Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo Zener como um Rele!!!


Robson Sérgio

Posts recomendados

Então meu projeto consiste em regular a velocidade do cooler a partir desse sensor termico, porém gostaria de colocar o diodo zener na entrada da porta do transistor para que eu regule o acionamento do cooler paraq ele não funcione o tempo todo e sim acione a partir de uma dada temperatura alguem pode me dizer se isso é possivel se funciona???

A uma coisa só posso usar componentes simples como diodo transistores e resistencias por isso queria trocar o rele pelo zener!!

É perfeitamente possivel usando um TL431, diodo zener ajustável de 3 terminais. Olha uma aplicação dele aqui como medidor de tensão:

http://www.reuk.co.uk/TL431-Battery-Voltage-Monitor.htm

Substitua R1 e R2 por um trimpot de 10k.

Então amigo no meu circuito que estou trabalhando tem mesmo um trmpot 10k agora nessa configuração qual zener fica mais recomendado da uma olhada no circuito q postei!!

post-976387-13884962881985_thumb.jpg

post-976387-13884962882291_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...