Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock reduzindo FPS em games


victorelessar

Posts recomendados

galerinha

andei tentando fazer overclock no meu pc da assinatura. consegui estabilizar (não 100%, mas o bastante pra jogar tranquilamente, sem altas temperaturas e sem erros) apenas aumentando o multiplicador e o vcore

ficou a 3.7ghz, com vcore aproximado em 1.4. modifiquei outras coisinhas, mas muito pouco.

em relação ao desempenho dos jogos, na maioria notei muito pouca diferença. talvez 5fps, as vezes 10, mas variando muito.

agora o que me deixou intrigado foram alguns jogos, principalmente de corrida, como NFS shift2, Dirt2 etc, que cairam mais da metade do fsp. shift2 eu jogava a 45-60, caiu pra 20. dirt2 de 60 fps caiu pra 15-20. bem tenso mesmo. tanto que voltei pro clock normal, ja que o ganho nos outros jogos foiquase imperceptível. alguem tem ideia do que pode ter causado isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso prova a não total estabilidade :lol:

Eu aumentaria o VCore para 1.425v, para começar. No meu Athlon II X2 250 estou com 3.8GHz com 1.475v de VCore. Estava em 3.6GHz com 1.45v, e temperaturas de 20º em idle e 34º em Full Load.

Puxe mais adiante seu VCore se confia na sua placa mãe. ^_^

Dica: Deixe o clock e tensão das memórias em default, já que não fará quase nada de diferença em fps, somente no carregamento do jogo, boot do Windows etc.

Dica 2: Olhe o North Bridge. Veja se o clock está padrão, se não está, abaixe e vá aumentando aos poucos, até chegar ao ponto de não ser estável, precisando mudar a tensão do chipset (claro, SE você quiser mudar o clock do North Bridge, que é uma vantagem muito superior ao de aumentar o clock das memóras). E cuidado com a temperatura dos componentes, aumentando a tensão obrigatóriamente aumenta a temperatura. Agora, eu que moro no Sul não terei esse problema, ja que as madrugadas aqui variam de 3 a 8 graus :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa que sonho, ter madrugadas de 8 graus hehe. aqui se a gente tiver sorte e bater um friozinho de noite, são 22 graus. talvez seja esse meu maior problema. quando chegar em casa vou tentar novamente. em load ficava aproximadamente 55º (isso jogando, porque com o prime95 ele chega aos 62º limites em pouco mais de meia hora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, quanto as temperaturas, eu não sei o que fazer mais. talvez aqui em maceió seja quente demais mesmo. meu gabinete é um thermaltake v3. tenho 3 fans expelindo o ar quente para fora. coloquei apenas um pingo de pasta térmica no centro do processador, conforme vi tutoriais por aí. @3.2, idle, as temperaturas ficam em 36~37 graus pra você ter uma ideia. jogando vai a 45. isso com cool'n'quiet ativado. porém, talves seja realmente uma questão de arrumar os cabos pra fazer o ar circular melhor, pois noto que com a tampa do gabinete aberto, deve cair pouco mais de 2º a temperatura...

com overclock eu mantinha o cool'n'quiet desligado.

quando eu chegar em casa, vou fazer o ultimo teste. estou quase desistindo de overclock. até porque pra games (que é minha principal intenção), eu não estou conseguindo notar grandes diferenças. resta saber se os clocks a mais realmente não fazem diferença, ou se eu não estou notando-a justamente por estar instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu cooler é um coolermaster hyper212 plus.

olha só juntei as informações:

primeiro eu fiz o que o jorno falou no outro tópico:

...

Quanto ao Cool 'n' Quiet, ele pode tornar mais difícil obter um overclock estável, mas dá para tentar com ele sim, até certo ponto. (até multiplicador 18.5x, se não me engano)

Agora com todos os dados a mão, vamos começar a brincar.

Nas tensões, coloque:

CPU Voltage: 1.45v

CPU/NB Voltage: 1.2v

CPU VDDA Voltage: 2.5v

DRAM Voltage: coloque a tensão padrão da sua memória.

HT Voltage: Fixe no valor padrão (acho que são os 1.2v ali marcados)

NB Voltage: Volte para o valor padrão (não lembro o valor de cabeça)

NB 1.1v e 1.8v fixe respectivamente em 1.1v e 1.8v :D

SB Voltage: 1.1v

Sideport Memory Voltage: 1.5v

OBS: se olhar bem, simplesmente mandei colocar tudo em stock, menos os CPU Voltage e CPU/NB Voltage.

Agora vamos para a parte das frequências.

CPU Ratio: 18.0x

PCI-E: 100Mhz

Memórias: Fixe o valor stock delas (mesma coisa para os timmings)

CPU/NB Frequency: coloque 2200Mhz

HT Link Speed: coloque 2000Mhz

GPU Booster: não sei se influencia algo ou não mas, por precaução, sempre desligo.

...

Abraço!

as diferenças foram o CPU ratio, que está 18.5x, o cool'n'quiet e a outra opção eu deixei ligada, e esse gpu booster eu deixei como estava.

aqui a temperatura dele em idle:

tempidleh.th.jpg

full (jogando battle field3 com tudo no ultra @1080p AA2x):

tempfull.th.jpg

e aqui uma foto do gabinete, com a disposição das fans:

img2707tz.th.jpg

eu tenho certeza que se eu rodar o prime95, a temperatura chega aos 62º em menos de 20min.

em relação ao jogos que estava com queda de fps, aparentemente não está acontecendo mais. talvez fosse mesmo o vcore que estava baixo (ou talvez não, ja que não foram todos os jogos, e teoricamente, jogos que exigiriam mais do processador - como BF3 - não houve essa queda.

queria saber o quanto é essencial passar no teste do prime95. por que acho que são poucos os jogos que exigem o máximo do processador, tal como faz o prime. creio que se não ocorrer travamentos daqui pra frente, vou deixar assim, mesmo sabendo que a temperatura explode rodando o teste no prime...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vai depender da sua fonte parcero, sem querer questionar você mas você sabe que pra manter esses jogos nesses FPS em uma Nvidia ou uma ATI você vai precisa de uma fonte mais de 500W real , como ja citaram ae o processador precisa de demanda pra ele , exemplo é como uma fonte de 300 a 500W fosse uma caixa d'agua de 500 Litros e a precição de saida é um cano de 20 MM , você precisa trocar esse cano de saida para um maior para obter mais demanda (desempenho) ! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC dele vai demandar no pico do pico 473W, e 33A na saída 12v.

Presumindo que a fonte dele seja de qualidade, tento 600W já aguenta com folga, dependendo da eficiência.

Vou te dar uma dica de louco, ta? :(

O que eu fiz no meu pc esses dias: Peguei um aquário grande e coloquei azeite, coloquei o pc sem gabinete e sem os drives submersos no óleo e liguei. E te digo: Faz milagre!

E digo com absoluta certeza de eletricista: Azeite não conduz eletricidade. Uns dizem para usar óleo vegetal, mas fica muito caro comprar 50 litros! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa tinha me esquecido do meu tópico hehe

bem minha fonte é uma OCZ 700W Reais Stealthxstream 2

essa estória do azeite eu não entendi nada haha pra que é isso?

bem de qualquer forma, desde a ultima vez que postei, deixei o OC em 3.6

não fiz mais testes nem nada, e não deu nenhum problema jogando (que é quando exige mais do pc), então por mim está de bom tamanho por enquanto

acho que não vou tentar forçar mais. talvez faça um upgrade mais cedo ou mais tarde

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa tinha me esquecido do meu tópico hehe

bem minha fonte é uma OCZ 700W Reais Stealthxstream 2

essa estória do azeite eu não entendi nada haha pra que é isso?

bem de qualquer forma, desde a ultima vez que postei, deixei o OC em 3.6

não fiz mais testes nem nada, e não deu nenhum problema jogando (que é quando exige mais do pc), então por mim está de bom tamanho por enquanto

acho que não vou tentar forçar mais. talvez faça um upgrade mais cedo ou mais tarde

:-BEER

Sua fonte aguenta de mãos nas costas.

Quanto ao pc no óleo, procure "PC frito" ou "oil pc" no youtube, é muito bom pra resfriar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tô com um over no meu pc com um 955 BE tb, utilizando o k10STAT, está até agora 100% estável, já rodei o prime95 por várias horas em todos os estágios de clock q o processador passa. Ele está rodando a 3.8 GHz e se não me engano está cravado o Vcore a 1,3750 V porém a medição do PC-probe da assus e pelo CPU-Z esse v core nunca passou de 1,34 V. Quando Chegar em casa eu posto um print e minha configuração completa. Em dirt3 não notei diferença alguma pois minha placa de vídeo é uma HD6870, mas no uso e principalmente em conversões de vídeo e outras coisas q demandam do processador deu uma baita diferença. E Minha fonte é uma OCZ 500w modXtream

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração é:

Phenom II 955 BE revisão C3 + Cooler Master Hyper 212plus

Asus M4A88TD-M/USB3

HD 6870 Sapphire

OCZ 500w MODXTREAM

e 4gb 1333 da Kingston

Eu fiz um undervolt para deixar o pc mais frio. O problema é q só descobri isso após ter encomendado o meu 212.

Aqui está uma imagem que compara os Vcores originais com os que eu utilizo.

http://img401.imageshack.us/img401/1207/comparaovcore.jpg

Nesta outra imagem logo abaixo eu coloquei o prime95 para rodar no In-place large FFTs por aproximadamente 25 min, a temperatura estabiliza e oscila entre 47~48 graus. a Temperatura ambiente aqui está em 29 graus.

http://img14.imageshack.us/img14/2913/xtress32.jpg

Após isso eu alterei o perfil no k10stat e o coloquei pra rodar em 3.8 ghz por aproximadamente 11min , onde a temperatura estabiliza em 54 graus.

http://img515.imageshack.us/img515/3654/xtress3.jpg

O que posso lhe dizer é procure um limite entre a tensão mínima e o clock que você quer. Deste modo você poupa energia e seu pc esquenta menos.

Obs: segundo li por ai os phenon 955 revisão C2 não são tão bons para over quanto os com revisão C3. Então dê uma olhada na revisão do seu processador!

Se você for testar o K10stat recomendo você dar uma lida neste tópico daki do forum http://forum.clubedohardware.com.br/guia-overclock-llano/1001889 e tb entrar neste site http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/304700-k10stat-o-sucessor-do-rmclock-e.html , que ele ensina como utilizar o K10Stat que é muito fácil. Deixe o prime95 rodar bastante em cada estágio do seu over.

Eu utilizo ele normal, e só coloco o over quando vou utilizar aplicações q demandem. Durante os jogos não notei diferença alguma. Pois na prática o que vale é a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu ae pela dica.

o meu phenom é um c3.

quando tiver um tempo eu vou refazer os testes e ir baixando o vcore gradualmente. quando chegar em casa dou uma lida com calma nos tópicos citados. mas creio que quando baixar a tensão para o minimo que não der problema, devo conseguir baixar uns 4ºC, o que ja é grande coisa, considerando os 58º em média que fica quando estou jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe que tambem deve ser levado em consideração. A placa de vídeo quando em uso, tb esquenta um bocado o gabinete com o cooler dela jogando ar quente. Deste modo o ambiente dentro do gabinete fica relativamente quente comparado ao lado de fora. Isso tb contribui para o aumento da temperatura da placa mãe e do processador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pois é meus amigos. muito obrigado pela ajuda, chega ao fim meus testes de overclock:

comprei um fx-8150 :D

obrigado a todos que auxiliaram, eu aprendi muito o/

proxima etapa: jogar o fx para 4.5ghz, mas isso é conversa pra outro tópico.

a moderação pode dar caso encerrado pra esse tópico :-BEER:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...