Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watercooler Corsair H40 ou H70? Qual o melhor CxB para um i7-2600k?


AgnusKalef

Posts recomendados

Olá pessoal, eu tenho o pc da assinatura com em um gabinete Cooler Master Elite-311.

Aqui na minha cidade o calor é intenso normalmente sempre entre 37° e 42°

Bate sol o dia todo no meu quarto, o gabinete fica em um local arejado.

To usando o cooler box por enquanto, e as temp dele em uso normal ta tranquilo variando de 45° em idle em dias frios e até os 67° em load em dias quentes.

Mas se eu colocar um programa de stress como por exemplo o AIDA 64 ele chega aos 79° a 83°, temperatura que considero alta de mais tendo em vista que o aconselhavel pela intel seria o max em 72°.

Bom, decidi comprar um Watercooler pra manter ele mais frio e dar margem pra over, coisa que não tenho feito por dois motivos, mobo sem suporte para isso que pretendo trocá-la em breve e temperaturas muito arriscadas para um over.

Dialogando com o vendedor ele tem os dois modelos no qual me aconselhou sendo os melhores custo x beneficio que ele tem, confio nesse vendedor.

Os preços são esses H40 por R$150,00 e H70 por R$190,00.

As questões são:

Qual deles conpensa mais?

Qual tem melhor custo x beneficio?

Estarei pagando um bom preço?

Vale a pena um dos dois ou nenhum?

Vai ajudar de fato??

Vou ter problemas na instalação devido ao gabinete?

Os dois vem com ventuinhas (fans)?

valeu pessoal agradeço toda a ajuda possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Agnus!

Sua preocupação procede, ainda mais que é quase vizinho da linha do Equador, o calor por aí não dá colher de chá mesmo. O "catavento" que a Intel fornece não tem potência suficiente para refrigerar os processadores "K" que ela fabrica, muito menos quando em overclock. Mas antes de propor esse ou aquele watercooler, poderia "setar" a ventoinha da CPU para uma percentagem mais alta pela bios para atenuar essa temperatura que tá ficando arriscado.

Pode também otimizar o sistema de refrigeração e circulação de ar em seu gabinete, beneficiando todos os componentes lá instalados. Verifique as temps do HD, VGA e PCH da placamãe para ver se a disparidade é só por conta do i7 ou se todo o micro sofre com isso.

E antes de responder suas perguntas, precisa medir as dimensões de seu gabinete pra ter certeza se uma H40 ou H70 cabe legal ali. Ainda tem um outro detalhe que o site da ASRock não mencionou é a corrente máxima do conector da fan da placamãe. Se usar um sistema com de WC de 2 fans, provavelmente terá que instalar em separado (uma fan + bomba no CPU header e outra em alguma Fan Header).

Vamos às questões:

Qual deles conpensa mais?

Qual tem melhor custo x beneficio?

Estarei pagando um bom preço?

Vale a pena um dos dois ou nenhum?

Vai ajudar de fato??

Vou ter problemas na instalação devido ao gabinete?

Os dois vem com ventuinhas (fans)?

1º- Se for só por desempenho puro, o H70 é melhor;

2º- Depende. Se pretende trabalhar em "stock" ou fazer um over leve, o H40 seria mais interessante;

3º- Os preços de ambos estão muito bons;

4º- Comprando qualquer um deles estará bem servido, bem melhor que esse "carro de boi" do cooler Intel que tá usando;

5º- Ôoo! Eu mesmo tenho um i7 2600 e troquei o cooler padrão por um TT Silent 1156, que é muito inferior aos "pretendidos" e tive uma redução de 20º em full na temperatura no CPU;

6º- Régua ou fita métrica na mão e observe atentamente as especificações dos WCs em questão (link deles logo abaixo);

7º- Sim. O H40 com uma e o H70 com duas. Mas pode acrescer o H40 com outra ventoinha (sistema push-pull) ou trocar a(s) ventoinha(s) por outras de 12cm mais fortes ou mais silenciosas, dependendo do seu perfil. São muito versáteis neste quesito.

Links:

Corsair WC H40- http://www.corsair.com/hydro-series-h40-high-performance-liquid-cpu-cooler.html/

Teste CdH Corsair WC H70- https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2157

ASRock- http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=H61M-HVS&cat=Specifications

Finalizando, uma H40 acho que seria uma boa e sobraria R$40,00. Se quiser ainda investir a diferença em arrefecimento, poderia incrementar, caso necessário, a refrigeração do gabinete.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Agnus!

Sua preocupação procede, ainda mais que é quase vizinho da linha do Equador, o calor por aí não dá colher de chá mesmo. O "catavento" que a Intel fornece não tem potência suficiente para refrigerar os processadores "K" que ela fabrica, muito menos quando em overclock. Mas antes de propor esse ou aquele watercooler, poderia "setar" a ventoinha da CPU para uma percentagem mais alta pela bios para atenuar essa temperatura que tá ficando arriscado.

Pode também otimizar o sistema de refrigeração e circulação de ar em seu gabinete, beneficiando todos os componentes lá instalados. Verifique as temps do HD, VGA e PCH da placamãe para ver se a disparidade é só por conta do i7 ou se todo o micro sofre com isso.

E antes de responder suas perguntas, precisa medir as dimensões de seu gabinete pra ter certeza se uma H40 ou H70 cabe legal ali. Ainda tem um outro detalhe que o site da ASRock não mencionou é a corrente máxima do conector da fan da placamãe. Se usar um sistema com de WC de 2 fans, provavelmente terá que instalar em separado (uma fan + bomba no CPU header e outra em alguma Fan Header).

Vamos às questões:

1º- Se for só por desempenho puro, o H70 é melhor;

2º- Depende. Se pretende trabalhar em "stock" ou fazer um over leve, o H40 seria mais interessante;

3º- Os preços de ambos estão muito bons;

4º- Comprando qualquer um deles estará bem servido, bem melhor que esse "carro de boi" do cooler Intel que tá usando;

5º- Ôoo! Eu mesmo tenho um i7 2600 e troquei o cooler padrão por um TT Silent 1156, que é muito inferior aos "pretendidos" e tive uma redução de 20º em full na temperatura no CPU;

6º- Régua ou fita métrica na mão e observe atentamente as especificações dos WCs em questão (link deles logo abaixo);

7º- Sim. O H40 com uma e o H70 com duas. Mas pode acrescer o H40 com outra ventoinha (sistema push-pull) ou trocar a(s) ventoinha(s) por outras de 12cm mais fortes ou mais silenciosas, dependendo do seu perfil. São muito versáteis neste quesito.

Links:

Corsair WC H40- http://www.corsair.com/hydro-series-h40-high-performance-liquid-cpu-cooler.html/

Teste CdH Corsair WC H70- https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2157

ASRock- http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=H61M-HVS&cat=Specifications

Finalizando, uma H40 acho que seria uma boa e sobraria R$40,00. Se quiser ainda investir a diferença em arrefecimento, poderia incrementar, caso necessário, a refrigeração do gabinete.

Falou!

Saudações Cabelo75, valeu ai pelas opiniões... Quanto aorefrigeração do gabinete to pensando em pegar o WT e transferir a ventoinha da traseira que já tenho pra parte de cima do gabinete tirando o ar quente pra fora, e pegar mais duas no mesmo vendedor e colocar uma na tampa lateral injetando e um na frente também injetando e colocar o radiador do WT pra fora do gabinete pra evitar do calor dissipado dele voltar a circular por dentro do gabinete...

Quanto as temps, tudo ok, só o processador que ta sofrendo com o ambiente, o resto o gabinete sobrou espaço dando mais circulação do ar, ai só o Cooler do i7 que ficou respirando todo o calor do gabinete...

As temps da GPU não passam de 75° jogando BF3 no ultra, a mobo não passa de 50° em dias mais quentes e abafados, chipset tb, somente o CPU, e já setei os coolers tudo em 100%

O jeito vai ter que ser mesmo o WT pra garantir a vida util do processador

Bom o Gabinete tem suporte pra Fan 120mm inclusive uso um e no review diz que só precisa disso, meu gabinete também tem dois orificios de borracha pra passagem da tubulação de um WT a pergunta que fica é se um dos WT tem opção de desrosquiar as mangueiras para poder passar por dentro dessa furação ou não tem como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

Na minha modesta opinião, que seria legal (no meu ponto de vista de pão-duro) é adquirir a WC (H40 ou H70), por o sistema pra rodar e verificar as temperaturas, constatando a necessidade ou não de comprar mais fans. Além de gastar mais $$$, o ruído interno do PC aumentará na medida que acrescentar mais ventoinhas.

E essas WCs, tipo Corsair, Antec e Thermaltake, tem o sistema pré-vedado, impossibilitando o desmonte das mangueiras tanto no bloco quanto no dissipador-bomba do dispositivo.

Talvez o maior problema dessas WC em relação ao seu gabinete é a altura, caso colocar uma fan no teto para exaustão. Mas não impedirá que possa colocar o próprio WC no topo ou na parte dianteira, nas baias 5,25" do Elite 331 como nesse post no overclock.net (no caso a WC é uma Antec H620): http://www.overclock.net/t/505612/the-coolermaster-elite-club/480 . Vai depender apenas do comprimento das mangueiras do WC da qual escolherá.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

Na minha modesta opinião, que seria legal (no meu ponto de vista de pão-duro) é adquirir a WC (H40 ou H70), por o sistema pra rodar e verificar as temperaturas, constatando a necessidade ou não de comprar mais fans. Além de gastar mais $$$, o ruído interno do PC aumentará na medida que acrescentar mais ventoinhas.

E essas WCs, tipo Corsair, Antec e Thermaltake, tem o sistema pré-vedado, impossibilitando o desmonte das mangueiras tanto no bloco quanto no dissipador-bomba do dispositivo.

Talvez o maior problema dessas WC em relação ao seu gabinete é a altura, caso colocar uma fan no teto para exaustão. Mas não impedirá que possa colocar o próprio WC no topo ou na parte dianteira, nas baias 5,25" do Elite 331 como nesse post no overclock.net (no caso a WC é uma Antec H620): http://www.overclock.net/t/505612/the-coolermaster-elite-club/480 . Vai depender apenas do comprimento das mangueiras do WC da qual escolherá.

Valeu!

Valeu novamente cara, você tem me ajudado e tem sido claro e objetivo.

Tenho uma dúvida, tipo você falou sobre por ele nas baias da frete, a questão da posição dele afeta o funcionamento? uma vez vi em um tópico o pessoal discutindo que um cara tinha colocado de maneira incorreta e que iria prejudicar o sistema WC.

Isso procede?

E a posição de entrada e saida dos fans é o que estiver pra fora puxando o ar e o q esta dentro seguindo o mesmo sentido?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando...

É um prazer ajudar, Agnus! Tamo aqui pra isso mesmo tentando contribuir da melhor forma possível. Só me perdoe se eu cometer alguma "barbeiragem"!

Confesso que sua preocupação procede a respeito do WC na baia de 5,25", pois também sou "atrasadão, reacionário e caretão". Eu mostrei uma das possibilidades de instalação e a da baia é aquela que não tem mais nenhuma opção apesar que o ar quente do gabinete "sobe" e seria expelido do mesmo jeito. Reconheço que não saberia precisar como o fluxo de ar se comportaria neste tipo de instalação.

Voltando à maneira tradicional, instalando a WC na traseira ou em cima, talvez não caiba a fan perpendicular vizinha (não consegui ver fotos do topo da Elite 331). Concluo que colocando a WC na traseira seria a melhor opção, porque mesmo sem a ventoinha superior, se for de 12cm pode ser instalada no próprio WC (caso H40) pra fazer o sistema "push-pull" e colocar um cooler de perfil baixo como a MasterCooler XtraFlo Slim 12cm de exaustor (tem só 1,5cm de espessura). Confira: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:993,familia_id:96/fan-de-gabinete-cooler-master-r4-xfxs-16pk-r1-xtraflo-120-slim . E dependendo do tipo de furação do topo do seu gabinete poderia até "manobrar" a fan superior para que todo o sistema fique acomodado numa boa.

O que poderia fazer em seu gabinete é medir o espaço entre o topo da fan traseira e a fan de cima. Se tiver uma folga de pelo menos 3cm, já poderá instalar o sistema sem maiores complicações. Complicado esse negócio de espaço!

E que não pude deixar de notar é que lendo o manual do H40 (http://www.corsair.com/hydro-series-h40-high-performance-liquid-cpu-cooler.html/), recomenda-se que a fan INJETE ar de fora para o bloco, consequentemente para dentro do PC na promessa de desempenho melhor. Sendo assim, um exaustor no topo seria imprescindível desta forma. Resta saber o quanto essa modalidade de instalação beneficiará a CPU e o quanto sofrerão as demais peças no interior do sistema.

A última pergunta pelo que eu entendi é sobre o sistema duplo de ventoinhas do H70. Sim, esse é o sistema push-pull. Uma fan capta o ar, que passa pelo bloco e a outra a expele, fazendo com que gere maior fluxo de ar no radiador.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu novamente, sobre a questão do gabinete segue as fotos do modelo identico ao meu.

Na primeira imagem ele vazio e com a gaveta dos hd's posta

COOLER-MASTER-ELITE-RC-311B-SKN1_1.jpg

Nessa segunda é um modelo pareceido, por dentro é identico, sem a gaveta dos hd's que é como estou usando para ter mais espaço

cooler-master-elite-311-plus-chassis.jpg

Aqui outra só pra melhorar o entendimento.

6858745690

No caso eu vou fazer a abertura em cima para melhorar a ventilação com cooler então posso passar o cooler na distancia que o WC permitir, e talvez possa até passar o WC pra fora abrindo um buraco no teto para o Cooler e mangueiras... mas são só possibilidades....

pessoal, alguém sabe responder se eu mudar a posição do radiador (colocar ele deitado de lado ou algo parecido) pode danificar ou perder eficiencia do WC?

Ai pessoal, realizei a compra do H70, assim que chegar instalo e posto a diferença como uma espécie de review mas direto, diferença entre o cooler box intel e o H70 em um lugar quente...

Valeu ai pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Até hoje eu não achei gabinete especificando que cabe cooler de 120mm. No caso, tenho um H70.

Como já comprei várias coisas dizendo que cabem, mas que não cabem, gostaria de recorrer a vocês antes de incorrer em erro novamente.

Preciso deixar o H70 preso em algum lugar! Portanto, preciso de uma torre nova. Qual torre vocês me indicariam e que caiba realmente o WC?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje eu não achei gabinete especificando que cabe cooler de 120mm. No caso, tenho um H70.

Como já comprei várias coisas dizendo que cabem, mas que não cabem, gostaria de recorrer a vocês antes de incorrer em erro novamente.

Preciso deixar o H70 preso em algum lugar! Portanto, preciso de uma torre nova. Qual torre vocês me indicariam e que caiba realmente o WC?

Obrigado!

Bem...

O H80i coube no HAF912:

http://www.overclock.net/t/1144409/h80-h80i-h100-h100i-case-compatibility-thread-page-1-for-full-listings/520#post_19091871

https://www.guerradigital.net/gabinetes/cooler-master-haf-912-black-black-rc-912-kkn1.html

E no Storm Enforcer parece que também cabe:

http://www.fusion-oc.com/forums/showthread.php?193-T%C3%B3pico-Dedicado-Club-Corsair-Hydro-Series&p=2377&viewfull=1#post2377

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, Jorno! Comprarei um HAF 912.

Será que faz mal dobrar esta mangueirinha que nem na foto?

http://www.fusion-oc.com/forums/showthread.php?193-T%C3%B3pico-Dedicado-Club-Corsair-Hydro-Series&p=2377&viewfull=1#post2377

Tenho medo dela soltar e molhar tudo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Obrigado

Essas mangueiras ai não soltam fácil não.

Nem você usando as mãos e puxando consegue soltá-las... tem que usar uma pistola de calor para conseguir.

Sobre dobrar, que nem na foto não teria problema não, mas sempre instale com o pensamento de manter uma "curvatura" mais suave possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas mangueiras ai não soltam fácil não.

Nem você usando as mãos e puxando consegue soltá-las... tem que usar uma pistola de calor para conseguir.

Sobre dobrar, que nem na foto não teria problema não, mas sempre instale com o pensamento de manter uma "curvatura" mais suave possível.

Querido, mais uma vez você me esclarece dúvidas cruciais que eu tinha. Agora quero lhe perguntar outra coisa: onde eu compro o HAF 912? Em todo lugar ele está indisponível e caro para um gabinete de 60 dólares.

Você teria alguma indicação de loja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...