Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação de Leds


leeugoli

Posts recomendados

Bom dia!

Eu tenho q alimentar 120 leds brancos de 3v eles estão ligados em série e cada led tm um resistor de 1K. eu estou utilizando uma fonte de 15v e 1A mas ela ta esqntando muito e akaba desligando depois de umas duas horas...qual fonte devo utilizar para resolver este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com um resistor de 1k e 15 volts em um led de 3 Volts a corrente drenada em por cada led será de (15-3)/1000 = 12 mA..

12mA x 120 leds = 1,44 Amperes, só 44% a mais do que a fonte aguenta.. Por isso ela aquece. Admira não ter queimado..

A coisa certa a fazer ai seria ligar 4 led's em série e um resistor para cada série desses 4 leds

Dimensionando para exatos mesmos 12 mA o resistor a colocar seria de (15-(4 x3)) / 0,012 = 250 ohms (coloque 220 ohms) e a corrente máxima da fonte seria de 120/4 = 30 x 0,012 = 360 mA..

Aproveitando, para esse tipo de ligação e para que fique bastante estável e com quase o dobro de brilho faça desse modo ai:

Coloque somente 3 leds e um resistor em série e deixe por ai passar 20 mA (0,020A)

O resistor seria de 300 Ohms.. Podes colocar 270 Ohms..

Terás 120/3 = 40 ramos de 3 leds e um resistor de 270 ohms.. A demanda total desse arranjo nem chega a 0,9 Amperes, salvando portanto sua fonte e aumentando em muito o brilho do conjunto, de forma segura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um resistor de 1k e 15 volts em um led de 3 Volts a corrente drenada em por cada led será de (15-3)/1000 = 12 mA..

12mA x 120 leds = 1,44 Amperes, só 44% a mais do que a fonte aguenta.. Por isso ela aquece. Admira não ter queimado..

A coisa certa a fazer ai seria ligar 4 led's em série e um resistor para cada série desses 4 leds

Dimensionando para exatos mesmos 12 mA o resistor a colocar seria de (15-(4 x3)) / 0,012 = 250 ohms (coloque 220 ohms) e a corrente máxima da fonte seria de 120/4 = 30 x 0,012 = 360 mA..

Aproveitando, para esse tipo de ligação e para que fique bastante estável e com quase o dobro de brilho faça desse modo ai:

Coloque somente 3 leds e um resistor em série e deixe por ai passar 20 mA (0,020A)

O resistor seria de 300 Ohms.. Podes colocar 270 Ohms..

Terás 120/3 = 40 ramos de 3 leds e um resistor de 270 ohms.. A demanda total desse arranjo nem chega a 0,9 Amperes, salvando portanto sua fonte e aumentando em muito o brilho do conjunto, de forma segura...

Mas c eu colocar uma fonte de tensão e corrente maior não vai funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas c eu colocar uma fonte de tensão e corrente maior não vai funcionar?

Para bem aproveitar esse arranjo ***** de um só led para cada resistor de 1k, em seu pleno, com relação ao brilho, teria de colocar ai uma fonte de

24 Volts x 2 Amperes e torcer para que os resistores aguentem a dissipação de 400 miliWatts, cada um deles, o que acho difícil... Para o limite de 1/4 de Watt de dissipação típica de resistores, só poderias colocar ai até 19 Volts de fonte...

Para minimamente solucionar o problema do aquecimento da fonte, coloque outra de 15 a 19 Volts x 2 ampere no mínimo..

Uma fonte de notebook por exemplo, daquelas de 60 Watts já dá e sobra.....

Veja ai: http://www.nodaji.com.br/categoria/fontes-fontes-para-notebooks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então faller o meu problema é q todo este circuito já está montado e tenho uma crta urgência pra resolver o problema... c eu colocar a fonte de um note seria antes da minha fonte de 15v correto?

ou c eu dividir esse 120 leds em dois blocos de 60 utilizando tamb[em uma fonte de 15 volts e 1A pode diminuir o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...