Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
X25

Vírus X Antivírus

Recommended Posts

Vírus X AntiVírus - Atualizado em 27/06/2010

Curiosidade:: O primeiro vírus! :blink:

O primeiro vírus de computador foi criado entre os anos de 1980 e 1982 por Rich Skrenta. Ele recebeu o nome de Elk Cloner e atacava os computadores Apple II. Ao contrário do que muitos imaginam, este vírus não tinha uma carga destrutiva. Ele se instalava na área de boot e apenas se multiplicava no disco rígido.

Como se tratava de um vírus “brincalhão”, de tempos em tempos ele exibia um poema e informava quantas vezes havia se multiplicado.

Os diferentes tipos de vírus

Os vírus não são nada mais nada menos que códigos de computação criados pelo homem, que são inseridos no PC contra a sua vontade e executados sem o seu conhecimento. Existem basicamente três tipos de vírus: Os vírus tradicionais, os trojans e os worms.

Os vírus tradicionais são códigos de computação maliciosos inseridos em programas e que tem a capacidade de se multiplicar, se esconder, esperar a ocorrência de eventos e entregar um conteúdo destrutivo ou malicioso.

Já os trojans são programas disfarçados como programas benignos. Ao contrário dos vírus, eles não tem a capacidade de se multiplicar, mas podem apresentar um alto poder de destruição.

Por fim, os worms são programas ou algoritmos que se multiplicam em redes de computador e geralmente executam ações maliciosas como consumir os recursos do sistema ou reinicia-lo.

Vírus de programas e vírus de boot

Os vírus tradicionais são divididos em duas categorias: Os vírus de programas e os vírus de boot.

Os vírus de programa são pragas virtuais que se instalam em arquivos executáveis (os que tem as terminações .COM e .EXE). Eles se posicionam em um setor inicial do arquivo, para serem executados antes que o programa seja carregado.

A atuação dos vírus de boot é um pouco diferente. Eles se instalam no setor de inicialização do computador (um arquivo que informa como o disco está organizado e que é lido antes do acesso de qualquer outro arquivo). Em alguns casos eles são lidos antes que o sistema seja carregado, impedindo dessa forma a sua inicialização.

---

Dica:: Para renovar o Setor de inicialização, use o comando:

FDISK /MBR

PS*::Se você usa dual-boot, NÃO Recomendo! *eu usava na época do windows9x/me ...talvez ele fique somente com o Win9x...

Mas se você der boot pelo CD do XP, tem uma opção de reparo do dual-boot. assim como comandos para reparo de boot "fixboot" e "fixmbr" ;D

---

Como agem os vírus no HD

1. Multiplicação::

Quando um programa contaminado por um vírus é executado, o vírus insere cópias de si próprio em outros programas. Quando estes programas são executados, o procedimento é repetido, aumentando cada vez mais a contaminação.

2. Camuflagem::

Para evitar que os antivírus os detectem, alguns vírus se disfarçam usando um processo de mutação. Eles espalham pedaços de códigos sem função em meio a partes ativas, evitando assim serem identificados. Cada vez que se multiplica, o vírus cria células falsas diferentes para mascarar sua identidade. Além disso, eles falsificam informações no cabeçalho do arquivo, para que ninguém perceba que o tamanho do arquivo foi alterado. Alguns vírus tem ainda a capacidade de se copiar na memória do PC. Ali, ele pode constantemente procurar por uma ação que o ative e verificar quando os programas de antivírus estão tentando localizar arquivos infectados, para se esconder.

3. Espera do evento::

Toda vez que você executa um programa contaminado, o vírus procura por uma condição específica para entrar em ação (geralmente uma data). Se aquela condição for encontrada, o vírus lança sua carga destrutiva. Caso contrário. Ele apenas se multiplica mais uma vez.

4. Explosão::

Quando a condição necessária para o vírus agir e encontrada, ele finalmente “explode” . Esta explosão pode ser não-agressiva (a exibição de uma mensagem, por exemplo), ou destrutiva. No segundo caso, as conseqüências são imprevisíveis, indo da adulteração de arquivos à sua presença e fazem alterações súbitas nos arquivos. Eles podem, por exemplo, mudar dados em um programa, roubar senhas e até reduzir a velocidade do computador.

Ação do Antivírus

Os antivírus são programas que vasculham o HD em busca de vírus e em seguida os remove. A maior parte dos programas antivírus conta com uma ferramenta que atualiza a base de dados via Internet, para garantir a proteção contra novos vírus assim que eles são descobertos.

Veja abaixo os procedimentos que o antivírus executa no seu PC::

1) A primeira linha de defesa dos antivírus é um programa que inspeciona o sistema de inicialização do computador, os arquivos de programas e os códigos de macro em busca de vírus. Para fazer esta verificação, o software escaneia estes três itens procurando seqüências de códigos iguais às contidas na lista de vírus do antivírus instalado.

2) Como alguns vírus conseguem escapar do escaneamento, os antivírus também contam com detectores heurísticos. A função destes detectores é procurar por setores de códigos que são ativados após algum tempo ou em uma data específica, por rotinas que buscam arquivos com as terminações .COM e .EXE, e por “escritas no disco que ultrapassam o sistema operacional” .

3) Os antivírus também instalam programas na memória RAM. Estes programas monitoram todas as atividades do computador em busca de ações associadas à contaminação por vírus como o download de arquivos, a execução de programas a partir da Internet, a cópia e a descompactação de arquivos, a tentativa de modificar o código de um programa e a tentativa de alguns programas permanecerem na memória após terem sido executados. Quando alguma ação suspeita é detectada, o antivírus interrompe o processo e exibe uma mensagem ao usuário se a operação deve ou não continuar.

+++

Spywares:: Programas que invadem sua privacidade, sem seu consentimento, se auto-instala através de sites visitados, programas sem procedência confiável ... Conhecidos como: Datamining, aggressive advertising (Propagandas), Parasites, Scumware, Keyloggers, selected traditional Trojans, Dialers, Malware, Browser hijackers, and tracking components.

Fonte: Revistas de informática, pesquisas na Internet e ... Participação no Fórum! :)

==============================

Indicações... Proteja seu PC! - Seus DADOS!!!::

up:

"Qual é o melhor antivírus gratuito? - Segurança - Notícias - INFO Online"( http://twitthis.com/fwh7ks )

Antivírus Gratuitos:

Avira AntiVir Personal Edition Classic *escolha pessoal ;D

video aulas - instalando e configurando o avira free por Canal do Youtube - XeremXerem (com diversas video aulas, rsrs...

parte #01:

YouTube - ANTIVIRUS AVIRA SUPER DICAS PARTE 1

parte #02:

YouTube - AVIRA ANTIVIRUS FREE COMO CONFIGURAR MUITO fácil PARTE 2

dicas #01:

YouTube - ANTIVIRUS AVIRA SUPER DICAS PARTE 1

McAfee SecurityCenter [AOL]

- estou testando atualmente, boa gama de proteção antivirus/spyware, firewall - completo!

AvG Free Edition

Avast! Home Edition

Panda Antivírus 7 Platinum + Firewall

... esse na época funcionava como testes por [1ano] ... agora não sei?!

Active Virus Shield [AOL] {infelizmente foi descontinuado...} /!\ excelente^^

¬ mas agora podem baixar também:

AntiVirus OnLine:

FreeScan - McAfee Security

House Call - Trendmicro (PC-Cillin)

Active Scan - PandaSoftware

*Nota: É necessário em alguns cadastrar com um e-mail válido, e aceitar os termos e baixar os plugins...

Spywares, Ad-wares ?

* Qualquer dúvida ou sugestão, postem no Fórum | Spywares

Ad-Aware

Spybot - Search & Destroy

Dica: Visitem o site: Linha Defensiva!

---

Script Defender

Protege o computador contra scripts maliciosos (códigos inseridos em e-mails, ou páginas da Web que podem danificar seu PC).

*Use, caso seu AntiVirus não tiver bloqueio de scripts...

---

UP!

Para uma BOA "limpeza", leia esse excelente tutorial!

Fazendo uma Limpeza no Micro | Clube do Hardware

---

Cuidado! com arquivos criados, na data de criação do Trojan, dlls, exe, na pasta Windows, ou System, geralmente com 1KB ou menos de tamanho!

...

e por último, não menos importante! ...

*** Para testar seu Antivírus... faça você mesmo! ***

*Recomendo: Mozilla Firefox e também... Google Chrome :bandeira:

navegador: google chrome (dispensa comentários...) 10*

Abraços e Boa Caçada! B)

Bom li as dúvidas e com elas vou na medida do possível atualizando o tópico!

Editado por X25
atualização dos links xD
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom topico, parabéns.

Com certeza este merece ser destacado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Para dar mais informações sobre Segurança:

Esta cartilha tem por finalidade sanar dúvidas comuns sobre segurança de computadores e redes e sobre o significado de termos e conceitos da Internet. Além disso, procura enumerar, explicar e fornecer um guia de procedimentos que visam aumentar a integridade do computador e de posturas que um usuário pode adotar para garantir a sua segurança...

Leia mais aqui... Cartilha de Segurança para Internet

---

Alguns links interessantes:

http://www.vmyths.com/

http://www.symantec.com/region/br/avcenter/vinfodb.html

[]' :ZZZ:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Como acredito que muitos tem as meemas dúvidas, sobre vírus no LinuX,

abaixo um tópico muito bom! :D

...c) Então o Linux é invulnerável, como o Super-Homem?

R.: Bom... nem o Super-Homem é invulnerável. O Linux também enfraquece

quando exposta à "kriptonita". Um cracker habilidoso consegue, por várias

maneiras, abrir um console root para ele. Se isso ocorre, adeus máquina,

claro...

Mais aqui: Virus Em Linux, sao os mesmos do windows?

[]'

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por R3con@05 maio 2004, 23:05

Indicações:: Proteja seu PC!

AVG 6 – Freeware (Gratuito) e Leve! http://www.grisoft.com

... Sendo um dos melhores do mercado, faz uma varredura quando o PC é iniciado, arquivos baixados da Internet, e-mail e é atualizado periodicamente via Internet. :)

Script Defenderhttp://www.analogx.com

Protege o computador contra scripts maliciosos (códigos inseridos em e-mails, ou páginas da Web que podem danificar seu PC)

Ad-Aware 6 Freehttp://www.lavasoft.de

Scaneia a procura de Spywares, e remove com sucesso!

Possibilita que você navegue com privacidade na Internet, mantendo sua privacidade intacta.

*** Para testar seu Antivírus... faça você mesmo!

[]’s ... e Boa Caçada! B)

Por favor, gostaria de saber se estes links q mencionou são ferramentas ou ficam ativos no sistema, caso fiquem n~~ao podem ocorrer conflitos com o Norton no XP? e abusando, como eles funcionam enquanto ferramentas, precisa-se desabilitar a recuperação de dados, passá-los e depois reativar? :unsure:

Obrigada

Cristina

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por cristina.m@16 jun 2004, 13:30

Por favor, gostaria de saber se estes links q mencionou são ferramentas ou ficam ativos no sistema, caso fiquem n~~ao podem ocorrer conflitos com o Norton no XP?  e abusando, como eles funcionam enquanto ferramentas, precisa-se desabilitar a recuperação de dados, passá-los e depois reativar?   :unsure:

Obrigada

Cristina

Com exceção do AVG6 (Antivírus)...

As outras ferramentas não ficam na memória, só quando você está utilizando. :D

Conflito!? Só testando mesmo... não é?! :ZZZ:

Como você disse que utiliza o Norton, recomendo que apenas instale o Ad-Aware 6! ;) ... pois o NAV (dependendo da versão), Acredito que tenha proteção contra scripts, worms...! :rolleyes:

Você pode desativar temporariamente a restauração do sistema, *antes* de testar... se der conflito, retorne as configurações Antes do "Ocorrido" :/

[]'

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Jackie Chan+16 jun 2004, 18:43QUOTE (Jackie Chan @ 16 jun 2004, 18:43) cristina.m@16 jun 2004, 13:30

Por favor, gostaria de saber se estes links q mencionou são ferramentas ou ficam ativos no sistema, caso fiquem n~~ao podem ocorrer conflitos com o Norton no XP?  e abusando, como eles funcionam enquanto ferramentas, precisa-se desabilitar a recuperação de dados, passá-los e depois reativar?   :unsure:

Obrigada

Cristina

Com exceção do AVG6 (Antivírus)...

As outras ferramentas não ficam na memória, só quando você está utilizando. :D

Conflito!? Só testando mesmo... não é?! :ZZZ:

Como você disse que utiliza o Norton, recomendo que apenas instale o Ad-Aware 6! ;) ... pois o NAV (dependendo da versão), Acredito que tenha proteção contra scripts, worms...! :rolleyes:

Você pode desativar temporariamente a restauração do sistema, *antes* de testar... se der conflito, retorne as configurações Antes do "Ocorrido" :/

[]'

Compartilhar este post

Link para o post

Opâ, Cristina, sua Resposta!

---

Bom nem sempre o culpado são os vírus... os usuários também são responsáveis!

Para isso, antes de mais nada Sempre façam Backup do Registro Win9x/ME!

Isso e ter um Sistema atualizado, ajuda! :joia:

* Links adicionados e atualizados!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Dez mandamentos de segurança no PC

¬ PCWorld.com/EUA - 31/10/2003 15:34

Em algum lugar do passado recente... mais no link abaixo:

Fonte :: PCWorld

Compartilhar este post

Link para o post

:unsure: Eu tenho um hd com virus de boot, como eu faço pra resolver esse problema??? :help:

Quando eu ligo o pc no hd infectado, ele não reconhece o hd. aí eu ponho pra dar boot pelo diskete de inicialização do windows 98 SE eu tento formata e num da, eu tento intala o windows w num deixa, por isso queria saber como me livro desse vírus

Agradeço desde já pelas respostas :palmas: :help:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por solangeloreto@12 de outubro de 2005, 20:13

:unsure: Eu tenho um hd com virus de boot, como eu faço pra resolver esse problema??? :help:

Quando eu ligo o pc no hd infectado, ele não reconhece o hd. aí eu ponho pra dar boot pelo diskete de inicialização do windows 98 SE eu tento formata e num da, eu tento intala o windows w num deixa, por isso queria saber como me livro desse vírus

Agradeço desde já pelas respostas :palmas:  :help:

Bom dia, caso você queira mesmo formatar, entre na bios e desabilite o anti virus, depois, tente fazer a formatação e instalação caso não consiga, poste aqui novamente e explique as ações...

Compartilhar este post

Link para o post

:palmas:

Meu amigo...

Ótimo Post...

Gostaria de saber se posso usar seu conteúdo em um informativo que venho distribuindo aqui em minha cidade, distribuo ele por e-mail e atinge grande parte dos empresários daqui.

Se achar que posso utilizar, me passa seus dados pessoais para que coloque como seus os créditos da informação...

Obrigado...

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Charleimantelli@24 de fevereiro de 2006, 08:14

:palmas:

Meu amigo...

Ótimo Post...

Gostaria de saber se posso usar seu conteúdo em um informativo que venho distribuindo aqui em minha cidade, distribuo ele por e-mail e atinge grande parte dos empresários daqui.

Se achar que posso utilizar, me passa seus dados pessoais para que coloque como seus os créditos da informação...

Obrigado...

:bandeira:

Claro, sem problemas, como já havia postado este material foi retirado de revistas e sites.

Mas para ajudar mais ainda coloque o endereço do Fórum do Clube do Hardware ... também!

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje, a segurança do meu PC depende dos seguintes programas:

Firewall do Windows

Windows Defender

avast! Antivirus

O Firewall do Windows age como?

O Windows Defender pode achar e remover spywares? E o avast!?

Com o avast! na versão 4.7 Home, estou livre dos vírus de boot?

...

Firewall do Windows me alertou sobre 6 programas.

Windows Defender removeu 120 arquivos do meu PC.

avast! 4.7 Home enviou 1 Trojan e 5 adwares p/ a quarentena.

Com esses dados, estou indo bem ou mal em matéria de segurança?

Meu PC: Windows XP Home SP2

Disco rígido: C

Disquete 3,5: A

CD-RW: D

Removíveis: E e G

Ah! Meu único verificador de erros é o CHKDSK (antigo ScanDisk). Ele é bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Quantas dúvidas, mas claro que são bons o suficiente, desde que corretamente configurados e atualizados... lembre-se disso!

---

Para o "scandisk" leia esse tutorial:

Resolvendo Problemas no Sistema de Arquivos do Windows XP | Clube do Hardware

breve introdução: "Aprenda como resolver problemas no sistema de arquivos do Windows XP..."

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu algo que eu não consigo entender:

Eu fui a um PC Windows 98 e gravei os Wallpapers dele num disquete para passar para o meu PC.

Quando coloquei o disquete no meu PC e escaneei ele com o avast! (só por precaução), ele não encontrou nenhuma ameaça.

Já quando eu escaneei ele com o AVG, ele detectou 2 VBS:Redlof no disquete.

E o avast! pode encontrar esse vírus.

Por que o AVG achou e o avast! não?

Compartilhar este post

Link para o post

eu to com um virus estranho aqui! ele desabilitou o mcaffe q eu uso! e sumiu com uns arquivos. e apareceu uma pasta na área de trabalho com um icone de internet com o no ( Abn.gpc, Cef.gpc, gbieh.gmd, gbiehuni.dll , GBIEHCEF.DLL , gbiehabn.dll, gbpdist.dll', PChar('Abn.gpc, Cef.gpc, gbieh.gmd, gbiehuni.dll , GBIEHCEF.DLL , gbiehabn.dll, gbpdist.dll) e quando eu tento deletá - la manualmente num da, porque aparece uma msg de q existem outros usuáios utlizando a pasta de destino! Oo....... pior q é no pc servidor de escritório ondi eu trabalho! ele veio junto de um e-mail! se alguem puder me ajudar! eu agradeço muito!

Desde brigadãoo ai! aguardo a resposta!

^^

Compartilhar este post

Link para o post

A rede de meu trabalho foi infectada com um virus que aumenta as requisições de serviço junto ao servidor, causando parada na rede em função da alta de brodcst.

1) Alguém sabe o nome do vírus causador ???

2) Alguém connhece um anti-vírus ou procedimentos capaza de eliminar esta ameaça ???

[ ]"s

Adhelmar

Vírus X AntiVírus - Atualizado em 28/10/2007

Curiosidade:: O primeiro vírus! :blink:

O primeiro vírus de computador foi criado entre os anos de 1980 e 1982 por Rich Skrenta. Ele recebeu o nome de Elk Cloner e atacava os computadores Apple II. Ao contrário do que muitos imaginam, este vírus não tinha uma carga destrutiva. Ele se instalava na área de boot e apenas se multiplicava no disco rígido.

Como se tratava de um vírus “brincalhão”, de tempos em tempos ele exibia um poema e informava quantas vezes havia se multiplicado.

Os diferentes tipos de vírus

Os vírus não são nada mais nada menos que códigos de computação criados pelo homem, que são inseridos no PC contra a sua vontade e executados sem o seu conhecimento. Existem basicamente três tipos de vírus: Os vírus tradicionais, os trojans e os worms.

Os vírus tradicionais são códigos de computação maliciosos inseridos em programas e que tem a capacidade de se multiplicar, se esconder, esperar a ocorrência de eventos e entregar um conteúdo destrutivo ou malicioso.

Já os trojans são programas disfarçados como programas benignos. Ao contrário dos vírus, eles não tem a capacidade de se multiplicar, mas podem apresentar um alto poder de destruição.

Por fim, os worms são programas ou algoritmos que se multiplicam em redes de computador e geralmente executam ações maliciosas como consumir os recursos do sistema ou reinicia-lo.

Vírus de programas e vírus de boot

Os vírus tradicionais são divididos em duas categorias: Os vírus de programas e os vírus de boot.

Os vírus de programa são pragas virtuais que se instalam em arquivos executáveis (os que tem as terminações .COM e .EXE). Eles se posicionam em um setor inicial do arquivo, para serem executados antes que o programa seja carregado.

A atuação dos vírus de boot é um pouco diferente. Eles se instalam no setor de inicialização do computador (um arquivo que informa como o disco está organizado e que é lido antes do acesso de qualquer outro arquivo). Em alguns casos eles são lidos antes que o sistema seja carregado, impedindo dessa forma a sua inicialização.

---

Dica:: Para renovar o Setor de inicialização, use o comando:

FDISK /MBR

PS*::Se você usa dual-boot, NÃO Recomendo! talvez ele fique somente com o Win9x...

Mas se você der boot pelo CD do XP, tem uma opção de reparo do dual-boot.

---

Como agem os vírus no HD

1. Multiplicação::

Quando um programa contaminado por um vírus é executado, o vírus insere cópias de si próprio em outros programas. Quando estes programas são executados, o procedimento é repetido, aumentando cada vez mais a contaminação.

2. Camuflagem::

Para evitar que os antivírus os detectem, alguns vírus se disfarçam usando um processo de mutação. Eles espalham pedaços de códigos sem função em meio a partes ativas, evitando assim serem identificados. Cada vez que se multiplica, o vírus cria células falsas diferentes para mascarar sua identidade. Além disso, eles falsificam informações no cabeçalho do arquivo, para que ninguém perceba que o tamanho do arquivo foi alterado. Alguns vírus tem ainda a capacidade de se copiar na memória do PC. Ali, ele pode constantemente procurar por uma ação que o ative e verificar quando os programas de antivírus estão tentando localizar arquivos infectados, para se esconder.

3. Espera do evento::

Toda vez que você executa um programa contaminado, o vírus procura por uma condição específica para entrar em ação (geralmente uma data). Se aquela condição for encontrada, o vírus lança sua carga destrutiva. Caso contrário. Ele apenas se multiplica mais uma vez.

4. Explosão::

Quando a condição necessária para o vírus agir e encontrada, ele finalmente “explode” . Esta explosão pode ser não-agressiva (a exibição de uma mensagem, por exemplo), ou destrutiva. No segundo caso, as conseqüências são imprevisíveis, indo da adulteração de arquivos à sua presença e fazem alterações súbitas nos arquivos. Eles podem, por exemplo, mudar dados em um programa, roubar senhas e até reduzir a velocidade do computador.

Ação do Antivírus

Os antivírus são programas que vasculham o HD em busca de vírus e em seguida os remove. A maior parte dos programas antivírus conta com uma ferramenta que atualiza a base de dados via Internet, para garantir a proteção contra novos vírus assim que eles são descobertos.

Veja abaixo os procedimentos que o antivírus executa no seu PC::

1) A primeira linha de defesa dos antivírus é um programa que inspeciona o sistema de inicialização do computador, os arquivos de programas e os códigos de macro em busca de vírus. Para fazer esta verificação, o software escaneia estes três itens procurando seqüências de códigos iguais às contidas na lista de vírus do antivírus instalado.

2) Como alguns vírus conseguem escapar do escaneamento, os antivírus também contam com detectores heurísticos. A função destes detectores é procurar por setores de códigos que são ativados após algum tempo ou em uma data específica, por rotinas que buscam arquivos com as terminações .COM e .EXE, e por “escritas no disco que ultrapassam o sistema operacional” .

3) Os antivírus também instalam programas na memória RAM. Estes programas monitoram todas as atividades do computador em busca de ações associadas à contaminação por vírus como o download de arquivos, a execução de programas a partir da Internet, a cópia e a descompactação de arquivos, a tentativa de modificar o código de um programa e a tentativa de alguns programas permanecerem na memória após terem sido executados. Quando alguma ação suspeita é detectada, o antivírus interrompe o processo e exibe uma mensagem ao usuário se a operação deve ou não continuar.

+++

Spywares:: Programas que invadem sua privacidade, sem seu consentimento, se auto-instala através de sites visitados, programas sem procedência confiável ... Conhecidos como: Datamining, aggressive advertising (Propagandas), Parasites, Scumware, Keyloggers, selected traditional Trojans, Dialers, Malware, Browser hijackers, and tracking components.

Fonte: Revistas de informática, pesquisas na Internet e ... Participação no Fórum! :)

==============================

Indicações... Proteja seu PC! - Seus DADOS!!!::

Antivírus Gratuitos:

- estou testando atualmente, boa gama de proteção antivirus/spyware, firewall - completo!

AvG Free Edition

Avast! Home Edition

Panda Antivírus 7 Platinum + Firewall

... esse na época funcionava como testes por [1ano] ... agora não sei?!

Active Virus Shield [AOL] {infelizmente foi descontinuado...} /!\ excelente^^

¬ mas agora podem baixar também:

AntiVirus OnLine:

FreeScan - McAfee Security

House Call - Trendmicro (PC-Cillin)

Active Scan - PandaSoftware

*Nota: É necessário em alguns cadastrar com um e-mail válido, e aceitar os termos e baixar os plugins...

Spywares, Ad-wares ?

* Qualquer dúvida ou sugestão, postem no Fórum | Spywares

Ad-Aware

Spybot - Search & Destroy

Dica: Visitem o site: Linha Defensiva!

---

Script Defender

Protege o computador contra scripts maliciosos (códigos inseridos em e-mails, ou páginas da Web que podem danificar seu PC).

*Use, caso seu AntiVirus não tiver bloqueio de scripts...

---

UP!

Para uma BOA "limpeza", leia esse excelente tutorial!

Fazendo uma Limpeza no Micro | Clube do Hardware

---

Cuidado! com arquivos criados, na data de criação do Trojan, dlls, exe, na pasta Windows, ou System, geralmente com 1KB ou menos de tamanho!

...

e por último, não menos importante! ...

*** Para testar seu Antivírus... faça você mesmo! ***

*Recomendo: Mozilla Firefox :bandeira:

Abraços e Boa Caçada! B)

Bom li as dúvidas e com elas vou na medida do possível atualizando o tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais