Ir ao conteúdo

Transformar 24 Volts para 12 volts com corrente de 5 Amp.

Julio Cesar Toth

Posts recomendados

Postado

Tenho um trafo 110/220 volts com saida de 24 Volts de 5 Amp. + Ponte Retificadora.

Onde o mesmo ira comandar um motor de 24 volts 3,5 Amp. ( motor tipo de limpador de parabrisa).

Com a queda da tensão pretendo ajustar sua rpm necessaria de trabalho.

Nos meus calculos precisava usar um resistor de 1.8 ohms x 100 Wallts.

Qual maneira melhor e eficiente a ser usada?

Aguem teria um esquema a fornecer.

Obg.

Postado
Tenho um trafo 110/220 volts com saida de 24 Volts de 5 Amp. + Ponte Retificadora.

Onde o mesmo ira comandar um motor de 24 volts 3,5 Amp. ( motor tipo de limpador de parabrisa).

Com a queda da tensão pretendo ajustar sua rpm necessaria de trabalho.

Nos meus calculos precisava usar um resistor de 1.8 ohms x 100 Wallts.

Qual maneira melhor e eficiente a ser usada?

Aguem teria um esquema a fornecer.

Obg.

Tente um dimmer com triac na entrada do trafo, simples e barato:

lampdimmer.jpg

Outra forma é com um dimmer DC com modulação PWM, porém um pouco mais complexo. Este foi calculado para 100A. no seu caso só vai precisar de um só mosfet:

PQAAAOwsskpevlyNp9JMiyxl_xWzg7qOoGT6bKQA5Sh-ocM_lJvSDqCoPDvEDVw1Iang3Yx7p-qAnW0gdE4RhcknlXsAm1T1UOggLBpvFlb41m4DijR9Ktj2ugAz.jpg

Postado

O colega disse que irá usar um motor de 24V DC.

Um circuito muito parecido com o seu só que mais simples:

esquema.bmp

Substitua o TIP31 por um TIP120 ou TIP 122. Nem vai precisar do diodo externo pois o mesmo já possui.

Ligue o motor no lugar do fan. Coloque o transistor em um bom dissipador de calor.

Utilize um LM7812 para alimentar o 555. Ou até mesmo um 7805.

E ligue o +24V em um fio do motor e o outro fio do motor coloque no coletor do transistor.

Falou

Postado

Não esqueça que se o trafo é de 24vac, depois da retificação e filtragem vai ficar com uns 34vdc. Terás que limitar esta tensão em 24 volts DC, pois acima disso corre risco de danificar o motor.

Só não entendi se você quer que alterne entre 24v e 12v, controlando a rotação, ou fique fixo em 12v (reduzindo) a rotação?

Postado
Não esqueça que se o trafo é de 24vac, depois da retificação e filtragem vai ficar com uns 34vdc. Terás que limitar esta tensão em 24 volts DC, pois acima disso corre risco de danificar o motor.

Só não entendi se você quer que alterne entre 24v e 12v, controlando a rotação, ou fique fixo em 12v (reduzindo) a rotação?

Ps:- Preciso alternar entre 24 e 12 volts. Para isso estou com dois reles.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!