Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe risco de ligar o PC direto na tomada?


Posts recomendados

Amigos gostaria de esclarecer que alguns estabilizadores possuem protetor contra surtos (descarga elétrica), normalmente são utilizados varistores que são componentes que protegem a saída dos estabilizador e funcionam a partir de determinados valores de tensão e atuam em um tempo muito pequeno (alguns milissegundos), então não é corretor dizer que o estabilizador não serve para nada é um ganho considerável de proteção comparado ao simples ato de plugar o computador na tomada.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos gostaria de esclarecer que alguns estabilizadores possuem protetor contra surtos (descarga elétrica), normalmente são utilizados varistores que são componentes que protegem a saída dos estabilizador e funcionam a partir de determinados valores de tensão e atuam em um tempo muito pequeno (alguns milissegundos), então não é corretor dizer que o estabilizador não serve para nada é um ganho considerável de proteção comparado ao simples ato de plugar o computador na tomada.  

Certo, certíssimo colega. De fato eles tem, por forca da normatização de ter internamente alguns elementos de proteção que outrora não eram exigidos e efetivamente não os tinham..

A partir da nova norma eles são obrigados a ter essas proteções, embora não as defina em valores, em quantitativo, e desse modo costumam ter uma proteção realmente débil, equivalente ao piores desses filtros de linha, esses de R$ 15,00..

Mas esse nem e o problema. O real problema e que o estabilizador atrapalha a fonte com esse procedimento de desalimentar e realimentar seus equipamentos em cada tlec dele..

Isso dai e mortal para as fontes em geral além de ser potencial gerador de surtos de tensão.. Quer ver, olhe ai: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -   

 

Colocando direto na tomada evitas essas agressões totalmente desnecessárias às fontes..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos gostaria de esclarecer que alguns estabilizadores possuem protetor contra surtos (descarga elétrica), normalmente são utilizados varistores que são componentes que protegem a saída dos estabilizador e funcionam a partir de determinados valores de tensão e atuam em um tempo muito pequeno (alguns milissegundos), então não é corretor dizer que o estabilizador não serve para nada é um ganho considerável de proteção comparado ao simples ato de plugar o computador na tomada.  

Desculpe colega, mas só pra pessoas que não entendem nada do assunto que é uma boa ganhar uma proteção porcaria usando estabilizadores em troca de danificar sua fonte. Ligar qualquer coisa em estabilizador nunca será melhor, mais eficiente e mais seguro que ligá-lo direto na tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda ontem queimei um pente de memória por ligar o PC direto na tomada da rede elétrica.

 

Isso aconteceu depois que o PC ficou funcionando por umas 6 horas.

 

Aprendi a lição e passei a ligar ele em um velho estabilizador já que não tenho filtro ou supressor de surtos.

 

Parece que esse estabilizador antigo tem algum varistor interno pois sempre usei ele em um velho PC e nunca tive problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda ontem queimei um pente de memória por ligar o PC direto na tomada da rede elétrica.

 

Isso aconteceu depois que o PC ficou funcionando por umas 6 horas.

 

Aprendi a lição e passei a ligar ele em um velho estabilizador já que não tenho filtro ou supressor de surtos.

 

Parece que esse estabilizador antigo tem algum varistor interno pois sempre usei ele em um velho PC e nunca tive problemas.

Queimar um pente de memória por ligar o PC direto na tomada pode ser um sinal de que tenhas ai uma fonte daquelas que se costuma dizer ou chamar de FF (Fonte Furúnculo)

É difícil, muito difícil de danificar um componente interno da config, como por exemplo a memória se alimentados de modo decente por uma fonte decente..

Ademais é uma conclusão no mínimo precipitada, pois inexiste relação direta com a energia AC e sua memória..

A memória é alimentada por um circuito de fonte própria, que está na placa-mãe que por sua vez é alimentado pela fonte que alimenta todos os demais componentes. Nenhum outro deu problema, só a memória..

Estranhíssimo. Não te parece??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda ontem queimei um pente de memória por ligar o PC direto na tomada da rede elétrica.

 

Isso aconteceu depois que o PC ficou funcionando por umas 6 horas.

 

Aprendi a lição e passei a ligar ele em um velho estabilizador já que não tenho filtro ou supressor de surtos.

 

Parece que esse estabilizador antigo tem algum varistor interno pois sempre usei ele em um velho PC e nunca tive problemas.

Uai

 

E como nunca queimou dezenas de computadores e 3 servidores do meu trabalho que ligamos direto na tomada por 1 mês?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

 

Nunca tive problema com peça nenhuma com a fonte que usei e já a uso há anos e o defeito só foi ocorrer após muitas horas.

 

Eu já estava receoso e tinha me programado para usar o estabilizador que havia esquecido mas não deu mais tempo.

 

Com o estabilizador o mesmo PC ficou mais horas e horas ligado sem qualquer problema.

 

Correr

 

A sua rede elétrica pode não ter a qualidade da minha inclusive haver indústrias e comércio por perto.

 

Outra explicação seria a de que a fonte usada nesses PCs de sua empresa podem possuir algum supressor de surtos interno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Vai por mim cara não use estabilizador....

Já trabalhei em local que não oscilar energia elétrica era comemorado como milagre divino e mesmo assim nunca dava problema nos computadores (que eram antigos e usavam fontes porcarias).

 

 

 

 

E como disseram em outro tópico:

 

 

Estabilizador tem 3 principais utilidades:

 

1 - Estragar o computador mais rapidamente.

2 - Gastar mais energia elétrica.

3 - Jogar dinheiro fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller

 

Nunca tive problema com peça nenhuma com a fonte que usei e já a uso há anos e o defeito só foi ocorrer após muitas horas.

 

Eu já estava receoso e tinha me programado para usar o estabilizador que havia esquecido mas não deu mais tempo.

 

Com o estabilizador o mesmo PC ficou mais horas e horas ligado sem qualquer problema.

 

 Se entendi bem sua lógica no raciocínio desenvolvido é a seguinte..

Se usar muitas horas sem estabilizador é provável que vai queimar a memória..

Aqui por casa as memórias não devem estar sabendo disso dai, pois tem de 20 a 25 anos que não uso estabilizador e não sei o que é ter memória queimada..

 

O que quero lhe dizer é que deduções fajutas baseadas em experiências únicas de longe não tem a mínima credibilidade e isso não significa duvidar de você mas sim duvidar que essa memória se tenha danificado pela falta do estabilizador..

Se queres defender o estabilizador faça contestando as agressões que mostrei no meu tópico, esse dai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.         

Fora disso é puro bolodório..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

@Kayke Obrigado por partilhar seu conhecimento conosco!

 

P.S: O estabilizador que uso (sendo somente para os monitores, caixa de som, Vídeo games etc...) é o primeiro que tive na vida. (Sim, vou comprar um filtro de linha e guardar.)

P.S²: Ainda tenho meu primeiro computador, com windows 98 nele .-. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque não poderia???

Você não liga o televisor, o som, o resto tudo direto ai na tomada?? Porque o PC não poderia. Saiba que as fontes para PC são excelentes, por exemplo essa sua dai pode operar com qualquer tensão de entrada, mesmo que varie de 90 a 265 Volts AC ela vai operar...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, faller. Fiquei receioso porque ninguém por aqui faz isso...

Questão de desmistificação da utilização de estabilizador sabe...

 

Claro que praticamente ninguém faz isso, vender estabilizador e depois ficar vendendo fonte xing-ling (depois que forem para o saco, com a ajuda do estabilizador) dá muito mais dinheiro do que vender um bom filtro de linha e uma boa fonte e depois só ver o cliente no próximo upgrade que ele for fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Hey guys!

 

Hoje, qual Filtro de Linha vocês me recomendam? ou, no caso da fonte que irei ultilizar, eu n necessite? Seasonic ATX S12II-520 Bronze.

Algo em até 100 reais, se for o caso, até um estabilizador (ao que eu vi até então, a fama n é nada boa, mas, vai que..)

Existe um tópico especialmente concebido para esse tipo de pergunta sua, se chama: Recomendação de filtros de linha? Dúvidas aqui!

O nome já diz tudo sobre o propósito do mesmo. Não poderia ser mais claro..

 

Quanto ao uso do estabilizador, só mesmo se você detestar, odiar mesmo sua fonte e desejar seu fim prematuro..

Aqui no Brasil o mercado de filtros de linha e de proteções em geral é muito carente e sobram dois ou três ai decentes:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EFCPT-8BTLP

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CONTR009237

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Estes estabilizadores, pricipalmente os que se encontra no mercado de venda de 300w de potencia, faz é atrapalhar a fonte do computador, ainda mais se for uma fonte real acima de 300w, da um tremendo conflito entre a fonte e o estabilizador, o que é muito perigoso, de um incendio ou danificar o computador, isto aconteceu comigo, depois disto, não usei estabilizador, de forma alguma, que simplesmente o cabo do estabilizador derreteu em um curto, me causando prejuízo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara.. perfeito!

Mas tenho minhas dúvidas.. aqui na minha cidade é 220v e a energia falta frequentemente as vezes várias vezes em um dia, as vezes fica o mês inteiro bem e não falta.. é bem estranho, será que acontecendo isso com frequência e estar ligado diretamente na tomada pode danificar meu hardware com o tempo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara.. perfeito!

Mas tenho minhas dúvidas.. aqui na minha cidade é 220v e a energia falta frequentemente as vezes várias vezes em um dia, as vezes fica o mês inteiro bem e não falta.. é bem estranho, será que acontecendo isso com frequência e estar ligado diretamente na tomada pode danificar meu hardware com o tempo?

Quedas de tensão são potenciais geradoras de surtos de tensão. Esses surtos podem ser prejudiciais a seu hardware. O remédio para eles é um bom protetor contra surtos de tensão, como por exemplo esse daqui se sua internet adentrar seu PC via WiFi, por exemplo (e não por cabo físico de uma lan).

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-energia-8-tomadas-branco.html

 

Se entretanto ela, sua internet, adentrar sua casa via linha telefônica (ADSL) ou via cabo da TV a cabo, adote um desses aqui:

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-branco.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ai no Alegrete você sofre com constantes quedas de energia, como as famosas "piscadas" de luz, compre um no-break. Com isso, caso a luz pisque, seu pc não irá desligar. E se a luz não voltar, você terá tempo pra desligar corretamente a maquina.  A dica de usar um filtro de linha pode ser adicionada ao pacote, ligando na ordem correta! REDE > FILTRO > NO-BREAK >>> EQUIPAMENTOS.

Para escolher o no-break certo, procure aqui no fórum.

Esse tópico aqui não abrange essas recomendações.  Mas uma dica importante é calcular corretamente e converter a saida em VA do no-break para o total de Watts que o conjunto de equipamentos vai consumir. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ai no Alegrete você sofre com constantes quedas de energia, como as famosas "piscadas" de luz, compre um no-break. Com isso, caso a luz pisque, seu pc não irá desligar. E se a luz não voltar, você terá tempo pra desligar corretamente a maquina.  A dica de usar um filtro de linha pode ser adicionada ao pacote, ligando na ordem correta! REDE > FILTRO > NO-BREAK >>> EQUIPAMENTOS.

Para escolher o no-break certo, procure aqui no fórum.

Esse tópico aqui não abrange essas recomendações.  Mas uma dica importante é calcular corretamente e converter a saida em VA do no-break para o total de Watts que o conjunto de equipamentos vai consumir. 

Muito bom seu texto, eu estava pensando em comprar um sim mas adiante. Agradecido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...