Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Permitir agrupar e desagrupar Linhas em uma aba Protegida


Posts recomendados

Pessoal,

Como faço para proteger uma planilha mas ao mesmo tempo permitir que o usuário possa agrupar e desagrupar células. Lembrando que a área a ser agrupada/desagrupada já foi definida anteriormente. A única coisa que eu quero é que ele possa apertar aquele "+" que aparece a esquerda da planilha.

Muito Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia Victor

Se você fizer isso pela função nativa do excel, não vai conseguir com a planilha bloqueada.

você terá que agrupar e desagrupar por Macro, pois com macro, dá para inserir um código no início e no final da macro, para desbloquear, executar a macro e bloquear novamente.

Para aprender a agrupar e desagurpar com macro, acesse:

http://www.microsoftexcel.com.br/index.php/excel-dicas-microsoft-excel-vba/116-excel-vba-linhas-e-colunas/204-excel-planiha-vba-colunas-agrupar-desagrupar-colunas-em-planilhas.html

Nesse link tem até uma planilha para baixar.

Depopis que adapatar a macro para a tua panilha você tera que usar estas linhas de código para bloquear e desbloquear.

No início da macro, logo a póps o nome da macro , insira:

'comando que desprotege a planilha, no caso a senha é TESTE
ActiveSheet.Unprotect "TESTE"

No final da macro, antes de Edn Sub, insira:

'comando que protege a planilha
ActiveSheet.Protect "TESTE"

Substitua a palavra TESTE pela senha da tua planilha.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Apesar de fazer um tempinho acho que pode valer a pena retomar este tópico.

Você consegue habilitar o botão '+' no canto da tela mesmo com a planilha protegida se inserir este código:

Sub Auto_Open()

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").Unprotect Password:="sua_senha"

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").Protect Password:="sua_senha", UserInterfaceOnly:=True

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").EnableOutlining = True

End Sub

Tem de ser em uma macro de execução automática porque, pelo jeito, o excel esquece a opção feita para possibilitar alterar os cenários sempre que você fecha o arquivo. Sobre isso vai minha pergunta:

Eu quero habilitar o agrupar/desagrupar sem utilizar macro, isso é possível? Porque ele esquece a configuração de proteção que eu escolhi manualmente toda vez que eu fecho a pastra de trabalho, algum jeito de evitar isso ou seria algum problema no meu Excel apenas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...