Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação Mac E Pc


BRASILEIRO

Posts recomendados

Postado Originalmente por gargwlas@26 abr 2004, 17:12

então me diga o que faz o MAC ser tão melhor que o PC?? nenhum MACuser me respondeu até hoje...  :muro:

Isso já foi dito aqui:

MAC = Hardware feito para os programas

PC = programas feitos para o Hardware

O dia que você entende isso vai entender porque os MAC são melhores EM EDITORAÇÃO GRAFICA do que os PCs, beleza?

qualquer duvida estamos aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Santiago-+27 abr 2004, 07:44-->
gargwlas@26 abr 2004, 17:12

então me diga o que faz o MAC ser tão melhor que o PC?? nenhum MACuser me respondeu até hoje...  :muro:

Isso já foi dito aqui:

MAC = Hardware feito para os programas

PC = programas feitos para o Hardware

O dia que você entende isso vai entender porque os MAC são melhores EM EDITORAÇÃO GRAFICA do que os PCs, beleza?

qualquer duvida estamos aí...

o que você disse pra mim num passou de fanatismo... mas pergunto de novo... O que faz o MAC TECNICAMENTE ser melhor que o PC em editoração gráfica???

Quem usa MAC e defende MAC tem que saber essa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gargwlas@27 abr 2004, 09:37

o que você disse pra mim num passou de fanatismo... mas pergunto de novo... O que faz o MAC TECNICAMENTE ser melhor que o PC em editoração gráfica???

Quem usa MAC e defende MAC tem que saber essa...

Putz gargwlas, quem ta sendo fanatico é você

olha só, não to entendendo o que você quer dizer por tecnicamente...

tecnicamente você roda um monte de benchmarks e vai ver que um PC bem montado vai ser mais rápido

Mas quando você usa um machintosh pra trabalhar com imagens, e sente a imagem deslisando pela tela, sente os efeitos sendo aplicados em tempo real, sente que vai trabalhar com aquela imagem e tem segurança em trabalhar nela, não tem como explicar isso tecnicamente.

Não trabalho em mac, tenho um PC pentium 233 pra trabalhar

nunca tive um mac, nem sou defensor deles como você esta achando, mas acho estranho essas comparações que o pessoal faz entre PC e MAC que não existe, do tipo qual é melhor... cada um é melhor na sua area, neguinho que compra um MAC pra jogar tem mais é que tomar na oreia pra aprender a largar mão de ser burro, :cry::chicote: mas se você quer fazer uma lha de edição tem que olhar com bons olhos um mac entendeu? :goff:

ë isso o que eu acho, e o lance do mac ser um "Hardware feito para os programas" é o que faz ele ser a melhor coisa pra trabalhar com editoração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gargwlas+26 abr 2004, 17:12-->
Postado Originalmente por -Santiago-@26 abr 2004, 13:36

Bob Esponja Marley@26 abr 2004, 13:26

MAC em editorção grafica não se compara a nenhuma porcaria "powered by SOYO, ASUS, MSI e etc"

HAHAHA tem nego que ainda acha que o windows um dia vai ser melhor que o MAC pra editoração grafica:

"mais rápido?

hum isso é verdade o MAC é bem melhor pra mexer com imagens vetoriais do que o PC..

porém isso vai durar pouco..

se eu tivesse uma hd scsi , um 512 rambus.. um athlon xp 1.8 e uma placa de video boa como uma geforce ti 4200""

HAHAHAHA

putz onde que eu ouvi uma porcaria dessas? eu copiei a mensagem (essa pérola) mas esqueci de copiar o nome do carinha...

NEGAIADA acorda pra vida

pelamordedeus só postem aqui que já mexeu num MAC antes senão a gente tem que ficar ouvindo essas baboseiras :stupid:

Quem mexe com editoração SABE que o MAC é melhor,

benchmarks não é tudo, você tem que trabalhar nele pra sentir a diferença falou galera???

então me diga o que faz o MAC ser tão melhor que o PC?? nenhum MACuser me respondeu até hoje... :muro:

Se você sabe ler então leia meu post um pouco acima que ta explicado o que faz o mac ser mais rápido em editoração...

Se não, pare de fazer perguntas já respondidas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gargwlas@27 abr 2004, 09:37

o que você disse pra mim num passou de fanatismo... mas pergunto de novo... O que faz o MAC TECNICAMENTE ser melhor que o PC em editoração gráfica???

Quem usa MAC e defende MAC tem que saber essa...

É isso ai cara... pense em um play 2, apesar de ter um hardware extremamente ultrapassodo comparando com pcs, ele ainda roda jogos com uma qualidade que um PC com a mesma configuração não rodaria nunca... Tente rodar Splinter Cell ou Silent Hill 3, um GT4 ou um NSFU em um processador de 400 Mhz em uma placa de video Gf 2 Mx 200... com todos aqueles efeitos e titis que tem no play 2 !!!! você NÃO RODA MEU AMIGO!!!

A diferença é que o Hardware de um play 2 é feito especeialmente pra rodar jogos, então, os programas são produzidos pruma máquina que foi projetada pra esse tipo de função. Os processadores dos MAC´s podem fazer tudo o que um pc faz, mas suas funções para trabalhar com vertores, imagens e vídeo são muito mais avançadas... Não que ele seja feito SÓ pra isso, mas sua capacidade de processamento desse tipo de informação é muito maior...!

Cara, antes de achar que é fanatismo, sente em um mac e use ele para trabalhar com esse tipo de material. Eu já trabalhei em MAC, e se tivese condições trocaria meu PC, pois sou publicitário e vivo disso!!!

por um acaso você acha que TODAS AS GRANDES AGENCIAS de publicidade do país e do MUNDO ( não é exagero cara, procure por fotos de Mcan Erickson, DM9, W/Brasil, DPZ, AFRICA ) trabalham apenas com MACS em suas áreas de criação??? Será que é fanatismo??? Estética??? Acho que não viu... Esses caras são mais entendido de editoração gráfica que os próprios desenvolvedores da Corel e da Adobe e se eles optam por um G5 ou até mesmo por um G4 ao invés de um Pc é porque tem algo mais do que visual... tem qualidade, pois se esses caras podem trabalhar com as máquinas que quiserem, dinheiro nesse caso não é problema!!! E a escolha é sempre MAC !!!

Conheça os dois lados da moeda e post mensagens depois disso... você verá que tenho razão !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu perguntei aqui quais eram as diferenças técnicas entre os dois, e me responderam o seguinte:

placa de vídeo= igual para os dois (mesmo chips gráficos ATi e Nvidia)

memória= DDR igual para os dois

HD= MAC SCSI PC=RAID e serial ATA

processador= me indicaram o link comparativo entre P4xG5xA64 (o G5 perdeu para os dois)

Acho que sendo muito parecidos, o MAC leva pequena vantagem no quesito software otimizado para o hardware. Entretanto, muitas pessoas usam uma configuração P4 top para editoração de imagens e não deixa nada a desejar para um MAC, e fica bem mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@27 abr 2004, 12:28

Acho que sendo muito parecidos, o MAC leva pequena vantagem no quesito software otimizado para o hardware. Entretanto, muitas pessoas usam uma configuração P4 top para editoração de imagens e não deixa nada a desejar para um MAC, e fica bem mais barato.

Sim, se o assunto for editoração, um A64 e um P4 deixa muito a desejar comparados a um g5...!

Use primeiro... cite depois !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauHWUHAUhuwhahUHWUA.... ninguém conseguiu responder a minha pergunta... teve um outro que até saiu pela tangente e disse que nunca usou MAC... "mas temos que olhar com bons olhos para um mac em editoração"... ahUHWUAHuhwahUHWA..... ir pelo que os outros falam... tsc tsc tsc.... mas o MAC não ganha do PC na performance não... ele ganha em outro quesito.... eu estive procurando esta resposta a muito tempo e a poucos dias achei.... só que o que eu fico grilado é dos caras falarem que é bom mas não sabem porque é.... esta abaixo e numa simples frase:

" Mac tem uma vantagem enorme pra trabalhar com gráficos por ele não ter o conceito de resolucao e de pixels.. é tudo vetorial....postscript."

não quero pagar uma de gostoso... mas como alguem aí disse... saiba das coisas antes ficar explalhando pros 4 quatros cantos da terra uma "verdade inconstetável"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gargwlas@27 abr 2004, 15:22

teve um outro que até saiu pela tangente e disse que nunca usou MAC... "mas temos que olhar com bons olhos para um mac em editoração"...

aí presta atenção no que fala

onde eu disse que nunca mexi num MAC?

E outra, se era essa a resposta que estava querendo que a gente colocasse aqui podia ter você mesmo falado antes e parar com essa frescura

Em nenhum momento a deixei de responder nada, então para de distorcer as coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o que você disse pra mim num passou de fanatismo... mas pergunto de novo... O que faz o MAC TECNICAMENTE ser melhor que o PC em editoração gráfica???

Quem usa MAC e defende MAC tem que saber essa...

Durante muito tempo, principalmente na era G3 e até meados da era G4, os Macs tinham as melhores placas de vídeo, os HDs mais rápidos (SCSI), um processador muito rápido e extremamente eficiente na execução de programas otimizados para ele (o Photoshop sempre foi...), diversas tecnologias pioneiras (Firewire, gravadores de DVD, redes Gigabit), um sistema que funcionava redondinho com tecnologia PostScript e um gerenciamento de cores muito fiel, o ColorSync. Esse conjunto de fatores aliado ao status e design da marca, colocaram os Macs nas graças do mercado de editoração, publicidade, áudio e vídeo.

O hardware era excepcional, o sistema muito bom, os principais programas eram otimizados ou quase que exclusivos da plataforma (vide o ProTools) e ainda por cima a máquina era linda! Pronto, foi criado um mito, uma cultura nova.

Um outro fator que vale ressaltar, é que a Apple criou soluções profissionais completas e com custos incomparáveis com outras do mercado. você podia/pode editar filmes, áudio, criar efeitos, animações e autorar um DVD sem grandes malabarismos.

De uns 4 anos para cá, a Apple meio que ficou só vivendo do mito e do status e esqueceu de acompanhar os PCs. Mas mesmo assim, nos nichos específicos, os Macs continuavam reinando, principalmente por causa da cultura que ali ficou enraizada.

Acho que é mais ou menos isso, gargwlas.

---------------------------------------------------------------------------------------------

No mais, acho que o assunto do tópico já foi mais do que esclarecido. Mac é caro por causa dos impostos, da ineficiência da Apple Brasil e porque nossa economia não ajuda de uma forma geral, portanto, acho que não tem nada a ver a discussão descambar para outro lado, principalmente da forma hostil que a coisa estava indo.

Recado dado e espero que compreendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mac é tecnicamente melhor pelo PC pelos seguintes motivos

1 - Integração Hardware e Software - como o hardware e o SO e muitos aplicativos são feitos pela mesma empresa isso faz com que os software sejam otimizados aos máximo para o hardware e que eles interajam muito melhor.

2 - Sistema Operacional - O MacOS X é sem sombra de dúvida o sistema opracional comercial mais avançado do mundo atual com features que só virão no mundo dos PCs em 2006 com o Longhorn, dotado de uma interface intuitica com a filosofia de programas, que leva o usuário a não precisar de usar as pastas pra visualizar gerenciar seus arquivos (iTunes/iPhoto são um exemplo), com exposé, com a base UNIX, o video compositing entre outros fazem do mac um sistema tecnicamente melhor

3 - ColorSync - O color sync traz pra área grafica algo que eles necessitam, e só o mac pode dar, o famoso WYSIWYG, ou seja o ColorSync é um sistema de calibração de cores que faz com que o que você veja na tela do seu LCD seja exatamente o que você vai ver na sua impressora sem surpresas de cores

4 - É comprovado que em configuração de tecnologias de comunicação é muito mais fácil que em qualquer outro computador, no mac o plug and play é levado ao pé da letra, o bluetooth, o WiFi (AirPort), o ZeroConf (Rendezvouz) são muito mais fáceis de se usar no mac que no PC porque ela utiliza a mais tempo

5 - Design - pra quem se importa com o visual, o mac é tecnicamente muito superior que o PC, seus designs são ganhadores de premios todo ano, é indiscutivel que o design da Apple é impressionante

6 - Qualidade de construção - A qualidade dos macs é superior a grande maioria dos PCs, apenas algumas marcas pode se comparar em qualidade com os macs

Obs.: li a alguns posts acima que o mac utiliza HD SCSI, essa afirmação é falsa, os macs deixaram de ter o SCSI como padrão em 98! hoje os macs utilizam Parallel ATA nos G4 e Serial ATA nos G5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obs.: li a alguns posts acima que o mac utiliza HD SCSI, essa afirmação é falsa, os macs deixaram de ter o SCSI como padrão em 98! hoje os macs utilizam Parallel ATA nos G4 e Serial ATA nos G5

Como eu disse, até meados da era G4, lá fora haviam comfigurações opcionais com controladoras PCI SCSI. Quem trabalhava com áudio e vídeo profissionalmente abria mão dos HDs IDE, na época ATA 66, pelos SCSI.

HDs IDE ATA 100 só começaram a ser usados em meados de 2002, nos G4 MDD e FW 800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí, tomei a liberdade de fazer uma configuração de um PC, top de linha, com os mesmos componentes que o PowerMac G5 2 Ghz Dual usa...

Placa Mãe: Pentium 4 HT FSB 800 MHZ - Lan Pro - SATA - DUAL DDR 400 - Intel 875P

Processador: Processador Intel 3.2 GHz, 512 Kb Cache, FSB 800 MHz, Soquete N in BOX...

Memória: 2x de Memória de 512 Mb - 400 MHz

Placa de Vídeo ATI Radeon 9600 XT 128Mb BOX

Hard Disk de 120 Gb 7200 RPM

Gravador com 2Mb de Buffer, grava DVD-R em 8x, DVD-RW em 4x, CD-R em 24x e CD-RW em 16x

Placa de Rede Gigabit PCI 10/100/1000 Mbps RJ45 3COM 3C2000-T

Mouse Preto optico USB c/ scroll

Teclado Multimídia USB

Sistema Operacional: Windows XP Pro Português OEM

Programas adicionais, para trabalhar filmes, músicas, incluindo o iTunes, Windows XP atualizado...

Tudo isso, por apenas R$6.154,00 em comparação que um Mac, compatível com essa config de PC, sairia por uns R$10.000,00 por ai... Isso com o Windows todo atualizado, antivírus, drivers atualizados.

Tanto o PC, tanto o Mac, são iguais. Os dois são Personal Computers, com diferença de preço, designer do gabinete, mas fora isso, se um Mac não está com antivírus, firewall, pode ter probs e o uso do computador também influencia. Mas os dois, rodam jogos, e tudo. Outra coisa, o Win 2003 também roda jogos, sei que não tem nada a ver com o tópico, mas relembrando! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por shang_tsung@14 maio 2004, 00:00

Dizer que uma configuração identica a do mac, pode ser mais barato nos PCs, entende?

OK, mas para isso nem precisava abrir um tópico novo, né? :joia: Isso é meio que lugar comum e além do mais já tem outro tópico em que esse ponto é levantado, portanto seu tópico foi fundido a esse em questão.

Nada pessoal, mas é para evitar duplicidade de tópicos e outra daquelas discussões polêmicas que não chegam a lugar nenhum...

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos não entendo muito de mac mas de pc entendo e muito.

Vi que tem gente doente por mac pior do que com seu time de futebol.

Agora me explica uma coisa o que esse mac faz que o meu pc não faz.

Pentium 4 3.0HT FSB 800

512 DDr 400

HD 80GB Seagate Barracuda ultra ata 7200

Placa mãe MSI 865PE Neo2-Prescott Ready

Placa de Video MSI geforce FX 5950 256 MB DDR.

Se tiver alguma coisa que o mac faça que esse micro não consiga fazer pois acho meio difícil quem sabe eu compre um mac :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bob Esponja Marley@27 abr 2004, 11:33

É isso ai cara... pense em um play 2, apesar de ter um hardware extremamente ultrapassodo comparando com pcs, ele ainda roda jogos com uma qualidade que um PC com a mesma configuração não rodaria nunca... Tente rodar Splinter Cell ou Silent Hill 3, um GT4 ou um NSFU em um processador de 400 Mhz em uma placa de video Gf 2 Mx 200... com todos aqueles efeitos e titis que tem no play 2 !!!! você NÃO RODA MEU AMIGO!!!

Tambem não chuta o pal da barraca, os Hardware são totalmente diferente Playstation 2 são Hardwares otimizados para os games e o processador é de 128 Bits os Sistema dele é linux otimizado e com isso ele sem duvida vai ter mais força mesmo com um clock inferior. :muro:

Os Processadores dos PCs são em 32Bits e Não são dedicados para games como todo mundo fala para isso eles prescisão de placas aceleradoras para que consigamos jogar neles como os MAC. :naonao: :######: :chicote:

Os MAC São tão bom para edição de video que Hollywood está trocando as maquinas para PCs com linux que está de ótima qualidade em relação a os MAC.

Desculpa a os doentes que não tem cura por aquela doença grave MACloucura cronica. :priv:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de dar meu testemunho.

Trabalho com editoração há 8 anos, há 2 anos trabalho em uma das maiores gráficas do centro-oeste, onde realizamos trabalhos para o Governo Federal em Brasília. Temos estações MAC e PC e tenho a seguinte opinião:

Não importa se você tem um fusca ou uma ferrari, o que importa é quem está por trás operando.

Hardware tanto de Mac's ou Pc's são iguais por uma simples lógica. Produtividade. Uma Kingston não vai fazer 1000 pentes de memórias pra pc e 200 pra Mac, porque simplesmente a demanda pode aumentar ou diminuir, então é mais fácil "padronizar". Isso acontece com mémorias, Hd's, placas de video, etc. A mesma empresa que produz os processadores para a Apple (IBM) produz estações baseadas em X86 (Intel, AMD). A diferença está nos drivers para cada plataforma.

O sistema MAC OS X usa UNIX (linguagem amplamente utilizada em pc's) por ser mais robusta e sua lógica de programação mais coerente. Todo Linux se baseia também em UNIX, ou seja a prerrogativa é a mesma para PC's baseados em Linux.

Pois bem o "mito" a ser combatido é comparar "Workstation" com computadores do "Ponto Frio". Se analizarmos computadores de marcas, como HP, IBM, DELL versus APPLE (comparem as estações de trabalho High End) veremos que as diferenças serão minímas tanto no quesito desempenho, quanto estabilidade.

Outro fator importante é o uso dedicado; normalmente em Editoração Eletrônica se usa sistemas dedicados para as tarefas: computadores para tratamento de imagens, computadores para finalização e diagramação, computadores para fechamento de arquivos, servidores e Rips de impressão. Trabalhando assim a probabilidade de falhas (travamentos) serão mínimas. Não importando se é MAC OU PC.

Gerenciamento de cores no MAC não é automático como pregam por aí, o ColorSync não faz milagres, quem faz o "milagre" se chama perfil ICC, perfeitamente configurarvel em PC's, aliás não é o sistema operacional que é configuravél e sim a aplicação (Photoshop, Ilustrator, Corel, Indesign, Quark, etc.)

O design do MAC é mais atraente, por isso agrada e combina com o conceito de agências de propaganda onde o que se vende é justamente a ideia do sofisticado e do moderno.

O sistema operacional de ambas plataformas tem vantagens e desvantagens, ou alguém gostava de calcular o quanto de memória tal aplicação iria usar no MAC OS 9 e sua "multi-tarefa" irreal. E no Windows 98 a sua memória "protegida" dando brechas para programas mal feitos travarem todo o sistema.

O diferencial de tudo isso é mais uma vez o componente humano. Não importa se é fusca ou ferrari, o que importa é alcançar os objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodrigo M Ramos+16 maio 2004, 20:52-->
Juliano Lisboa@16 maio 2004, 00:46

Não importa se é fusca ou ferrari, o que importa é alcançar os objetivos.

Acho que isso resume tudo.

E resume mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O problema é o seguinte conheco gente que tem seu ibook g4 de 600mhz com 512mram que trabalha com arte grafica, rodando photoshop, flash, frehand, ouvindo itunes e gravando um cd!!! sem engasgar!

Se eu pegar meu athon 2400+ 512ram eu uso ele traquilo mas sem gravar um cd!!! junto.

E outra se você pegar um pc de 3 anos ex: piii 800 128ramatras e um mac de tres anos atras! o pc não faz roda um windows xp, flash photoshop, freehand, tocando musica!, um mac de 3 ano atras acompanha o mercado!

a diferenca é q você paga 10mil em um pmac g4 hoje e daqui 5 anos ele ta firme e forte já o pc não!!! é só upgrade atras de upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não sei não hein tenho um amigo que tem um Pentium III 733 com 128MB de Ram que consegue ouvir musica e trabalhar no Photoshop, flash, dreamweaver tudo junto, claro que não será uma execução perfeita dá umas engasgadas, mas se você pegar um Mac de 3 anos atrás e por o OSX e tudo mais ele vai funcionar mas tambén vai dar umas engasgadas!!

Isso é completamente normal, e o fato de se pagar 10mil em um Mac, no Brasil se deve primeiro as taxas de importação e a olhuda da Apple BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BRASILEIRO@27 jan 2002, 12:03

Gostaria de saber Porq um Macintosh custa muito mais caro que um PC com a mesma configuração???

Acho que nosso amigo BRASILEIRO só perguntou por que um MAC é mais caro que um PC com a mesma configuração... e a resposta já foi dada varias vezes: impostos, importação, e por ai vai.... eu não me lembro dele ter perguntado se os MAC eram melhores ou piores que os PCs... acho engraçado como as pessoas rodam rodam rodam e não chegam a lugar nenhum, ninguém esclarece as duvidas, ninguém aprende.... eu mesmo, nunca sequer toquei em um MAC, por isso estou curioso pra conhecer essa plataforma, mas pelo que vejo, nesse topico eu não sei o que tomar como realidade.... sempre que uma pessoa explica, logo em seguida outra diz que está errado, dai começa a discução... realmente fica difícil saber quem está equivocado e quem realmente sabe o que fala.... acho que o topico está fugindo totalmente do seu objetivo primordial que era somente explicar por que no brasil os MAC são muito mais caros, mas estão saindo discuções sobre qual é melhor, sendo que muitas vezes confundem os Sistemas Operacionais com as maquinas! citam varias vezes o Windows XP, o Mac OS X.. se o caso for esse, meu Linux com o kernel compilado especialmente pro meu Athlon XP 2500@3200 está uma maravilha... porém tenho uma grande curiosidade sobre os MACs..... ai que está o X da questão, as pessoas tem uma tendencia de ramificar os assuntos pra outras areas, numa guerra utópica pra ver quem sabe mais, criando um enorme topico confuso... é realmente uma pena que os extremismos e o fanatismo de ambas as partes atrapalhem não só a mim, mas aos outros que tambem querem aprender alguma coisa.

Espero que as pessoas leiam o post inicial e procurem não fugir muito dele, isso atrapalha quem quer aprender alguma coisa.

obrigado

:priv::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...