Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congela ao iniciar jogos pesados


Khronny

Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente eu troquei a placa-mãe processador e memória RAM do meu computador. Eu tinha um Core 2 Duo e resolvi atualizar a plataforma e adquiri um Core i7 3930k, placa-mãe Asus P9x79 Deluxe, memória RAM Corsair Vengeance DDR3 1600 16gb (4x4gb) e um cooler Corsair H80 para o processador. Para completar o sistema eu mantive minha placa de video, uma Radeon HD 5850 (XFX, Black Editon, com over de fábrica), a Fonte Corsair TX750 (750w) e os HDDs, um Seagate 160gb e um Western Digital Caviar Blue 1Tb.

Ocorre que, assim que eu montei o computador, quando vou jogar jogos pesados, o PC congela completamente, não tendo outra opção além de desligar ou reiniciar (vale ressaltar que nem o botão de reset funciona, tem que ficar segurando até surtir algum efeito).

O computador chegou a travar em outras ocasiões, sem ser em jogos, mas sempre quando o sistema estava sobrecarregado. A maioria das vezes o jogo trava ao iniciar algum jogo, acontece sempre com Rage e Crysis 2, e quando fui testar Crysis 1 também aconteceu a mesma coisa. Porém, passei a noite outro dia jogando Diablo 2 e não teve problema algum. Cheguei a jogar Fallout: New Vegas também por um tempinho e não obtive problemas.

Desconfiado que pudesse ser a fonte ou a placa de video, instalei uma Nvidia 8500 GT antiga que eu tinha, e para minha surpresa, rodou todos os jogos sem problemas, inclusive RAGE e Crysis 2. Mas como a 8500GT não tem conector de força, continuo sem saber se o problema é a placa de video ou a fonte.

Antes de trocar as peças, eu rodava tudo tranquilo com um Core 2 Duo E6750 + Intel DP35DPM + 4gb DD2 Markvision (2x1gb + 2gb) e o cooler padrão da intel, sem nenhum problema de travamento.

Eu verifiquei a temperatura, e fica por volta de 40º na CPU, 42º na MB e cerca de 60º (não lembro exatamente, mas creio que era isso) na placa de video.

Também tentei trocar as memórias, usando apenas um pente, trocando os pentes e os soquetes, mas continou a mesma coisa. A última coisa que tentei fazer foi trocar a placa de video de slot PCI-e e retirei algumas coisas, com headers USB, algumas fans do gabinete e o drive de CD e quando tentei inicialiar o RAGE, o jogo entrou (diferentemente de antes, que travava na tela tela de loading), mas travou logo em seguida, o que me deixou ainda mais desconfiado que o problema é a fonte.

Eu to meio perdido, sem saber o que é, alguém tem alguma dica? Eu creio que as evidências apontam para a fonte, mas teoricamente a minha fonte é uma fonte boa e deveria suportar meu sistema, correto? Além das peças citas, estão conectados via USB o teclado (Razer TRON, 2 USBs) e o mouse (CM Storm Sentinel, 1 USB), o drive DVD (SATA) e 6 fans (1 de 200mm com LED do gabinete, 2 de 140mm , uma com e outra sem LED do gabinete e 2 120mm sem led do Water Cooler).

Ahh aproveitando, tem outra coisa que eu achei estranho, tanto a placa-mãe quanto o processador suportam memória a 1600hz mas a memória está rodando só a 1333hz. Na bios, eu tentei colocar a memória a 1600hz, mas ao iniciar o pc diz que o overclock falhou. Ora, se a memória é 1600hz nativo, não deveria haver overclock nenhum, certo? Alguma ideia do que pode ser?

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu acho que resolvi o problema. Estava achando que era problema de hardware, mas pelo jeito era problema de software. Eu estava com o Windows 7 64bits instalado quando estava ocorrendo os problemas. Como não tinha outro windows para testar, instalei o Windows 8 Consumer Preview 64 bits, e parou de travar o sistema. Consegui jogar tranquilamente Crysis 1 e 2. RAGE não roda, mas não é problema de travamento, o jogo simplesmente não inicia, mas pelo que eu andei pesquisando, é incompatibilidade com o S.O.

Eu ainda não consegui identificar o que pode ter causado o problema, mas já é um alívio saber que não é, pelo menos em tese, problema de hardware. Caso alguém tenha alguma sugestão ou dicas, fiquem a vontade para discutir aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É, isso mesmo, congela completamente! Nem num lock, caps lock, etc funcionam. Depois que eu troquei o windows ele funcionou de boa, consegui jogar os jogos que estavam travando e nunca mais travou, até hoje a noite. Bem to usando ele normal depois do travamento, vamos ver até onde ele vai =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

amigo, desculpe desenterrar este topico mas achei interessante fazer uma observação aqui, voce reparou que sua placa-mãe tem um q-code nativo? é como se fosse uma placa de diagnostico embutido na placa-mãe, se você olhar tem 2 leds na parte inferior da placa, voce reparou qual o codigo que esta aparecendo, e se esta aparecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
amigo, desculpe desenterrar este topico mas achei interessante fazer uma observação aqui, voce reparou que sua placa-mãe tem um q-code nativo? é como se fosse uma placa de diagnostico embutido na placa-mãe, se você olhar tem 2 leds na parte inferior da placa, voce reparou qual o codigo que esta aparecendo, e se esta aparecendo?

eu atualmente to com o mesmo problema o q-code que ta aparecendo e (80)

desculpa postei errado a minha maquina atual e P9X79 - DELUXE, proc. I7 3820 , Vengeance® — 16GB Dual Channel DDR3 Memory Kit (CMZ16GX3M4A1600C9) , SSD corsair 120 6Gb/s , fonte corsair tx750M , placa de video Zotac gtx 560. acontece o mesmo erro trava tudo e o q-code e (AA). me ajudem plz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...