Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha Moto não carrega a bateria!


Xear3D

Posts recomendados

então , é uma daytona 675, sim é trifásico, chega até  uns 16 mil giros

a  parte de retificar eu entendi,o esquemas dos diodos, ta  ok.
ai vem a parte de regular em si  que   fico  confuso...

não sei qual é a tensão máxima e minima gerada  pelo estator.
mas sei que só preciso de um positivo e um negativo saindo.
mas quero mesmo é  fazer um bulet proof mesmo. Pra  nunca  mais  queimar.

 

 

antes  que  eu esqueça,  muito obrigado  pela atenção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gregory Southern disse:

então , é uma daytona 675, sim é trifásico, chega até  uns 16 mil giros

a  parte de retificar eu entendi,o esquemas dos diodos, ta  ok.
ai vem a parte de regular em si  que   fico  confuso...

não sei qual é a tensão máxima e minima gerada  pelo estator.
mas sei que só preciso de um positivo e um negativo saindo.
mas quero mesmo é  fazer um bulet proof mesmo. Pra  nunca  mais  queimar.

 

 

antes  que  eu esqueça,  muito obrigado  pela atenção

 

 

A tensão em rotações altas passa fácil de 100Vac.

 

O desafio é fazer uma fonte chaveada que consiga funcionar sendo alimentada com deste 8Vac, até mais de 100Vac fornecendo na saída 15V V DC por uns 200mA no máximo.

Essa fonte de 15V DC por 200mA servirá para alimentar o circuito de potência do conversor buck de 20 amperes.

 

Mesmo sendo uma fonte com saída de apenas 15V DC por no máximo 200mA, o desafio é grande, pois o alternador da sua moto varia muito a tensão de saída. Fica quase em 12Vac quando em ponto morto sem acelerar, e mais de 100Vac quando está em alta rotação.

 

 

O vídeo abaixo mostra exatamente uma fonte assim que foi feita para alimentar um regulador de gerador eólico. Só que as dificuldades de se fazer um regulador eram as mesma que tem na sua moto. 

Então a explicação e demostração que eu faço no vídeo, também serve pro regulador da sua moto.

https://www.youtube.com/watch?v=Z4hjuxKdwz0  

 

 

 

  

adicionado 4 minutos depois

Essa fonte de alimentação do estágio de potência que eu fiz, funcionou. Mas não ficou tão boa. 

Pode ser melhorada. 

 

Já é um começo para o projeto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim, O maior problema é a amplitude da variação de tensão!
como eu disse  retificar é simples, passar de  ac  para dc  esta já pronto ate.
vou medir a tensão dela em ponto morto.

na teoria realmente  é  bem semelhante à geração eólica.
 vou  ver  e  ja vou seguir  seu canal!

 obrigado!

 

adicionado 12 minutos depois

Albert, seria  uma solução possível uma especie de chaveamento pra dois sistemas ou mais  por  exemplo de 0 a 50v iria  ser  regulado pelo sistema de regulagem A, passando de 50V, iria ser  regulado pelo sistema B  por  exemplo. acha  isso  viavel?

adicionado 15 minutos depois

e qual o esquema desse  seu  regulador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gregory Southern disse:

sim sim, O maior problema é a amplitude da variação de tensão!
como eu disse  retificar é simples, passar de  ac  para dc  esta já pronto ate.
vou medir a tensão dela em ponto morto.

na teoria realmente  é  bem semelhante à geração eólica.
 vou  ver  e  ja vou seguir  seu canal!

 obrigado!

 

adicionado 12 minutos depois

Albert, seria  uma solução possível uma especie de chaveamento pra dois sistemas ou mais  por  exemplo de 0 a 50v iria  ser  regulado pelo sistema de regulagem A, passando de 50V, iria ser  regulado pelo sistema B  por  exemplo. acha  isso  viavel?

adicionado 15 minutos depois

e qual o esquema desse  seu  regulador?

 

Primeiro temos que tratar da fonte de alimentação que alimenta os circuítos integrados da etapa de potência. 

A fonte de 15V por 0,2 ampères. 

 

O projeto desta fonte de baixa corrente foi feito com base neste artigo do link a seguir que eu escrevi;

eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html?m=1

 

 

adicionado 10 minutos depois

Já a etapa de potência do conversor buck normalmente pode ser projetada facilmente para aceitar de 20V até 150V e entregar 14V DC

 

O problema se inicia a partir do momento que a etapa de potência precisa de um CI de controle que precisa de 12 ou 15V DC estabilizado a partir dos 12Vac até nais de 100Vac que sai do alternador. 

adicionado 36 minutos depois

Mas a maioria dos reguladores das motos pequenas até 150, usam reguladores do tipo shunt. Então mesmo medindo diretamente nas saídas do alternador em corrente alternada, a tensão vai estar sempre estabilizada, estando a moto em baixa rotação ou em alta rotação.

adicionado 52 minutos depois

Quebrei muito a cabeça tentando entender como o alternador suportava o regulador shunt sem queimar. O segredo da coisa toda estava alí na mlinha cara e eu não via. 

O segredo está na força magnética dos ímãs que é dosada de fábrica para durante a geração de energia, não ultrapassar uns 10 ampères. 

É como se fosse um tipo de saturação que é atingida. 

Me lembra os velhos reguladores de tensão AC com transformador de núcleo saturado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...