Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simétrica de 5 volts a partir de uma fonte linear é possível?


Laranja Verde

Posts recomendados

Olá pessoal,

Eu tenho uma fonte simétrica 0 a 15 volts que montei e é muito boa para uso geral.

Agora estou precisando de uma fonte simétrica fixa e bem estável para alimentar um ESR Meter (medidor de eletrolitico) que montei e requer uma tensão de 5 volts bem estável.

Gostaria de saber se é possível montar uma fonte simétrica com os 7805/7905 e alimentar com fonte linear ou com a minha fonte simétrica.

Infelizmente hoje descobri que minha fonte simétrica tem uma pequena oscilação de alguns milivolts e está afetando a estabilidade do ESR Meter.

Na verdade, não tenho tanta certeza que o problema seja a minha fonte simétrica, mas tenho que eliminar etapa por etapa.

OBS: não tenho transformador com derivação central para montar a fonte o que seria muito mais fácil.

Obrigado,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Eu tenho uma fonte simétrica 0 a 15 volts que montei e é muito boa para uso geral.

Agora estou precisando de uma fonte simétrica fixa e bem estável para alimentar um ESR Meter (medidor de eletrolitico) que montei e requer uma tensão de 5 volts bem estável.

Gostaria de saber se é possível montar uma fonte simétrica com os 7805/7905 e alimentar com fonte linear ou com a minha fonte simétrica.

Infelizmente hoje descobri que minha fonte simétrica tem uma pequena oscilação de alguns milivolts e está afetando a estabilidade do ESR Meter.

Na verdade, não tenho tanta certeza que o problema seja a minha fonte simétrica, mas tenho que eliminar etapa por etapa.

OBS: não tenho transformador com derivação central para montar a fonte o que seria muito mais fácil.

Obrigado,

Renato

Monte a fonte com os referidos reguladores.

Coloque um capacitor de 1000uF na entrada deles, e um outro de 100uF na saída.

Pode sim alimentar com sua fonte simétrica.

Os únicos cuidados é com a potência maxima dissipada nos reguladores que é de 15 watts, e com a tensão de entrada. Verifique o datasheet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...