6, ou se eu devia trocar o processador,alias ele é compativel com ela?No site das CPUs suportadas nao mostra ele mas mostra outros da mesmo serie muito pareceidos com a mesmo arquitetura(45nm) etc

Detalhes adicionais: 2 memorias Ram DDR2-SDRAM de 1024MB-Nvidia GeForce 9500gt-1HD SAMSUNG HD161HJ (160GB) e 1 HD SAMSUNG SP0842N (80GB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o manual aqui em casa, não tem nada falando sobre isso, mas na seção da Bios onde fala sobre o CPU Clock Ratio diz que será detectado e automaticamente travado,so sera modificavel se o processador suportar,então e culpa do E5700 que ele é travado?Acho que ja vi gente fazer OverClock nele pelo multiplicador,mas então se é culpa dele porque ele trava logo no multiplicador minimo? 6 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

procure o manual da sua placa mãe(no google mesmo), e verifique se esse multiplicador não é mudado através de um jumper direto na placa mãe !

Qual a frequência das memórias que você está usando? Precisa ser de 533mhz ou superior para usar processador fsb 800+... De qualquer forma, tem essa questão dos cpu's compatíveis. Esse chipset é bem antigão. Você vai reparar que essa mobo aceita processadores de 45 nanometros muito mais parrudos que esse E5700 (ex: QX9770 12M Cache, 3.20 GHz, 1600 MHz FSB). Mas tem um detalhe: Esse Qx 9770 é um processador de 2008 enquanto o E5700 é de 2010.

Se a sua bios está atualizada e ainda sim você não consegue subir o multiplicador, acredito que seja problema de compatibilidade mesmo, pois no manual não tem nada referente a jumpers para mudar o multiplicador.

Esse cpu tem multiplicador minimo 6x e maximo 15x...ele não é travado. Se está travado, provavelmente é culpa da mobo.

Isso é básico mas... na bios, na hora de mudar o multiplicador, aperte enter no bus clock ratio e digite 15(verifique se o num lock do teclado está ativado !).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Bios nao da pra mudar ta cinza, nem selecionar da.

No easy tune 5 ta dando em torno de 3ghz e com o multiplicador 15

?!?!?!

Mas no cpu-z e no Pc Wizard ta dando multiplicador 6, em torno de 1.2ghz

Então como eu sei quem ta realmente certo ????

O speed step tá desativado?(se tiver essa opção na sua bios...)

Usa o teste do winrar para deixar o cpu em 100% de uso e verifica o que o cpu-z indica...

Para ver a leitura pelo easy tune, vá a aba tuner e vê o que aparece com o processador em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo com o CPU em 100% no Cpu-z Continua a 1.2ghz com o multilpicador em 6

E no easy tune continua 3ghz com o multiplicador em 15

So quero saber como eu sei quem ta certo ai :/

EDIT:Eu tava usando o Easy Tune 5, agr atualizei pro 6 e ele tb ta dizendo 6 de multiplicador e 1.2ghz,porém quando ta com a CPU em 100% no Easy tune a velocidade fica oscilando loucamente junto com o FSB chegando até 4ghz (wtf) mas o multiplicador fica parado, ja no CPU-z continua em 1.2ghz sem passar disso :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo com o CPU em 100% no Cpu-z Continua a 1.2ghz com o multilpicador em 6

E no easy tune continua 3ghz com o multiplicador em 15

So quero saber como eu sei quem ta certo ai :/

Eu apostaria no cpu-z...sem falar que o pcwizard diz a mesma coisa. Esse easy tune é meio bugado nas leituras. Você disse que usa o easy tune 5..o ET6 já existe a muito tempo, então você pode tentar atualizar para ver se corrige esse problema das leituras.

De qualquer forma, acho que o problema de compatibilidade está mais que claro. 1.2 Ghz para 3.0 Ghz é quase um abismo, e como você mesmo disse, esse E5700 nessa frequência(1.2) quase não deu diferença para o seu processador antigo. Você poderia tentar mexer com o fsb para dar um over, mas não acredito que vai subir tanto a velocidade.

Vamos dizer que com um MILAGRE você conseguisse por o processador a 2ghz em over (acho que a memória não vai deixar...), ainda sim estará perdendo 1ghz...o que é inaceitavel para um processador que pode operar no dia a dia em 3.8 GHZ fácil fácil...

Se tiver condições de trocar a placa mãe por um modelo com chipset mais recente...existem opções para DDR2 e DDR3 , todas na faixa de R$ 130~R$ 150 ...

EDIT: Sim, se pegar um processador que funciona corretamente na mobo. Porém, acredito que seja mais interessante investir em uma placa mãe mais nova e não em um processador mais antigo que esse seu E5700.

Uma placa mãe mais nova não só vai permitir você usar o E5700, como também poderá fazer overclock...esse processador é um ótimo custo beneficio. A não ser que você decida por uma placa de video off board de ultima geração, ele vai te atender perfeitamente bem por muito tempo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu editei aquele post agr no easy tune 6 mostra oscilando q muito estranho...

Ja no cpu z continua a mesmo coisa

No easy tune ta oscilando entre 1.2 e 3.0 GHZ? E o multiplicador, está oscilando também?

Essas oscilações são cracteristicas do c1e e do eist mas como você disse que desativou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, está muito sério seu problema, dei uma olhada na lista de suporte de CPUs da sua placa mãe, e não aparece nada do E5700, tenta no setup, na tela inicial, apertar CTRL+F1 e vai aparecer opções mais avançadas, tenta ver se a motherboard desbloqueia as opções, eu recomendo trocar de placa mãe. Pega a P5KPL-AM, boa placa e tem suporte a seu processador, mas eu vi que a versão de BIOS necessária para ele é maior que de outros, no site, tem uma atualização 0603, baixa ela depois e atualiza, depois posta o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei com o Eist e C1e desligados e com eles ligados da tudo a mesmo coisa

:/ então creio que nao tenham nada a ver

OBS:O multiplicador nao oscila so o FSB e de uma maneira bem estranha e agitada

Quando o c1e e o eist estão ativos, o fsb e o multiplicador oscilam, mas nada muito frenético... se o seu processador estiver a 100% direto, o fsb deveria ficar parado em 800 Mhz (4x200), mesmo com o c1e e o eist ativados.

/off topic: A minha placa mãe é uma gigabyte g41m-es2l com processador Pentium E5200 [email protected] rodando folding home, o tempo todo a 100%... Processador fica em 3.7 no dia a dia, isso porquê meu cooler e fonte são simples(mas não genéricos) e não tenho uma placa de video off. \

Nesse caso, acho que não resta outra opção...se você procurar no google vai ver que outros ja passaram pelo mesmo problema entre esse seu E5700 e a sua mobo. Outras pessoas tiveram problema entre esse chipset (intel945) instalado em outras mobos que nem sequer davam boot com esse processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentei acessar com o ctrl-F1 nem no menu especial tem opcao de mudar,é acho q vou ter q mudar msma placa alguem sabe uma placa-mãe boa q n seja muito cara que tenha Suporte a meu PC?

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Hard Disk : SAMSUNG HD161HJ (160GB)

Hard Disk : SAMSUNG SP0842N (80GB)

Memoria- 2048MB DDR2-SDRAM

CPU- Pentium® Dual-Core CPU E5700 @ 3.00GHz

Placa De Video- NVIDIA GeForce 9500 GT / PCI-Express 16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentei acessar com o ctrl-F1 nem no menu especial tem opcao de mudar,é acho q vou ter q mudar msma placa alguem sabe uma placa-mãe boa q n seja muito cara que tenha Suporte a meu PC?

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Hard Disk : SAMSUNG HD161HJ (160GB)

Hard Disk : SAMSUNG SP0842N (80GB)

Memoria- 2048MB DDR2-SDRAM

CPU- Pentium® Dual-Core CPU E5700 @ 3.00GHz

Placa De Video- NVIDIA GeForce 9500 GT / PCI-Express 16

Antes disso... :)

Tava olhando o manual. CPU host clock CONTROL NA BIOS ESTÁ ATIVADO(ENABLED) ??? Se não, ativa esse trem e ve se da pra mexer no multiplicador ...

Viajei...cpu host acredito que seja relativo ao fsb :)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232661464-placa-me-asus-p5kpl-am-se-775-intel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230960688-placa-me-gigabyte-g31m-es2l-aceito-trocas-_JM

Ambas ddr2... Desde que você tenha uma boa fonte de alimentação, essas duas opções são boas principalmente a placa da asus que deve atingir maiores frequencias em over...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentei acessar com o ctrl-F1 nem no menu especial tem opcao de mudar,é acho q vou ter q mudar msma placa alguem sabe uma placa-mãe boa q n seja muito cara que tenha Suporte a meu PC?

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Hard Disk : SAMSUNG HD161HJ (160GB)

Hard Disk : SAMSUNG SP0842N (80GB)

Memoria- 2048MB DDR2-SDRAM

CPU- Pentium® Dual-Core CPU E5700 @ 3.00GHz

Placa De Video- NVIDIA GeForce 9500 GT / PCI-Express 16

Eu te falei uma cara, P5KPL-AM, compra e depois atualiza o BIOS depois que comprar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...