Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Pfc Ativo E Passivo


Posts recomendados

aí pessoal !!!

Esta é minha primeira passada na parte de Fontes!!! Andei lendo todo o artigo do Gabriel sobre as fontes e achei muito, muito bom!!! Eu que não entendi muita coisa de fontes, agora já entendo um pouquinho mais, valeu Gabriel !!!

Mas seguinte, eu fiz aquele cálculo para saber a potência máxima da minha fonte Dr. Hank modelo PZ-300 e resultou 387,1 W !!!

-> http://www.dr-hank.com.br/portugues/fontes/pz-300.cfm

Não tem PFC... mas é uma fonte boa, não é ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunoshimada@24 jan 2005, 21:36

Acho q este topico esta errado

deem uma olhada nesta aula https://www.clubedohardware.com.br/aula21-7.html

acho q aqui no brasil o brasil não é beneficiado por esse sitestema

O tópico não está errado brunoshimada. Ele está tomando outro rumo um pouco diferente. Ele foi criado para explicar o que é PFC ativo e passivo de uma forma simples. A questão de tal tecnologia não ter beneficios no Brasil ja é um outro tema (que estão discutindo), mas que está diretamente ligado um ao outro. Por isso o tópico continua certo, apenas o rumo da conversa que está mudando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por paulinho_farago@20 de março de 2005, 00:30

:huh: TO TROCANDO minha fonte de 250w por uma LEADERSHIP GAMER 700W sera que ela tem PFC? no site não fala nada ? :(

essa fonte não tem pfc, mas aqui no Brasil a fonte ter ou não pfc tanto faz leia os posts, ao invés de você comprar essa fonte que diz ter 700W e na verdade não tem nem metade disso, porque você não compra uma Seventeam 420W que está em torno de 200 reais? ou uma 350W que você encontra por uns 160 reais... se você faz questão do pfc ativo então é melhor você comprar uma TT420W+PFC a W0008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caros Colegas,

Pelo o que li neste tópico, o principal ganho do PFC é uma corrente reativa

menor nos circuitos elétricos.

Daí minha dúvida: Em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica,

um no-break manteria um computador com PFC ligado por mais tempo do que um

micro equivalente sem PFC, já que nessa situação toda a energia (reativa ou não)

é proveniente das baterias ?

Alguém sabe me responder ?

Ricardo W Busato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O caminho do raciocínio é este! Vejamos.

A corrente reativa é dependente do Fator de Potência da carga alimentada. No caso do nobreak, que alimenta a fonte do PC e esta, alimenta o PC, o conjunto formado pela fonte+PC será a carga, vista pelo nobreak. A fonte, usando o recurso do PFC, "gera" a a corrente reativa que é destinada aos circuitos da fonte+PC e portanto, NÃO será fornecida ou trocada pelo nobreak!

Veja este exemplo usando um esquema básico com 1 motor de indução, que tem FP diferente de 100%. Exige a corrente reativa, portanto!

Rede AC>>>>>>cabo de ligação>>>>>>>MOTOR(sem correção).

Corrente ativa>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Corrente reativa>>>>>>>>>>>>>>>>>

Com a correção, usando capacitores para isso, teremos a eliminação da corrente reativa que provém da Rede AC e o nosso esquema ficaria assim:

Rede AC>>>>>>>>cabo de ligação>>>>>MOTOR<<<<<<<<<<<CAPACITOR

Corrente ativa>>>>>>>>>>>>>>>>>>>......<<<<<<<<<<<Corrente reativa

PS. Se o esquema não sair bem visível, editarei....

Veja que pelo cabo de ligação do motor, não mais passará a corrente reativa. Esta, passa a ser fornecida diretamente pelo capacitor e entregue diretamente ao motor!

A vantagem disso, qual é? Ora, não havendo a passagem da corrente reativa pelo cabo de ligação do motor, não haverá perda no cabo devido a essa corrente reativa, somente relativa à corrente ativa, que continuará a fluir normalmente pelo cabo!

O resultado dessa mudança simples se reflete numa tensão mais estável, mais regular, mais "limpa", menos calor, etc! Precisa mais? :D

No caso do método de correção usado nas fonte de PC, creio ser um pouco diferente. O controle deve ser mais eletrônico do que capacitivo, mas o processo traz as mesmas vantagens.

Existe também o problema com correntes harmônicas, mas essa característica, deixemos para um estudo mais aprofundado, pois não cabe aqui, agora, tentarmos explicar como ocorre esse processo!

Voltando à pergunta final. Na teoria, sim! O fornecimento pelo nobreak duraria mais tempo e no exemplo mostrado, deve-se considerar que a correção encontra-se na fonte e não no PC. De qual quer forma, a corrente "total" entregue pelo nobreak, até alcançar a fonte, é um pouco menor do que a existente numa fonte sem PFC.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o PFC pode interferir na temperatura da CPU? melhor dizendo, uma fonte com PFC pode reduzir o "consumo" de "energia" dos componentes de um pc? pergunto sobre o processador por q o meu p4 presscott oscila entre 52~69°, e uso uma fonte (genérica) da CLONE 500w. valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não creio! Poderia haver alguma variação na temp do processador sim, mas devido à temp da própria fonte e não do processo envolvido.

A correção do fator de potência é uma característica que somente apresenta mudanças("economia", variação, etc), antes do ponto em que o mesmo(circuito PFC) é instalado! Dai para frente, o comportamento passa a ser o mesmo de uma boa fonte sem PFC.

Na prática, até pode haver alguma variação de "consumo", mas causado indiretamente pela correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder meiraneto.Perguntei isso por q tive problema de superaquecimento do meu processador: má instalacão ,cooler inadequado...e pedí ajuda nesse forum . Muita gente me mandou trocar a fonte...mas apesar de não ter conhecimento suficiente ,achei q mudá-la não ia resolver...você confirmou as minhas suspeitas.Ah...Achei q você tem mais argumentos q o SIMPSON_br :tantan: ....................valeu mesmo :bye: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não abrí uma fonte destas nem analizei um circuito destes mas penso q este fator de correção de potência seja referente a uma otimização na potência produzida pela fonte na saída, pois uma fonte não é uma carga indutiva na rede e pelo que sei apenas cargas indutivas geram fator de "potencia aparente" e mesmo que fosse indutiva a correção seria feita através de um banco de capacitores ligados na entrada de energia o que não ocorre e sim um circuito eletrônico é adicionado.

Pelo que penso e lí a respeito na net este fator de potência são cirquitos que otimizam a produção de energia da fonte de forma que ela trabalhe com uma conversão de energia com mais ganho e priorizando a saída que está consumindo mais energia, com esta otimização de fator de potência produzida na saída ela consome menos na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então PC comprei uma fonte de tt de 420 com PFC ativo mas parece que não ta fazendo muito efeito aqui <_<

voltagem.JPG

Essa tensão de 3.3V rodando a 3.6V :tantan: e o 12V de vez em quando cai pra 11,84V :tantan:

E eu não sou o unico com esse problema , deem uma olhada AQUI :zoio:

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou em dúvida quanto ao PFC ativo, já que algumas pessoas estão comentando aqui no RJ que isto não funciona no Brasil devido a falta de padronização e balanceamento de nossas redes elétricas.

Qual melhor fonte eu poderia adquirir? Será uma Termaltake com Pfc ativo, uma Seventeam ou uma TTGI.

O fabricante da minha placa-mãe está recomendando uma fonte de 520 watts.

Só para lembrar a Termaltake é a única que tem garantia lifetime.

Att.

voragine :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Se pretende uma fonte com PFC, precisa saber o que realmente significa este recurso.

Para usar um equipamento com a "função" PFC, não é necessário que a REDE elétrica atenda a algum crítério físico ou seja, é para qual quer rede elétrica! Pode ser no Brasil, na China, Kwait, Japão, na Paraiba, até no Rio de Janeiro vai ser a mesma coisa!

A "vantagem" do uso sobre o não uso do PFC é dita nula, ou seja, não trás nenhuma vantagem, mas meramente por não vir estampada na conta de luz de consumidores residenciais ou pequenos consumidores!

A carga precisa de 2 tipos de energia elétrica para "funcionar": energia ativa(que você paga) e energia reativa(não cobrada para àqueles consumidores citados). O que a correção do fator de potência PFC faz, é eliminar ou reduzir da rede elétrica, a energia REATIVA, mas como não se paga por ela, diz que o PFC não adianta nada aqui no Brasil!!!!

Para um aproveitamento real do PFC, teríamos de avaliar a característica funcional disso, numa situação onde o consumidor pague pela energia REATIVA. Numa empresa INDUSTRIAL, comercial de porte, etc. que tenha 100 PCs ligados, existe uma vantagem em $$ pelo uso de fontes com PFC e como a potência ou energia envolvida passa a ser de valor considerável, a redução de custos vai fazer valer à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, depois de toda essa discussão, estou com um problema prático.

Pelo o que foi dito aqui, o PFC ativo torna a fonte mais eficiente, com uma eficiência de aproximadamente 99%, mais ou menos.

Tô pra comprar uma fonte nova, com uns 400w ou mais. Vi a Thermaltake Purepower 420w com PFC ativo (W0008).

Sendo que ela tem pfc ativo, ela deveria ter uma ótima eficiência, mas entrei no site da TT e o que diz lá? Que está fonte tem 65% de eficiência. Ou seja, o mesmo que uma fonte sem PFC ativo! :angry:

Agora, vem a pergunta: qual a dessa fonte? Ela realmente tem a eficiência prometida pelo pfc e a informação do site está errada, ou ela de fato tem uma eficiência tão baixa como uma outra fonte qualquer?

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FabricioMF@07 de junho de 2005, 21:17

Galera, depois de toda essa discussão, estou com um problema prático.

Pelo o que foi dito aqui, o PFC ativo torna a fonte mais eficiente, com uma eficiência de aproximadamente 99%, mais ou menos.

Tô pra comprar uma fonte nova, com uns 400w ou mais. Vi a Thermaltake Purepower 420w com PFC ativo (W0008).

Sendo que ela tem pfc ativo, ela deveria ter uma ótima eficiência, mas entrei no site da TT e o que diz lá? Que está fonte tem 65% de eficiência. Ou seja, o mesmo que uma fonte sem PFC ativo!  :angry:

Agora, vem a pergunta: qual a dessa fonte? Ela realmente tem a eficiência prometida pelo pfc e a informação do site está errada, ou ela de fato tem uma eficiência tão baixa como uma outra fonte qualquer?

:priv:

Fabricio, como uma fonte dessas poderia render igual as outras e custar tão mais caro? Ela com certeza entrega o que promete ao contrario dessas outras mais baratas. Mas se você leu todo o tópico vai ver que no Brasil o PFC não serve para economizar na conta telefonica de forma sensivel ao bolso, mas a tecnologia empregada na fonte é maior, melhorando assim seu desempenho final. Quanto a eficiência não é ela que rende o mesmo das mais baratas. São as mais baratas que dizem reder o mesmo que ela... entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos toques! :-BEER

Bom, é isso que eu espero... Espero mesmo que as informações no site estejam erradas... :P

A TT tem know-how na área. Só que achei muito estranho isso...

Eu já vi por aqui que o PFC não ajuda a diminuir o consumo, mas que sim melhora no desempenho final, que é o que me importa. Tô montando um bom pc, que está me saindo muito caro, e quero dar ao menos essa proteção a ele. Se o pfc melhora o desempenho, pelo visto deve diminuir a energia desperdiçada sob a forma de calor, ou seja, já vai ajudar a manter a temperatura ok.

Valeu! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...
Postado Originalmente por JPSTELLA@05 de novembro de 2005, 13:01

alguem sabe?? já tem 2 meses q eu postei...

Products

ATX V2.0 Series

ST-420BKP

Specification

‧VOLTAGE: 230 VAC

‧DIMENSION: 150 (D) x 140 (W) x 86 (H) mm

‧PASSIVE PFC

‧COOLING: ONE 120mm DC FAN

‧SAFETY: cUL, TUV, CCC

‧TOTAL POWER: 420W

PASSIVE PFC = PFC passivo.

Dados tirado do site http://www.seventeam.com.tw/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte___________ Eficiência_____________Perda de energia

Fonte Sem PFC __________de 50 % a 60 % ______de 40 % a 50 %

Fonte Com PFC Passivo ___de 70 % a 80 % ______de 20 % a 30 %

Fonte Com PFC Ativo _____de 95% a 99 % _______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

fonte boadica.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado...acabei de ler as especificações de uma Fonte ATX Termalthake com PFC ativo e lá diz que o rendimento dela é superior a 65% ou seja, não é uma fonte de rendimento superior, mas neste caso, ainda, diz lá que a potência dela é de 550 Watts , mas é vendida como se fosse uma de 480 Watts. E daí??? :wacko:

http://www.thermaltake.com/purepower/W001011.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...