Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação HD em Raid-0, falha de energia


3diego

Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando muito mesmo da ajuda de vocês!

Em um belo dia, a energia ficou em meia fase aqui em casa, graças ao nobreak consegui desligar a máquina, se não me engano não desliguei o nobreak. Depois de um tempo, a energia ainda não estava estavel, tentei ligar a maquina e não deu (como se ela estivesse fora da tomada). Beleza, resolvi aguardar até a energia ficar estável novamente.

Agora estava tudo bem, energia estava funcionando perfeitamente, fui ligar o PC, ele ligou normalmente, mas quando chegava no windows a tela do win7 "Iniciando Windows" só piscava e a máquina reiniciava. Tentei reparar a inicialização mas apesar de chegar no menu, nada que eu clicava funcionava.

Coloquei o CD do windows, estava precisando dar aquela formatada já fazia um tempo, resolvi faze-la, mas pra minha surpresa, quando cheguei ao menu pra formatar, não tinha nenhum disco lá. MEU HD SUMIU!

Os arquivos que estão lá são muito importantes, arquivos pessoais da vida toda, projetos que demorei meses pra fazer interminados, etc,... Mas como foi só uma pequena queda de energia, talvez não seja tão difícil assim recupera-los.

Como foi um problema de falha de energia, a compania de energia aqui da minha cidade, arca com os custos, porém apenas os custos do Hardware e não da recuperação dos dados. Um técnico local fez alguns testes e me disse que os HDs estão funcionando, o problema é apenas nos dados, mas se ele desfizer o raid e limpar tudo volta a funcionar normalmente, a empresa de energia no caso, só mandaria fazer isso. Mas eu quero meus dados!

Em pesquisas achei uma empresa chamada http://www.datarecover.com.br/ os preços lá são altissimos, o serviço parece de qualidade, mas o paradoxo é que se eu mandar pra fora da cidade onde moro, é provavel que eu perca o ressarcimento por parte da empresa de energia.

Outro problema é que se eu tentar recuperar os dados de maneira amadora, segundo o site da empresa de recuperação é possivel danificar mais ainda os dados. :wacko:

Por outro lado, parece existir programas bons na recuperação de raid-0, por exemplo http://www.runtime.org/data-recovery-software.htm , o que me da esperanças em tentar recuperar eu mesmo, é que o problema não foi apenas uma rapida falha de energia.

Eu definitivamente não sei o que fazer, eu não estou disposto a pagar o preço dos meus HDs só pra recuperar os dados, sendo que provavelmente a empresa "datarecover" danificará os mesmos recuperando-os, se a empresa de energia aqui pagar, beleza, mas isso é improvavel, então estou querendo explorar ao maximo minhas opções e probabilidades de sucesso hehe ^_^

Os HDs são 2 Seagate barracuda 7200.12, sata II 1 TB, em raid-0.

Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto muito pelo "azar", mas convenhamos que raid0 é a coisa menos segura que se pode ter, em todos os tópicos sobre raid isso é advertido, "use apenas para o S.O, e não para dados importantes". Sinceramente, não te aconselho a mandar recuperar de forma amadora, raid é um sistema complexo, e quando a coisa é séria não se pode usar os hds de cobaia, Infelizmente a recuperação de dados é cara, mas funcional. Nesse caso, eu consideraria a recuperação na empresa especializada sim, porém, tente outros orçamentos também, geralmente nas capitais existem algumas delas..

abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é que é? seu hds estão funcionando e a empresa falou que para recuperar os dados precisa inutilizar o HD. Em raid 0 posso dizer que sua recuperação de dados é possível, agora destruir dois hds para salvar os dados e principalmente que estão funcionando absurdo é inlógico. Procure outros orçamentos existem varias empresas de recuperação de dados bem conceituadas no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale o gratuito, Diskinternals Raid to Raid, ponha os HDs que estavam em raid no PC e recupere todo o conteúdo deles:

http://www.diskinternals.com/raid-to-raid/

Pelo que me disseram, esse programa emula qualquer controladora raid e faz a recuperação para um HD que tenha capacidade para receber todos os dados que antes estavam em raid 0.

Agora, talvez até nem consiga com esse programa recuperar seus arquivos por haver problemas com a partição desses dois HDs que estavam em RAID 0.

Eu tentaria recuperar a partição deles no próprio PC onde está esse RAID colocando um terceiro HD com sistema operacional instalado e usando os gratuitos Mini Tool Partition Recovery ou o Free EaseUS Partition Recovery.

Também poderia usar um recuperador de partição gratuito como o TestDisk a partir de um CD bootável como o Hien's Boot CD que vem com essa ferramenta.

Ou seja, há meios de resolver o problema sem pagar uma fortuna só que dá algum trabalho.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é muito difícil recuperar partição de HD em raid, na maioria das vezes não funciona, recomendo você manda pra uma empresa especializada em recuperação de dados, lógico que não é barato, pelo menos o serviço é garantido e funciona.

Deveria ter pesquisado antes de fazer Raid e colocar deus dados importantes, agora você vai pagar bem caro por isso, sempre user uma segunda opção pra armazenar seus dados importantes, aqui no meu pc além do HD interno, tenho um HD externo como beckap.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, estou mandando os HDS para orçamento, porém, se for muito caro não vou pagar e vou tentar recuperar em casa hehe :unsure:

Instale o gratuito, Diskinternals Raid to Raid, ponha os HDs que estavam em raid no PC e recupere todo o conteúdo deles:

http://www.diskinternals.com/raid-to-raid/

Pelo que me disseram, esse programa emula qualquer controladora raid e faz a recuperação para um HD que tenha capacidade para receber todos os dados que antes estavam em raid 0.

Agora, talvez até nem consiga com esse programa recuperar seus arquivos por haver problemas com a partição desses dois HDs que estavam em RAID 0.

Eu tentaria recuperar a partição deles no próprio PC onde está esse RAID colocando um terceiro HD com sistema operacional instalado e usando os gratuitos Mini Tool Partition Recovery ou o Free EaseUS Partition Recovery.

Também poderia usar um recuperador de partição gratuito como o TestDisk a partir de um CD bootável como o Hien's Boot CD que vem com essa ferramenta.

Ou seja, há meios de resolver o problema sem pagar uma fortuna só que dá algum trabalho.

.

Muito obrigado Henrique, você tem alguma experiencia com a situação?

Alguém tem mais uma sugestão de workflow pra lidar com isso?

EDIT: Não estou mandando mais, é muito caro, e muito complicado! Quero resolver em casa :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolver em casa é complicado sem conhecimento adequado, so tenha cuidado pois um erro em Raid 0 perde para sempre seus arquivos. Ou se um de seus HD´s falhar definitivamente não existe mais solução como disse nosso amigo CHICO BORGES Raid 0 não é e nunca vai ser usado para armazenamento de dados é loucura. Qalquer dúvida estoua disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que eu sempre soube que RAID-0 era arriscado, porém é aquele pensamento que nunca vai acontecer comigo, hehe, aconteceu, agora ja era, aprendi a lição. Porém, é muito caro recuperar. PC DIAG, você tem alguma sugestão de algum software pra fazer isso? Algum que tenha dado qualquer resultado? Alguém sabe de algo que possa me ajudar?

Eu sei que é bem difícil, mas entre não tentar e tentar, prefiro tentar. :)

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferramentas já foram ditas, so que elas não fazem tudo sozinhos, scanear pode até achar. E se tiver com a estrutura de dados danificada? qualquer outro tipo de problema? em recuperação de dados tem que se imaginar todas as situações possíveis, não somente o simples e estar preparado para lidar com elas. Muitas vez o barato sai caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém ja usou, ou sabe algo sobre o "RAID Reconstructor" da Runtime Software?

"Product Highlights:

Recover data from a broken RAID Array

Recovers both hardware and software RAID

Automatically finds RAID parameters

Destriper and Analyzer

Safe, read-only design

Run from the Runtime Live CD or a WinPE boot CD-ROM"

http://www.runtime.org/raid.htm

a proposta me parece tentadora, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

desde já agradeço as informações obtidas aqui que me deram algum caminho para que eu recuperasse com sucesso 100% dos dados contidos no meu raid0, entendam o que aconteceu: tenho um raid 0 numa Placa-Mãe- SABERTOOTH Z77

fiz atualização da bios que estava sendo pedida e sumiu meu raid

em um dos hds diz que é raid o outro não

como faço pra montar novamente sem ter que formatar - esse era meu problema então: tinha um hd que reconhecia raid e outro não, então queria que o hd que não reconhecia como raid de alguma forma reconhecesse, mas o pulo do gato está aí.. tem que fazer o contrario.. dizer pro hd que esta sendo reconhecido raid não ser mais raid e sim um hd comum mas é claro sem formatar.. dai montar o raid via software com o programa Raid Recovery, anteriormente deram a dica do www.diskinternals.com/raid-to-raid/ mas o que funcionou foi o desse mesmo fabricante Raid Recovery - la no windos os hds não vão aparcer mas dai o Raid Recovery faz a parte de monta-los - em suma o erro era tornar o hd que não estava sendo reconhecido raid0, a vacina foi fazer o contrario dizer que o hd raid não era mais raid e sim um hd comum e deixar o sofware Raid Recovery fazer a montagem..

antes disso fui atras da Asus fabricante que não me disse nada ainda mais que teria que refazer o meu raid0 (perder os dados) mas como não dá para desistir e peleei até o fim e consegui recuperar 100% dos dados. obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...