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Minha Moto não carrega a bateria!


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Pronto, pessoal falta pouco, tem algum erro pequeno que eu to procurando. ainda, na simulação não dando muito certo, ele não ta mais alterando de acordo com a entrada isso foi resolvido, mas não estabiliza tensão/corrente, acho que é a tensão referencia estar errado ou a largura dos pulsos...

Antes que alguém diga que simulação nunca vai ser o mesmo que na pratica. Eu uso o Multisim 12 com chave original e até agora nunca erro a simulação, sempre acertou quando parti para a pratica.(o pessoal da National ta de parabéns:D).

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Pronto, pessoal falta pouco, tem algum erro pequeno que eu to procurando. ainda, na simulação não dando muito certo, ele não ta mais alterando de acordo com a entrada isso foi resolvido, mas não estabiliza tensão/corrente, acho que é a tensão referencia estar errado ou a largura dos pulsos...

Antes que alguém diga que simulação nunca vai ser o mesmo que na pratica. Eu uso o Multisim 12 com chave original e até agora nunca erro a simulação, sempre acertou quando parti para a pratica.(o pessoal da National ta de parabéns:D).

Experimente colocar um capacitor depois do retificador trifásico, e antes dos mosfets, para que filtre a tensão DC pulsante do retificador, e faça a simulação.

Mostre as formas de onda. Tenho experiência em montagens, até mesmo em um projeto de fonte chaveada.

Outra coisa:

Simulares nem sempre dão certo mesmo. Eu uso o LTspce. Já cheguei a simular um amplificador classe D inteiro, e quando montei funcionou perfeitamente.

Mas é preciso ter cautela.

Eu não tive sorte com Multisim. Ele funcionava perfeitamente para circuitos Lineares quando eu simulava circuitos de chaveamento rápido, tais como fontes chaveadas e amplificadores classe D, sempre dava errado.

Daí mudei para o LTspice, que além de ser de graça, é da "Linear technology" um importante fabricante de componentes de potência e para fonte chaveadas. Ao meu ver é o melhor quando o assunto é fonte chaveada, até porque este software foi desenvolvido para facilitar as pessoas a acharem aplicações práticas dos produtos fabricados por eles.

http://www.linear.com/designtools/software

Ele também é o preferido pelos adeptos do mundo diy (Do It Yourself: Do inglês faça você mesmo). e foi visitando os melhores fóruns internacionais de eletrônica que conheci ele.

Não sei se ajuda, mas aqui tem um roadmap de testes para verificar se tem problema o estator e o RR, serve para a maioria das motos de 500cc para cima:

http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm

Acredito que o RR que esta em desenvolvimento deve cumprir as regras destes testes, como se fosse engenharia reversa.

Outro detalhe que acho importante é sobre como dissipar dos diodos pela questão de exaustão deles ao longo do tempo como comentei anteriormente.

A Sequência se testes do link acima:

Desligue o motor. Desligue os fios que emergem do estator. Ligue o multímetro para Ohms, na faixa mais baixa no medidor. Ligue o multímetro leva entre dois dos três fios amarelos. Verifique a leitura no medidor. Alterne um dos multímetro leva a outra das três fios e verifique a leitura novamente. Mude a liderança para outro multímetro outro dos três fios, e verifique a leitura novamente. Então, você precisa tomar três leituras.

Todas as leituras são em 0,5 a 2,0 Ohms

Ligue um do multímetro conduz a um dos três fios amarelos. Ligue o multímetro outros levam até a carcaça do motor. Verifique a leitura no medidor. Certifique-se que a conexão com o invólucro é uma boa!

Resistência infinita (sem ler nada, ou OL no display)

Ligue o multímetro para AC-tensão (Faixa de, pelo menos, a 100 Vac). Certifique-se de que você NÃO mude para o DC-tensão (= DCV ou Vdc). Ligue o multímetro leva entre dois dos três fios amarelos que emergem do estator. Ligue o motor e rev-lo até aprox. 5000rpm. Verifique a leitura no medidor. Alternar um do multímetro leva a outra um dos três fios amarelos e verificar a leitura de novo. Conecte o cabo multímetro outro para outro um dos três fios amarelos, e verifique a leitura novamente.

Três leituras iguais, todos maiores de 60 volts (AC)

Esta Sequência indica que o teste foi feito com o alternador em aberto, sem alimentar as cargas.

Se estivesse com o tradicional regulador / retificador do tipo Shunt, a tensão ficaria em aproximadamente 12 a 14V. mesmo sendo medidos direto no alternador e sendo corrente alternada.

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No multisim eu consegui mudando os parâmetros de situação quando montei um D que tinha apostilia mas esse circuito não da dando certo aqui tentei colocar o capacitor mas acretido que problema seja o transformador que não é adequado ja que não o tipo que quero e as ondas ficam diferentes quando mudo os enrolamentos(se eu amentar ficam perfeitas e mas piora tudo:p )

Eu também tenho o Spice(tem a nova versão agora 7jun/2012), ele é muito bom e sei que ele faz milagres :D e também uso o proteus mas so mais pro no multisim fiz até curso.

da qualquer maneira vou refazer no LTSpice, você ja que tem mais pratica no Spice e fonte chaveada poderia também dar uma analisada no circuito, agora tenho certeza que colocando um trafo de sinal certo vai estar perfeito.

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No multisim eu consegui mudando os parâmetros de situação quando montei um D que tinha apostilia mas esse circuito não da dando certo aqui tentei colocar o capacitor mas acretido que problema seja o transformador que não é adequado ja que não o tipo que quero e as ondas ficam diferentes quando mudo os enrolamentos(se eu amentar ficam perfeitas e mas piora tudo:p )

Eu também tenho o Spice(tem a nova versão agora 7jun/2012), ele é muito bom e sei que ele faz milagres :D e também uso o proteus mas so mais pro no multisim fiz até curso.

da qualquer maneira vou refazer no LTSpice, você ja que tem mais pratica no Spice e fonte chaveada poderia também dar uma analisada no circuito, agora tenho certeza que colocando um trafo de sinal certo vai estar perfeito.

Essa é a onda no gate dos mosfets??

Era para ser quadrada. Essa onda está errada

Vou estudar a possibilidade usar um driver com CI IR2117

Aqui está o Esquema:

imagem2gn.png

Coloquei no lugar do trafo, um mosfet driver que é ao mesmo tempo um foto-acoplador.

Assim é possivel isolar o CI PWM dos mosfets de potência.

Contudo ainda precisaria de uma fonte positiva de 15V referenciada ao Source dos mosfets. O terminal 8 do CI foto-acoplador LTP250, teria que estar ligado nesta fonte. Assim o foto-acoplador conectaria o gate na fonte de 15V para faze-lo conduzir, e desconectaria o gate da fonte de 15V e levava o gate a a Source para faze-lo deixar de conduzir.

Do jeito que está, ele está levando o gate na fonte do CI de PWM.

A tensão desta fonte é menor do que a tensão nos drenos dos mosfets, por isso não garanto que os mosfets conduzam.

Mesmo que venha a conectar o gate dos mosfets diretamente no dreno, os mosfets não irá conduzir de forma eficiente. Teria que ter 15V do gate para Source.

Por outro lado, se você usar mosfes de canal P, apenas o CI PWM será suficiente para aciona-los, no entanto o CI PWM quando não está funcionando, sempre descansa o gate do mosfets em GND. Como estes mosfets canal P são ao contrário, conduzem com tensão negativa no gate, enquanto o CI PWM não entrasse em funcionamento, os mosfets estariam totalmente conduzindo e enviando tensão máxima do alternador para a saída.

Acredito que a melhor opção seja o transformador de pulso mesmo, pois ele além de isolar, fornece sua própria tensão na saída, podendo fornecer duas tenções, negativa e positiva. Isso facilita muito o acionamento do mosfets.

Ao meu ver, chegamos a um ponto onde a simulação não é muito precisa.

Precisamos agora passar para o protótipo, onde será feito os testes e ajustes finais.

A simulação ajudou bastante.

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Se for problema de tensão nos apenas precisamos redimensionar trocando o zener no amplificador de erro, o circuito PMW suporta até 30Vcc tranquilo.

Creio que usar mosfet de cana P seja um pouco crítico pois teria que isolar do dissipador e também isolar do quadro da moto( assim não ter como parafusar) mas mesmo assim poderia haver chance de encostar e pode condenar todo o sistema elétrico, esse foi o único motivo de usar os tipo NPN.

O transformador seria bom, mas com o TLP resolve bastante a falta de espaço no projeto que não pode ser maior que 7cm de largura e 3cm de altura(isso no projeto do dissipador em forma de caixa quadrada com aletas).

cada uma tem vantagens de desvantagens :P

A preocupação principal mesmo é que não pode passar acima 14.5V (15V é ponto máximo do circuito elétrico suporta por alguns segundos,(10 segundos básico) por isso dimensionei a proteção para 15V e contra curto). tem que ta entre 13.8 e 14.4 para carregar a bateria.

Os circuitos dos veículos toleram bem, são robustos resistentes e suporta bem as variações portanto que esteja dentro de seus limites, e tem sua proteção que corta o fusível(praticamente o mesmo esquema de proteção que coloquei). Mas como todo circuito, eles falham com passar do tempo.

No caso de um RR que é muito caro, 3 meses de vida útil eu acho mais que um absurdo, é um desrespeito ao consumidor.

Estou planejando de fazer um protótipo, de como isso vai se comportar creio vai levar mais um tempo pois só posso fazer algo assim isso numa semana inteira livre e precisamos esclarecer mais para ter certeza, se numa simulaçao der certo ao algo perto do certo e sabermos que não ha nada de errado (valor de componentes e ligação de terminal) assim podemos fazer esse protótipo e quem sabe depois um Tuto para deixar aqui no fórum. "Faça seu RR Mosfet eficiente universal :D:D"

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Se for problema de tesão nos apenas precisamos redimensionar trocando o zener no amplificador de erro, o circuito PMW suporta até 30Vcc tranquilo.

Não daria Certo pois a tensão nos gates do mosfets, seria igual ou menor que a tensão do dreno. Tem que haver uma diferença positiva de pelo menos 4V ou mais. Só o transformador pode proporcionar isso.

Além do mais o mosfet canal N é geralmente acionado com tensão referenciada ao source deles. Sendo assim o GND da fonte que deveria aciona-los teria que estar conectada ao Source dos mosfets.

Veja mais: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CG0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cpdee.ufmg.br%2F~porfirio%2FFontes%2520CC%2520CA%2Fcomando%2520igbt.ppt&ei=x5rWT9qjIpKI8QTek4zwAw&usg=AFQjCNHyQbfQprDKQZ78jDscNjPUE-3Tww&sig2=IELmkJHlpdY2QJ6gOJX2Wg

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Com um zener diferente poderíamos ter uma fonte de até 30Vcc

mas como não tem trafo teríamos que amplificar a corrente , poderiamos usar um resistor para haver uma diferença mas no caso é um mosfet e a corrente ali é pouca, ou até mesmo que usar outro tipo de mosfet que tenha um tensão no Gate menor?

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Com um zener diferente poderíamos ter uma fonte de até 30Vcc

mas como não tem trafo teríamos que amplificar a corrente , poderiamos usar um resistor para haver uma diferença mas no caso é um mosfet e a corrente ali é pouca, ou até mesmo que usar outro tipo de mosfet que tenha um tensão no Gate menor?

Não daria certo. Mosfet é acionado por tensão e o ideal é até 15V de amplitude, amplificar corrente não tem como. Colocar resistor não daria certo.

Estou vendo que ou usa trafo de pulso, ou não terá solução para este circuito.

Faz o seguinte: Tente usar seus transistores bipolares como chave on-off.

Não ha nenhum problema em usar transistores bipolares como chave, e eles são controlados por corrente, o que já ajuda neste caso pois não tem o problema das fontes de acionamento. no entanto terá que fazer um driver para amplificar a corrente da saída do CI PWM.

Estou quase montando um outro circuito muito mais simples:

Usar 3 dos 4 ampop internos de um LM324N, e configura-los como comparador de tensão.

Cada ampop irá monitorar individualmente uma fase já devidamente retificada do alternador.

Será configurados para manter os mosfets ligados até que a onda ultrapasse os 14V de amplitude, momento que desligará o mosfet. Bom, é uma comparação de tensão, então quando a onda atingir 14V novamente na descida, o mosfet volta a liga.

Os tês mosfets farão isso.

O resultado é uma saída de 14V pois irá estar cortando a onda sempre nos 14V de amplitude.

Basta filtrar com o capacitor de 1000uF e a tensão fica estável.

Não é regulador shunt, é regulador série. Não é para esquentar muito.

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Montar outro drive isso não seria nada Econômico e eficiente :P pelo jeito é apelar para um trafo, como um trafo de fonte atx é pouco alto não daria muito mas esse tipo assim dar.

possa até alterar o projeto da altura da caixa para 4cm acho que mais que isso não vai para encaixar nelas não.

http://www.powercircuit.com.br/Produto-COMPONENTES-Transistores-TRANSFORMADOR-DE-PULSO-SKPT-17-52-versao-4112-4112.aspx

Bom sabemos que colocando um trafo resolve o circuito acima fico no aguardo e vou pesquisar também sobre sua ideia.

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Montar outro drive isso não seria nada Econômico e eficiente :P pelo jeito é apelar para um trafo, como um trafo de fonte atx é pouco alto não daria muito mas esse tipo assim dar.

possa até alterar o projeto da altura da caixa para 4cm acho que mais que isso não vai para encaixar nelas não.

http://www.powercircuit.com.br/Produto-COMPONENTES-Transistores-TRANSFORMADOR-DE-PULSO-SKPT-17-52-versao-4112-4112.aspx

Bom sabemos que colocando um trafo resolve o circuito acima fico no aguardo e vou pesquisar também sobre sua ideia.

Veja se estes servem:

http://www.farnellnewark.com.br/generalpurposepulsetransformerserie,product,62K1086,4479370.aspx

http://www.murata-ps.com/data/magnetics/kmp_786.pdf

É do tipo SMD e é bem pequeno. Na loja tem muitos outros modelos da mesma marca.

Já comprei componentes nesta loja. Mesmo estando indisponível no site, tem que ligar e perguntar o e-mail de um vendedor e fazer o pedido por e-mail, pois as vezes eles importam. Tem que insistir pois são péssimos vendedores.

Contudo terá que ter CNPJ para comprar.

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Conversei melhor com colegas de outro curso sobre os reguladores, ele afirmaram que não precisa tanta complexidade. apenas uma forma simples de retificação e regulagem ja mais que suficiente, pois os componentes de veiculo são mais parrudos e tem sua propiá filtragem e proteção de fúsivel que fica caixa de fúsiveis:p quando mostrei o o esquema que estamos planejando aqui eles ficaram de boca aberta quando viram kkkk"

To terminado o orçamento ,não encontrei o pwm por aqui, ou procurar outra forma que seja mais 'resistente' também um problema para ter onde testar.

tenho uns transformadores aqui. poderia usar para simular na prática ver se ia funcionar bem antes de colocar o real proposito.

até agora so to achando mais confiavel o regulador linear mas ele vai esquentar da mesma forma que RR comum sem não tiver um cooler em cima:wacko:

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Conversei melhor com colegas de outro curso sobre os reguladores, ele afirmaram que não precisa tanta complexidade. apenas uma forma simples de retificação e regulagem ja mais que suficiente, pois os componentes de veiculo são mais parrudos e tem sua propiá filtragem e proteção de fúsivel que fica caixa de fúsiveis:p quando mostrei o o esquema que estamos planejando aqui eles ficaram de boca aberta quando viram kkkk"

To terminado o orçamento ,não encontrei o pwm por aqui, ou procurar outra forma que seja mais 'resistente' também um problema para ter onde testar.

tenho uns transformadores aqui. poderia usar para simular na prática ver se ia funcionar bem antes de colocar o real proposito.

até agora so to achando mais confiavel o regulador linear mas ele vai esquentar da mesma forma que RR comum sem não tiver um cooler em cima:wacko:

Seus amigos estão certos.

Outra coisa: você talvez não tenha noção do que seja apenas 30 watts dissipados em puro calor.

Outra: o regulador da RR não esquenta igual ao regulador linear, ele não é linear é chaveado por SCR.

É mais correto dizer que o linear foi feito especialmente para aquecer, pois o transistor funcionará literalmente como um resistor.

É provável que o circuito da RR não dissipe nem 5W em calor.

Não confundir potência perdida em calor com potência que realiza o trabalho.

Vou testar um circuito mais simples, cortando por ângulo de faze, mas ao invés de ser Shunt como a maioria dos de moto, vou fazer-lo tipo série.

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Conversei melhor com colegas de outro curso sobre os reguladores, ele afirmaram que não precisa tanta complexidade. apenas uma forma simples de retificação e regulagem ja mais que suficiente, pois os componentes de veiculo são mais parrudos e tem sua propiá filtragem e proteção de fúsivel que fica caixa de fúsiveis:p quando mostrei o o esquema que estamos planejando aqui eles ficaram de boca aberta quando viram kkkk"

To terminado o orçamento ,não encontrei o pwm por aqui, ou procurar outra forma que seja mais 'resistente' também um problema para ter onde testar.

tenho uns transformadores aqui. poderia usar para simular na prática ver se ia funcionar bem antes de colocar o real proposito.

até agora so to achando mais confiavel o regulador linear mas ele vai esquentar da mesma forma que RR comum sem não tiver um cooler em cima:wacko:

ahsuahushasuahsush

esqueci de falar isso tmb, podia ter avisado sobre os fusiveis...mancada minha, mals.

abraços

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"Postado Originalmente por felipe236

Conversei melhor com colegas de outro curso sobre os reguladores, ele afirmaram que não precisa tanta complexidade. apenas uma forma simples de retificação e regulagem ja mais que suficiente, pois os componentes de veiculo são mais parrudos e tem sua propiá filtragem e proteção de fúsivel que fica caixa de fúsiveis..."

Na teoria é isto, mas na prática... por exemplo o meu mecânico tem inúmeros casos de motos que a ECU queimou por causa de RR com defeito mandando mais tensão que deveria.

Eu mesmo teria colocado qualquer RR e não teria gastado 700 reais com um importado se não fosse por este risco.

vejam, acredito que este projeto tem que ter em premissa este fator de proteção.

Além disto, dissipador externo de metal vai ter que ter mesmo, independente do tipo de circuito, afinal é muito bom pilotar uma moto no litoral em um dia de 40 graus.

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Na teoria é isto, mas na prática... por exemplo o meu mecânico tem inúmeros casos de motos que a ECU queimou por causa de RR com defeito mandando mais tensão que deveria.

Eu mesmo teria colocado qualquer RR e não teria gastado 700 reais com um importado se não fosse por este risco.

vejam, acredito que este projeto tem que ter em premissa este fator de proteção.

Além disto, dissipador externo de metal vai ter que ter mesmo, independente do tipo de circuito, afinal é muito bom pilotar uma moto no litoral em um dia de 40 graus.

Ele conetaram isso também e disseram que a maioria das vezes era fusível errado ou terem enrolado um fio para fazer ponte. Mas como todo circuito e Sistemas ele falham com passar do tempo.

Não tenho problemas com meu RR mas mesmo não fiquei livre que peças elétricas queimadas troquei e ta até hoje normal.

O projeto vai com proteção contra sobre tensão, curto e inversão de polaridade e já tenho isso pronto basta colocar em paralelo no projeto e logico que vai ter dissipador :D to pensando em fazer no mesmo formado de caixa em alumínio a PCB e os componentes ficam dentro igual ao RRs e que um seja um pouco mais pesado para dissipar bem.

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Um documento interessante sobre retificação utilizando mosfets e IR 1167 1C. Fig 3. Será que não é possível combinar 3 diodos e 3 mosfets + tres IR 1167 IC?

http://www.irf.com/technical-info/whitepaper/TP-080527.pdf

Bastam 6 mosfets em configuração de ponte half-bridge trifásica para retificar as três fases do alternador. O CI IR1167 é o controle. Trata-se de retificador síncrono.

Não precisa de diodos. Os mosfets retificam e quase não esquentam, mas neste retificador síncrono ainda faltará o circuito de estabilização. Eles apenas retificam com alta eficiência.

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Estou estudando isso:

retificadores PWM trifásicos com resposta de tempo mínimo utilizando desacoplamento por retroação de estados.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592005000400010

já to desenrolando as fórmulas e montando uns na simulação e meu modulo de curso de eletrônica de potencia vai começar agora dia 26, ai sim vou desenrolar muitas coisas e to esperando a apostila chegar(o que é costume chegar dias antes de começar). Acredito que no meio do curso eu consiga fazer um de alta eficiência, isso é um desafio de conhecimentos mesmo :P

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  • 4 semanas depois...

Relaxa, não ta não isso já ta junto nas minhas folhas de projeto pois vai ser ótimo também para meus 2 geradores eólicos, como eu to de férias, num tem como perguntar mais ao prof sobre o retificador com mosfet. Por isso a carroça não ta andando rápido como antes. Eu consegui fazer um RR com retificadora de mosfet invés diodos realmente é muito mais eficiente mas a forma ainda é linear ou seja da para melhorar ainda mais, o objetivo é um retificador de ponte mosfet com pwm.

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Relaxa, não ta não isso já ta junto nas minhas folhas de projeto pois vai ser ótimo também para meus 2 geradores eólicos, como eu to de férias, num tem como perguntar mais ao prof sobre o retificador com mosfet. Por isso a carroça não ta andando rápido como antes. Eu consegui fazer um RR com retificadora de mosfet invés diodos realmente é muito mais eficiente mas a forma ainda é linear ou seja da para melhorar ainda mais, o objetivo é um retificador de ponte mosfet com pwm.

ah susse mano, então tive que voltar para o original com defeito e to assim, negando partida direto, mas pelo menos funciona, tranco de vez enquando...

ahsuahsus

não esquenta não parceiro, isso que está fazendo vai ser de uma ajuda enorme, não só pra mim, mas pra muitos.

abraços

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  • 5 anos depois...
3 horas atrás, Gregory Southern disse:

Albert, se não for chato pra você, me  ajuda  a fazer um regulador pra minha moto?

 

Você tem como descrever como é o esquema original da sua moto? 

O esquema do alternador? 

Quantas fazes tem... Estas coisas. 

adicionado 10 minutos depois

Sendo assim, basta um retificador trifásico e um regulador tipo Buck converter. 

Só que tem que ter capacidade para uns 20 amperes.

 

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