Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero fazer Raid 0 com 4x SSDs, E agora?


tuan

Posts recomendados

Bom pessoal, estou para entrar no clube dos SSDs também. Tênho dúvidas me matando aqui e talvez poucos poderiam ajudar, mas vamos lá.

Eu tenho a Mobo ASRock Z68 Extreme4 Gen3, muito boa por sinal, faz over cavalo e tal, mas nesses últimos dias pensei em comprar um SSD de 240GB. Notei que podia dobrar a velocidade dos SDDs apenas fazendo Raid 0. Então, como o preço é um abuso, fui correndo vêr as com capacidade menor, porém com velocidade idêntica. Encontrei a Corsair force GT no Brasil facilmente, até com preço "marron meno", R$289 no ML.

Aí vem a dúvida, quero fazer Raid 0 com 4x SSDs Corsair Force GT, de 60GB... Será que vai dar algum conflito ou incompatibilidade na minha placa-mãe, já que são dois controladores diferentes cuidando de 2 portas 6gbps cada um?

Muito obrigado a quem puder ajudar e também apóie, caso tenha a mesma dúvida, já que essa questão vale para quase todas as placas com 2 controladores diferentes para 4 portas sata 6gbps (ou mais)...

Putz, publiquei no lugar errado. Alguém, por gentileza, pode movê-lo para o tópicos de HDs? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Chipset da Marvell não suporta RAID (Segundo o site da AsRock) , então nesse caso só sobra os nativos da Intel mesmo , ou seja 2.

Dá uma pesquisada pra ver se vale a pena RAID em SSD , eu acho totalmente desnecessário , já que um SSD bom hoje em dia consegue 550MB/s de leitura e escrita também bem alta , qualquer velocidade acima disso acho que não vale o dinheiro gasto.

Lembrando que RAID desativa o TRIM do SSD , ou seja com o tempo dele vai perder desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nos SSDs da kingston Hyper-V sata3, são muito bons de custo/benefício, por 350 reais você leva um de 60 Gb com 550MB de read e 460 de write, não tá no nível dos tops, mas pelo que tá se pagando nele é incrível. Dois deles pareados em RAID com um i5 e 4-8GB de ram em dual channel você terá um computador ALIENÍGENA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Galera! Vou avaliar com cuidado tudo o que disseram.

Nossa, mas sem o TRIM ferra tudo, o SSD fica com vida útil muito afetada...

Tem notícias de 2011 falando que o TRIM foi adicionado ao Raid, mas tá complicado saber como isso realmente foi incorporado. Minha placa é do ano passado, vou dar uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...