Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador valvulado com som baixissimo


Lucas Bonfati

Posts recomendados

Boa noite a todos!

Algum tempo atrás, estive neste mesmo fórum buscando ajuda na montagem de um pequeno amplificador com um TDA2003, e foi de grande valia pois consegui montá-lo e está funcionando até hoje aqui.

Agora dei um passo mais largo, entrei na ala dos valvulados, achei um projeto na internet que já foi executado por alguns e parece bom.

O link dele segue:

http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/IALL3.5V1.2.pdf

Pois bem, após montar fui ligar e o que acontece é que o volume está muito baixo, acredito que até mais baixo de que o falante tivesse sido ligado direto no celular, trabalhando como um fone de ouvido; desliguei o amplificador para ver se o som que estava saindo não era mesmo apenas da pré-amplificação do celular, mas logo parou totalmente o som. Agora, após ter feito alguns testes e medições, parece que o som sumiu totalmente, ficando só alguns chiados fracos de vez em quando.

Suspeito que possa ser o trafo de saída, com primário de 5,6k ohms e sec. de 4 ohms, que não esteja trabalhando bem, medi a resistencia dos enrolamentos e num deles acusa 284 ohms e no outro 1,4 ohms. Não teria que constar os valores de 5,6k e 4?

Algum palpite do que pode estar acontecendo?

Segue imagens:

25042012%2528013%2529.jpg

25042012%2528001%2529.jpg

25042012%2528003%2529.jpg

25042012%2528006%2529.jpg

25042012%2528008%2529.jpg

25042012%2528010%2529.jpg

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você fez foi medir a resistência ôhmica dos enrolamentos do transformador de saída. O valor de 5600 ohms ou 5,6 kohms é referente à impedância do enrolamento.

O que tu tens que fazer é revisar o circuito impresso, verificar se colocastes os componentes corretamente, principalmente eletrolíticos. Medir as tensões do circuito para ver se está de aocrdo com o informado no esquema e no documento, ou seja, dar uma geral para ver se confere o que tu montou com o informado no esquema. Testar a válvula só num outro aparelho que use a mesma. Esse transformador por exemplo... Tu mandastes enrolar? Quem enrolou tem a informação da medida ôhmica dos enrolamentos e podes saber se ele está legal ou não. Enfim... É o que posso informar. Atualmente, poucos trabalham com equipamento valvulado e achar um caboco que entenda da coisa é meio difícil mas existe. Essa válvula é nova? Comprastes de algum lugar? Podem ser um monte de causas. Testar válvula a frio não resolve. Por uma das fotos dá pra ver que o filamento está funcionando mas digamos que tenha alguma fuga de filamento para o catodo? Para saber se há esse tipo de problema é só usar o ohmímetro e verificar se há condução entre o filamento e o catodo do triodo e do pentodo. Se não existir nenhuma condução já é bom sinal. Em suma... Lei o documento e verifiques o funcionamento do amplificador para checar todas as tensões estão corretas ou dentro da margem de tolerância admitida pelo projetista. Verifique as tensões dos catodos das válvulas (são duas num só invólucro) e verifique se os eletrolíticos estão com a tensão de trabalho correta. Verifique também se eles estão com fulga. Verifique se há algum resistor aberto ou fora do valor.

Enfim... Leia o documento e se inteire mais sobre o projeto. É só isso que posso dizer.

Numa boa... 5 watts numa caixinha legal dá um som bonito quando se toca uma guitarra das boas. Aaaaaah meus tempos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Revise a montagem que você fez, especialmente a conexão com o potenciômetro de volume. Se possível poste mais uma foto, pegando o POT, o conector e a fiação. É que por essas fotos que só vejo dois fios saindo do conector.

Editado: Esqueça o que eu disse sobre o Pot, agora vi que você ligou direto o cap de acoplamento na placa do triodo na grade do pentodo.

Depois de revisar a montagem, meça a tensão sobre os resistores R1 e R4 e nos pinos 6 e 9 da válvula. Cuidado com a escala do multímetro que vai usar.

Essa válvula é nova ou você a reaproveitou de algum aparelho antigo encostado? Válvulas se esgotam com o tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Então, respondendo àlgumas questões:

- a medida dos enrolamentos suspeitei que não tivesse ligação direta com a impedância mesmo

- antes de soldar e antes de ligar, conferi todos os componentes e estavam certos, por isso não entendia o motivo de não funcionar

- tanto a válvula quanto os transformadores são novos, e próprios para esse modelo de amplificador, comprei os 3 na Altana Tubes

- algumas medições eu não fiz porque não entendi direito a forma como deveria ser feita, mas as que fiz estavam dentro dos padrões

Pois bem, hoje quando cheguei em casa fui fazer os testes e medições em R1 e R4 para postar aqui. Quando eu estava fazendo por ali, vi que estava saindo um pouco de fumaça do circuito, mas pelo cheiro vi que era apenas pasta de solda que tinha sobrado um pouco perto de um resistor e que estava esquentando. Justamente isso que eu acho que era o problema, pois ontem a placa estava num ponto da mesa, e hoje mudei de lugar e vi que havia um pouco de pasta na mesa, acho que poderia estar causando curto em alguma trilha, hoje após fazer as duas medições vi que o ruído quando encostava a ponteira num ponto estava meio alto, e coloquei o celular pra testar, milagrosamente ele funcionou perfeitamente.

Gostaria de agradecer a colaboração de vocês, e ainda bem que foi bem mais simples do que esperavamos.

Segue um vídeo que fiz dele, quando está com a música desligada não apresenta nenhum ruído, zumbido ou chiado, superou minhas expectativas.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só você Lmolinari???

Aaaah meus tempos que eu tinha um amplifa com duas 6V6 em push-pull. Um som que até hoje, tenho ele memorizado. Som bonito. O som do contrabaixo vinha lá do fundo, limpinho. Bom demais. O amplificador era só 10 watts mas dava conta do recado. Muito bom. Hoje em dia tá difícil de conseguir válvulas e transformadores. Sorte aí do caboco ter conseguido botar o bicho para funcionar.

Aproveitando... O responsa pelo tópico podia dar mais informações onde adquiriu a válvula e os trafos: endereço, se tem link na rede, quanto custou, etc. Só para termos uma ideia.

PS - Nem prestei atenção. Desculpe. Você informou que comprou a válvula e os trafos na Altana Tubes. Vou ver onde é esse lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde!

Bom, pedi que esse tópico fosse reaberto pra dar alguns detalhes da montagem como pediram.

Grande parte dos componentes foram comprados na http://www.altanatubes.com.br/

E alguns que eles não tinham acabei comprando em eletrônicas daqui mesmo, e o custo total da montagem saiu numa média de R$ 200,00; eu iria montar um com 2 válvulas que gera cerca de 10w de potência, mas seria preciso mandar enrolar trafos específicos, e ficaria muito caro.

Se quiserem mais alguma informação é só pedir.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...