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Minha Moto não carrega a bateria!


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Fiz um circuito regulador mas pelo orçamento que fiz vai sair caro e vai ficar um pouco grande podendo não caber no lugar ja que espaço para o RR é bem limitado. Vai compensar então, comprar um novo retificador/regulador e aperfeiçoar o sistema de refrigeração

Conversei melhor aqui e falaram que colocando um dissipador maior em cima e acoplar um cooler ligado ao 12V vai resolver o problema sim da temperatura já tem modelos mais potentes e são modificados com cooler ou dissipadores maiores.

o circuito controla a corrente e tensão da bateria(VM) em 13.8V fixo de corrente de 0.6 a 2.1A que varia com a aceleração do motor e o resto do sistema(VD) em 12V fixo de 12,3A até 40A estabilizado e regulado, coloquei também um comparador de erro para o circuito ficar mais sensível as variações e regular de forma mais perfeita possível. A retificação deverá ser melhor, pode utilizar um retificador para carro.

favor postem opiniões do circuito ja que num sou perfeito:P e recomendações de um RR para que possa ser fortificado e melhorado em seu sistema de refrigeração.

No Video mostrado é quase igual comparado ao meu RR da Bross em ponto morto mas não tive problema de bateria(no começo quando era nova tinha 1001 problemas de partida e bateria mas esse ano ainda não deu problema) ja que costumo andar em média 70km pra cima em vias largas e quando deu desligo deixa chave engine em off para não circular corrente com ela desligada, outro detahe a tensão varia um pouco e a corrente é diferente quando a moto estar engatada. apenas me falaram no curso mas nunca coloquei um multímetro com ela em movimento :D

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no lugar dos "2N5038", para aproveitar um pouco mais o limitado espaços, pode utilizar o TIP35 que é TO-218 enquanto o "2N5038" é TO-03, a não ser que você os deixe com a cápsula para fora, o que seria também uma ideia interessante e diferente (mas se pensar assim, terás de usar uma boa vedação para não entrar água para dentro do circuito).

Experimente o circuito e nos dê o retorno. Esse protótipo que estais montando estará ajudando a muita gente.

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no lugar dos "2N5038", para aproveitar um pouco mais o limitado espaços, pode utilizar o TIP35 que é TO-218 enquanto o "2N5038" é TO-03, a não ser que você os deixe com a cápsula para fora, o que seria também uma ideia interessante e diferente (mas se pensar assim, terás de usar uma boa vedação para não entrar água para dentro do circuito).

Experimente o circuito e nos dê o retorno. Esse protótipo que estais montando estará ajudando a muita gente.

com certeza ajudara muita gente sim...agradeço ambos pela dedicação!

agora quanto aos fios que saem do RR, tem 3 amarelos que vem do alternador e 1 verde que é o terra e um vermelho que é o positivo, o verde e o vermelho são ligados junto a bateria.

quanto ao espaço, acho que da pra fazer uma carcaça bem maior, por há espaço para isso na moto, posso fazer ele mais comprido sem problemas...

abraços a todos

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Se no regulador original apenas haver 5 cabos sendo três para o alternador e os outros dois à bateria, então, se utilizar o circuito disposto por Felipe haverá então a necessidade de separar os circuitos da moto, aí então seria uma saída para a bateria e motor de arranque e a outra saída para o restante da moto.

Eu estou com algumas suspeitas quanto a esse circuito, mas é vou esperar a prototipagem para opinar.

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A minha ideia era essa ao usar o To-3 já que são componentes que ficam bem quentes na corrente máxima, ele fora e em cima de um dissipador vai resfriar muito mais melhor mas fiquei me perguntando se a capsula de cima dele penetra água ou se o material do transistor é totalmente vedado onde se utilizamos uma pasta térmica ao colocar num dissipador e vedar as bordas com silicone preto daria certo?

Sobre a bateria no esquema mostra fios diferente um apara a bateria que passa pelo sistema de partido com motor e outro que alimenta o resto do circuito por isso fiz assim mas eu tenho uma leve dúvida ainda se isso vai esquentar do mesmo jeito que um RR comum.

veja aqui o esquema e olhe a parte do alternador

http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Diagrama.pdf

Já que todos eles são NPN não vai ter problema de isolar e pode usar até a massa como negativo(algo que um RR faz).

Vou tentar arrumar esses 2M5038 por ali , comprar vai ser um pouco difícil de encontrar transistores de 20A por aqui além de serem caro:p

Mas fico peguntando se o correto seria reforçar logo um RR universal pronto aumentando o dissipador e colocando um cooler, já que da para parafusar nas aletas como de um processador e alimentar em 12V, com certeza resolvia o problema da temperatura e vai ser mais pratico para alguém mais leigo montar essa solução.

A minha ideia era essa ao usar o To-3 já que são componentes que ficam bem quentes na corrente máxima, ele fora e em cima de um dissipador vai resfriar muito mais melhor mas fiquei me perguntando se a capsula de cima dele penetra água ou se o material do transistor é totalmente vedado onde se utilizamos uma pasta térmica ao colocar num dissipador e vedar as bordas com silicone preto daria certo?

Já que todos eles são NPN não vai ter problema de isolar e pode usar até a massa como negativo(algo que um RR faz).

Vou tentar arrumar esses 2M5038 por ali , comprar vai ser um pouco difícil de encontrar transistores de 20A por aqui além de serem caro:p

Mas fico peguntando se o correto seria reforçar logo um RR universal pronto aumentando o dissipador e colocando um cooler, já que da para parafusar nas aletas como de um processador e alimentar em 12V, com certeza resolvia o problema da temperatura e vai ser mais pratico para alguém mais leigo montar essa solução.

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http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Diagrama.pdf

Acho que não precisa de um circuito separado só para carregar essa bateria....

O alternador pode da até 40A, na bateria isso seria mortal mas ela não é unica que que ta ligada existe um sistema inteiro para alimentar junto também painel, lampadas, falrol, velas e outros.

Fico na minha cabeça que seria 6 terminais (5 fios e a massa) mas acho que somente os 3 fios do alternador e os dois últimos é positivo e negativo(vou tentar medir diretamente nos fios do meu aqui)

Um C.I regulador negativo parece ser bom, conhece algum que aguente pelo menos 50V 40A??

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Quanto ao regulador negativo poderia utilizar o LM337 que teria um dropout de 50 - 14 = 36, portanto, deve haver aí nesse caso um pré-regulador, o que deixaria teu circuito mais complexo e caro. O ideal mesmo aí nesse caso seria o próprio amplificador de erro com o zener, não há a necessidade de mais que isso.

Só não estou entendendo o que é que consome essa corrente enorme na moto. 40A? Com bateria de 6A? Ora, essa corrente toda é esperada para o arranque da moto, ou seja, o motor de arranque.

Uma bateria automotiva de 6A aguenta esse tranco por ter um CCA típico de 50A...

bateriaMouraMotoEspecificacoesTecnicas2.jpg

...vendo isso... faça, então, aqueles testes que te indiquei nos posts anteriores te pedindo para calcular/analisar o quanto a moto pede em operação normal e estresse.

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A bateria serve apenas para ligar o painel e da partida no motor com motor elétrico depois disso o alternador vai alimentar tudo sem precisar da bateria.

Veja que no esquema tem fusível de 30A ligado diretamente na bateria realmente é muita corrente que uma moto consome afinal só fosse só para a bateria não seria necessário um alternador de 330W.

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Tá certo. Um fusível de 30A não significa que passam por ali toda essa corrente, só que ele deve proteger um circuito com corrente aproximada para baixo a essa.

Sabendo então disso, imaginamos que a moto possa puxar de uns 20A até uns 27 ou 28A.

Supondo-se que a moto consuma em estafa 28A e já sabemos que o farol puxa cerca de 4.2A (55 ÷ 13 = 4,23), então, para onde vão os 23.8A?

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http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Diagrama.pdf

No esquema elétrico mostra que tem muita coisa ligada nisso e o circuito aguenta até 40A então ele vai trabalhar folgado.

só ó farol pega 4.2A

falta alimentar o painel, unidade de combustível, módulo de controle de iginição bobina de ignição vela de ignição.(acho que é o principal) e os sensores. e as outras lampadas são laterais e traseiras são todas de 20W repare também que na caixa de fusíveis são todos de 10 a 15A então da para ter um ideia da corrente que passa por ali.

como pode ver estar tudo ligado junto incluindo até a bateria se o alternador tiver fornecendo pouco é compensado na bateria e se tiver muito é acumulado na bateria passando pelo interruptor magnético.

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Tá certo. Um fusível de 30A não significa que passam por ali toda essa corrente, só que ele deve proteger um circuito com corrente aproximada para baixo a essa.

Sabendo então disso, imaginamos que a moto possa puxar de uns 20A até uns 27 ou 28A.

Supondo-se que a moto consuma em estafa 28A e já sabemos que o farol puxa cerca de 4.2A (55 ÷ 13 = 4,23), então, para onde vão os 23.8A?

tmb fiquei encafifado com isso, farol de 60 Watts em alta, pisca de alerta 21 watts cada um, lanterna traseira de 21watts tmb

o maior problema é quando para a moto e vai sair novamente, ela nega partida, parecendo bateria arriada, se eu der umas aceleradas pra cima de 3000 giros e desligar, ai ligar novamente ela da uma partida show de bola...

parece que enquanto ando devagar a moto funciona normalmente, mas a bateria não é recarregada.

no manuel dela diz fornecer 308 watts em 5000 rpm o alternador dela...

então, da pra sobre-dimensionar o RR sim, tem muito espaço ali..

abraços

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Para este assunto, posso contribuir parcialmente, mas se alguém for muito bom de eletrônica e possa revisar meu circuito, seria uma boa para todos os motorciclistas que sofrem deste mal de retificação. Peço ajuda.

Existe um problema comum em motos esportivas, a queima ou defeito de

aumento de tensão em retificadores/reguladores que gera até perdas

de ECU, principalmente as da marca Triumph, mas não é exceção somente a

esta marca, Suzuki, Honda e Harley Davidson também sofrem deste mal,

principalmente se forem mais antigas que 2008. Estes retificadores são dificeis de achar até mesmo lá fora, quando muito, custam lá 150 dolares mais todas as taxas de importação e frete. A exemplo, mesmo os originais da marca Triumph são subdimensionados e queimam em pouco tempo ( a título de curiosidade, apesar de fazer ótimas motos, toda a elétrica das motos Triumph é mal dimensionada).

Existe um modelo de retificador "universal" bem robusto que se chama

FH012aa (ou FH020aa em sua versão mais recente), que contém mosfets (Mosfets - isto é importante, os que só tem diodos dão problema, alguns são feitos aqui e os compradores sofrem com os problemas de aumento de tensão após algum tempo). Na figura http://www.moto-abruzzo.com/blog/wp-content/gallery/recreg-upgrade/shindengen_fh012aa.jpg há informações sobre o modelo FH012aa, o que consegui achar depois de muita pesquisa.

A ideia que tenho é criar um circuito bem robusto, de forma "Do IT

Yourself", já que o mesmo é relativamente simples para quem quiser montar.em casa, com um Howto de instalação, testes e possíveis problemas, Assim o próprio usuário.substituisse os componentes com defeito.

Minha habilidade hoje é bem restrita, já que fazia muitos anos que não

fazia uma PCB sequer, fiz alguns esquemas no simulador NI Multisim mas

tenho medo de estar errando demais, principalmente em:

a) questões de dissipação de calor;

B) utilizei no meu projeto tryristors ao invés de mosfets, mas

acredito ser ideal utilizar mosfets com IC controlador trifásico

(driver), porém não sei qual IC usar. No site http://www.ni.com/white-paper/13714/en figura 3.3 existe um diagrama de

exemplo de simulação do próprio Multsim (arquivo

3_phase_rectifier.png), onde ele usa um IC driver para os mosfets mas

não diz qual é;

c) não tem circuito protetor (com transistor entra em curto caso haja

aumento de tensão e queima um fusivel).

Assim, gostaria se possível alguém fizesse uma revisão no meu projeto.

Segue o que eu desenvolvi:

http://imageshack.us/photo/my-images/403/retificador.jpg/

Muito obrigado.

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Para este assunto, posso contribuir parcialmente, mas se alguém for muito bom de eletrônica e possa revisar meu circuito, seria uma boa para todos os motorciclistas que sofrem deste mal de retificação. Peço ajuda.

Existe um problema comum em motos esportivas, a queima ou defeito de

aumento de tensão em retificadores/reguladores que gera até perdas

de ECU, principalmente as da marca Triumph, mas não é exceção somente a

esta marca, Suzuki, Honda e Harley Davidson também sofrem deste mal,

principalmente se forem mais antigas que 2008. Estes retificadores são dificeis de achar até mesmo lá fora, quando muito, custam lá 150 dolares mais todas as taxas de importação e frete. A exemplo, mesmo os originais da marca Triumph são subdimensionados e queimam em pouco tempo ( a título de curiosidade, apesar de fazer ótimas motos, toda a elétrica das motos Triumph é mal dimensionada).

Existe um modelo de retificador "universal" bem robusto que se chama

FH012aa (ou FH020aa em sua versão mais recente), que contém mosfets (Mosfets - isto é importante, os que só tem diodos dão problema, alguns são feitos aqui e os compradores sofrem com os problemas de aumento de tensão após algum tempo). Na figura http://www.moto-abruzzo.com/blog/wp-content/gallery/recreg-upgrade/shindengen_fh012aa.jpg há informações sobre o modelo FH012aa, o que consegui achar depois de muita pesquisa.

A ideia que tenho é criar um circuito bem robusto, de forma "Do IT

Yourself", já que o mesmo é relativamente simples para quem quiser montar.em casa, com um Howto de instalação, testes e possíveis problemas, Assim o próprio usuário.substituisse os componentes com defeito.

Minha habilidade hoje é bem restrita, já que fazia muitos anos que não

fazia uma PCB sequer, fiz alguns esquemas no simulador NI Multisim mas

tenho medo de estar errando demais, principalmente em:

a) questões de dissipação de calor;

B) utilizei no meu projeto tryristors ao invés de mosfets, mas

acredito ser ideal utilizar mosfets com IC controlador trifásico

(driver), porém não sei qual IC usar. No site http://www.ni.com/white-paper/13714/en figura 3.3 existe um diagrama de

exemplo de simulação do próprio Multsim (arquivo

3_phase_rectifier.png), onde ele usa um IC driver para os mosfets mas

não diz qual é;

c) não tem circuito protetor (com transistor entra em curto caso haja

aumento de tensão e queima um fusivel).

Assim, gostaria se possível alguém fizesse uma revisão no meu projeto.

Segue o que eu desenvolvi:

http://imageshack.us/photo/my-images/403/retificador.jpg/

Muito obrigado.

que show mano, parabéns tmb, ótimo projeto mas como não entendo muito de eletrônica não posso dizer nada.

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Seja bem vindo e sempre toda ajuda será bem vinda também. Agradeço a ajuda vou dar um olhada nesse circuito, não entendi bem a ligações mas vou tentar ajudar mas eu não sei de tudo ainda.

eu também to refazendo o meu de novo para ficar mais robusto e menor e procurando uma forma de reforçar um RR feito.

Um RR é basicamente um circuito com SCR que entra em curto com terra quando aumenta tensão em determinado ponto (ceifador de tensão).

Eu acho isso muito falho e tem muita instabilidade, só serve para mais antigas onde tudo é analógico, é um "veneno" alimentar circuitos eletrônicos que tem motos que são mais eletrônicas, injeção Eletrônica nem se fala mas é alimentado por um RR desses e por isso muitas não duram muito, queima tudo mesmo e logo tem pagar um fortuna por peças minusculas.

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Felipe,

Eu acho que isto comentou acaba quando se coloca um bom IC regulador de tensão (tipo o LM7815) de saída e antes dele, capacitores para amenizar as harmônicas resultantes da tensão DC retificada. Pensei nisto em meu circuito.

Minha moto tem injeção eletrônica (Triumph Daytona 955i), logo precisa que o circuito seja bem estabilizado, pois uma nova ECU custa mais de 2 mil reais, aí "o molho fica mais caro que o peixe". Ela está parada já há 2 meses por causa de retificador para ter uma ideia. O FH012aa não se encontra nem no Ebay, já encomendei com meu mecânico e segunda tá na mão, mas meu intuito é que outros não passem por isto mais.

Acho que se fizermos um esforço em conjunto chegaremos a um circuíto robusto de saída estabililzada 13,8v até 900mA, se possível pulsativo, que é o bastante para manter a bateria carregada para alimentar farol, setas e ECU.

A título de curiosidade, o estator da minha manda 30V AC em marcha lenta e 90V AC em 5000 rpm.

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Qual modelo de sua moto, Meu objetivo é a fazer um RR Robusto e seguro Universal( só colocar no lugar e pronto vai ter alimentação limpa o suficiente para circuitos eletrônicos até mesmo os mais sensíveis e vai aguentar o tranco na pior das situações.)

uma ECU de 2.000 é batato comparado ao preco daqui (4.000 a vista :P ) mas também elas aguentam o tranco mas merecem serem alimentadas melhor.

ja tenho até o modelos de dissipador de calor e vai ter duas opções com cooler e sem cooler :D

A minha dificuldade agora é saber a forma correta que são alimentados, para carregar a bateria são necessários 13.8V até 14.4V mas quera saber se os circuitos 12V do restos passam essa tensão também ou são alimentados por outra linha regulada. nos esquemas mostram que estar tudo junto mas queria mesmo saber todos são alimentados com a mesma tensão da bateria, a minha ja não estar mais aqui e não vai voltar tão cedo.

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Qual modelo de sua moto, Meu objetivo é a fazer um RR Robusto e seguro Universal( só colocar no lugar e pronto vai ter alimentação limpa o suficiente para circuitos eletrônicos até mesmo os mais sensíveis e vai aguentar o tranco na pior das situações.)

uma ECU de 2.000 é batato comparado ao preco daqui (4.000 a vista :P ) mas também elas aguentam o tranco mas merecem serem alimentadas melhor.

ja tenho até o modelos de dissipador de calor e vai ter duas opções com cooler e sem cooler :D

A minha dificuldade agora é saber a forma correta que são alimentados, para carregar a bateria são necessários 13.8V até 14.4V mas quera saber se os circuitos 12V do restos passam essa tensão também ou são alimentados por outra linha regulada. nos esquemas mostram que estar tudo junto mas queria mesmo saber todos são alimentados com a mesma tensão da bateria, a minha ja não estar mais aqui e não vai voltar tão cedo.

Minha moto é uma Triumph Daytona 955i como disse na mensagem acima, mas o mesmo retificador dela serve para a 675, Speed Triple, Tiger, Yamaha R1 2007/2008, Suzuki Hayabusa, etc. (Entrada 3 trifásica AC de 30V até 500V, saída (ideal pulsativa) DC de 13,8V a 14,2V com até 1.2A de corrente.

Faz meses que estudo sobre retificação AC/DC trifásica, não só de motos, mas para até geradores eólicos.

Se pegar meu circuito, revisar, colocar um LM7815 (ou dois em paralelo para garantir) e colocar um circuito simples protetor de tensão (com transistor que entra em curto e queima fusivel caso a tensão exceda 16V), terá o circuito que todos nós precisamos no Brasil, por um custo máximo de 1/4 de um gringo e melhor que qualquer um feito aqui. Mas o ideal seria olhar o diagrama do FH012aa (Mosfet), saber qual é o IC controlador que ele usa e fazer um similar, se possível "full controlled" (6 mosfets com controle de gate no IC). o FH012aa é Half Controlled, se olhar o diagrama ele tem tres diodos e tres Mosfets com controlados por IC.

O circuito tem que ser robusto porque a tensão que chega do estator pode ser bem grande, já que algumas destas motos chegam até a 20 mil rpm (Yamaha R6 2007 por exemplo).

A forma correta que você fala realmente não importa como RR, o que você precisa é alimentar a bateria com a tensão e corrente correta e só. O resto é com a bateria, todos os outros circuitos são pós-chave, ao menos nas superesportivas é assim que funciona a brincadeira. O retificador tem que ter 3 entradas AC do estator e duas saídas para a bateria, sendo que o posítivo com fusível entre o RR e a bateria.

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Triumph Daytona 955 ele tem um alternador muito grande por isso alcança aos 90V AC e da até choque tem muito circuito pata alimentar ai. :D

Quanto bateria ela serve apenas para dar partida e ligar o painel quando ligada é por conta do alternador e retificador para alimentar o sistema(unidade de combustível farol, ECU e outros sistemas essenciais) uma bateria de 10A não seria capaz de alimentar tudo sozinha nem por 10 minutos.

O problema é minha moto não estar aqui(viajaram com ela) e ta difícil de estudar uma simples duvida que ta me prendendo aqui. como essa bateria estar ligada no sistema? estar tudo em paralelo ou ela tem outro canal de alimentação só para ela?( nos esquema mostra tudo em paralelo O.o ) e quanto ao resto do sistema que tem escrito 12V DC também leva 14.4V quando estar na rotação alta? preciso de alguem com esses dados para começar a dimensionar o circuito, escontrei um novo método de retificação e regulagem mais segura que suporta até 280V e é mais seguro.

e achei isso aqui também é um simulação de um retifiador trifasico(precisa do Java instalado)

http://www.falstad.com/circuit/#%24+1+5.0E-6+14.841315910257661+55+5.0+50%0Ar+752+192+752+240+0+5000.0%0Aa+800+256+896+256+1+15.0+-15.0+1000000.0%0Aw+752+192+880+192+0%0At+896+224+896+192+0+1+0.6547743861140418+-66.76886002746897+100.0%0Av+1056+272+1056+208+0+5+60.0+6.0+2.5+0.0+0.5%0Aw+1056+272+1056+304+1%0Ag+1056+304+1056+320+0%0Az+752+304+752+240+1+0.805904783+6.14%0A174+1040+192+1072+208+0+1000.0+0.5+Load+Current%0Av+176+240+336+240+0+1+60.0+110.0+0.0+0.5235987755982988+0.5%0Av+176+288+336+288+0+1+60.0+110.0+0.0+2.6179938779914944+0.5%0Av+176+336+336+336+0+1+60.0+110.0+0.0+4.71238898038469+0.5%0Ag+64+336+64+368+0%0Aw+336+240+464+240+2%0Aw+336+336+592+336+2%0Aw+336+288+528+288+2%0Aw+464+112+528+112+0%0Aw+528+112+592+112+0%0Aw+176+240+176+288+0%0Aw+176+288+176+336+0%0Aw+176+288+64+288+0%0Aw+64+288+64+336+0%0Aw+912+192+976+192+1%0Aw+976+192+1040+192+2%0Aw+896+224+896+256+0%0Aw+800+240+752+240+0%0Ad+464+240+464+112+1+0.805904783%0Ad+528+240+528+112+1+0.805904783%0Ad+592+240+592+112+1+0.805904783%0Aw+464+400+464+240+0%0Aw+528+400+528+288+0%0Aw+528+288+528+240+0%0Aw+592+400+592+336+0%0Aw+592+336+592+240+0%0Ag+752+304+752+320+0%0Aw+784+272+800+272+0%0Ar+752+112+752+192+0+100.0%0Af+464+464+464+512+1+1.5%0Af+528+464+528+512+1+1.5%0Af+592+464+592+512+1+1.5%0Aw+480+512+480+544+0%0Aw+544+512+544+544+0%0Aw+608+512+608+544+0%0Aw+480+544+544+544+0%0Aw+544+544+608+544+0%0Aw+464+464+528+464+0%0Aw+528+464+592+464+0%0Aw+592+464+720+464+0%0Aw+448+512+432+512+0%0Aw+432+512+432+400+0%0Aw+432+400+464+400+0%0Aw+512+512+496+512+0%0Aw+496+512+496+400+0%0Aw+496+400+528+400+0%0Aw+576+512+560+512+0%0Aw+560+512+560+400+0%0Aw+560+400+592+400+0%0Aw+592+112+672+112+2%0Aw+672+112+752+112+1%0Ao+9+64+0+35+160.0+102.4+0+-1%0Ao+10+64+0+35+160.0+102.4+1+-1%0Ao+11+64+0+35+160.0+102.4+2+-1%0Ao+23+64+0+35+20.0+0.025+3+-1%0Ao+57+64+0+35+160.0+0.1+4+-1%0A

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Não é só para dar partida não. Muitos de donos de Triumph que conheço (inclusive eu) que ficou na rua por causa de retificador já conseguiu voltar para casa em um trajeto de meia hora desligando os fusiveis de farois. Agora mesmo vou por a bateria que passou a noite no carregador inteligente, desligar os fusiveis de farois e andar com a moto uma meia hora no bairro, estou fazendo isto todo o fim de semana desde que fiquei sem retificador, para não ressecar os pneus. Vai por mim, experiência em ficar na rua, rs.

Pelo que sei, é tudo paralelo, no esquema da Triumph é assim, mas como disse, não sei se isto importa. O RR tem que sair e ligar na bateria e da bateria o resto é pós chave. Não acho sensato fazer o RR entrar em algum momento no pós-chave, mesmo porque no pós chave cada moto é diferente, não seria Universal o RR, mas...

Todos os outros elementos do pós chave vâo funcionar em 12V, mas cada um vai ter seu próprio regulador individual ou em semi-conjunto. Toda moto tem que manter ligada entre ESTÁVEL entre 13,8V a 14,4V medido na bateria e a corrente de 600mA até 1,2A para não danificá-la (como se fosse uma carga lenta de carregador), independente do giro do motor. Siga esta linha.

Por incrível coincidência, quem fez esta simulação no Falstad fui eu! rs.

Pode ver que os gates dos mosfets não tem conexão, pois como havia lhe dito, Não sei que IC power controller colocar. Fiz esta simulaçâo para explicar sobre retificação no forum de donos de Triumph, Olha o meu post já antigo http://www.triumphonline.com.br/viewtopic.php?f=124&t=45&start=90

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Triumph Daytona 955 ele tem um alternador muito grande por isso alcança aos 90V AC e da até choque tem muito circuito pata alimentar ai. :D

Quanto bateria ela serve apenas para dar partida e ligar o painel quando ligada é por conta do alternador e retificador para alimentar o sistema(unidade de combustível farol, ECU e outros sistemas essenciais) uma bateria de 10A não seria capaz de alimentar tudo sozinha nem por 10 minutos.

O problema é minha moto não estar aqui(viajaram com ela) e ta difícil de estudar uma simples duvida que ta me prendendo aqui. como essa bateria estar ligada no sistema? estar tudo em paralelo ou ela tem outro canal de alimentação só para ela?( nos esquema mostra tudo em paralelo O.o ) e quanto ao resto do sistema que tem escrito 12V DC também leva 14.4V quando estar na rotação alta? preciso de alguem com esses dados para começar a dimensionar o circuito, escontrei um novo método de retificação e regulagem mais segura que suporta até 280V e é mais seguro.

sim, a bateria e o sistema RR são ligados a todos componentes, ate a falcon quando acelera e ela muda muito de tensão você vê isso no farol, aquele vídeo meu mesmo, reparo que a tensão vai de 12,1 a 14,2? é essa oscilação que detona CDI, essa semana vi a troca do alternador de um astra de um amigo, o cara foi testar, e em todas as RPM do motor, tanto em 700 rpm e 5mil rpm a bateria marcava 14,2volts, antes marcava 13,2 e tinha torrado a bateria.

abraços

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Xear3D e Felipe,

Pensem no retificador e bateria como um sistema de Nobreak Ativo. No Nobreak ativo ele carrega a bateria (no caso o RR faz este trabalho) e a bateria faz o resto. Se fosse ao contrário, a bateria não precisaria ter corrente alta, a bateria da minha moto é 12A!

Lógico ao medir na bateria com farol ligado e variações de giro, a tensão aumenta e diminui e a corrente também, mas isto NÃO DEVE ter relaçâo com o RR, aí que o povo erra no circuito.

Um teste correto para um circuito retificador/regulador de qualidade é medi-lo desconectado da bateria. Independente do giro da moto, ele vai ter que medir 13,8 a 14,4 volts e com a moto desligada, lógico que é 0V.

Conectando o RR e com a medição nos pólos da bateria, com a moto desligada, tem que ser mínimo 12,6V (porque senão a bateria pode estar com problema) e com ela ligada, novamente 13,8 a 14,4 volts.

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Xear3D e Felipe,

Pensem no retificador e bateria como um sistema de Nobreak Ativo. No Nobreak ativo ele carrega a bateria (no caso o RR faz este trabalho) e a bateria faz o resto. Se fosse ao contrário, a bateria não precisaria ter corrente alta, a bateria da minha moto é 12A!

Lógico ao medir na bateria com farol ligado e variações de giro, a tensão aumenta e diminui e a corrente também, mas isto NÃO DEVE ter relaçâo com o RR, aí que o povo erra no circuito.

Um teste correto para um circuito retificador/regulador de qualidade é medi-lo desconectado da bateria. Independente do giro da moto, ele vai ter que medir 13,8 a 14,4 volts e com a moto desligada, lógico que é 0V.

Conectando o RR e com a medição nos pólos da bateria, com a moto desligada, tem que ser mínimo 12,6V (porque senão a bateria pode estar com problema) e com ela ligada, novamente 13,8 a 14,4 volts.

ela não funciona sem bateria pois o ICM dela é alimentado pela bateria, e no RR ja medi uma vez nos fios verde e vermelho do RR e dava 0,10 a 1V, so que o cara que me vendeu o RR me disse que não pode ser feita essa medição, com o sistema desconectado porque da retorno pro RR e queima ele.

tipo, pensa na bateria com 12,6v, nos fios verde e vermelho marcando 1volt dai da 13,6V na bateria, isso que fico encafifado, é como se tivesse em série o RR e a bateria...

abraços

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ão é só para dar partida não. Muitos de donos de Triumph que conheço (inclusive eu) que ficou na rua por causa de retificador já conseguiu voltar para casa em um trajeto de meia hora desligando os fusiveis de farois. Agora mesmo vou por a bateria que passou a noite no carregador inteligente, desligar os fusiveis de farois e andar com a moto uma meia hora no bairro, estou fazendo isto todo o fim de semana desde que fiquei sem retificador, para não ressecar os pneus. Vai por mim, experiência em ficar na rua, rs.

Quando falei que era so para dar partida literalmente não é não:D

como carrego a bateria o sistema so tem a ela para funcionar por isso logo ela morre.(falta o apoio do /retificador/regulador do alternador para carregar e alimentar o sistema). quanto a geração é pouca isso é compensado pela bateria e quando é alta é cumulado.

e sem bateria também não funciona.

esse aqui é um esquema que fiz a entrada é até 140V ele possui regulagem em 13.8V e é estabilizada, tem um amplificador de erro para aumentar a sensibilidade das variação de tensão, filtro de capacitores e proteção na saída com zener e SCR contra sobre tensão ajustada em 15V, o fusível é cortado protegendo os sistemas da moto.

ela aguenta até 40A caso queira mais potencia é só colocar mais transistores de potencia e seria melhor usar um retificador para carro para ficar mais robusto. usei o TO3 que fica no lado de fora e esfria mais fácil mas não sei se a cobertura do transistor penetra água eu pensei usar pasta térmica em baixo facilitando as trocas de calor e vedar com silicone preto nas bordas. para entra água em baixo.

algum comentário sobre o circuito? eu vou testar ainda o do Denerp.

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Olá Estes reguladores/retificadores de moto trabalham por ceifamento de tensão, da seguinte forma:

O alternador é de ímã permanente, por tanto, não tem bobina induzido para regular o campo magnético como nos alternadores de carros.

No caso da moto, o alternador é limitado por corrente e a tensão é alternada trifásica.

Um circuito eletrônico que funciona basicamente com SCR, ceifa a onda da tensão, toda vez que ela atinge a tensão de carga máxima da monto.

É assim:

Após a amplitude da onda gerado pelo alternador atingir altura máxima para carregamento da bateria, neste ponto ele é jogada para terra, curto-circuitando o alternador.

E o SCR só desliga quando a tensão alterna, momento em que a corrente zera e recomeça todo o ciclo.

A sua provavelmente está com problema neste controle dos SCRs

Se você tivesse experiência com eletrônica, daria para fazer um retificador regulador em casa.

voltreg2.jpg

Eu li novamente a resposta do "albert..." e o comparei com o circuito de outros reguladores, aí notei que meu entendimento sobre alternadores & reguladores ainda é fraco, o que dá para melhorar.

Não estava muito clara na minha mente o porquê do ceifamento de tensão, aliás, diga-se de passagem que ceifar significa cortar, então entenda-se como corte de tensão.

Como o Albert explicou, na maioria dos alternadores modernos automotivos, o controle é feito por controle magnético, já que nesses alternadores há um enrolamento a mais...

images?q=tbn:ANd9GcTlP9UEpwg42d0NGDkhp4Kqt0z5Pr7RhOU21JcnwLyYEb5Yf9GMtJLAFI9drw

(Imagem cedida de "http://www.clubedotipo.com.br")

...que cuja função é diminuir a intensidade magnética no alternador afim de controlar a sua saída. É como se usássemos dois trafos CA em contrafase, o que anularia a sua saída. Perceba que nesse tipo de regulador, a bateria vai diretamente na saída positiva da ponte retificadora.

O que vejo que com esse sistema a saída é igual à corrente exigida pela moto + a corrente exigida pela bateria = resultando numa corrente que não exceda o limite permitido pela bateria, que no caso de uma bateria de 6Ah, seriam 6A.

Gostaria muito de ver o circuito do Felipe em ação para tirar as dúvidas alheias, mas gostaria que a corrente sobre a bateria durante uma condução normal fosse monitorada afim de se saber se a corrente-limite da bateria é excedido.

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