Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em queda de tensão nos diodos


Leandro DL

Posts recomendados

Me deparei com uma dúvida durante um desenho de um circuito:

Qual o parâmetro no datasheet indica a tensão de queda de um diodo? Seria o "Forward Voltage"?

Fiz uns testes com diodos rápidos e estes tiveram uma queda de cerca de 0,24V com corrente de 50mA, porém como é um projeto que estou desenvolvendo, gostaria de saber qual o parâmetro seguir.

Conto com ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A queda de tensão aproximadamente da dopagem de germânio é 0,3 V e de silício é 0,7 V.

O diodo rápido é chamado de diodo túnel que opera na faixa dos GHz somente em uma tesão muito baixa e aumenta a corrente e na resistência negativa polarizado reversalmente.

Diodos retificadores chamados de "Fast Recovery" e os "Schottky" possuem uma queda de tensão menor que 0,7V quando polarizados diretamente.

Nos testes que eu fiz na bancada, essa tensão ficou por volta de 0,22V propavelmente aumentando um pouco com uma corrente maior (esse teste eu não fiz).

Como estou desenvolvendo um projeto que irá utilizar essa queda de tensão para monitorar a saída da fonte, gostaria de saber qual o parâmetro que devo seguir no datasheet para encontrar tal valor de queda.

Acredito que os diodos "Fast Recovery" e os "Schottky" são de silício. Se forem, parecem não seguir a regra dos 0,7V.

Por esta razão, continuo com minha dúvida.

Aguardo ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E lembre-se sempre que todo o diodo tem uma componente desse Vd dependente da corrente.. A tensão total em um diodo em condução consiste de uma tensão relativa a barreira de potencial, associada em série com uma fonte do tipo VRD =Rd x Id.. A tensão Vd vai depender, em parte, da corrente passante pelo diodo..

Veja ai, como exemplo, o gráfico da tensão Vd x corrente Id de um diodo 1N4148..

VdxIddiodo1N4148.jpg

Cuide portanto com a questão da tensão de 0,7 Volts para silício pois ela bem pode chegar a 1 Volt com menos de 0,2A nesse caso ai... E também tem alguma dependência com a temperatura ambiente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...