Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seu Monitor Esta Ficando Escuro?


Bronislaw

Posts recomendados

Bom antes de tudo tenho que lembrar que esse processo elimina totalmente a garantia (caso ainda tenha), e também que é de alto risco, pois deve-se seguir exatamento os passos, pois no monitor não se deve tocar em nada, pois tem alta tensão e isso pode te matar (ou até mesmo lhe deixar grudado no monitor, mesmo com ele desligado da parede). Então caso você nunca tenho desmontado o pc ou mexido em alguma coisa de hadware, aconselho a chamar algum amigo que entenda melhor do assunto ou até mesmo que não o faça.

Bom com o tempo o seu monitor vai ficando escuro, mesmo com a configuração dele no maximo (o brilho e contraste), é aí que você pensa em trocar de monitor, comprar um novo, ou até mesmo levar em um tecnico, no qual lhe cobrara 40 reais (+ ou -) para lhe arrumar o monitor.

Caso você esteja com esse problema não se desespere, você pode arrumar isso desmontando o monitor, isso mesmo desmontando o monitor (cuidado, pois a perigo de choque eminente nesse processo, só o faça se realmente entender um pouco do assunto.)

Bom para começar o processo, basta você desmontar o seu monitor, alguns são até faceis pois não tem parafuso é todo encaixado como o Samsung SyncMaster 550v, ou no caso de parafusos é só os tira-los. Qualquer monitor sempre saira a parte de tras, ficando a parte da tela em um pedaço de plastico ainda, e a parte dos fundos aberto.

Tendo chegado a essa parte, basta procurar por 2 botões atras dele, um com nome de focus e outro com o nome de screen.

Não mexa no focus, pois como diz é o focus do monitor, mexi aqui e deu maior trabalho para deixa normal de novo.

O botão screen é exatamente o que você procura, pois é por ele que você pode clarear o monitor ou deixa-lo mais escuro, basta vira-lo de um lado para o outro para clarear o seu monitor, nessa opção você pode deixa-lo bem mais claro do que pelo lado de fora (botão padrão do monitor de brilho), fazendo assim seu monitor ficar mais claro por pelo menos mais uns 4 anos.

No meu por exemplo eu deixei a configuração de fora do monitor no minimi (ficou todo escuro) e la dentro do monitor deixei no ideal que eu queria, montei ele e agora no botão embaixo da tela, posso deixa muito claro, sendo que antes ele estava bem escuro, mesmo com a configuração de brilho no maximo. E ainda ficou longe de chegar no limite no botão atras do monitor (de dentro).

Fui em um tecnico para ver isso ele ia me cobrar 40 reais, para fazer isso, que não tem nada de complicado. Agora devo lembrar, qualquer parte atras do monitor da choque de alta tensão, não preciso nem dizer que isso mata né, então preste muita atenção no que esta fazendo e não toque em nada mais do que o botão de screen. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação, só falta reforçar o Alta Tensão...

A alta tensão não significa meros 400 ou 500 volts... Significa mais de 12000 Volts :zoio: , ou seja, fique longe do fio vermelho que vai desde esta peça aonde estão esses dois controles (chama-se flyback) até o alto do tubo.

Ah, só mais um conselho... Antes de começar a abrir o monitor, é conveniente tirar relógio, anéis, para evitar um salto de faísca até eles... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tokiinfo@12 maio 2004, 11:10

Boa explicação, só falta reforçar o Alta Tensão...

A alta tensão não significa meros 400 ou 500 volts... Significa mais de 12000 Volts  :zoio: , ou seja, fique longe do fio vermelho que vai desde esta peça aonde estão esses dois controles (chama-se flyback) até o alto do tubo.

Ah, só mais um conselho... Antes de começar a abrir o monitor, é conveniente tirar relógio, anéis, para evitar um salto de faísca até eles... :bye:

venho aqui para também lembrar q não é a tensão q mata e sim a corrente

então se tiver 490283402734032 volts e uma corrente mt pequena você não morre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado, eu tinha esquecido de por isso, pode ser feito com tv sim, eu fiz isso com a minha também é igualzinho.

E pode ser feito com o monitor ou a tv desligada sim, mas o choque é quase a mesmo coisa com ela ligada ou desligada, por isso cuidado pessoal.

Mas funciona muito bem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um philips 105e de 15 pol eu abri a parte de traz do monitor e não achei nenhum focus ou screen,tem um YV e um XV,o YV fica no meio na parte de cima no final do pedasso de vidro(não sei como se chama isso) e o XV fica na lateral.

ambos tem um + para ser girado

qual seria o focus?eo screen?

não gostaria de mexer no focus pra não ter problemas

AJUDA aí valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO MEXA EM NENHUM DELES, UNEMPLOYED, você está no lugar errado!!!

Olhe, no tubo, bem no alto, quase chegando à tampa frontal, há uma "chupeta", com um fio vermelho grosso, quase sempre muito sujo de fuligem... Siga este fio, e ele irá chegar até o flyback...

Aqui vai uma foto que achei do flyback, para você ter uma ideia do que procurar.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.flyback.com/cas/images/productos/translineaflybackslot.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Os dois "pontos" pretos na parte cinza do desenho são os botões de regulagem.

Normalmente, (se não sempre) o flyback é a primeira peça, olhando por trás, do lado direito da placa, possui cerca de 7 centímetros de altura e está protegido por um dissipador de alumínio, que possui espaço suficiente para você regular "Foco" e "Screen"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da dica ! Mas também devo dessaltar aos Xeretas, anciosos e metidos a " sabe tudo " q isso não é brincadeira, tem q ter um nível pelo menos básico de eletrônica, tem q sabe pelo menos saber o q está fazendo.

Mas aos q tem essa noção é só seguir caltelosamente os passos e boa sorte ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So um detalhe quando mexer no Screen não aumentar demais o brilho pois isso faz aumentar a corrente no transistor saida horizontal, com isso ele aquece mais e pode ate vir a queimar e tambem força o flyback, outra coisa quando o tubo escurece costuma tambem perder um pouco o Foco , pode tambem da um toque nele pra ver se melhora a nitidez da imagem coisa mínima já faz diferença. Para o caso de ficar com receio de mexer é só marcar a posição que estava os potenciômetros e voltar se houver alguma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...

Meu monitor é um LG 775N 17pol. , não achei esses botões, achei os XV YV YCH e na ponta do fio vermelho grosso q sai da chupeta, ele vai até um bloco na placa principal q tem dois botões escritos : Focus 1 e no outro Focus 2. Como foi dito para não mexer nesses Focus, então fiquei sem saber onde estão os botões do brilho.

E agora?

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só uma pergunta: será que esse esquema de aumentar o brilho por esse ajuste não pode fazer mal aos olhos por alguma razão?

Com relação ao choque, independente de qualquer coisa, eu até acho ainda mais garantido, para quem não tem muita prática, já abrir o monitor com a mão isolada com uma luva de borracha ou outro material isolante e não poroso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao choque, independente de qualquer coisa, eu até acho ainda mais garantido, para quem não tem muita prática, já abrir o monitor com a mão isolada com uma luva de borracha ou outro material isolante e não poroso....

Não irá adiantar muito, tendo em vista que se você está com uma luva que isola PELO MENOS 12 mil volts, não irá conseguir trabalhar com uma pequena chave philips... Lembre-se que cada mil volts são suficientes para saltar a distância de 1mm sem qualquer dificuldade... Acredito que vale muito mais você ficar com medo de chegar perto do fio, do que você ter a confiança de uma luva que provavelmente não irá resolver o problema. É mais ou menos você começar a correr com um carro que você "acha" que o freio foi arrumado, quando na verdade foi feito um serviço que "talvez" irá funcionar... Melhor não correr, não é?

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só reforçando aí o que já foi falado, não ponham o Screen mt alto, pois irá queimar o transistor da horizontal além de diminuir e MUITO a vida útil do cinescópio (tubo de imagem). Ele pode começar a não dar mais ajuste de foco e as cores ficarem "não tão vivas"...

Ah, mas essa dica às vezes não funciona bem, pois quando o fly back já está pra queimar, você aumenta o screen e fica bom por alguns dias ou meses, logo ele fica escuro de novo. Isso quando ele não queima, q já aconteceu algumas vezes comigo.

E sobre o Foco1 e Foco2 é o seguinte: Não me lembro da sequencia, mas um foco é para ajustar o foco verticar (ele no máximo embaça borrando a imagem pra cima e pra baixo). Já o outro é o foco da horizontal (desembaça e embaça a imagem borrando para os lados). notem q os flybacks q tem só um foco tanto no máximo, qt no minimo borram a imagem para os lados e para cima/baixo. É porque tem os dois focos em um só botão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bronislaw@12 maio 2004, 01:30

Bom antes de tudo tenho que lembrar que esse processo elimina totalmente a garantia (caso ainda tenha), e também que é de alto risco, pois deve-se seguir exatamento os passos, pois no monitor não se deve tocar em nada, pois tem alta tensão e isso pode te matar (ou até mesmo lhe deixar grudado no monitor, mesmo com ele desligado da parede). Então caso você nunca tenho desmontado o pc ou mexido em alguma coisa de hadware, aconselho a chamar algum amigo que entenda melhor do assunto ou até mesmo que não o faça.

Bom com o tempo o seu monitor vai ficando escuro, mesmo com a configuração dele no maximo (o brilho e contraste), é aí que você pensa em trocar de monitor, comprar um novo, ou até mesmo levar em um tecnico, no qual lhe cobrara 40 reais (+ ou -) para lhe arrumar o monitor.

Caso você esteja com esse problema não se desespere, você pode arrumar isso desmontando o monitor, isso mesmo desmontando o monitor (cuidado, pois a perigo de choque eminente nesse processo, só o faça se realmente entender um pouco do assunto.)

Bom para começar o processo, basta você desmontar o seu monitor, alguns são até faceis pois não tem parafuso é todo encaixado como o Samsung SyncMaster 550v, ou no caso de parafusos é só os tira-los. Qualquer monitor sempre saira a parte de tras, ficando a parte da tela em um pedaço de plastico ainda, e a parte dos fundos aberto.

Tendo chegado a essa parte, basta procurar por 2 botões atras dele, um com nome de focus e outro com o nome de screen.

Não mexa no focus, pois como diz é o focus do monitor, mexi aqui e deu maior trabalho para deixa normal de novo.

O botão screen é exatamente o que você procura, pois é por ele que você pode clarear o monitor ou deixa-lo mais escuro, basta vira-lo de um lado para o outro para clarear o seu monitor, nessa opção você pode deixa-lo bem mais claro do que pelo lado de fora (botão padrão do monitor de brilho), fazendo assim seu monitor ficar mais claro por pelo menos mais uns 4 anos.

No meu por exemplo eu deixei a configuração de fora do monitor no minimi (ficou todo escuro) e la dentro do monitor deixei no ideal que eu queria, montei ele e agora no botão embaixo da tela, posso deixa muito claro, sendo que antes ele estava bem escuro, mesmo com a configuração de brilho no maximo. E ainda ficou longe de chegar no limite no botão atras do monitor (de dentro).

Fui em um tecnico para ver isso ele ia me cobrar 40 reais, para fazer isso, que não tem nada de complicado. Agora devo lembrar, qualquer parte atras do monitor da choque de alta tensão, não preciso nem dizer que isso mata né, então preste muita atenção no que esta fazendo e não toque em nada mais do que o botão de screen. :devil:

ola rapazeada curujas ! sou tecnico em eletrônica vou dar uma dica creio eu q impertantissima.... :palmas: no FLYBACK NÃO SÓ TEM 12000 VOLT's :muro: mas, de 27000 a 28000kv. isto quer dizer VINTE E OITO MIL VOLT's ... :zoio:

não toque em nunhuma parte dentro do monitor. sem conhencer. agora vai uma dica VALENO ! :D se seu monitor estar escurecendo, o 1º passo e observa se ele aos pocos vai ficando normal, se ficar o deffeito é no CIRCUITO DE FILAMENTO

2º passo se ele vai ficando claro mas fica embaçando, odefeito é NO KIT FOCO DO FLYBACK. Procure um tecnico amigo seu e peça para fazer a substituição de um desses componentes, e não simplesmente AUMENTAR A tensão DO SCREE :tantan: POIS você ESTA simplesmente NÃO SO PRESTE A GASTA R$ 40.00 MAS PRESTE A GASTAR UM TUBO DE IMAGEM :ahh:

David Vicente da Silva :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que monitor dava tanto choque assim....

Legal saber disso... Eu tinha uma arma em casa e não tinha noção.

Agora vou deixar ele todo aberto, se algum dia aparecer um ladrão pra me roubar eu jogo o monitor desmontado em cima dele hauhauahauahauhaauhau...

falou... Boa explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um sync master3 que foi escurecendo, escurecendo (demorava pra clarear), e fui aumentando o gama por software, isso por um bom tempo, cada vez mais, até que com o tempo ele ficou tão escuro que não deu mais pra usar. Aí estava com ele parado aqui, vendi pra esses caras que compram por R$50 reais.

Quer dizer que o defeito não é no tubo como alguns me disseram? Era só ter mexido nisso? Vendi barato?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@18 jun 2004, 00:14

Eu tinha um sync master3 que foi escurecendo, escurecendo (demorava pra clarear), e fui aumentando o gama por software, isso por um bom tempo, cada vez mais, até que com o tempo ele ficou tão escuro que não deu mais pra usar. Aí estava com ele parado aqui, vendi pra esses caras que compram por R$50 reais.

Quer dizer que o defeito não é no tubo como alguns me disseram? Era só ter mexido nisso? Vendi barato?

Abraços!

Bom, um pouco vendeu sim, dava para lucrar uns 100 reais no máximo com esse monitor estando em bom estado de funcionamento, além do q esse monitor e de 199... e bolinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

Hei, uma vez precisei mudar o foco do meu monitor e claro, não sabia nada sobre monitor, isso porque trabalho a 13 anos com informática e me vi não sabendo NADA sobre monitores. As voltagens que são armazendas no flyback são fenomenais, sobre as correntes eu já não tenho tanta certeza, a única certeza que eu tenho é que eu não quero levar aquele choque. Muitos monitores hoje em dia fazem uma mágica que eu amo e vocês deveriam aprender a fazer que é ... DESCARREGAR O FLYBACK???

Alguns fazem isso na própria estrutura metálica envolta a ele, outros já precisam serem descarregados manualmente. LEIAM... um bom tutorial ensinando a fazer isso. O que eu fazia antigamente era ir com um alicate e dar um curto atrás do capacitor gigante que há na placa controladora do monitor. De certa forma funcionava. Algums vezes nem acontecia nada, não saia choque não esquentava o alicate, nada... nunca queimei o capacitor com isso também não.. :D Em outras situações acontecia um estouro na ponta do alicate. Bom, melhor nele do que em mim. :blink:

Sobre a luva, besteira. Sou Engenheiro Eletricista e te garanto, a luva vai de deixar literalmente 'na mão'. Muito cuidado, existe uma matéria que agente estuda no curso de elétrica que se chama, materiais elétricos. Você pode conseguir um desses no eMule ou mesmo alguns artigos na internet. Acredite, teria que ter muiiita borracha pra barrar aquela descarga.

Valeu,

-Darkout

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@18 jun 2004, 00:14

Eu tinha um sync master3 que foi escurecendo, escurecendo (demorava pra clarear), e fui aumentando o gama por software, isso por um bom tempo, cada vez mais, até que com o tempo ele ficou tão escuro que não deu mais pra usar. Aí estava com ele parado aqui, vendi pra esses caras que compram por R$50 reais.

Quer dizer que o defeito não é no tubo como alguns me disseram? Era só ter mexido nisso? Vendi barato?

Abraços!

Que software você usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...