Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Casemod Voltado à Refrigeração


Visitante

Posts recomendados

Que um casemod tem que ser bonito todos concordam, mas será que a beleza deve ser colocada em primeiro plano em relação a outros fatores importantes como, por exemplo, temperatura, eficiência e praticidade? Particularmente eu acredito que não. Porém, cada um com suas escolhas...

Vamos ao que interessa.

Estou desenvolvendo um casemod usando um gabinete atx (óbvio) full tower. Antigamente eu já havia me aventurado com ele, pichando com spray preto a parte de metal do gabinete e spray cinza as partes de plástico. Tinha ficado bem leal, mas mesmo sendo um gabinete exclusivo ainda era um gabinete convencional. Para mim já era o suficiente, uma vez que o meu antigo Pentium 3 de 750mhz não exigia muita refrigeração. Agora que chegou o tão esperado Pentium 4 2.80Ghz com os seus poderosos 800mhz de fsb e 1Mb de L2, tive que deixar o gabinete aberto, pois a temperatura estava querendo chegar perto de 50ºC (processador novo, cuidado dobrado..) mas eu o desligava antes que isso acontecesse.

Com o gabinete aberto, o processador rodava nos seus ótimos 38ºC e em aplicações pesadas (100% processamento) chegava a 42ºC. Nova decisão: "É hora de um casemod extremo"

1º Casemod propriamente dito que eu estou fazendo, claro que depois de pesquisar um monte sobre o assunto..

Fiz vários projetos para o casemod e cheguei à obra final, que seria composto de 5 fans primeiramente, e numa 2ª fase de execução do projeto seria colocado o 6º fan.

Detalhes do projeto:

2 fans na parte superior do gabinete;

1 fan posicionado na parte de trás do gabinete;

1 fan posicionado na parte frontal do gabinete;

1 fan posicionado na porção inferior da tampa que protege a placa-mãe (tampa direita olhando de frente);

E o 6º fan, implementado na tampa de acesso ao gabinete futuramente, com um duto que direcionará o ar externo ao processador.

Construirei um controlador de velocidade para os 6 fans, para que a admissão de ar seja igual a vazão, aproveitando ao máximo a refrigeração, e economizar energia em dias frios.

Estou postando abaixo uma foto esquemática do projeto. Postarei fotos reais assim que a tinta do gabinete secar.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.danizanatta.brturbo.com/gabinete_schem.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Feito no MSPaint :######:

Gostaria de receber sugestões de qual cooler eu devo usar para exaustão, e qual para admissão. Lembrando que o 6º fan é de admissão e tem q ter 3 de entrada e 3 de saída de ar.

é isso ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, se você dormir com ele ligado, vai sonhar que tá num aeroporto :P .

Pesquise sobre a temperatura recomendada, e alcançando-a tá bom, não precisa exagerar, principalmente se não for fazer over.

Acho que só o duto bem feito já vai fazer muuita diferença. Aliás se for um duto isolado acho que o resto não vai fazer diferença nenhuma pra temperatura do processador, já que todo o ar que ele receber vai ser do duto.

Daí o resto da ventilação só precisa ser em função das outras temperaturas, HD, fonte, etc.

Estou certo?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@13 maio 2004, 12:47

Acho que só o duto bem feito já vai fazer muuita diferença. Aliás se for um duto isolado acho que o resto não vai fazer diferença nenhuma pra temperatura do processador, já que todo o ar que ele receber vai ser do duto.

Daí o resto da ventilação só precisa ser em função das outras temperaturas, HD, fonte, etc.

Estou certo?

Depende, o duto seria a entrada de ar para o processador, mas se o ar estiver quente dentro do gabinete, o dissipador entrará em equilíbrio com a temperatura média (adimissão x exaustão)... Segundo o site da intel, a temperatura ideal de funcionamento é 38ºC, e quando eu conseguir uma ventilação boa for fazer over sim.. (Ahh e a parte do aeroporto é verdade!, mas para que isso não ocorra, vou fazer um baybus [off/5v/8v/12v] pra quando não estiver usando muito o "poder de fogo" da máquina poder dormir em paz...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que vai ficar muito muito legal quanto ao visual e a temperatura, depois de pronto se tiver bem feito, mas num é muito cooler não? já que é pra gastar mesmo com refrigeração o que acha de colocar um wather cooler e jogar um pouco de anti fervura de carro junto com a agura, com o neon vai dar um efeito muito loco!!! voce tera tambem um melhor resultado se bem feito...

O que acha da idea?

Obs: cuidado pra sua maquina num levantar voo ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@13 maio 2004, 12:47

Acho que só o duto bem feito já vai fazer muuita diferença. Aliás se for um duto isolado acho que o resto não vai fazer diferença nenhuma pra temperatura do processador, já que todo o ar que ele receber vai ser do duto.

Daí o resto da ventilação só precisa ser em função das outras temperaturas, HD, fonte, etc.

Concordo plenamente.

O cooler na tampa que fica do lado da placa-mãe, creio que não ajudará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

um duto com cooler ajuda muito sim.. mas tem q retirar o ar quente de dentro do micro também.. e como sabemos tem q tirar + ar do q injetar.. ou então em quantidades iguais..

mas acho q é muito cooler.. tua onte vaih suportah??

não precisa 2 na parte superior do gabinete.. 1 cooler 12x12 tá de bom tamanho..

injete ar com 1cooler no duto e com 1 cooler no painel frontal.. (em baixo)

retire o ar com 1 cooler 12X12 na tampa superior e 1 cooler no painel traseiro (em cima)

mais do q isso não precisa.. (a menos q você more no nordeste) assim dá conta e não sobrecarrega a sua fonte..

essa é a configuraçaum q eu pretendo fazer no meu Ahtlon 64 e acho q será suficiente.. assim q eu tiver dinheiro vou dar jeito.. pretendo trocar de fonte também..

aí se quiser poderia por cooler na VGA no CHIPSET e no HD..

uma coisa interressante q vi num topico hoje foi dum krinha q trocou o cooler da fonte por um melhor e pos mais um cooler na grade do outro lado.. fazendo com q o ar circule por dentro da fonte e também ajudando na exaustaum do ar de dentro do gabinete.. procure no google q você encontrarah varios exemplos.. ou então use uma fonte pronta..

fica aqui a mnha dica.. []´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...