Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest Rodfer

Particao De Swap

Recommended Posts

Guest Rodfer

Gostaria de saber se e bom criar uma particao para o swap ? Se e bom como faco isso ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é ótima

É o que faço por aqui.

De todas as opções, a de ter o SWAP em outro HD é a melhor.

EU por aqui particionei utilizando o DISKPART do próprio CD do Windows XP e tenho o Swap e tudo mais no mesmo HD.

Durante a instalaçÃo, será possível você fazer isso em menus automatizados.

Uma dica que ninuguém aqui que eu conheça fez, é montar a primeira partição (aquela para o Swap) ocupando os primeiros setores do WInchester.

Melhor ainda é ter a primeira partição, ocupando os primeiros setores do Winchester e com uma letra de unidade diferente da letra C.

hehhhe

Neste caso, a letra C sobra para outra unidade, para você instalar o Sistema operacional nela.

Se quiser saber como fazer isso sem precisar de programas sofisticados eu te explico também. É um rolo que funciona bem e muito bom.

Vatagens:

SWAP em outra partição: Menor fragmentação

SWAP em outra partição e no começo do HD: No começo do HD (parte externa do disco), a velocidade de escrita e leitura é maior, diminuindo o tempo de acesso ao swap e deixando tudo mais veloz. Além é claro de ter o benefício de não fragmentação do HD

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mago®@07 maio 2004, 12:50

A ideia é ótima

É o que faço por aqui.

De todas as opções, a de ter o SWAP em outro HD é a melhor.

EU por aqui particionei utilizando o DISKPART do próprio CD do Windows XP e tenho o Swap e tudo mais no mesmo HD.

Durante a instalaçÃo, será possível você fazer isso em menus automatizados.

Uma dica que ninuguém aqui que eu conheça fez, é montar a primeira partição (aquela para o Swap) ocupando os primeiros setores do WInchester.

Melhor ainda é ter a primeira partição, ocupando os primeiros setores do Winchester e com uma letra de unidade diferente da letra C.

hehhhe

Neste caso, a letra C sobra para outra unidade, para você instalar o Sistema operacional nela.

Se quiser saber como fazer isso sem precisar de programas sofisticados eu te explico também. É um rolo que funciona bem e muito bom.

Vatagens:

SWAP em outra partição: Menor fragmentação

SWAP em outra partição e no começo do HD: No começo do HD (parte externa do disco), a velocidade de escrita e leitura é maior, diminuindo o tempo de acesso ao swap e deixando tudo mais veloz. Além é claro de ter o benefício de não fragmentação do HD

Abração

Explica aí cara a teoria é boa... to a fim de testar...

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Para arquivos de troca, o mais aconselhavel é utilizar uma partição entre 400 e 800MB formatado no sistema FAT16...

Anderson Hoffmann

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por tirloni@04 jun 2004, 16:00

Explica aí cara a teoria é boa... to a fim de testar...

B)

Caso você queira tentar aqui vai um jeito de fazer isso e inclusive deixar a partição com outra que não seja a c:\:

No meu caso por exemplo... uso 2 partições C e D, sendo que a D é uma Partição Extendida na qual mantenho meus arquivos. Caso eu resolva fazer isso usarei o seguinte método:

Dou boot pelo CD do XP e excluo o C:\, criando em seguida outras 3 partições, que ficarão assim: C,E,F e D(que não exclui e por isso fica fora de ordem), não adianta mexer que elas se manterão nesta ordem e como quero que a Partição Swap assuma a letra "E" mas se mantenha no início do disco, eu reinicio o PC dando novo boot pelo CD do XP. No novo boot as partições mudam de letra ficando C, D, E e F, sendo que "F" é a que antes estava como "D". O próximo passo é excluir a "C" e a "E", vai ficar assim: Espaço vago, D, Espaço vago, F. Após isso basta ir no espaço vago que antes era a letra "E" e criar uma partição que assumirá a letra "C", em seguida cria a partição no espaço que antes era a letra "C", esta partição assumirá a letra "E". Pronto! Desta forma coloquei a primeira partição como sendo a letra "E". Deixo ela como está e excluo as letras "C" e "D", criando neste espaço uma única partição com a letra "C", ficando então "E", "C" e "F". Seleciono a letra "C" e mando instalar, o processo de instalação irá formatar primeiro o "E" e depois o "C" para começar a instalação. Terminada a instalação basta ir no gerenciador de disco e mudar a "F" para "D", ficando então C, D e E em ordem de letra, porém E, C e D do começo pro fim do disco. Quem quiser ajusta como bem entender as letras dos CD ROM/DVD.

Aconselho a criar a Partição do Swap com 1G no mínimo, mesmo que não venha a usar tudo isso é bom garantir, pois as necessidades de mémoria só tendem a aumentar e depois fica complicado mudar o tamanho dela sem usar software de terceiros ou formatar todo o disco novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mesmo quando o HD não é particionado pode-se colocar a Memória Virtual no início dele usando o Programa VoptXP, como eu fiz!

Abre o Programa, vai-se em tools - Virtual memory. Na 1ª página deve estar configurado o "tamanho" do Swap. Clicando-se em next podemos fazer a "compactação" da Memória Virtual, que será deslocada para o início do Disco!

B)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fragoso@19 jun 2004, 03:13

Mesmo quando o HD não é particionado pode-se colocar a Memória Virtual no início dele usando o Programa VoptXP, como eu fiz!

Abre o Programa, vai-se em tools - Virtual memory. Na 1ª página deve estar configurado o "tamanho" do Swap. Clicando-se em next podemos fazer a "compactação" da Memória Virtual, que será deslocada para o início do Disco!

B)

Ai Fragoso este programa funciona mesmo?

E é free?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por possiol+19 jun 2004, 08:02-->
Fragoso@19 jun 2004, 03:13

B)

Ai Fragoso este programa funciona mesmo?

E é free?

Programinha bom,testei ele no ano passado!Infelizmente é shareware-www.vopt.com

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por possiol@19 jun 2004, 02:24

Putz...que rolo... :blink:  :ZZZ:

É horrivel de explicar mas bem simples de fazer, depois que postei isso testei de novo e funcionou. A manha é sempre criar uma ou duas partições a mais do que pretende usar e ir intercalando excluir comcriar até conseguir colocar o Swap no inicío do disco. Mas não creio que todo este trabalho valha a pena, tanto que já voltei ao que sempre uso... 2 partições, uma pro XP e outra pra arquivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Efejao+19 jun 2004, 15:00-->
possiol@19 jun 2004, 02:24

Putz...que rolo... :blink:  :ZZZ:

É horrivel de explicar mas bem simples de fazer, depois que postei isso testei de novo e funcionou. A manha é sempre criar uma ou duas partições a mais do que pretende usar e ir intercalando excluir comcriar até conseguir colocar o Swap no inicío do disco. Mas não creio que todo este trabalho valha a pena, tanto que já voltei ao que sempre uso... 2 partições, uma pro XP e outra pra arquivos.

Segundo li em alguns artigos sobre o assunto,a swap em um mesmo hd

não adiantaria muita coisa se colocada em outra partição.

O que é recomendável(segundo os artigos que li),é a swap em um mesmo ha

ficar numa partição que seja menos usada.

Por exemplo,aqui eu tenho duas partições,como você,e redirecionei a swap

para a partição de arquivos,pois ela é a menos usada.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Efejao@04 jun 2004, 17:05

Caso você queira tentar aqui vai um jeito de fazer isso e inclusive deixar a partição com outra que não seja a c:\:

HO HO HO HO!

caramba! O Efejao complicou.. mas acho que é isso ai mesmo!

Faz um mês que esta mensagem tá rodando por ai e não acompanhei mais! hehehe

Eu faço algo parecido!

O que faço é criar três partições... poderiam ser duas.

O melhor de tudo é fazer a partição de SWAP receber uma letra de unidade diferente de C mesmo! E ocupando, claro, a primeira partição do disco.

Eu simplemente faço assim:

1) Dou BOOT pelo CD do WIndows XP.

2)Crio três partições, a primeira com 1,5 vezes a quantidade de RAM que tenho. (melhor 2 vezes)

3) Excluo a primeira partição após criar todas as outras

4) Reinicio o PC novamente. Isso fará com que o Windows dê a letra de unidade "C" para a segunda partição.

5) Mando instalar o Windows XP nesta partição chamada de "C"

6) Após a instalação, volto a dar BOOT pelo CD, particiono novamente o espaço inicial do HD, dando a ele a letra disponível, que obviamente será a ultima, no caso, letra E.

7) Formato a mesma e pronto...

8) Só configurar depois, dentro do Windows, o Swap nela.

Simples né?

hehehe

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mago®@20 jun 2004, 00:03

Eu simplemente faço assim:

1) Dou BOOT pelo CD do WIndows XP.

2)Crio três partições, a primeira com 1,5 vezes a quantidade de RAM que tenho.

3) Excluo a primeira partição após criar todas as outras

4) Reinicio o PC novamente. Isso fará com que o Windows dê a letra de unidade "C" para a segunda partição.

5) Mando instalar o Windows XP nesta partição chamada de "C"

6) Após a instalação, volto a dar BOOT pelo CD, particiono novamente o espaço inicial do HD, dando a ele a letra disponível, que obviamente será a ultima, no caso, letra E.

7) Formato a mesma e pronto...

8) Só configurar depois, dentro do Windows, o Swap nela.

Simples né?

hehehe

Abração

Tai algo que ainda não tentei. Acho que do seu jeito fica bem mais interessante, pois creio que desta forma o XP não fica considerando a partição de Swap como uma do Sistema e deve permitir até alterações pelo gerenciador de disco, coisa que o meu método não permite. Quando der na telha eu testo de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais