Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
CriaturaRam

Placa Mãe limitando Processador?

Recommended Posts

Olá, eu estava usando um processador Celeron Dual Core E1200 de 1.6ghz na Minha Placa mãe da Gigabyte que é a Ga-945gcm-s2l,dai eu resolvi trocar o processador por um Intel Pentium Dual Core E5700 de 3.0ghz (200 x 15)

Só que quando troquei nao notei muita diferença,verifiquei com o Cpu-Z e o Pc-Wizard e vi que o processador tava 200x6 ou seja com o multiplicador travado em 6 só chega a no maximo 1200mhz,eu atualizei a Bios para a ultima versao,desativei o Eist,o C1e e nada, o multiplicador fica travado em 6 e nao da pra mudar no setup da bios :(.

Queria saber se tem algum jeito de resolver isso,se normal ou algo do tipo ela travar o multiplicador logo no minimo que é 6, ou se eu devia trocar o processador,alias ele é compativel com ela?No site das CPUs suportadas nao mostra ele mas mostra outros da mesmo serie muito pareceidos com a mesmo arquitetura(45nm) etc

Detalhes adicionais: 2 memorias Ram DDR2-SDRAM de 1024MB-Nvidia GeForce 9500gt-1HD SAMSUNG HD161HJ (160GB) e 1 HD SAMSUNG SP0842N (80GB)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

procure o manual da sua placa mãe(no google mesmo), e verifique se esse multiplicador não é mudado através de um jumper direto na placa mãe !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o manual aqui em casa, não tem nada falando sobre isso, mas na seção da Bios onde fala sobre o CPU Clock Ratio diz que será detectado e automaticamente travado,so sera modificavel se o processador suportar,então e culpa do E5700 que ele é travado?Acho que ja vi gente fazer OverClock nele pelo multiplicador,mas então se é culpa dele porque ele trava logo no multiplicador minimo? 6 ?

Compartilhar este post

Link para o post
Olá,

procure o manual da sua placa mãe(no google mesmo), e verifique se esse multiplicador não é mudado através de um jumper direto na placa mãe !

Qual a frequência das memórias que você está usando? Precisa ser de 533mhz ou superior para usar processador fsb 800+... De qualquer forma, tem essa questão dos cpu's compatíveis. Esse chipset é bem antigão. Você vai reparar que essa mobo aceita processadores de 45 nanometros muito mais parrudos que esse E5700 (ex: QX9770 12M Cache, 3.20 GHz, 1600 MHz FSB). Mas tem um detalhe: Esse Qx 9770 é um processador de 2008 enquanto o E5700 é de 2010.

Se a sua bios está atualizada e ainda sim você não consegue subir o multiplicador, acredito que seja problema de compatibilidade mesmo, pois no manual não tem nada referente a jumpers para mudar o multiplicador.

Esse cpu tem multiplicador minimo 6x e maximo 15x...ele não é travado. Se está travado, provavelmente é culpa da mobo.

Isso é básico mas... na bios, na hora de mudar o multiplicador, aperte enter no bus clock ratio e digite 15(verifique se o num lock do teclado está ativado !).

Editado por _maximiliano_

Compartilhar este post

Link para o post

Na Bios nao da pra mudar ta cinza, nem selecionar da.

No easy tune 5 ta dando em torno de 3ghz e com o multiplicador 15

?!?!?!

Mas no cpu-z e no Pc Wizard ta dando multiplicador 6, em torno de 1.2ghz

Então como eu sei quem ta realmente certo ????

Compartilhar este post

Link para o post
Na Bios nao da pra mudar ta cinza, nem selecionar da.

No easy tune 5 ta dando em torno de 3ghz e com o multiplicador 15

?!?!?!

Mas no cpu-z e no Pc Wizard ta dando multiplicador 6, em torno de 1.2ghz

Então como eu sei quem ta realmente certo ????

O speed step tá desativado?(se tiver essa opção na sua bios...)

Usa o teste do winrar para deixar o cpu em 100% de uso e verifica o que o cpu-z indica...

Para ver a leitura pelo easy tune, vá a aba tuner e vê o que aparece com o processador em 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo com o CPU em 100% no Cpu-z Continua a 1.2ghz com o multilpicador em 6

E no easy tune continua 3ghz com o multiplicador em 15

So quero saber como eu sei quem ta certo ai :/

EDIT:Eu tava usando o Easy Tune 5, agr atualizei pro 6 e ele tb ta dizendo 6 de multiplicador e 1.2ghz,porém quando ta com a CPU em 100% no Easy tune a velocidade fica oscilando loucamente junto com o FSB chegando até 4ghz (wtf) mas o multiplicador fica parado, ja no CPU-z continua em 1.2ghz sem passar disso :/

Editado por CriaturaRam
Mudança de Info

Compartilhar este post

Link para o post
mesmo com o CPU em 100% no Cpu-z Continua a 1.2ghz com o multilpicador em 6

E no easy tune continua 3ghz com o multiplicador em 15

So quero saber como eu sei quem ta certo ai :/

Eu apostaria no cpu-z...sem falar que o pcwizard diz a mesma coisa. Esse easy tune é meio bugado nas leituras. Você disse que usa o easy tune 5..o ET6 já existe a muito tempo, então você pode tentar atualizar para ver se corrige esse problema das leituras.

De qualquer forma, acho que o problema de compatibilidade está mais que claro. 1.2 Ghz para 3.0 Ghz é quase um abismo, e como você mesmo disse, esse E5700 nessa frequência(1.2) quase não deu diferença para o seu processador antigo. Você poderia tentar mexer com o fsb para dar um over, mas não acredito que vai subir tanto a velocidade.

Vamos dizer que com um MILAGRE você conseguisse por o processador a 2ghz em over (acho que a memória não vai deixar...), ainda sim estará perdendo 1ghz...o que é inaceitavel para um processador que pode operar no dia a dia em 3.8 GHZ fácil fácil...

Se tiver condições de trocar a placa mãe por um modelo com chipset mais recente...existem opções para DDR2 e DDR3 , todas na faixa de R$ 130~R$ 150 ...

EDIT: Sim, se pegar um processador que funciona corretamente na mobo. Porém, acredito que seja mais interessante investir em uma placa mãe mais nova e não em um processador mais antigo que esse seu E5700.

Uma placa mãe mais nova não só vai permitir você usar o E5700, como também poderá fazer overclock...esse processador é um ótimo custo beneficio. A não ser que você decida por uma placa de video off board de ultima geração, ele vai te atender perfeitamente bem por muito tempo ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu editei aquele post agr no easy tune 6 mostra oscilando q muito estranho...

Ja no cpu z continua a mesmo coisa

Compartilhar este post

Link para o post
Eu editei aquele post agr no easy tune 6 mostra oscilando q muito estranho...

Ja no cpu z continua a mesmo coisa

No easy tune ta oscilando entre 1.2 e 3.0 GHZ? E o multiplicador, está oscilando também?

Essas oscilações são cracteristicas do c1e e do eist mas como você disse que desativou...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu testei com o Eist e C1e desligados e com eles ligados da tudo a mesmo coisa

:/ então creio que nao tenham nada a ver

OBS:O multiplicador nao oscila so o FSB e de uma maneira bem estranha e agitada

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, está muito sério seu problema, dei uma olhada na lista de suporte de CPUs da sua placa mãe, e não aparece nada do E5700, tenta no setup, na tela inicial, apertar CTRL+F1 e vai aparecer opções mais avançadas, tenta ver se a motherboard desbloqueia as opções, eu recomendo trocar de placa mãe. Pega a P5KPL-AM, boa placa e tem suporte a seu processador, mas eu vi que a versão de BIOS necessária para ele é maior que de outros, no site, tem uma atualização 0603, baixa ela depois e atualiza, depois posta o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu testei com o Eist e C1e desligados e com eles ligados da tudo a mesmo coisa

:/ então creio que nao tenham nada a ver

OBS:O multiplicador nao oscila so o FSB e de uma maneira bem estranha e agitada

Quando o c1e e o eist estão ativos, o fsb e o multiplicador oscilam, mas nada muito frenético... se o seu processador estiver a 100% direto, o fsb deveria ficar parado em 800 Mhz (4x200), mesmo com o c1e e o eist ativados.

/off topic: A minha placa mãe é uma gigabyte g41m-es2l com processador Pentium E5200 2.5@3.7 rodando folding home, o tempo todo a 100%... Processador fica em 3.7 no dia a dia, isso porquê meu cooler e fonte são simples(mas não genéricos) e não tenho uma placa de video off. \

Nesse caso, acho que não resta outra opção...se você procurar no google vai ver que outros ja passaram pelo mesmo problema entre esse seu E5700 e a sua mobo. Outras pessoas tiveram problema entre esse chipset (intel945) instalado em outras mobos que nem sequer davam boot com esse processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tentei acessar com o ctrl-F1 nem no menu especial tem opcao de mudar,é acho q vou ter q mudar msma placa alguem sabe uma placa-mãe boa q n seja muito cara que tenha Suporte a meu PC?

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Hard Disk : SAMSUNG HD161HJ (160GB)

Hard Disk : SAMSUNG SP0842N (80GB)

Memoria- 2048MB DDR2-SDRAM

CPU- Pentium® Dual-Core CPU E5700 @ 3.00GHz

Placa De Video- NVIDIA GeForce 9500 GT / PCI-Express 16

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tentei acessar com o ctrl-F1 nem no menu especial tem opcao de mudar,é acho q vou ter q mudar msma placa alguem sabe uma placa-mãe boa q n seja muito cara que tenha Suporte a meu PC?

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Antes disso... :)

Tava olhando o manual. CPU host clock CONTROL NA BIOS ESTÁ ATIVADO(ENABLED) ??? Se não, ativa esse trem e ve se da pra mexer no multiplicador ...

Viajei...cpu host acredito que seja relativo ao fsb :)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232661464-placa-me-asus-p5kpl-am-se-775-intel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230960688-placa-me-gigabyte-g31m-es2l-aceito-trocas-_JM

Ambas ddr2... Desde que você tenha uma boa fonte de alimentação, essas duas opções são boas principalmente a placa da asus que deve atingir maiores frequencias em over...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o que eu tenho:

HDs-

Eu te falei uma cara, P5KPL-AM, compra e depois atualiza o BIOS depois que comprar ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais