Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC em Slow-Motion (Placa de video x Placa mãe)


R.A.F.A.

Posts recomendados

Não sei se aqui é o lugar certo pra colocar o tópico, mas com base em alguns que li por aqui, creio que seja o lugar certo. Vi alguns tópicos que tinham alguma coisa a ver com meu problema e neles diziam incompatibilidade de placa de video com placa-mãe, por isso estou postando aqui. Eu sou acostumado a mexer com computadores, mas não entendo quase nada da mecânica e dos programas de funcionamento deles. Então, lá vai meu problema.

Há alguns meses comprei um PC,e juntamente com ele comprei uma Placa de Video. Eu não sei como fazer aqueles logs que mostram todas as minhas configurações, então tenho essa imagem (pelo AIDA64) que também mostra. Imagem

statusoij.jpg

Depois de um mês vivendo tranquilamente, jogando os melhores jogos no máximo de qualidade gráfica sem nenhum problema, o desafio começou.

Do nada, quando liguei ele percebi que estava demorando demais na tela inicial (a que diz aperte F7 pra isso, F8 pra aquilo), e continou iniciando lentamente até mesmo no carregamento do Windows. Demorou mais de 10 minutos pra chegar até a area de trabalho, onde pensei que finalmente poderia usar o PC em paz.

Mas isso não aconteceu. Não só a inicialização estava lenta, mas TUDO estava lento, sem travar nem nada, só em Slow-motion mesmo. Desde jogar os jogos, ouvir músicas e ver videos pelo media player, e até o simples ato de maximizar e minimizar janelas, estava tudo acontecendo como em câmera lenta, exceto a movimentação do ponteiro do mouse e o acesso a Internet (até mesmo os videos do YouTube rodavam normalmente, mas os do player do PC não). Eu não fazia ideia do que podia ser. Isso durou alguns dias. As vezes quando eu ligava, eu dava a sorte de ele iniciar e funcionar normalmente, mas depois isso nem aconteceu mais. A solução que encontrei foi formatar o PC. Depois disso ele voltou a funcionar normalmente.

Mas isso durou só até um mês depois (atualmente). Esse fim de semana ele voltou a ficar lento, em Slow-Motion, mas só na primeira parte da inicialização (a do F7 e F8, etc) porque na hora de carregar o Windows ele carregou normalmente, mas só na primeira parte deve ter demorado uns 4 ou 5 minutos pra pular pro carregamento do SO. Depois de carregado, funcionou perfeitamente.

Porém, no dia seguinte já voltou a ficar todo em câmera-lenta pra fazer tudo. E agora estou buscando a ajuda de vocês. Não quero formatá-lo novamente e depois de mais um mês o problema retornar.

Seria incompatibilidade da placa de video com a placa-mãe mesmo? Se precisarem de alguma outra informação só me digam como obtê-la que eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Tive um problema parecido desse travamento "slow-motion" no meu caso o som também ficava falhando/travando. Fiz meus testes e vi que era minha placa de vídeo que estava danificada. No começo era tudo uma maravilha mas depois de uns meses começou a acontecer isso. Também tenho o costume de jogar no pc e usava uma fonte genérica com estabilizador.

Agora uso uma fonte de boa qualidade e ótimo custo x benefício, retirei o estabilizador do meu pc, troquei minha VGA e meus problemas acabaram.

Você pode dizer qual é a sua fonte? Você comprou ela separadamente ou ela já veio no seu pc?

Seria interessante você pedir a ajuda de um técnico ou amigo experiente para testar suas peças e tentar avaliar o que pode realmente estar com problema.

Exemplo: Travamento pode ser temperatura. Verifique as temperaturas do seu PC.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o fato de ter voltado a ficar rápido após a formatação indica a possibilidade desse problema estar sendo causado por algum software instalado, também pode ser superaquecimento, esses processadores SANDY BRIDGE baixam os clocks quando estão muito quentes. Recomendo verificar as temperaturas quando a máquina estiver lenta, e verifique no gerenciador de tarefas do Windows em quanto está o uso de CPU, se estiver alto (acima de 70% ou próximo) verifique o processo que está fazendo mais uso da CPU, pode ser ele o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que uso é a própria do PC, não troquei nem nada. E não faço nem ideia de qual seja.

E mais um fato: o PC as vezes (bem raramente) funciona normal. Anteontem ele estava todo em slowmotion; já ontem quando fui ligá-lo apesar de ter demorado no menu de BOOT, no carregamento ele demorou normal e daí pra frente foi só alegria, funcionou perfeitamente; agora hoje já está todo em slowmotion de novo.

Pelo gerenciador de tarefas o Uso de CPU nem chega a 5%, e a temperatura enquanto está lento é de 37º/39º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que uso é a própria do PC, não troquei nem nada. E não faço nem ideia de qual seja.

E mais um fato: o PC as vezes (bem raramente) funciona normal. Anteontem ele estava todo em slowmotion; já ontem quando fui ligá-lo apesar de ter demorado no menu de BOOT, no carregamento ele demorou normal e daí pra frente foi só alegria, funcionou perfeitamente; agora hoje já está todo em slowmotion de novo.

Pelo gerenciador de tarefas o Uso de CPU nem chega a 5%, e a temperatura enquanto está lento é de 37º/39º.

Com isso pode-se quase eleminar as chances de ser causado por software ou superaquecimento (a não ser que haja erro na leitura das temperaturas), como o colega "m473us" citou acima uma experiência semelhante, você pode começar a examinar os componentes de hardware para ir eliminando, teste a máquina sem a placa de vídeo, instale os drivers de video da intel para o processador e verifique como se comporta o PC, caso funcione normal, teste algumas vezes para ter certeza, se o problema continuar, vai precisar testar outros componentes um a um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, em meados de 2010 eu possuia uma Gforce 9400Gt 1gb Silent Series, a mesma não tinha nenhum cooler acoplado somente o dissipador de calor, nos primeiros meses era tudo lindo funcionava q dava gosto, mas com o tempo começou a ficar Slow e notei que a temperatura dela era muito alta, chegando as vezes a 78º onde era o pico das lentidões, adaptei um cooler na cpu abaixo da placa de video o que momentaneamente pareceu ter resolvido o problema mas foi ai que me enganei a lentidão só demorava mais para chegar mas chegava mesmo com a placa fria, a lentidão só aparecia nos jogos exemplo Crossfire que eu jogava na epoca, o fps que era 280 caia pra 60, depois de muito tempo refletindo o motivo e passando raiva com as lentidões pensei... Se quando eu forço a placa ela "mia" provavelmente ela não está recebendo mais a alimentação devida ( a fonte era generica, a mesma que veio no gabinete ), comprei então uma fonte Leadership Gamer 500W e Vualah, problema resolvido lentidões pararam e voltei a ser feliz. Hehehe, até o pc ser aposentado a trocado pelo meu atual. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...