Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor de passo DC com LDR


santanafx

Posts recomendados

Olá a todos, bom estou com um projeto feito no proteus sou iniciante ainda. Para facilitar pra todo mundo vou postar aqui o meu projeto do proteus junto com o arquivo.

OBS: coloquei um comentario que tem uma virgula no mesmo, se tirar a virgula da pra simular no proteus

https://rapidshare.com/#!download|972p9|1873292678|projeto.rar|47|R~C50BA58FFEE85886601414EBB11519CF|0|0

OBS: coloquei um comentario que tem uma virgula no mesmo, se tirar a virgula da pra simular no proteus

Aqui vai uma foto do meu projeto.

https://rapidshare.com/files/2437991341/fotoprojeto.jpg

Vou explicar agora o que eu quero fazer.

Meu projeto é todo controlado por um microcontrolador que funciona com uma tensão de 5V, esse microcontrolador nao tem no proteus, então eu fiz uma caixinha ae com entradas e saídas. Usei uma fonte de 12V e liguei a fonte em um driver, o driver que eu estou usando na pratica é esse mesmo que está no meu projeto o uln2003. Liguei a entrada comum com o polo positivo da bateria, a entrada 1B está ligado ao microcontrolador que eu estou usando, o motor então vai ser controlado via microcontrolador, vai sair uma tensão de 5V e entrar na porta 1B, quando estiver indo 0V para 1B o motor para de funcionar. O meu motor é de passo DC que trabalha com 12 V de tensão.

Meu primeiro problema foi, nao consegui simular esse esquema no proteus, fiz um esquema do uln2003 no programa para ver como funciona os transistor, o mesmo se encontra no arquivo de projeto mais a esquerda. Meu esquema aparenta estar funcionando perfeitamente.

Agora meu segundo problema, estou querendo usar um divisor de tensão para obter uma tensão de 5 V e usar ela para controlar os LDRS e o meu microcontrolador, porém quando tento simular essa parte as tensões estão dando um valor muito estranho, nao estou conseguindo escolher os resistores certos...

Quero que os meus LDRS funcionem de modo que quando a a luz não sobrepor sobre o LDR consiga uma tensão de + ou - 4 volts, quando a luz estiver em cima do LDR obtenho uma tensão de + ou - 0 volts.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se nao tiver terra nao vai passar corrente pelo motor. O motor esta sendo alimentado pelo uln2003, liguei uma tensão de 12v no COM e atraves de um sinal emitido pelo microcontrolador (coloquei uma chave pra simular esse sinal), quando mando um sinal para porta 1B de 5v, através do esquema do uln2003 que contém transistores permite a passagem de corrente de 12v fazendo o motor funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caroline, ae no caso é um motor bipolar onde você tem que alimentar cada bobina do motor separadamente, meu caso é diferente, meu motor so tem dois fios...

Mas enfim, acho que irei conseguir controlar o meu motor!! Tomara.

Dei uma caminhada no meu projeto, resolvi a questao do divisor de tensoes, estava tentando fazer de um jeito e descobri que colocando meu circuito todo em serie a corrente nao vai alterar.

Aqui vai uma foto de como meu projeto se encontra agora.

projeto2b.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Estou com algumas dúvidas agora, fiz um divisor de tensoes para obter 5V, estou querendo usar esses 5 V para alimentar o meu microcontrolador em serie depois do ultimo ldr que eu usar. porém estou com medo de a corrente ficar muito baixa... Como resolvo este problema de corrente? 0,7mA é muito pouco? Meu microcontrolador pode suportar ate + ou - 25mA

Outra dúvida, porque quando eu tiro o fio de 12V que alimenta o uln2003 a corrente diminui? Logo abaixo a foto.

projeto3p.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Porque, quando eu vario a luminosidade sobre o ldr minha corrente da 0 logo apos o divisor de tensão? E como controlar esta tensão para ela dar no maximo 5V no divisor de tensão do meu ldr, quero mandar esse sinal para a entrada do microcontrolador que suporta somente 5V

projeto4.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Muito Obrigado, estou aprendendo muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sugiro que você remonte seu circuito pois esta errado aparte do motor ja a outra parte de acionamento existe duas maneiras de se montar sensor de luz e sensor de sombra qual você quer montar veja se a parte de acionamento desses 2 circuito serve para ser aplicado na porta do uln

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_iwAK/projeto-fotocelula-utilizando-amp-op-741

http://www.electrotuga.com/fotorele.htm

post-562496-13884962885414_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...