Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciômetro em motor 12v


lendadomato

Posts recomendados

Pessoal,

sou leigo em eletrônica e gostaria de vocês para contralar a velocidade

de um motor de 12v para vidro elétrico sem que perca a potência, pelo que

sei a potência desse motor é de 36 Watts e corrente de 3A, qual potenciômetro indicado ou se vai precisar de mais algum componete?

este é o link do motor.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432169793-motor-sem-maquina-vidro-eletrico-tipo-mabuchi-gol-uno-parati-_JM

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Também não sou um tecnico em eletronica mas eu acho o seguinte: se voce por um potenciometro no motor para controlar a velocidade, esse potenciometro vai diminuir a corrente eletrica e consequentemente a potencia. Como não sei muito de eletronica não vou te aconselhar muito de como fazer essa ligação. Alguem aqui do forum vai de dar uma boa resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consegui controlar esse motor com um potenciômetro 127v daqueles para lâmpadas de casa mas antes da fonte, realmente ele perde a força mas em 127v ainda eu consigo a

força desejada, agora eu preciso controlá-lo nos 12v depois da fonte e não sei se

a perda é grande e qual potenciômetro para 12v é mais indicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O modo de ajustar a volocidade de um motor assim é submeter o mesmo a uma moduação PWM. É o método que menos perde torque, se comparado com a regulação linear de tensão..

Tente isso dai ou assemelhado:

PWMcom555.jpg

Vai perder torque nas velocidades mais baixas, mas perde menos que algum outro tipo de controle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...