Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre velocidade de download


CStriffe

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, queria escalarecer a seguinte duvida, aqui em casa uso internet Banda Larga Oi Velox de 1MB exclusiva para uma máquina, a taxa de download media fica no maximo entorno de 120Kbps, realmente não passa disso independente do site. No escritório onde trabalho tem a mesma operadora com a mesma velocidade, inclusive está roteada para 5 máquinas que são usadas ao mesmo tempo, porém a taxa de download dependendo do site passa de 200Kbps, no site da Microsoft por exemplo chega a quase 270Kbps de download :(. Que tipo de problema pode estar causando isso na minha linha? A instalação do modem? cabos de rede e problemas de estruturação da rede? Config. do PC (apesar que minha máquina bota no "chinelo" qualquer uma do escritótio, -_-)? Erro do operadora ou algo assim?

(_( Não sei nem por onde começo, se alguem puder me dar alguma dica, desde já agradeço qualquer atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então marcmira, o escritório nem é grande, inclusive a linha de conexão aqui é residêncial, é da casa do dono, eu que instalei a rede aqui no escritório, usando um roteador (um DSL 500G) e um switch, fiz os cabos, prendi nas parede e até a configuração de roteamento e ips das máquinas, na minha casa os cabos já vieram prontos, só liguei o modem na linha e o cabo de rede (que veio com o modem) na porta de LAN, a meu ver a unica diferença seria o endereço, pois meu serviço fica no centro da cidade e minha casa fica há uns 15min do centro andando (mais ou menos 1Km), não tenho a menor ideia do que fazer (ou se existe algo que possa ser feito) para esse download subir, a unica coisa que me ocorre é reclamar na Oi (mas haja paciência para entrar em contato com eles, rsrs). De qualquer forma agradeço a atenção, se tiver mais alguma teoria ou dica posta ai. Por hora vou falar umas @#$&%! para o pessoal da Oi mesmo e se não aumentar o Download, que pelo menos abaixe a tarifa, rsrs. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ximples:

Um Link empresarial tem banda fixa com IP fixo e controle de banda restrito. Assim, a Oi TEMde dar um linque melhor pro empresarial, que é mais caro e compensa mais e para assegurar estabilidade aumenta o upload para reduzir o ping médio - parece que fica mais rápido... E um linque empresarial não obedece as regras podres dos residenciais: Se a Oi vende 1 Mb pra empresa ela não vai fazer a safadeza de por velocidade limitada, poe mais velocidade do que o contratado para assegurar eficácia.

Se tu tem 1 Mb, então 1000 / 8 = 128Kb de Download. Está correto. A velocidade real sempre será esta conta. Se a conexão for LD, como supõs o marcmira, esta conta não vale, pois LD são 1:1 (a velocidade contratada é a máxima possível). Em todo caso, nem tente comparar, não tem como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ximples:

Um Link empresarial tem banda fixa com IP fixo e controle de banda restrito. Assim, a Oi TEMde dar um linque melhor pro empresarial, que é mais caro e compensa mais e para assegurar estabilidade aumenta o upload para reduzir o ping médio - parece que fica mais rápido... E um linque empresarial não obedece as regras podres dos residenciais: Se a Oi vende 1 Mb pra empresa ela não vai fazer a safadeza de por velocidade limitada, poe mais velocidade do que o contratado para assegurar eficácia.

Se tu tem 1 Mb, então 1000 / 8 = 128Kb de Download. Está correto. A velocidade real sempre será esta conta. Se a conexão for LD, como supõs o marcmira, esta conta não vale, pois LD são 1:1 (a velocidade contratada é a máxima possível). Em todo caso, nem tente comparar, não tem como.

Pois é amigo, sei que um Link Empresarial tem muitas vantagens sobre um residêncial, mas como pode notar pela minha mensagem acima, eu disse ...o escritório nem é grande, inclusive a linha de conexão aqui é residêncial, é da casa do dono..., no caso a linha também é residencial, se fosse empresarial no escritório nem questionaria, mas não é a situação, nesse caso há um "erro" sim, mas acho que é no escritório que está excedendo o limite, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você mesmo disse, tudo depende de onde o download é realizado... Mas você sabe se o plano da sua empresa é o mesmo que o seu (de 1mb)? Às vezes é isso! Se for um mega mesmo, A MELHOR COISA a se fazer é ligar para o suporte da Oi Velox e alegar "CONEXÃO LENTA". Insista até eles afirmarem que irão mandar um técnico na sua casa!

Ele, com certeza, irá tentar resolver o problema! Essa é a melhor forma, se de fato existir um problema!

Vale ressaltar que a taxa também varia com a hora que você está baixando... Se for num momento em que muitos outros usuários estão conectados, pode ficar mais devagar! Qualquer coisa, tente a partir da meia-noite em diante ou das 7h00 da manhã até umas 09h00.

ESPERO TER AJUDADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gengiskanoliveir, tenho certeza sim que a velocidade contratada é mesma, pois houve uma ocasião em que a linha no escritório estava com problema e tive que ligar para Oi para me informar sobre o assunto e resolver junto a eles, no fim das contas era apenas um fio partido no poste, mas enfim, acabei pegando todos os dados sobre a Velox do escritório por conta disso. Quanto ao fato da hora mais apropriada para download, estou ciente de que em certos dias ou horas do dia (ou noite) o movimento de internet é maior na minha região e isso causa congestionamento, o lance é que 90% das vezes que baixo alguma coisa fica em torno de 120Kbps, os 10% restantes ficam abaixo disso (justamente por conta do tal "congestionamento" ou limitações de servidores de download), mas na verdade isso não é problema, só fiquei curioso ao ver que uma banda de internet igual a minha, pagando o mesmo valor e da mesma empresa tinha uma taxa de Download mais que dobraba em relação a minha, então achei que pudesse ser algum problema com a instalação da linha ou algo assim, mas de qualquer forma vou me informar junto a Oi e saber se está correto ou não (mais provável que esteja, mas não custa tentar:P). De qualquer maneira, as opiniões e sugestões do pessoal aqui do CdH é sempre muito bem-vinda, mais uma vez agradeço a tods a boa vontade em esclarecer minhas duvidas. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sugiro que acesse o modem e veja em qual o perfil está sincronizado.

Pelo que entendi, quando você baixa em um dos links a velocidade é 100 KB/s (Valor próximo para conexões de 1MB) e no outro quase o dobro. Provavelmente o segundo deve estar sincronizado em link maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro que acesse o modem e veja em qual o perfil está sincronizado.

Pelo que entendi, quando você baixa em um dos links a velocidade é 100 KB/s (Valor próximo para conexões de 1MB) e no outro quase o dobro. Provavelmente o segundo deve estar sincronizado em link maior.

Então amigo, vou verificar isso assim que possivel e se houver alguma diferença entre os links retorno com o resultado da verificação. Enquanto isso, me digam o seguinte, esses sites que "medem" a taxa de Up e Down da conexão são confiáveis? se forem, qual seria o melhor para eu verificar isso?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente os provedores aceitam apenas medições em sua própria rede.

Assim, se você usa Oi, tem que fazer a medição utilizando um servidor Oi e sua residência.

Quando se utiliza outras redes, a medição é válida para saber quanto você tem até a outra ponta, mas não dá para avaliar a conexão fornecida pela operadora, pois até a operadora pode estar funcionando a 1MB por exemplo, mas quando conecta-se a outra rede a performance pode ser menor, 512 Kbps, logo para você pode parecer que a conexão é de apenas 512 Kbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os provedores aceitam apenas medições em sua própria rede.

Assim, se você usa Oi, tem que fazer a medição utilizando um servidor Oi e sua residência.

Quando se utiliza outras redes, a medição é válida para saber quanto você tem até a outra ponta, mas não dá para avaliar a conexão fornecida pela operadora, pois até a operadora pode estar funcionando a 1MB por exemplo, mas quando conecta-se a outra rede a performance pode ser menor, 512 Kbps, logo para você pode parecer que a conexão é de apenas 512 Kbps.

entendi, suspeitei mesmo que não dava certo, pois fiz umas "medições" em alguns vizinhos usando um site indicado por um amigo e realmente não bateu nenhuma delas, mas acho que é exatamente o que você disse, porque deu até um valor aproximado entre elas, de qualquer maneira minha duvida já foi esclarecida quanto se instalação na minha casa estava correta ou não, agradeço a atenção de todos, valeu pessoal. :joia:

Moderação pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...