Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Pode Fazer Um Computador Ficar Mais Lento?


patricia

Posts recomendados

oie!!

eu to com um desses misterios quase paranormais do windows (XP professional) e gostaria muito de saber o por que e principalmente como solucionar esse problemao.

o misterio é a LENTIDAO do meu computador.. que literalmente da noite pro dia começou a fazer piti com programas normalmente mais pesados desde um adobe photoshop (premiere então está impossivel de mexer) ate animaçoes bobinhas em flash onde o computador parecia estar fazendo os calculos de desenho vetorial no lapis e papel!

pra deixar mais clara minha situaçao (não sou novata em computadores), algumas informaçoes:

- meu windows é XP professional, pentium III 800 com 512 mbytes de RAM;

- mesmo mantendo o norton antivirus religiosamente atualizado (faz mais de 10 aninhos que uso computador e nunca peguei virus) acabei de varrer todo o computador atras de virus como sasser e nada foi acusado;

- sempre q posso faço atualizaçoes de segurança pelo windows update;

- meu HD foi formatado em NTFS;...

enfim, minha duvida:

DESCARTANDO TOTALMENTE a hipotese de virus, o que faz com que o windows XP fique mais lento (especialmente nesse caso, de acontecer literalmente da noite para o dia)???? já aconteceu isso com alguem? e conseguiu solucionar isso?

ah, estava esquecendo, outra duvida nada a ver com o topico mas que gostaria muito de saber:

ONDE eu vejo se meu windows xp é 32 bits ou 64 bits?

desde já, MUITO OBRIGADA! :-***

Patricia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi !!!

Seu windows é 32 Bits , Processador PIII , PIV ( alguns ) , AMD XP , entre outros , não trabalham com 64 Bits

....

você disse que não é virus .. O norton não é muito bom pra achar virus ... Pegue o Avast! no Tópico de Praga digital do forum !

....

O windows Update deixa o computador mais lento, caso você seja usuária domestica, não precisa com URGENCIA atualiza-lo.

....

Verifique isso ...

Até mais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PC400@13 maio 2004, 03:39

....

Seu windows é 32 Bits , mesmo porque a plataforma 64 Bots , so funciona em processadores que disponibilização tal velocidade.

....

você disse que não é virus .. O norton não é muito bom pra achar virus ... Pegue o Avast! no Tópico de Praga digital do forum !

....

O windows Update deixa o computador mais lento, caso você seja usuária domestica, não precisa com URGENCIA atualiza-lo.

....

Verifique isso ...

Até mais !

Esta correto nosso amigo Pc400.

Porém acerca de lentidão não é só virus que deixa o xp lento.

Experimenta fazer uma faxina com SPYBOY e veja se vai melhorar.

Também visite o tópico de otimização do xp que se encontra no aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. aqui deu a mesma coisa!

Tenho amd 2200+, com, 256 mb de ram.. hd de 80 gb.. ´já fazem uns 3 dias que tá assim.. pra abrir uma foto besta de 50 kb demoram "eternos" 8 segundos... uso avg (atualizado todo dia" e lavasoft adware6 pra spy....

alguémda uma luz?

não adianta falar que é maquina.. q xp consome memori.. aqui também foi da noite pro dia...

valeu qqer ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora virus...

1º - Sasser - não tenho certeza, mas acho que o norton ainda não pega ele, (me corrijam se eu estiver errado) um dos problemas que ele causa fora o lance do reboot é deixar o micro "carroça" mesmo...passe a ferramenta de remoção do sasser só pra ter certeza;

2º - Spyware - Um jeito simples de você saber se é o spyware, basta você apertar o ctrl+alt+del e ir no gerenciador de tarefas, verifique se não tem algum processo usando 100% da cpu todo o tempo (você ve isso de cara quando você abre o gerenciador de tarefas basta olhar pra caixa que aparece do lado do relogio com uma barra quanto mais alto a barra estiver mais recurso da cpu esta sendo usado, ela ficar totalmente cheia uma vez ou outra é normal, mais o tempo todinho mesmo sem você estar usando nada na maquina...é spyware...);

3º - Hd muito fragmentado - em sistema NTFS desfragmentar o disco da uma boa diferença no desempenho da maquina;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PC400@13 maio 2004, 03:39

1) O norton não é muito bom pra achar virus

2) O windows Update deixa o computador mais lento

Pessoal, por favor não fiquem espalhando mais lendas do que já existem na net...

Se o Norton não é "bom para achar vírus", menos ainda serão outros programinhas "amadores" como o que foi citado. O Norton Antivírus é excelente, porém nenhum antivírus tem "bola de cristal": mesmo mantendo atualizado, uma hora ou outra acaba passando alguma coisa.

Portanto uma das principais regras para não facilitar para vírus é tomar cuidado com anexos em e-mail: nunca abra nem execute nada que você não tenha certeza do que seja ou de onde vem.

Windows Update deixa computador lento? O pessoal instala tudo o que é freeware e shareware para temas, styles, ícones e cursores, wallpapers, etc... e depois diz que é o Update que deixa lento.

...

Bom, voltando ao tópico: eu sofri muito até aprender à configurar o XP, mas na maioria das vezes o que acontece é que:

=> o Windows XP é sedento de memória. Com 128 ele chora, com 256 ele sai do lugar, mas o ideal é 512 de RAM ou mais. Como você já tem 512 (embora eu suponha que não seja DDR), então não deve ser esse o problema.

=> o Windows XP vem com muitos serviços desnecessariamente ativados. Dê uma olhada nesse tópico aqui para saber o que eu fiz para tentar melhorar isso.

=> temas, ícones gigantes, wallpapers, sombras em menus, esmaecimentos, animações, etc... exigem muito hardware para execução. Eu mesmo AMO essas coisas, mas tenho que abrir mão delas às vezes quando quero melhorar um pouco o desempenho.

Além disso, pode seguir tranquilamente as dicas do colega Adriano Silva também, principalmente essas pragas de spywares.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POr acaso vocês já repararam nos processos em aberto?

Eu lembro que quando havia instalado o xp era uma lentidão só, mas eu fui pesquisando e achei ai em cima no tópico pendurado as dicas pra deixar o pc melhor, e lá tinha os processos que o windows usa e que alguns são inuteis dependendo do uso da pessoa, ai eu fui ver os procesos em aberto e os que mais gastam memoria é a rede, o explorer e o anti vírus, mas fora eles tem mais uma porrada de coisas em aberto, dem uma olhada e vejam quais dels vocês precisam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por patricia@13 maio 2004, 03:26

oie!!

eu to com um desses misterios quase paranormais do windows (XP professional) e gostaria muito de saber o por que e principalmente como solucionar esse problemao.

o misterio é a LENTIDAO do meu computador.. que literalmente da noite pro dia começou a fazer piti com programas normalmente mais pesados desde um adobe photoshop (premiere então está impossivel de mexer) ate animaçoes bobinhas em flash onde o computador parecia estar fazendo os calculos de desenho vetorial no lapis e papel!

pra deixar mais clara minha situaçao (não sou novata em computadores), algumas informaçoes:

- meu windows é XP professional, pentium III 800 com 512 mbytes de RAM;

- mesmo mantendo o norton antivirus religiosamente atualizado (faz mais de 10 aninhos que uso computador e nunca peguei virus) acabei de varrer todo o computador atras de virus como sasser e nada foi acusado;

- sempre q posso faço atualizaçoes de segurança pelo windows update;

- meu HD foi formatado em NTFS;...

enfim, minha duvida:

DESCARTANDO TOTALMENTE a hipotese de virus, o que faz com que o windows XP fique mais lento (especialmente nesse caso, de acontecer literalmente da noite para o dia)???? já aconteceu isso com alguem? e conseguiu solucionar isso?

ah, estava esquecendo, outra duvida nada a ver com o topico mas que gostaria muito de saber:

ONDE eu vejo se meu windows xp é 32 bits ou 64 bits?

desde já, MUITO OBRIGADA! :-***

Patricia.

:muro:

Oi Paty (posso te chamar assim???)

Olha só, nós aqui no fórum temos algumas coisas em comum e acredito que a Número 1, seja o uso do Norton ....

Vou explicar melhor:

Não que o Norotn não seja um bom software, o problema dele é que ele sim causa lentidão na máquina, além de que se você tiver usando uma "Versão alternativa", ele deixa de ser 100% eficaz, mas como você disse que nunca pegou nenhum vírus, sei lá né ...

Olhe só, temos vários antivirus gratuitos, tipo o Avast, o AVG e outros, que são tão bons quanto ao Norton e outros pagos que encontramos no mercado.

Talvez uma dica seria scanear seu pc contra vírus usando alguns desses 2 antivirus somente por medida preventiva, pois é sempre bom ter uma ferramenta de análise diferente.

Outra coisa, seria muito bom scanear seu pc contra spywares. Se você quiser, posso lhe enviar o Adware 6.0 (muito bom para isso). Para tal, entre em contato comigo via icq (162506685 - normalmente invisivel), tem 3.17 megas ...

Depois excluiria todos os arquivos temporários, tanto do windows, quanto de internet, do Photoshop e principalmente do Premiere.

Eu também trabalho com Premiere (filmo, edito e to quase fotografando também) e sei que enche o hd de "lixo"a ponto de tornar o pc uma carroça :ahh:

Outra coisa também, para quem trabalha com Premiere, a Adobe cita que você deve ter um hd separado para uso do Premiere, seu pc está assim configurado, com pelo menos 2 hd's ??

Bom, depois de tudo isso, eu desfragmentaria os hd's usando "Dsikpeer Server Edition", esse desfragmentador é muito melhor e mais ágil que o desfragmentador original do windows ...

Bom, depois de ter feto toda essa faxina no pc, analisaria ele novamente, se voltou ao normal, oba, acertamos em cheio :-BEER , caso contrário, somente resta uma solução, que embora seja drástica, resolve de uma vez por todas, a famigerada formatação do hd :######: e a resinstalação completa dos sistema :joia: .

Outra coisinha:

Você perguntou se seu Windows XP é 32 bits ou 64 bits certo?

Se Windows Xp com certeza é 32 bits devido a arquitetura interna do seu processador.

Somente processadores AMD 64 Bits com placas-mãe para 64 Bits suportam o Windows XP 64 bits ...

Bom, desculpe-me pela "bíblia", mas acho que está bem claro ...

Qualquer coisa, sinta-se a vontade para entrar em contato ...

[]'s

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@14 maio 2004, 11:23

No seu caso, sua lentidão está no uso do tipo de formatação NTFS, ela é mais segura que a FAT32 mas é mais lenta para acessar os arquivos. As memo deve ser PC133, não se deve esperar muita coisa delas não, mesmo tendo 512MB RAM.

:joia:

Amigo, me desculpe mas não concordo contigo de forma alguma.

mesmo usando meu pc (vide assinatura) em alguns processos ele fica lento, praticamente travado ... principalmente depois de editar um vídeo de 1 hora e exportar ele para DVD, isso leva mais ou menos de 3 a 4 horas ...

Agora, o lance dos serviços "inúteis" que rodam no XP podem sim afetar o desempenho global da máquina, mas nada a ponto de não abrir o Premiere ou coisa do Gênero.

Esse meu pc eu uso para edição de vídeos e programas gráficos tipo Corel, Photoshop e outros, ou seja,. quase a mesma coisa que a Patricia faz e ele vai muito bem por acaso ...

Do mais, me desculpe, mas você vir a dizer que a NTFS é lenta ou a memória é ruim, eu discordo totalmente de você amigo ...

[]'s

:bandeira::-BEER:tantan::muro: :######: :ahh::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também concordo com você que mesmo em sua excelente máquina ele fica lento. A culpa é da estabilidade do windows, ele com o passar do tempo fica lerdo, parece que ele vai tentar adaptar algumas coisas internas ao Kernell e fica pior. Tanto é verdade que estou com o mesmo problema, isto estatisticamente aqui no forum é um número absurdo de pessoas questionando que o windows fica lerdo depois de um tempo. Outro ponto que disse é sobre o hardware dela, não é ruim é uma máquina muito boa, só que você e eu sabemos o desempenho das memo pc133 para edição de imagens concorda? Ai junta o winxp que fica lento com o tempo, e instalação de programas de edição de imagens, ao que parece o windows não gosta de muitos programas instalados.

Bom em relação a NTFS, o que disse é um fato e aqui no forum tem um tópico só sobre isso. É muito fácil entender por que NTFS é mais lento. Se você tem no cluster do HD muitas informações sobre um arquivo que está armazenado lá, com certeza o acesso a ele vai ser bem mais lento que em FAT32, porém devido a estas informações do arquivo, a segurança é maior devido o acesso a ele e os recursos disponíveis de segurança. E com certeza seu computador tecnicamente falando não é igual ao dela.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@14 maio 2004, 13:15

também concordo com você que mesmo em sua excelente máquina ele fica lento. A culpa é da estabilidade do windows, ele com o passar do tempo fica lerdo, parece que ele vai tentar adaptar algumas coisas internas ao Kernell e fica pior. Tanto é verdade que estou com o mesmo problema, isto estatisticamente aqui no forum é um número absurdo de pessoas questionando que o windows fica lerdo depois de um tempo. Outro ponto que disse é sobre o hardware dela, não é ruim é uma máquina muito boa, só que você e eu sabemos o desempenho das memo pc133 para edição de imagens concorda? Ai junta o winxp que fica lento com o tempo, e instalação de programas de edição de imagens, ao que parece o windows não gosta de muitos programas instalados.

Bom em relação a NTFS, o que disse é um fato e aqui no forum tem um tópico só sobre isso. É muito fácil entender por que NTFS é mais lento. Se você tem no cluster do HD muitas informações sobre um arquivo que está armazenado lá, com certeza o acesso a ele vai ser bem mais lento que em FAT32, porém devido a estas informações do arquivo, a segurança é maior devido o acesso a ele e os recursos disponíveis de segurança. E com certeza seu computador tecnicamente falando não é igual ao dela.

:-BEER

:joia:

Ok Cassiano, isso até é verdade, a NTFS é mesmo mais lenta que outros sistemas de arquivos, mas na verdade não é esse o problema ....

Com relação a minha máquina ( Pentium 4 - 3,6 Ghz - Extreme Edition - HT com 2,5 Gigas de Ram), na verdade, nem é culpa do windows, do kernel ou seja la o que pode ser, na verdade, estou esbarrando no limite do próprio software, que não consegue processar mais rápido ...

[]'s

:bandeira::-BEER:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas tenho que bater nessa tecla... se ficou lerdo de um dia para o outro como você disse então tudo leva a crer que é virus... Não adianta passar Norton, realmente a Avast! é melhor... e mesmo assim, tente passar os dois anti-virus em modo de segurança...

O micro da minha namorada também estava com o mesmo prob. e o norton não pegou nada, usei Avast e ele achou alguns arquivos infectados!!!

Use, SPYBOOT e REGCLEAN pra ver sugeiras no registro s Spywares e depois passe um Defrag... se nada disso funcionar troque a memória e veja se melhora... depois post e diga se melhorou !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente, fiz quase todo o dever de casa!... :rolleyes:

- já baixei e instalei o AVAST ...

DUVIDA01: pode usar AVAST com norton antivirus? eu sei que o AVAST desabilita automaticamente algumas de suas funçoes (como checar emails) para não entrar em conflito com o norton antivirus, mas eu ainda me sinto mais segura usando algumas funçoes do norton antivirus.

DUVIDA 02: o script block do AVAST é realmente eficiente? e se bem entendi, ele serve para bloquear possiveis virus que podem ser pegos ao acessar um site, é isso?

- quanto ao spyboot não achei no superdownloads... onde que eu pego? ele realmente é o melhor? (independente disso, eu já apertei CTRL+ALT+DEL e o desempenho do meu computador parece estar normal)

- agora com relaçao ao chkdsk e defrag...

DUVIDA 03: quando eu usava windows 98SE, sempre tinha aquele ritual de seguir uma sequencia na hora de desfragmentar. (1) dar boot em modo segurança (2) usar scandisk (3) usar o defrag. minha pergunta é:

qual a ordem que devo seguir agora com o windows XP pra obter a melhor desfragmentação? tenho que dar reboot e usar o chkdsk c: no windows xp em modo segurança ou entrar em modo de segurança pra usar chkdsk não é mais necessario?

pra que serve o CHKNTFS, sendo que quando digito isso em prompt do DOS, so me retorna a mensagem:

"tipo de sistema de arquivos é NTFS

C: não está sujo"

DUVIDA04: o que quer dizer esse "C: não está sujo"????

muito obrigada pelas respostas até agora!!! :D assim que receber mais essa ajuda e passar o DEFRAG no meu computador eu posto o final dessa novela!!!

beijos!!!! Patricia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DUVIDA01: pode usar AVAST com norton antivirus? eu sei que o AVAST desabilita automaticamente algumas de suas funçoes (como checar emails) para não entrar em conflito com o norton antivirus, mas eu ainda me sinto mais segura usando algumas funçoes do norton antivirus.

A melhor coisa que você faz é tirar o Norton Anti-Virus, ele é muito pesado e a sua Proteção Residente não é boa.

O Avast! da conta do recado....

Se ainda continuar com medo, instale o Avg 7.0

DUVIDA 02: o script block do AVAST é realmente eficiente? e se bem entendi, ele serve para bloquear possiveis virus que podem ser pegos ao acessar um site, é isso?

Onde você viu essa função ???

Eu posso te afirmar uma coisa .. a Proteção Residente dele é muito boa !!!

Evite navegar em site que possuam : Crack , Seriais e etc... ( Todos contem virus )

DUVIDA 03: quando eu usava windows 98SE, sempre tinha aquele ritual de seguir uma sequencia na hora de desfragmentar. (1) dar boot em modo segurança (2) usar scandisk (3) usar o defrag. minha pergunta é: qual a ordem que devo seguir agora com o windows XP pra obter a melhor desfragmentação? tenho que dar reboot e usar o chkdsk c: no windows xp em modo segurança ou entrar em modo de segurança pra usar chkdsk não é mais necessario?

você esta muito preocupada com a perda de desempenho ...

O Windows Xp possui varias ferramentes que disponibilizão um sistema rápido e estável.

O desfragmentador de disco , ajuda sim ! , quanto a ordem, você pode fazer de uma em uma semana ... coisa assim !

Ok !!!

Não esquente a cabeça com relação a virus, o Avast! Protege !

Um abraço !

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor coisa que você faz é tirar o Norton Anti-Virus, ele é muito pesado e a sua Proteção Residente não é boa.

O Avast! da conta do recado....

Se ainda continuar com medo, instale o Avg 7.0

Olha Pc400, concordo que o Norton é mais pesado, mas, Avg pra mim é um lixo, eu rodei ele aqui e não detecto nada, quando coloquei o Norton System Works 2003 eu achei 22 virus, então de que adianta um anti virus leve se não é eficiente???

Obs.: Windows Xp + Fat32 = Sistema PODRE! Muito ruim, Ntfs é o que rola para Win XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ismaellg@14 maio 2004, 20:06

A melhor coisa que você faz é tirar o Norton Anti-Virus, ele é muito pesado e a sua Proteção Residente não é boa.

O Avast! da conta do recado....

Se ainda continuar com medo, instale o Avg 7.0

Olha Pc400, concordo que o Norton é mais pesado, mas, Avg pra mim é um lixo, eu rodei ele aqui e não detecto nada, quando coloquei o Norton System Works 2003 eu achei 22 virus, então de que adianta um anti virus leve se não é eficiente???

Obs.: Windows Xp + Fat32 = Sistema PODRE! Muito ruim, Ntfs é o que rola para Win XP.

Não é so eu que falo que o AVG é bom !!!

Eu também citei mais o Avast! ..

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que o Norotn não seja um bom software, o problema dele é que ele sim causa lentidão na máquina, além de que se você tiver usando uma "Versão alternativa", ele deixa de ser 100% eficaz

Lenda

Olhe só, temos vários antivirus gratuitos, tipo o Avast, o AVG e outros, que são tão bons quanto ao Norton e outros pagos que encontramos no mercado.

Lenda

Digo isso por trabalhar com isso, nenhum deles é 100% mas o Norton é mais confiavel, se você seguir regras de segurança....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é so eu que falo que o AVG é bom !!!

Eu também citei mais o Avast! ..

Sim, mas do mesmo modo não sou o único que critica esse Anti vírus, mas eu falo por experiencia própria, esse, pra mim, é um lixo.

E em relação ao Avast, não posso falar nada pois nunca usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...