Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unidade SSD upgrade.


williansevla

Posts recomendados

Olá pessoal.

Sou leigo nesta área de computadores, apesar de ter uma maquina boa, mas foi um amigo meu que ajudou a montar.

Essa é a config da minha maquina.

1 x Placa Mãe Asus P8p67 Pro Rev. 3.0 Intel P67 Rev. B3 Lga1155

1 x Memória Corsair Vengeance 8gb 2x4gb 1600 Mhz Ddr3 Pc3-12800

1 x Cpu Core i7 2600k 8m Cache 3.40 Ghz Box Processador Lga1155

1 x Placa De Vídeo Nvidia Geforce Gtx560 1gb Gddr5 256bits Dx11

1 x Fonte Corsair CX600W

1 x Hd Ssd Corsair Force 3 60gb Sata 6gbps – Sata3

1 x Gravador Dvd Cd Lg Gh22ns50

1 x Gabinete Cooler Master Haf 912 PUS

Enfim, fui descobrir só agora que 60Gb de hd é pouco, necessito de muito mais, mas antes de comprar um hd disco rigido para armazenar meus dados, gostaria de aumentar o hd SSD para instalar os programas.

Enfim, a minha duvida seria a seguinte, fiquei sabendo que quando você unir 2 SSD de capacidade idênticas, 60gb + 60gb, não sei explicar os termos tecnicos, mas sua velocidade aumenta unindo suas velocidades, acho que é a velocidade de buffer.rsrs. Tentar exemplificar em numeros: se um tem 500kbps de leitura, juntando os 2 eu teria 1000kbps por segundo. mais ou menos isso.

difícil né,

Mas assim, queria saber se isso é verdade, e queria saber se eu colocar 60gb+120gb SSD por exemplo, se isso ocorre também, se a velocidade é aumentada.

E outra coisa também, quero saber qual a diferença desses SSD normal e o SSD GT, qual a diferença entre eles.

Aguardo a ajuda de vocês, já que vocês que entendem do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Willian!

Tá com um PC monstro e ainda quer mais desempenho? Bem...ok!

O que você tá querendo fazer é pegar dois HD's, no caso aqui SSD's, e colocá-los em Raid 0. Realmente irá multiplicar a capacidade de leitura e gravação, pois esse tipo de sistema divide o arquivo entre os discos rígidos, dividindo o tempo de operação pelo número de discos que estão em Raid 0.

Exemplo: Usando sua suposição inicial, 2 SSD's de 60 GB terão a capacidade máxima de 120GB (fora os descontos de formatação) e se gravar um arquivo de 1GB, cada SDD terá 50% do arquivo, ou seja, 512MB em cada, reduzindo o tempo de operação pela metade.

É aconselhável fazê-lo entre dois ou mais dispositivos com a mesma capacidade, pois em Raid 0, a capacidade de todos os SSD's serão igualados com o de menor capacidade do sistema. Portanto se por um SSD de 120 GB pra "casar" com o de 60GB, fatalmente o SSD de 120GB só trabalhará com 60GB, deixando ociosos os outros 60GB, ou seja, desperdício de espaço.

Mas como tudo tem seu contra, Raid 0 tem o inconveniente, no caso de pane em um dos discos, os arquivos do sistema vem abaixo porque como as informações estão divididas, o Raid 0 ficará pendente deste disco defeituoso e aí fedeu!

Particularmente, eu uso um SSD de 60GB para o Windows e programas e aplicativos em geral e um HD de 1TB (que tá visitando o RMA neste momento) para emuladores, jogos e arquivos pessoais, trocando em miúdos, paradas que exigem mais espaço que rapidez. E me atende muito bem usando este procedimento. Porém o que é bom pra um, pode não ser suficiente pra outro.

Sobre a diferença do SSD x SSD GT deve ser só questão mínima de desempenho, creio eu que SSD GT é Corsair. Mas sempre terá um modelo ligeiramente superior na família de SSD do mesmo fabricante, tipo os da OCZ (da qual conheço bem) que tem Vertex >Agility >Solid.

Pra finalizar, se estiver com sede de desempenho e grana sobrando, tem duas formas de SSD de maior capacidade: tem os Híbridos, que misturam a capacidade de espaço dos HD's tradicionais e a eficiência dos SSD's e tem os SSD's que se instalam pelo slot PCIex, tipo Revodrive (OCZ), como não são limitados pelo SATA III (que a taxa de transmissão é de 6 Gb/s), são rápidos que nem um capeta e possuem espaço maior em relação aos SSD's convencionais.

Uma coisa me ocorreu...duas coisas que matam o espaço do SSD são o arquivo de paginação e a hibernação do Windows que aqui chegou a consumir 30GB, ou seja, mais da metade do meu SSD "conjugadão". Segundo os mestres do CdH, esses recursos podem diminuir a vida útil do SSD, mas no meu caso, diminuiu foi o espaço útil mesmo.

Para tirar o recurso de hibernação, que pra mim é inútil, vá no meu Iniciar e digite no campo de pesquisa "cmd" e o execute como administrador. Daí no DOS, execute o comando "cd/" e depois mande esse "powercfg -h off" e pronto. monte de Gigas reaparecem no disco, desabilitando a hibernação.

E para a paginação, faça isso: Computador> Propriedades> Configurações Avançadas do Sistema> (aba Avançado) Desempenho> (aba Avançado) Memória Virtual - Alterar. Lá você pode simplesmente desabilitar o sistema de paginação ou diminuir o tamanho dele (que é o meu caso, porque alguns programas não rodam sem paginação no Windows). Como seu sistema tem muita RAM, a paginação deve "abocanhar" quase uns 10GB do SSD. Feito a configuração, reinicie o PC e mais GB terá à disposição.

Abraço e não esqueça de chumbar o micro no chão pra não sair voando de tão rápido que vai ficar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...