Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia eletrica infinita,ventilador,alternador.


Posts recomendados

Li o tópico todo e a ideia do colega que o criou é absurda.

Mas sempre tive umas dúvidas sobre a geração de energia com Imãs como o colega cpexpert disse.

Alguém já ouviu falar dos imãs feitos de Neodímio Ferro-Boro?

Eu comprei alguns, eles são menores que uma moeda e não tem marombado que consegue coloca-los juntos (os mesmos polos).

Eu tentei empurrar um contra o outro, eles simplesmente não encostam!! Por maior que seja a força aplicada.

Essa força de repulsão pode ser aplicada para movimentar algo (eu acho) rsrs

São muito fortes e segundo o fabricante não perde suas propriedades magnéticas. Só não pode aquecê-los acima de 85°C, ai eles perdem suas propriedades magnéticas.

Comprei esses:

pl252789-neodymium_iron_boron_magnetic_rods_for_electrical_machinery_n40.jpg

Eu pensei em coloca-los em um eixo num dínamo e fazer uma outra estrutura pra ver se mantem a rotação. Só preciso é dimensionar a posição dos imãs para mante-los sempre em repulsão e em um único sentido.

Acho que se conseguisse gerar pelo menos 12V com 1 A de corrente já dava pra fazer alguma coisa..

Pelos testes que eu fiz aqui, o problema é dimensionar a polia que ficará presa no dínamo com os imãs que ficaram ao redor fazendo eles girarem, em constante repulsão e num sentido só.

Por que a força pra empurrar eu garanto, o Neodímio Ferro-Boro tem.

Você quer fazer motor contínuo. Esqueça isso pois é tolice.

O eletro-magnetismo está bem fundamentado na ciência, se tal coisa fosse possível, existiria aos montes por aí.

Mas eu não te dei resposta plausível, eu só disse que não é possível pois os maiores cientistas existentes hoje dizem não ser possível.

Então vai a resposta apassivável:

O sistema está equilibrado.

Ele tem muita força para empurrar mas também a mesma força que empurra num sentido, puxa no sentido contrário.

Não adianta tentar bloquear um dos polos do ímã. O campo magnético é enigmático ele é sempre polo sul numa direção e polo norte na direção contrária, independente da localização do ímã.

Esta é a razão pela qual você pode quebrar um imã em mil pedaços e todos os pedaços irão ter polo sul e polo norte.

Se uma força puxa outra empurra com igual força, logo não há movimento.

No máximo que vai dar é uma volta, ou agir por inércia e depois parar.

O motor DC consegue manter os ímã sempre em desequilíbrio de forças, por isso gira sem parar. Ele faz isso desligando um eletro-ímã toda vez que os ímãs e eletro-ímãs estão se alinhando e entrando em equilíbrio, assim o sistema fica sempre desequilibrado e gira sem parar.

O grande segredo está em desligar e ligar um ímã gastando menos energia do que a usada para girar.

No dia que alguém conseguir desligar e ligar um ímã sem dificuldades, gastando pouca energia, estará inventado o motor contínuo.

Por enquanto se usa eletro-ímãs para este fim e eles consomem energia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer fazer motor contínuo. Esqueça isso pois é tolice.

O eletro-magnetismo está bem fundamentado na ciência, se tal coisa fosse possível, existiria aos montes por aí.

Mas eu não te dei resposta plausível, eu só disse que não é possível pois os maiores cientistas existentes hoje dizem não ser possível.

Então vai a resposta apassivável:

O sistema está equilibrado.

Ele tem muita força para empurrar mas também a mesma força que empurra num sentido, puxa no sentido contrário.

Não adianta tentar bloquear um dos polos do ímã. O campo magnético é enigmático ele é sempre polo sul numa direção e polo norte na direção contrária, independente da localização do ímã.

Esta é a razão pela qual você pode quebrar um imã em mil pedaços e todos os pedaços irão ter polo sul e polo norte.

Se uma força puxa outra empurra com igual força, logo não há movimento.

No máximo que vai dar é uma volta, ou agir por inércia e depois parar.

O motor DC consegue manter os ímã sempre em desequilíbrio de forças, por isso gira sem parar. Ele faz isso desligando um eletro-ímã toda vez que os ímãs e eletro-ímãs estão se alinhando e entrando em equilíbrio, assim o sistema fica sempre desequilibrado e gira sem parar.

O grande segredo está em desligar e ligar um ímã gastando menos energia do que a usada para girar.

No dia que alguém conseguir desligar e ligar um ímã sem dificuldades, gastando pouca energia, estará inventado o motor contínuo.

Por enquanto se usa eletro-ímãs para este fim e eles consomem energia elétrica.

Existem por ai no youtube videos falando de energia infinita com imãs usando essa propriedade, porém creio que com o tempo esses imãs se desmagnetizem. Se a energia infinita fosse realmente possivel, já teria sido inventada.

Ela vai chegar, mas não por imã e sim por outros meios...

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-que-quer-reproduzir-a-energia-do-sol-na-terra-comeca-a-sair-do-papel-,986446,0.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imãs de Terras Raras estão permanentemente carregados, a não ser que eles sejam aquecidos até a temperatura limite de operação (algo em torno 120ºC, mas a partir dos 80ºC ele já começa a perder eficiência).

foi isso que eu pesquisei colega, o neodímio está no grupo de terras raras. O fabricante alerta que ele não pode aquecer acima de 80°C. Do contrário ele não perde suas propriedades magnéticas.

Bem, pode ser que perde com os anos, sei lá. Não sei se o fabricante está sendo verdadeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 23/05/2012 às 06:54, faller disse:

Tá bom...

Onde você estava quando a Tia Nazinha, professora de física lá do colégio, falou sobre eficiência dos dispositivos..

Como a eficiência dos dispositivos de transformação de energia nunca chega a 100%, sempre será demandada maior energia para acionar os mesmos do que a energia liberada pelos mesmos..

Desse modo gastarias muito mais energia para tocar o ventilador do que seu alternador, ligado mecanicamente a esse, conseguiria gerar..

Viu o que dá faltar a aula??? Te custou o mico de proferir essa baboseira citada..

Traduzindo, pois podes ter faltado também a aula de português...

Se gastares digamos só como exemplo, 100 Watts para tocar o ventilador, vais poder gerar de energia no alternador ligado a ele somente algo como 30 a 40 Watts... E ai meu amigo, nessa confusão perdestes de 60 a 70 Watts que não se recuperam nem que a vaca tussa

Elementar...

E porque ventilador?? Para perder mais energia a tocar o vento ainda???

Tenha paciência caro colega... Que a tia Nazinha nem saiba... Vai morrer de vergonha..

Amigo, não sou físico nem tão pouco estudante de eletrônica eletrotécnica mecatrônica....e talvez meus professores não foram tão qualilicados por isso estou com a mesma dúvida desse cidadão e talvez ele não soube esclarecer melhor sua dúvida. Já li alguns q dizem impossível pela lei da física onde toda força aplicada tem reação de mesma intensidade blábláblá. Mas e  quando a física fala da diminuição da força empregada quando se usa polias engrenagens?  Exemplo um alternador de 80A e 12v daria uma potência de 960w. Sabido que ele foi projetado pra gerar energia a partir dos 1000rpm e que aos 1700rpm ele atinja seu pico máximo de 80A. Então vamos supor que coloque um motor de tanquinho 1/4cv que seja compatível com a rotação máxima do alternador que é de 1700rpm, sabemos que um motor de tanquinho de 1/4 consome algo próximo a 200w, considerando dissipacoes  pelo caminho na inversão da energia e tal, vamos supor q tenha 300w de consumo total. Logo teremos 960w produzidos pelo alternador menos 300w de consumo. 960-300= 660w de sobra sendo injetado na rede da concessionária.  Agora se a teoria matemática está errada, como a física explica q é impossível, uma vez que já foi feito teste em bancada e foi dito que é possível sim ter energia auto sustentável a partir de alternador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Amigo, não sou físico nem tão pouco estudante de eletrônica eletrotécnica mecatrônica....e talvez meus professores não foram tão qualilicados por isso estou com a mesma dúvida desse cidadão e talvez ele não soube esclarecer melhor sua dúvida. Já li alguns q dizem impossível pela lei da física onde toda força aplicada tem reação de mesma intensidade blábláblá. Mas e  quando a física fala da diminuição da força empregada quando se usa polias engrenagens?  Exemplo um alternador de 80A e 12v daria uma potência de 960w. Sabido que ele foi projetado pra gerar energia a partir dos 1000rpm e que aos 1700rpm ele atinja seu pico máximo de 80A. Então vamos supor que coloque um motor de tanquinho 1/4cv que seja compatível com a rotação máxima do alternador que é de 1700rpm, sabemos que um motor de tanquinho de 1/4 consome algo próximo a 200w, considerando dissipacoes  pelo caminho na inversão da energia e tal, vamos supor q tenha 300w de consumo total. Logo teremos 960w produzidos pelo alternador menos 300w de consumo. 960-300= 660w de sobra sendo injetado na rede da concessionária.  Agora se a teoria matemática está errada, como a física explica q é impossível, uma vez que já foi feito teste em bancada e foi dito que é possível sim ter energia auto sustentável a partir de alternador

O cidadão vai acordar, desenterrar um tópico adormecido há quase 5 anos para falar isso dai..

Se pensas que é assim, então tá.... Coitada da tia Nazinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Querem se divertir um pouco?

Eu nunca vi vídeos de energia infinita no youtube... Acho que estou vivendo em uma bolha social lol

 

 

 

Ou no caso ""científica""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, albert_emule disse:

Não entra na cabeça do cidadão que o motor de tanquinho consome apenas 300W, mas consequentemente só tem força e velocidade equivalente a 300 watts e que por isso fará o alternador gerar menos de 200W, por causa das perdas.

Foi isso que eu quis dizer no post acima, certa vez fui testar um alternador de 35A usando um motor de 1/2HP de máquina de lavar.

Quando coloquei uma lâmpada de 60W na saída dele o motor foi pra metade da velocidade dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe que eu acho que esqueceram de mencionar, esses relógios de energia dos postes deve ser trocados por outros para trabalhar com eletricidade nos dois sentidos, relógios comuns são como diodos, só passam energia de fora pra dentro da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Picco O que o medidor tem a ver com isso tudo se a energia em nossas casas vem de um grande autotransformador?

Até onde sei não tem como devolver energia para transformadores, penso que esse sistema de devolver energia usa um circuito eletrônico com algo bem mais complexo do que vemos por aí.

O medidor não é um simples jogo de eletroímãs que fazem girar os ponteiros (antigos) ou bobinas que produzem tensão proporcionais a potência para mostrar no display (novos)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Picco O que o medidor tem a ver com isso tudo se a energia em nossas casas vem de um grande autotransformador?

Até onde sei não tem como devolver energia para transformadores, penso que esse sistema de devolver energia usa um circuito eletrônico com algo bem mais complexo do que vemos por aí.

O medidor não é um simples jogo de eletroímãs que fazem girar os ponteiros (antigos) ou bobinas que produzem tensão proporcionais a potência para mostrar no display (novos)?

Em todo lugar que li fala que para usar um inversor ligado na tomada para mandar energia para a rede deve entrar em contato com a fornecedora de energia da região para trocar o relógio do poste porque esse comum só passa energia de fora para dentro, agora, a energia que vai ser gerada e conectada no sistema da rua acredito que não vai passar pelo transformador e virar 13,8kV na outra ponta, acredito que ela vai ser usada pelas casas que estão sendo alimentada junto da sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Picco disse:

agora, a energia que vai ser gerada e conectada no sistema da rua acredito que não vai passar pelo transformador e virar 13,8kV na outra ponta, acredito que ela vai ser usada pelas casas que estão sendo alimentada junto da sua.

 

É tudo relativo. 

Pois quando você gera energia em sua casa e injeta na rede, esta energia até pode estar sendo usada nas casas vizinhas, mas aquela carga que deveria está no transformador, deixa de existir. 

De qualquer forma você influencia nos 13.8Kv, mesmo que seja em "escala microscópica"

 

E a potência pode sim ser enviada pelo transformador. 

 

Vejam: 

https://www.youtube.com/watch?v=SrNrrjuHas0&t

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, albert_emule disse:

 

É tudo relativo. 

Pois quando você gera energia em sua casa e injeta na rede, esta energia até pode estar sendo usada nas casas vizinhas, mas aquela carga que deveria está no transformador, deixa de existir. 

De qualquer forma você influencia nos 13.8Kv, mesmo que seja em "escala microscópica"

 

E a potência pode sim ser enviada pelo transformador. 

 

Vejam: 

https://www.youtube.com/watch?v=SrNrrjuHas0&t

 

 

 

Para falar a verdade eu não pesquisei muito sobre isso até porque não tenho nenhum interesse em fazer esse tipo de ligação, prefiro usar baterias do que injetar energia na rede para obter desconto, apesar de algumas pessoas falarem que as concessionarias pagam o mesmo valor do kW que vendem eu só acredito vendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

energia solar ainda é muito cara.

Tanto on gride, como a OFF GRID.

 

A on grid é a que tem mais vantagem. Contudo o ponto fraco é a durabilidade do sistema. 

Você tem que acreditar que os inversores e painéis vão durar no mínimo 10 anos para se auto pagar e depois mais 10 anos para você ter lucros.

 

Já a OFF grid as baterias são tão caras, e duram tão pouco, que não sei se existe alguma vantagem financeira. 

Acaba que só serve para locais onde não tem energia. 

Pois aí paga-se caro por uma energia regrada, mas que atende. 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

No final das contas só é muito bom para quem vende :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de usar esse sistema com baterias são justamente as baterias que são caras e duram pouco, os painéis solares é para ter uma vida útil de pelo menos 20 anos, muitos dizem 25 anos, já os inversores é outra questão e não acredito que vão durar tanto assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/24/2017 às 15:33, faller disse:

O cidadão vai acordar, desenterrar um tópico adormecido há quase 5 anos para falar isso dai..

Se pensas que é assim, então tá.... Coitada da tia Nazinha...

Tá certo newtom. Também tive umas idéias de um carro movido a bateria e um cara sabidao igual a você disse a mesma coisa, anos depois pah!!!inventaram o hibrido e até mesmo o 100% à bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Tá certo newtom. Também tive umas idéias de um carro movido a bateria e um cara sabidao igual a você disse a mesma coisa, anos depois pah!!!inventaram o hibrido e até mesmo o 100% à bateria

 

Aí é bem diferente cara!

Baterias existem. Motores elétricos existem. Basta fazer o projeto e começar a usufruir do carro elétrico. Apesar que hoje em dia ainda não existem baterias tão viáveis assim, o que torna o custo do KM rodado do elétrico, bem próximo ao dos carros a gasolina que hoje já rodam até 16Km com 1 litro.

Alie-se a isso, o fato que a energia elétrica no brasil é bem cara e você verá que fica inviável. 

 

Mas funciona. 

Vou te contar um segredo:

O carro elétrico foi o primeiro a ser inventado. 

 

Thomas Edson, aquele inventor e empresário de sucesso, projetou uma bateria especialmente para os carros elétricos.

Ele fez a bateria Niquem-Ferro que dura mais de 25 anos.

Acho que pros carros elétricos da época, servia.

São baterias que tem um pouco menos densidade de energia que as de chumbo de hoje em dia.

Mas são bem mais resistentes.

edison_1900.jpg

 

 

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-24 às 14:19, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Amigo, não sou físico nem tão pouco estudante de eletrônica eletrotécnica mecatrônica....e talvez meus professores não foram tão qualilicados por isso estou com a mesma dúvida desse cidadão e talvez ele não soube esclarecer melhor sua dúvida. Já li alguns q dizem impossível pela lei da física onde toda força aplicada tem reação de mesma intensidade blábláblá. Mas e  quando a física fala da diminuição da força empregada quando se usa polias engrenagens?  Exemplo um alternador de 80A e 12v daria uma potência de 960w. Sabido que ele foi projetado pra gerar energia a partir dos 1000rpm e que aos 1700rpm ele atinja seu pico máximo de 80A. Então vamos supor que coloque um motor de tanquinho 1/4cv que seja compatível com a rotação máxima do alternador que é de 1700rpm, sabemos que um motor de tanquinho de 1/4 consome algo próximo a 200w, considerando dissipacoes  pelo caminho na inversão da energia e tal, vamos supor q tenha 300w de consumo total. Logo teremos 960w produzidos pelo alternador menos 300w de consumo. 960-300= 660w de sobra sendo injetado na rede da concessionária.  Agora se a teoria matemática está errada, como a física explica q é impossível, uma vez que já foi feito teste em bancada e foi dito que é possível sim ter energia auto sustentável a partir de alternador

 

Seu problema aí é que você acredita que os 80 são gerados só com a velocidade RPM do alternador.

 

Mas não é isso que ocorre. 

A potência em CV que é a força que o alternador precisa no eixo para poder liberar os 960 watts, é o resultado da aceleração e força juntos. 

Isso é medido em newton-metros 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Newton-metro

 

Até existe uma calculadora de torque muito útil para você entender isso: 

http://www.wentec.com/unipower/calculators/power_torque.asp

 

 

Veja que curioso:

Os 960 watts que você diz que um alternador é capaz de gerar, é equivalente a 1.29HP:

Girando a 1700 RPM dá um torque de 47.73.

Mas se você quisesse obter a mesma potência de 1.29 HP em penas 200 RPM, teria que ter torque de 405.68.

 

Agora veja aqueles geradores eólicos caseiros que não giram nem a 300 RPM, como vai obter 960W???

Mesmo este torque 47.73 já é algo bem forte, pois é a força que o motor do carro põe no alternador.

Como um gerador eólico caseiro poderia obter 400 de torque, para compensar a baixa velocidade? 

 

Os geradores eólicos comerciais de pequeno porte, aqueles de 400 watts conseguem torque de 135.23 em 600 RPM. Mas só conseguem isso com ventos de 40Km hora, que é um vento bem forte de vendaval ou quase de tornado.

Precisa disso tudo para gerar apenas 400 watts

 

 

adicionado 7 minutos depois

Pesquisando eu descobri que aqueles geradores eólicos de 400W não geram nem 30W com ventos normais.

Ficam numa média de uns 10 watts e as vezes se aproximam de uns 20 a 25W. 

400W só com tempestade das fortes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2017 às 12:11, albert_emule disse:

 

Seu problema aí é que você acredita que os 80 são gerados só com a velocidade RPM do alternador.

 

Mas não é isso que ocorre. 

A potência em CV que é a força que o alternador precisa no eixo para poder liberar os 960 watts, é o resultado da aceleração e força juntos. 

Isso é medido em newton-metros 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Newton-metro

 

Até existe uma calculadora de torque muito útil para você entender isso: 

http://www.wentec.com/unipower/calculators/power_torque.asp

 

 

Veja que curioso:

Os 960 watts que você diz que um alternador é capaz de gerar, é equivalente a 1.29HP:

Girando a 1700 RPM dá um torque de 47.73.

Mas se você quisesse obter a mesma potência de 1.29 HP em penas 200 RPM, teria que ter torque de 405.68.

 

Agora veja aqueles geradores eólicos caseiros que não giram nem a 300 RPM, como vai obter 960W???

Mesmo este torque 47.73 já é algo bem forte, pois é a força que o motor do carro põe no alternador.

Como um gerador eólico caseiro poderia obter 400 de torque, para compensar a baixa velocidade? 

 

Os geradores eólicos comerciais de pequeno porte, aqueles de 400 watts conseguem torque de 135.23 em 600 RPM. Mas só conseguem isso com ventos de 40Km hora, que é um vento bem forte de vendaval ou quase de tornado.

Precisa disso tudo para gerar apenas 400 watts

 

 

adicionado 7 minutos depois

Pesquisando eu descobri que aqueles geradores eólicos de 400W não geram nem 30W com ventos normais.

Ficam numa média de uns 10 watts e as vezes se aproximam de uns 20 a 25W. 

400W só com tempestade das fortes.

 

Pelo que eu sei a rotação pode ser aumentada colocando pás maiores, mas isso também deve afetar o gerador, também deve ser usado um jogo de engrenagens pois o eixo das pás não é o mesmo do gerador, como meu conhecimento é um pouco limitado nesse assunto posso estar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Picco disse:

Pelo que eu sei a rotação pode ser aumentada colocando pás maiores, mas isso também deve afetar o gerador, também deve ser usado um jogo de engrenagens pois o eixo das pás não é o mesmo do gerador, como meu conhecimento é um pouco limitado nesse assunto posso estar errado.

 

Eu andei estudamo isso. 

 

Termina que você só conseguirá manter uma casa inteira com energia eólica, uns 200Kw hora mês, se pelo menos a hélice for do tamanho daquelas usadas em moinhos:

 

Só um destes lhe dará força o suficiente para valer apenas.

Isso com ventos normais iguais aos deste vídeo. 

 

Mas infelizmente nem todo lugar venta assim

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...