Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar Lampada 110 V/100W através de PWM PIC 18F4550


Daniel Souza

Posts recomendados

Olá pessoal, meu primeiro post aqui.

Estou fazendo meu TCC e ele consiste em um controle de temperatura de uma caixa de vidro como se fosse uma estufa. Na caixa de um lado eu tenho um ventilador de 12 VDC, utilizarei uma ponte H para controlar o ventilador usando o PWM do PIC. Do outro lado preciso de uma fonte de calor.

Minha questão é: Preciso acionar essa lâmpada e fazer controle do calor nessa caixa variando a tensão média da mesma, qual circuito usar? TRIAC? Como se fosse um dimmer eletrônico? E posso fazer a mesma coisa usando um ventilador 110 VCA para resfriar a caixa?

Agradeço desde já a atenção.

Serão somente duas saídas do PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente um controlador de temperatura tem saída a rele, você controla a temperatura ligando e desligando uma resistência, a temperatura sera a media.

Ex: Em 10s você tem uma temperatura de 50C com ela ligada, em 5s ligada e 5s desligada, terá uma temperatura menor.

Não precisa de PWM pois temperatura é processo lento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael.luc obrigado novamente, o problema do resistor é que a caixa é grande, na vdd é um paralelepípedo de 43x13x13 de vidro, na face esquerda fica a lampada e na outra face o ventilador, posso ligar ele soprando ar para dentro da caixa ou como exaustor, mas em teste preliminares eu sei que é melhor soprar ar para dentro da caixa, pois atras da lâmpada existe 4 orifícios para essa circulação. O problema do resistor é que para homogeneizar a temperatura da caixa eu precisaria de vários resistores ao longo da caixa em série e em paralelo. Isso fica mais caro mas ao mesmo tempo mais eficiente, eu posso também utilizar lâmpadas de menor potência como por exemplo 3 ou 4 de 60 W e colocar 1 saída do pic para acioná-las. Você tem como me dizer qual CI's usar para acionar as lâmpadas em CA através de uma referencia de 0-5 Vcc do pwm do pic? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma lampada e feita para produzir luz, uma parte seria perdida em calor, talvez não consiga elevar a temperatura interna, não sei quantos graus quer?

Para acionar de forma variável Triac precisa retificar o sinal PWM, para o cooler seria uma saída a transistor, deve remover o ar quente de dentro da caixa então seria um exaustor.

Em vez do triac, também pode se optar pelo rele, mas terá que fazer uns 10 modos de acionar o rele por tempo.

Fica assim

rele liga

delay

rele desliga

delay

O minimo de tempo para um rele deve ser 250ms, quanto maior o tempo ligado e menor desligado maior sera a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...