Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar encoder rotativo?


jhonathaneletric

Posts recomendados

Preciso testar um encoder para meu projeto de IC, ele é um ECW1J-B24-AC0024 com 24 pulsos/revoluçao.

Meu orientador disse para mim fuça-lo e testa-lo para entender seu funcionamento, ele disse ate que poderia fazer isto com leds.

O problema é que sou bixão nisso e nao sei como proceder, alguém me explique como montar um circuito com isso para poder verificar seu funcionamento?

Tenho disponível no laboratório: osciloscópio digital, multimetro e leds.

Esse é o datasheet do encoder

http://www.bourns.com/data/global/pdfs/ECW1J.pdf

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alimente seu encoder. Precisará de resistores de pull-up.

Depois apenas coloque as pontas de prova do seu osciloscópio em cada saída A e B que você verá a onda quadrada na tela.

Depois que você conseguir ver essa onda quadrada, você pode usá-la para chavear dois transistores.

Cada transistor irá acender um LED. Dessa forma você verá, literalmente, a onda quadrada.

EDIT:

Veja esse tutorial:

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alimente seu encoder. Precisará de resistores de pull-up.

Depois apenas coloque as pontas de prova do seu osciloscópio em cada saída A e B que você verá a onda quadrada na tela.

...

Vou tentar fazer isso aii primeiro com os leds q o professor mandou.

Este encoder so tem 3 conexoes: canal A , canal B e comum.

então eu realmente tenho que por uma fonte qualquer no protoboard e colocar o comum no terra e depois observar os sinais dos canais?

:D Obrigadão de novo Matheus!! você ta dando um salve legal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...