Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro Estranho Em Over


Wandim

Posts recomendados

Seguinte.. efetuei recentemente um over com sucesso usando o 1700+ na A7N8X Deluxe 2.0, mas após um dia de uso, desliguei a máquina, e quando ligo, da uma mensagem de "cheksun error" "insert image num sei o que no floppy" e fica bipando intermitentemente

O over estava assim: 200 x 11 = 2.200Mhz

Mas o estranho é que se eu abaixar o FSB, ela liga normal, agora mesmo ele tá funcionando normal em 199 x 11 = 2.189Mhz, solid rock! roda o SuperPI 1M em 49 segundos.

Muito estranho não??? o que pode ser??? será que tenho que atualizar a bios??? se sim, é melhor que eu pegue logo aquela versão Uberbios do Phonix né?!?!

Alguem já passou por isso com essa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este é um sintoma típico d erro da memória. Qual você utiliza? PC3200? Quais os timings? Estavam no padrão?(by spd) Estavam em sincronia com o FSB?

Outra coisa, o BIOS q modifiquei não é o UberBIOS. Ele foi modificado em cima do BIOS 1007 original da ASUS. Ele é parecido por conter ítens habilitados em comum, mas leva novos ajustes, ROM da controladora SATA, etc... Poderá usá-lo c quiser...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poenix brigadão pela dica, com certeza vou usar a bios modificada que você disponibilizou! Já até baixei!!!

A minha memória é da EasyChip, que se não estou enganado é segunda linha da ITAUCOM, etaum não devem ser tão ruins, 256MB DDR 400 - 10-3-3-3 sícrono (100%) com o FSB... Será a memória então??? quais timings tenho que usar???

######... estava tão feliz com o FSB em 200... agora só funciona em 199...muito estranho não???

estava assim meu over: 200 x 11 = 2.200Mhz, vcore 1.775, vmemo 1.7, 10-3-3-3

Agora tá assim: 199 x 11 = 2.189Mhz, vcore 1.775, vmemo 1.7, 10-3-3-3

Será q tenho que aumentar a tensão da memo?

Help!!!!!!!!!!! :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Phoenix!!!!!!!!!!! positivo e operante aqui...

Agora tá assim: FSB 200, mult 11, vcore 1.775, vdimm2.7, timings 10-4-3-3.

Caramba... só alterei um valor desses da memo, de 3 p/ 4... vai entender, agora tá filé!!!

Será que consigo chegar a 2.300 com esse processador??? meu cooler é meio fraquim, quando meu aero7 chegar eu testo. Aproveito também pra atualizar p/ bios modificada.

valeu aê galera!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wandim@08 maio 2004, 07:02

O caramba!!! voltou o problema, estava funcionado beleza... desliguei a noite, e quando fui ligar pela manhã o mesmo problema!!!! Baixei FSB pra 199 e a máquina inicializa beleza!!

O que será???

vai ter que fazer um PIN MOD no L12 pra o seu processador ficar com FSB original em 166MHZ dai.. tu pode levar o FSb até mais que 200MHZ que o NFORCE2 não buga... isso é bug do chipset com alguns proc 133mhz... www.ocinside.de

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wandim@08 maio 2004, 09:29

######... legal, num sabia disso!!! Pra fazer o pin mod no L12 é muito arriscado? vou dar uma busca pra ver se acho como fazer isso! 

Vou atualizar a bios agora, devo deixar as opções da bios em defult, e sem over certo?

é pra update de bios é melhor deixar sem over pra não correr risco nenhum de travar a maquina na hora do update e ferrar com tudo....

o L12 não é difícil não.. so tem que ligar 2 pinos usa um fio da flat cable em forma de " U " e coloca no soquete na possiçao que falar no site www.ocinside.de mas lembre-se de colocar no modo soquete VIEW senao inverte tudo....

[]"s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o pin mod, mas não fez efeito algum...será que o fio era muito fino??? lá na bios ainda tem a opção de fsb133... ou é assim mesmo???

Puxa vida... até agora num entendo. Em 11 x 200 funciona direto, depois eu desligo, e quando vou ligar fica dando aquela mensagem logo que ligo a máquina, aí abaixo o FSB pra 133 e ele liga normal, no outro dia boto em FSB 200 e ele funciona que é uma beleza, quando delsigo tudo ser repete de novo!!!! Já fiz o pin mod, e até agora nada

Será que pode ser memória????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha.. desculpem se estou sendo chato!!! mas tem algo muito estranho aqui!!!

Detalhando pra vocês entenderem:

ASUS A7N8X-D 2.0 (bios modificada do Phoenix)

Athlon XP 1700+ DUT3C JIUHB 0311

256MB DDR 400 (EasyChip)

Configs de over:

11 x 200, vcore 1.8, vdimm 2.8

Foi assim: na primeira vez que fiz essa configuração de over que descrevi acima, a máquina funciinou um dia inteiro sem dar problema nenhum. Mas quando eu deliguei a máquina, e no outro dia fui ligar novamente apareceu essa mensagem assim que liguei:

"AWARD BOOT BLOCK BIOS V1.0

COPYRIGHT © 2000, AWARD SOFTWARE INC.

BIOS ROM CHECKSUM ERROR

DETECTING FLOPY A MEDIA...

INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTE

Depois disso eu deliguei a máquina e liguei de novo, e ela inicializou e pediu pra entrar no setup, entrei e baixei o FSB pra 199, e ela inicializou normal, carregou o windows e tal!!! Daí um dia mais ou menos, se eu tentar novamente botar o FSB em 200 funciona beleza, mas quando desligo, acontece tudo de novo, é como um círculo vicioso!!!

Será q na hora que pedir esta mensagem eu botar um disquete com a imagem da bios, vai resolver o problema???

Já fiz o pin mod pra CPU ser reconhecida como 166!!

Já fiz tudo helpppppppppppppppppppppppppppp :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto é normal, já vi um monte d vezes a telinha do bootblock, foram tantas q já me acostumei... :zoio:

Só coloque um disquete contendo o BIOS quando a placa nem com Clear-CMOS funcionar...

Pode estar certo do q estou dizendo, isto é erro d memória... O SPD delas é 3-3-3-10? Tem certeza? Vá no setup, coloca o FSB em 200MHz e as memos em by SPD e veja os seus valores... Elas não são PC2700 não? Talvez seja o CAS Latence em 3 q dê este bug... Tenta o seguinte, eleve o vdimm para 2.8v e coloque os timings assim: 2.5-3-3-11. Deixe todos os outros valores em "optimal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx, acho que agora acertei cara!!! acho que os valores das memos estavam muito altos (elas são DDR400 da EasyChip segunda linha da ITAUCOM). Fiz como você disse, olhei os valores em SPD, e stou usando eles

em SPD é: 8-4-3-3 vdimm 2.8

eu estava botando os valores mais alto.. tipo tentei usar 12-4-4-3, e deu o mesmo erro de bootblock... depois baixei pra 8-4-3-3 e tá rodando até agora, vamos er como vai estar amanhã.

Há... to usando aqui sua BiosMod, está bem estável, só estranhei o que o vcore só está indo até 1.85... é assim mesmo??? E tenho certeza que atualizou beleza, pois tem agora um opção Voltage Chip, e outras que você mencionou!

valeu pela ajuda aê Phoenyx :-BEER :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal consegui estabilidade aqui, mas só com o vcore em 1.8 e vdimm 2.9, a temperatura da CPU está em 45º... tem algum risco com essas voltagens, ou dá pra usar direto? Minha fonte é uma Dr. Hank 500W dual fan (mod) a via de 12v está estável em 12.34, e as outras voltagens também estão normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera... minha alegria durou pouco, logo acima disse que tinha conseguido estabilidade... estabilidade sim, mas agora quando desligo e máquina, e tento ligar ela de novo não dá aquele erro de bootblock mais, em vez disso a máquina não liga, só se deligar a força, e voltar a ligar, aí ela liga, mas com o FSB setado em 100. Ela só trabalha normal com o FSB em 166, qualquer coisa acima disso, tenho que fazer o procedimento que citei acima.

Q que está me limitando?? tenho uma boa mother, um bom processador ([email protected]), memórias EasyChip DDR400 (ITAUCOM), só a fonte que parece ser ruizinha... corrigindo é uma Satellite 500W

Lembrando que em 11x200 = 2.200Mhz ela tem total estabilidade, só que se eu desligar ela num liga mais!!! :muro::muro::muro:

Qual a causa mais provável disso??? Memória ou fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo to vendo que estamos no mesmo barco.....

Seguinte irei ao meu caso:

Tenho uma mother ABIT AN7 com um xp 1700+ DUT3C JIUHB

memorias kingstom value ram 3 3 3 8 foi o que achou. entes em uma k7s8x era 3 4 4 6 (ou 7 não lembro), agora eu to tendo uns problemas pois faço o over e tento rodar com o prime 95 para testar a estabilidade e ta difícil em tudo default a maquina roda uma hora de prime e tudo bela ai coloquei em 11*175 que era o meu over na k7s8x e as vezes dava uns paus loco na mother antiga heuee, mas voltando eu com abit tudo em default e só o cpu a 11x175 o micro roda uns 5 min de prime e diz que deu erro, gostaria de alguem que tivesse experiencias e tal pudesse me ajudar para tentar mudar algumas coisas para tirar este gargalo ...um exemplo é eu não conseguir fazer rodar 10*200 não sobe o micro e tudo já coloquei o vcore em 1,65 que em default é 1,6 e nada mesmo temperatura do meu micro é entre 32 e 37 graus

ai galera alguem da uma ajuda no que eu posso tentar para tirar o maximo de proveito do meu sistema e com estabilidade porque sempre que to jogando Medal na rede ele sai do jogo ......tenho também uma radeom Bravo 9600xt e as vezes o jogo fica lento seria algum pau de memoria ou sincronismo ..gostaria de entender mais este negocio de sincrono com as memos.......o que aumento para tentar ter estabilidade em meu micro ..agurado ajuda...

em breve estarei mudando minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara por acaso sua MB na Bios tem uma opção

CPU Level 2 Cache ECC Check????

Bom já que estamos falando de 1700+ que era pra ser 2600,2700,2800, etc...

Como, provavelmente não passaram nos testes e viraram 1700+, então pode ser que a memoria cache q não está conseguindo...

Tipo isso é so uma sugestão.... :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por [El_Diablo

,16 maio 2004, 00:20] Cara por acaso sua MB na Bios tem uma opção

CPU Level 2 Cache ECC Check????

Bom já que estamos falando de 1700+ que era pra ser 2600,2700,2800, etc...

Como, provavelmente não passaram nos testes e viraram 1700+, então pode ser que a memoria cache q não está conseguindo...

Tipo isso é so uma sugestão.... :blink:

Irei procurar esta opção mas sera que ela teria a ver com os erros no prime e esta instabilidade as vezes em jogos.....????

alguem teria mais algumas sugestões todas são bem vindas ....

e assim que reiniciar aqui irei procurar a sua opção caso tenha eu a desabilito ou abilito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem teria mais algumas sugestões todas são bem vindas ....

e assim que reiniciar aqui irei procurar a sua opção caso tenha eu a desabilito ou abilito.

tipo desabilite, isso eu vi por aí em um forum izendo pra desabilitar essa opção caso tivesse (na minha MB tem), porque dava erros deixando-a ativada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por [El_Diablo

,17 maio 2004, 00:35]

alguem teria mais algumas sugestões todas são bem vindas ....

e assim que reiniciar aqui irei procurar a sua opção caso tenha eu a desabilito ou abilito.

tipo desabilite, isso eu vi por aí em um forum izendo pra desabilitar essa opção caso tivesse (na minha MB tem), porque dava erros deixando-a ativada...

Bom galera ao mais esperientes segue o meu problema e meu pedido de sugestões, este findi tirei para testar a meu micro de tudo quando é forma, teste diversas configurações o que consegui foi o seguinte memorias em 3 4 4 11 processador a 9.5 x 200 e vcore em 1.7 e vddr em 2.7, sendo que o vcore original éra 1.6 e o vddr era 2.6 assim ficou solid rock rodei o prime por uma hora e quarenta minutos e beleza..joguei no resto da noite e beleza sem trancos .......

Fato que me entriga não consigo usar nenhum multiplicador na casa dos 10 todos travam meu micro, e se eu coloco mais fsb por ex: 211 o micro também fica instavel roda no máximo 5min de prime.

Alguem manda mais ..

A sobre a opção na minha bios não tem ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...