Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte embaixo ou em cima?


Carlos Lourenço

Posts recomendados

Olá pessoal esse é minha primeira atividade no fórum, me cadastrei aqui poque estou pretendendo montar um pc para jogos, sou meigo nesse assunto, e me indicaram esse fórum, estou gostando muito do mesmo, pois vejo que os integrantes participam ativamente e são conhecedores dos assuntos abordados.....

Bem minha primeira duvida é sobre o tipo de gabinete a se escolher, ou seja, é melhor um modelo com instalação da fonte na parte inferior ou superior do gabinete, e qual modelo vocês me indicariam para comprar, no máximo 200 reais. também gostaria de saber o porque das respostas pois quero entender do assunto e assim como vocês, ajudar outros membros.

O pc que eu quero montar é para jogos e edição de videos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabinetes com lugar para a fonte ficar em baixo tem a vantagem da fonte pegar ar fresco de fora do gabinete desta forma irá no mínimo fazer o fan da fonte girar mais lentamente (uma vez que o ar que passa por ele é mais frio) para refrigerar a fonte "do mesmo tanto" que se estivesse em uma rotação maior, mas na parte de cima do gabinete, pegado ar já aquecido por todos os outros componentes.

Vale lembrar uma regra básica da física que é a que diz que o ar quente é mais leve e por isso tende a subir.

Outra vantagem, seria possibilitar a existência de uma furação para colocar fans (ventoinhas) no teto do gabinete, melhorando muito a exaustão do ar quente.

Exemplo:

88927034.jpg

12102009120.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!! um gabinete interessante até o valor de R$200,00, na minha opnião seria o:

- Gabinete Cooler Master HAF 912

Ótimo Gabinete amigo estou decidido que vou comprar todos os componentes do meu novo pc em dezembro e minha opção de escolha é esse gabinete pois ele tem um ótima largura para o cooler n620 da cooler master, além de oferecer uma excelente ventilação. Obrigado pela excelente dica.

Gabinetes com lugar para a fonte ficar em baixo tem a vantagem da fonte pegar ar fresco de fora do gabinete desta forma irá no mínimo fazer o fan da fonte girar mais lentamente (uma vez que o ar que passa por ele é mais frio) para refrigerar a fonte "do mesmo tanto" que se estivesse em uma rotação maior, mas na parte de cima do gabinete, pegado ar já aquecido por todos os outros componentes.

Vale lembrar uma regra básica da física que é a que diz que o ar quente é mais leve e por isso tende a subir.

Outra vantagem, seria possibilitar a existência de uma furação para colocar fans (ventoinhas) no teto do gabinete, melhorando muito a exaustão do ar quente.

Exemplo:

88927034.jpg

12102009120.jpg

Olá amigo obrigado por responder, desculpe mas não entendi 100% da vantagem da fonte ser na parte inferior do Gabinete, mas entendi quando você falou que ela será beneficiada já que ela pegará o ar frio e laçara em direção do teto e que seria bom ter um cooler nesse local funcionando como exaustor.

Me responde uma coisas já que eu sou bem leigo em hardware o cooler dessas fontes modernas funcionam como exaustor ou indutor de ar? Pois só tive fontes genéricas e não sei bem a direção do fluxo do ar dessas fontes chaveadas.

O Gabinete que eu vou adquirir junto com os outros componente do meu novo pc vai ter furação em cima já que é o HAF 912 e sendo assim não sei se é melhor colocar a fonte com o cooler para cima ou para baixo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Lourenço, você entendeu errado.

Vou falar como funcionam os sistemas que têm fonte em cima e os que têm fonte embaixo.

Fonte em CIMA

A fonte pega ar de dentro do gabinete e lança-o para fora.

Esse ar que ela pega é quente, pois o ar quente é menos denso que o frio e, portanto, ele tende a subir. Como a fonte está em cima e pegando o ar de dentro do gabinete, então ela fica mais quente.

A fonte mais quente pode causar problemas a longo prazo (ou até mesmo a curto prazo).

Fonte EMBAIXO

A fonte embaixo pega ar de fora do gabinete e lança-o novamente para fora do gabinete.

Pegando o ar de fora (pela chapa de baixo), ela fica mais resfriada e sua vida útil se prolonga. Posteriormente ela lança o ar para fora (pela chapa traseira) do gabinete, ou seja, ela é um sistema isolado térmicamente do resto do gabinete (não pega e nem joga ar dentro do gabinete).

A fonte fica mais resfriada, isso é bom. Contudo, há um fator importantíssimo a se observar. Como ela pega ar direto de fora (e pior, do chão), então é importante que haja filtros de ar para impedir que poeira e outros resíduos entrem na fonte e a estraguem.

Outra vantagem notável que a fonte embaixo trás, é que, por ela estar embaixo, o gabinete pode ter abertura na chapa superior para instalar ventoinhas. Isso é ótimo, pois como foi dito, o ar quente sobe, então nada melhor do que aproveitar o próprio movimento dele e joga-lo para fora.

Esse gabinete que te sugeriram é realmente muito bom pela faixa de preço dele. Se observar nos reviews, perceberá que ele tem filtro de ar na chapa inferior para proteger a fonte e abertura superior para remover o ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Lourenço, você entendeu errado.

Vou falar como funcionam os sistemas que têm fonte em cima e os que têm fonte embaixo.

Fonte em CIMA

A fonte pega ar de dentro do gabinete e lança-o para fora.

Esse ar que ela pega é quente, pois o ar quente é menos denso que o frio e, portanto, ele tende a subir. Como a fonte está em cima e pegando o ar de dentro do gabinete, então ela fica mais quente.

A fonte mais quente pode causar problemas a longo prazo (ou até mesmo a curto prazo).

Fonte EMBAIXO

A fonte embaixo pega ar de fora do gabinete e lança-o novamente para fora do gabinete.

Pegando o ar de fora (pela chapa de baixo), ela fica mais resfriada e sua vida útil se prolonga. Posteriormente ela lança o ar para fora (pela chapa traseira) do gabinete, ou seja, ela é um sistema isolado térmicamente do resto do gabinete (não pega e nem joga ar dentro do gabinete).

A fonte fica mais resfriada, isso é bom. Contudo, há um fator importantíssimo a se observar. Como ela pega ar direto de fora (e pior, do chão), então é importante que haja filtros de ar para impedir que poeira e outros resíduos entrem na fonte e a estraguem.

Outra vantagem notável que a fonte embaixo trás, é que, por ela estar embaixo, o gabinete pode ter abertura na chapa superior para instalar ventoinhas. Isso é ótimo, pois como foi dito, o ar quente sobe, então nada melhor do que aproveitar o próprio movimento dele e joga-lo para fora.

Esse gabinete que te sugeriram é realmente muito bom pela faixa de preço dele. Se observar nos reviews, perceberá que ele tem filtro de ar na chapa inferior para proteger a fonte e abertura superior para remover o ar quente.

Olá Sicara você tirou de vez minhas dividas sobre a melhor localização da fonte, muito boa sua respostas, me esclareceu tudo e algo mais, agora sim estou convicto que esse é o gabinete certo para mim, como eu preso principalmente pela vida útil dos componentes que irei comprar e sabendo que ela vai ser refrigerada pelo ar frio e não pelo ar aquecido pelos outros componente e que isso consequentemente aumentará a durabilidade da fonte, fiquei muito satisfeito. valeu por ter me esclarecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...