Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexmarchi

Utilizar routers TL-WR2543 e TL-WR841 na mesma rede com bandas diferentes

Recommended Posts

Bom dia, comprei o router TL-WR2543 para substituir o antigo TL-WR841 na esperança de rodar em dual-band (2.4G e 5G) simultaneamente.

Mas, por uma grande cagada minha na hora de verificar as especificações do TL-WR2543, só percebi que ele trabalha só em uma das bandas por vez quando comecei a configura-lo.

Como ainda tenho equipamentos que não são compatíveis com a banda 5G, e pra tentar diminuir meu "prejuízo", queria tentar utilizar os dois roteadores na minha rede, sendo cada um em sua banda máxima. Assim:

1. TL-WR2543 recebendo o sinal da internet via porta WAN e configurado como roteador principal na banda 5G;

2. TL-WR841 configurado como Access Point ou Bridge ou equivalente na banda 2.4G para atender aos equipamentos de minha rede que não suportam 5G. E navegar na internet normalmente.

Esta arquitetura é possível de alguma forma?

Se sim, podem me ajudar a implementa-la?

Se não, podem indicar um roteador que trabalhe em dual-band simultaneamente com um custo x benefício bom?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Alexmarchi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia, comprei o router TL-WR2543 para substituir o antigo TL-WR841 na esperança de rodar em dual-band (2.4G e 5G) simultaneamente.

Mas, por uma grande cagada minha na hora de verificar as especificações do TL-WR2543, só percebi que ele trabalha só em uma das bandas por vez quando comecei a configura-lo.

Como ainda tenho equipamentos que não são compatíveis com a banda 5G, e pra tentar diminuir meu "prejuízo", queria tentar utilizar os dois roteadores na minha rede, sendo cada um em sua banda máxima. Assim:

1. TL-WR2543 recebendo o sinal da internet via porta WAN e configurado como roteador principal na banda 5G;

2. TL-WR841 configurado como Access Point ou Bridge ou equivalente na banda 2.4G para atender aos equipamentos de minha rede que não suportam 5G. E navegar na internet normalmente.

Esta arquitetura é possível de alguma forma?

Se sim, podem me ajudar a implementa-la?

Se não, podem indicar um roteador que trabalhe em dual-band simultaneamente com um custo x benefício bom?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Alexmarchi

Amigos,

Ninguém do forum já passou por isso ou saiba como me ajudar a fazer esta configuração, se é que ela é possível?

Conto com a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que se você colocar o TL-WR2543 como o router principal como você descreveu, ligar o outro router e colocar ip fixo no TL-WR841, configurar as bandas no TL-WR2543, incluido o que ficará disponivel pro TL-WR841 e neste você configura a banda do pessoal da banda 2.4ghz deve funcionar sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, deve funcionar.

Só vai ser necessário configurar um deles como "AP" para que todos fiquem sobre a mesma rede IP para habilitar os compartilhamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais