Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Espelhando HD em dos com XCOPY - dúvidas


Rafael.R

Posts recomendados

Olá.

Preciso fazer cópias de um sistema fora de linha que tenho em meu trabalho. Ele roda em DOS 6.0. Em um fórum americano dizem para copiar este HD específico, com um boot com Diskette DOS e usando o comando XCOPY:

O comando é: xcopy d: * c:. / S / v , mas parece que o certo seria:

xcopy d:* c: /S /v

O primeiro problema é que comecei a mexer com linha de comando bem agora e tem que prestar atenção nos espaços...

Segundo é que para copiar arquivos oculto eu li em algum lugar que eu preciso usar "/h" no comando mas o XCOPY que eu uso não tem esse "h"

Duvidas:

Como consigo colocar esse "h" na linha de comando ou onde acho a versão do xcopy que tenha isso, e precisa ter um * (asterisco) entre as duas unidades na linha de comando para ter uma cópia fiel?

A cópia será feita em HDs diferente e da certo porque outros por aqui ja fizeram.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você faz uma cópia, o programa deixa a partição "inativa". Solução: Instale o Partition Magic (recomendo a versão 8), e nele, tem uma opção de deixar a HD ativa novamente. Os arquivos são copiados sim, eles estão todos lá, mais é necessário fazer este procedimento.

Depois diga se funcionou :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, obrigado pela ajuda. O hd roda em dos mesmo, é um sistema antigo. No momento estou usando o norton ghost pelo disquete, mas alguma coisa acontece pois o HD copiado esta idêntico ao HD original, mas o copiado não boota. Não sei se o norton não encherga estes arquivos. Será que existe algum programa específico para copiar arquivos de boot?

Estou procurando algum tutorial do MBRTool, mas não acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ligo a máquina ela diz que não tem sistema, mas usando o DOS, faço a comparação de arquivos e todos estão la, na mesma quantidade, idênticos, mas simplesmente não da boot, não carrega o sistema. Este sistema roda em dos 6.0, FAT16. Então eu suponho que o programa de cópia não está copiando corretamente o boot. É um assunto "meio" novo para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Fapstation, muito obrigado por ajudar viu. Ja que conto com sua ajuda vou explicar melhor pra ficar mais claro.

O sistema que tento copiar roda em DOS 6.0 em HDs de +- 400Mb. O pc é um 486 ou 386. Em um fórum americano existe um passo a passo para copiar este HD que é o seguinte:

1 - bootar o HD original e quando ele começar a carregar o sistema apertar "ctrl+c", assim ele entra no DOS;

2 - Com o DOS, criar um disquete de boot + os arquivos XCOPY e FDISK;

3 - Colocar o HD bom como master e o vazio como slave;

4 - Usando o DOS apagar todas as partições do D: (HD vazio) e criar uma partição DOS/FAT16

*** É ai que entra a tua ajuda, nesta hora esta partição ja fica ativa;

5 - reiniciar, bootar pelo disquete DOS fazer a cópia de HD para HD pelo seguinte comando: "xcopy d: * c:. / s / v"

***só que eu descobri que tem falhas nessa linha de comando pois os espaços estão errados. Eu também descobri que se colocar /h na linha de comando fará que se copie arquivos ocultos. Só que o xcopy não tem esse comando /h, ele retorna uma mensagem de erro e eu também não sei para que serve os * no comando. Então eu cheguei no seguinte comando: c:*.* d: /s /v . Um monte de arquivos é copiado, praticamente todos, mas depois o HD continua sem dar boot.

Foi ai que eu comecei a usar o norton ghost.

http://img809.imageshack.us/img809/1017/ghostot.jpg

Durante o processo de cópia pelo ghost ele tem uma opção de copiar os setores de boot e mesmo assim não vai. Então vejo que preciso de alguma ajuda técnica, pois o HD está bem espelhado, só não boota.

Abraço e obrigado por hora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei mas não funciona, o HD copiado carrega o DOS e para. Estou tendo dificuldades para entender o MBRTOOL pois não tem tutorial em portugues. Eu pensei no seguinte: Fazer a clonagem usando o norton ghost, pelos DOS, e depois copiar o setor (ou setores) de boot de um HD para o outro. É possivel?

Eu poderia pegar somente o BOOT de um HD e passar para o outro.

Aguardo ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço ao moderador para mudar o titulo do meu tópico para se adequar melhor a minha dúvida.

Gostaria que o titulo fosse: Clonando o setor de boot de um sistema.

Talvez eu tenha mais ajuda com este titulo, pois clonar o HD eu consigo mas só o boot que por algum motivo não vai.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...