Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia eletrônica ou elétrica ?


Saulo_GPU

Posts recomendados

Fala pessoal.

Vou contar um pouco da minha história

Passei no vestibular em uma faculdade UTFPR no curso de engenharia eletronica, muito entusiasmado com o curso, a faculdade era muito boa, todas as matérias focadas para a engenharia eletrônica, resumindo, primeiras 2 semanas uma maravilha. Mas aconteceu que fui chamado para outra faculdade mais perto da minha cidade natal, então fui para a outra só que cursar engenharia elétrica.

Até o segundo ano tudo bem, mas agora estou no terceiro e não estou gostando nem um pouco das matérias especificas, maquinas elétricas e eletrotecnica.

Achei que dava para levar até me formar e me especializar em eletronica, mas acho que não vou aguentar.

Tenho meio receio da engenharia eletronica por ser um campo mais fechado, mas acho que se não estou gostando do curso tenho que sair.

Preciso de opiniões pessoal, sempre achei o curso meio chato, apenas programação e as eletronicas que gostei bastante, o resto passei por passar.

O que acham galera ?

Algum conselho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Já fazem + de 2 meses que postou, mas vamos lá...

Como diria meu pai, antes tarde do que nunca...

João, presta atenção em uma coisa: desistir não é caminho para nada.

Desistir é andar para trás.

Há muitos anos um eng formado pelo ita me falou um negócio:

quando for fazer faculdade você terá que escolher entre 2 coisas - ou faz o que gosta ou o que está dando dinheiro. Se conseguir unir os 2, perfeito !!

No curso de engenharia eletrônica/elétrica os 3 primeiros anos são praticamente iguais.

Analise sua condição de experiência nas 2 áreas, ou seja, trabalha na área?

já trabalhou? vai se formar e ingressar na eng?

Existem pessoas que por motivos financeiros atuam em determinada área para pagar seus estudos em outra área que gostariam de atuar.

Trabalhar na área que estuda é muito bom.

As 2 (eletrônica e eletrotécnica) tem um bom campo de trabalho.

Com o aquecimento do mercado na construção civil, petróleo, etc. a área de eletrotécnica pode render bem.

Na 2ª metade do curso tem muita eletromag, circuitos elétricos e laboratórios.

Todas são matérias indispensáveis à boa formação.

E eletrônica não é uma área fechada. O eng eletrônico é o cara que trabalha com software e hardware.

Áreas boas : automação industrial e predial, pesquisa e desenvolvimento (P&D), computadores e redes, etc.

Por estar em constante desenvolvimento a eletrônica é uma área bem versátil.

Por outro lado terá que investir em você para se aprimorar bastante no pós curso porque esta área não para.

Inglês é essencial para qualquer área. Especializações, pós-graduação, etc.

Se sente o peso do curso que está fazendo você está no lugar que tem a maior quantidade de informações: faculdade.

Converse com colegas e principalmente com professores que atuam em diferentes segmentos.

você ainda tem a opção de mudar de curso sem perder os anos e matérias que estudou.

Boa sorte na empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...