Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor Linux


Zorba

Posts recomendados

Ai pessoal,

Aqui na empresa onde trabalho, temos 4 maquinas rodando Windows XP.

Estive pensando em duas coisas. Primeiro, usar um servidor dedicado Linux para:

-Compartilhar a conexão da Internet

-(Se Possivel) Servir nosso Website

-(Se Possivel) Servir nossos emails (Seria possivel dispensar o provedor se isso funcionar ??)

-(Se possivel) Fazer backup das outras maquinas

Perguntas:

-Que distro é melhor pra isso ???

-Que programas tenho q instalar para essas coisas funcionarem ??

-E muito difícil, ou com um conhecimento básico e apostilas consegue se fazer ??

Segundo. Mudar todas as maquinas de Windows para Linux, pois ai não teriamos problemas com licenças.

Perguntas:

-Que distro usar ??

-O Open Office ainda existe ne ???

-Que programas usar num escritorio ??

As maquinas sao:

03 Durom 1.3 ghz 256mb de ram e 20gb

01 AthlonXP 2200+ 256mb de ram e 02 de 20gb (01 pra backup)

Tenho certeza que contarei com a ajuda de vocês !!!

Valeu

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai vai o que eu acho...

Compartilhar a conexão com a internet é fácil (tem que configurar o Squid e / ou Iptables)... você não vai ter problemas.

O Back-up tambem é tranquilo. É só configurar o Samba para redes Win / Linux

O problema é:

-(Se Possivel) Servir nosso Website

-(Se Possivel) Servir nossos emails (Seria possivel dispensar o provedor se isso funcionar ??)

Pois isto tem um custo alto. Para fazer isto você tem que ter um IP fixo e normalmente o custo de conexão com este IP é muito mais alto do que com o IP dinamico (normalmente usado).

Para migrar do Win para o Linux aconselho primeiro você mudar o MS Office para o Open Office e manter o Windows por um tempo. Assim o pessoal vai reclamando aos poucos e não tem um impacto tão grande direto. Use a ultima versão (1.1) do Open Office (http://www.openoffice.org.br) que ela está legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zorba@11 maio 2004, 12:37

O problema é:

-(Se Possivel) Servir nosso Website

-(Se Possivel) Servir nossos emails (Seria possivel dispensar o provedor se isso funcionar ??)

Pois isto tem um custo alto. Para fazer isto você tem que ter um IP fixo e normalmente o custo de conexão com este IP é muito mais alto do que com o IP dinamico (normalmente usado

E ai Carvalhoso ???

A conexao com ip fixo agente já tem, usamos o speedy business, so q o 450, sera q fica lento ???

Qual distro é melhor usar ??

Que programas uso pro email ??

O apache é servidor web não e ???

E muito difícil fazer isso ???

Obrigado pela força !!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tem Ip fixo dá pra fazer sem problemas...

Para e-mail tem o Sendmail ou o Postifix ou o Qmail. Estes são os mais usados.

Para http é o Apache mesmo.

você ainda vai ter que configurar o DNS (bind ou named, é a mesma coisa)...

Não é difícil configurar, mas tem que ter um pouco de prática com o sistema para não errar coisas básicas...

No botão WWW abaixo tenho uma apostila (desatualizada) que ensina muito disso que você está querendo, dá uma olhada, as vezes te ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

Para e-mail tem o Sendmail ou o Postifix ou o Qmail. Estes são os mais usados.

então, agente tem um provedor que serve o dominio pra gente, com um desses programas seria possível dispensar o provedor ???

você ainda vai ter que configurar o DNS (bind ou named, é a mesma coisa)...

o que é bind e o que é named ???

Valeu !!!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, tem como dispensar o provedor...

Mas acho que você vai ter que contratar alguem para fazer a configuração do servidor...

Bind ou Named é o servidor DNS, responsavel por transformar nomes em IPs e vice-versa...

Em relação a distro é muito pessoal... Gosto muito do Mandrake, mas tem gente que prefere o Slack, o Debian, o Red Hat, o Conectiva,...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...