Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Razorfoot

[Resolvido] Por que EPS 12v e não "EPS 3.3v ou 5v"?

Recommended Posts

Olá amigos.

Tinha um pc aqui no trabalho que usava uma Corsair CX430v2, ai retiramos a fonte dele provisóriamente para atender a necessidade de outro micro. Durante este tempo ele ficou com uma genérica, sem o suporte para EPS 12v. Hoje reinstalei outra CX430 nele e a mudança de temperamento me surpreendeu. A inicialização do sistema foi muito rápida.

Não havia notado tamanha diferença entre usar e não usar o EPS em outras ocasiões.

Mas a minha pergunta é a seguinte:

Sabemos que o auxiliar de 12v é uma alimentação extra para a CPU, correto?

Se correto, a CPU JAMAIS usaria 12v. São necessários o circuito regulador de tensão para aproveitar esta energia para a Vcore e outros circuitos como das memórias, northbridge, chip gráfico integrado etc.

Mas se nenhum deles usa 12v como alimentação, por que usar este barramento? Não seria mais lógico entregar uma tensão mais baixa para assim aumentar a corrente e logo, a potência disponível para o chip? Penso que haveria potencia sendo mal aproveitada, quando há mais tensão que o necessário em um sistema que necessita de corrente.

Ou o circuito regulador de tensão opera como um transformador, reduzindo os 12v para a tensão necessária do chip e disponibilizando a corrente para alimentar sua TDP? Em caso positivo, não seria mais lógico trabalhar com uma tensão mais enxugada possível para um melhor rendimento no trabalho deste circuito?

Eu sei que a minha pergunta pode parecer ultrapassada e que a minha sugestão não funcionaria. Há algum tempo atrás li em uma matéria que os processadores antigos faziam uso desse barramento de 3.3v, mas eu gostaria de entener o porquê de se utilizar 12v para isso.

agradeço a participação de todos, um abraço! :D

Editado por NeuNeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já deve ter percebido que nas cidades a energia para alimentá-las vem naquelas torres, de alta tensão, algumas transportando 600.000 Volts outras 155.000 Volts e assim vai.. Porque tão alta tensão?? Para trazer muita energia se ter de fazer fiação muito grossa..

Igual no seu PC..

As potências demandadas pelo core de uma CPU, ou de seus múltiplos cores, chegam a passar dos 100 Watts.. Se botar OC sobe mais ainda. Trazer isso, lá da fonte, sem muita perda certamente não poderia ser na linha de 3,3 Volts.. 100/3,3 = 30 Amperes. Ai, ou se usaria 4 fios de bitola 10, daqueles de chuveiro ou mais grossos, ou se teria de usar mais de doze fios AWG#18..

Só por isso..

Na periferia da CPU podes ver os integrados com dissipador, geralmente em torno de 6, conversores de alta potência e alta eficiência (>90%), que trabalhando de forma chaveada e em altíssima frequência, maior até que aquela das fontes de alimentação, fazem a conversão 12 Volts para 1.3 a 2 Volts da tensão para alimentar o core da CPU.

Tanto mais alta a tensão de trabalho deles menor, menores as perdas e menor a corrente.. Por isso foi escolhido 12 Volts para suprir essa alimentação, desses conversores dai..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado faller, ótima explicação!

Eu até cheguei a considerar essa hipótese mas não dei muita atenção, agora eu entendi!

um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais