Ir ao conteúdo

Como ter uma refrigeração extrema no Processador

Posts recomendados

Postado

Vou passar o conhecimento para que vocês tenham uma ótima refrigeração do processador gastando pouco.

Tenha uma fonte com mais de 500w reais para isso

Itens

Pastilha Peltier 100 w 12v

pastilhatermoeletricape.jpg

Potenciometro 3590 Alta Precisão Eixo Metálico

semttulobmq.jpg

Total= R$ 40,00 preço de um cooler

***Segurança em primeiro lugar***

1° Ligação dos fios

55445364.jpg

Despois de ter ligado você tera um controle da tensão que será pasada para o peltier, a partir disso você poderá controlar a temperatura.

2° Agora ligue a pastilha para que possa saber qual lado é o frio e qual é o quente, mais cuidado ela pode atingir temperaturas maiores de 60°C, conseguentemente ter queimaduras.

3° Depois de saber qual lado é o frio , passe pasta térmica nos dois lados,

4° Coloque o lado frio no processador,

5° Pegue o cooler do processador e coloque no lado quente da pastilha, o cooler tem que estar ligado

6° Ligue o computador e entre em um software de temperatura

7° Com o potenciómetro, gire ele meia volta, espere para que a pastilha comece a diminuir a temperatura ou aumentar, sabendo qual lado faz diminuir ou aumentar

8° Atinja 20°C na temperatura do proc, e mantenha, * Não diminua mais, ele cria uma codensação muito forte,

E tem uma coisa mais importante ele com temperatura abaixo disso poderá depois de uma hora ligado começa a criar gelo, na hora que desligar o computador vai virar agua e criara um curto circuito na hora que religar.

Depois de seguido todos os passos o seu peltier esta instalado e com refrigeração extrema, pois você pode ir diminuindo conforme o overclock, ou a temperatura do dia-a-dia.

Não chega a aumentar muito de iddle para full apenas 4°C,

Segue foto de temperatura que consegui atingir com uma pastilha dessa com overclock de 2.8ghz para 3.4ghz,

pouco mas esta de otimo tamanho por enquanto, a minha fonte não é estão forte para um over com a pastilha ligada.

0°C com overclock, depois de 30 minutos começou a criar gelo, o proc fico branco

desktopuy.jpg

M3a78-em // Amd Athlon x2 240 2.8 ghz // Pastilha Peltier 100w // Cooler Buffalo // Memoria 2gb samsung // Hd 750gb // Fonte Cooler Master 550 //

Postado

O peltier não funciona em PCs pois vai criar agua e aí já viu a catástrofe ne? Fazer isso isoladamente algumas vezes beleza mas pro dia a dia ja foi tentatdo exaustivamente. E o resultado é muito melhor se botar um watercooler no lado quente da pastilha, pois ventoinha normal não segura o calor produzido pelo lado quente não. Veja meus testes com um Corsair H70:

5pwls.jpg

1zvzjf8.jpg

244wkzp.jpg

aaugpj.jpg

Depois de 20 minutos ligado:

2iax6cy.jpg

Se quiser arriscar usar isso continuamente beleza, mas vai dar problema, sem dúvida alguma pois VAI condensar. Não tem como não formar gelo com peltier, ah não ser que jogue uma potencia muito baixa e uma corrente também baixa, aí o lado quente prevalece e gastara bastante energia a toa.

• 6 meses depois...
Postado
Atualizando kk,

Eu utilizo o sistema faz uns 6 meses nunca condensou !

Por isso tem um controlador, para não condensar, se usar 100% da pastilha vai condessa mesmo, não tem jeito.

Creio que o detalhe está justamente no potenciometro usado para manter a temperatura constante.

Li vários artigos sobre, mas a esmagadora maioria ultilizam as pastilhas em 12v, ou mesmo em 5v mas sem nenhuma regulagem, fazendo o processador chegar a temperaturas muito baixas (5~0°).

Eu vou testar esse processo, mas vai demorar um tempo até eu ter coragem de coloca-lo na minha máquina.

Como dito pelo Pedro aqui no CDH, o problema maior não é a condensação, mas sim a segurança, pois se a pastilha falhar, as camadas de cerâmica servirão como isolante térmico, o que pode acarretar a queima do processador.

Mas como bom brasileiro (curioso) que sou....

Abraço a todos

Postado

Eu ja cheguei a fazer esse teste, eu desliguei a pastilha e dexei em stress por uma hora com um over de 1000mhz no meu proc amd athlon ll x2 240, ele ficou com 50°C, a pastilha não fica como isolante termico, ela é feito de ceramica

não é um isolante termico

De vez em quando eu coloco ela no maximo, marca -6°C

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...