Ir ao conteúdo

Thomson tg508 alterar parâmetros DHCP

zaugusto.p

Posts recomendados

Postado

Tenho o esquema de ligação abaixo, mas não consigo alterar o “endereço final de range” que está em 198.168.1.6...então só consigo conectar 4 maquinas ao mesmo tempo....porque o modem Thomson esta no “192.168.1.1” e o dir 600 wireless no “192.168.1.2”...e as máquinas ocupam do 192.168.1.3 ao 192.168.1.6.

Existe alguma coisa que eu possa fazer, ou só trocando o modem?

Ou primeiro tenho que alterar o esquema que fiz das conexões do Thomson TG 508 e do Dir 600?

post-827218-13884963668045_thumb.jpg

post-827218-1388496366856_thumb.jpg

post-827218-13884963668775_thumb.jpg

Postado

Vou tentar responder de uma maneira que eu faria. Se esse modem não deixar mudar por alguma proteção do firmware ou bug que seja os intervalos de IP inicial e final, que no seu caso já vi que realmente não da para mudar, o interessante seria deixar da seguinte forma:

Se não for possível trocar aquele switch ali por um roteador, deixe realmente ele naquela posição. O problema vai ser que você só vai pode ter os seguintes IP's naquele SWITCH:

192.168.1.1 --> Já é do modem

192.168.1.2 --> Vai ser do Dlink o Roteador

192.168.1.3 --> HOST 1 via DHCP do modem

192.168.1.4 --> HOST 2 via DHCP do modem

192.168.1.5 --> HOST 3 via DHCP do modem

192.168.1.6 --> HOST 4 via DHCP do modem

Tu só vai poder colocar 4 maquinas ali que vão receber o IP pelo serviço DHCP lá do modem.

Eu faria o seguinte:

1º Troque o SWITCH por um ROTEADOR

2º Coloquei o MODEM em modo BRIDGE

3º O cabo do modem que vai ao ROTEADOR (que agora está na posição do switch) deve ser colocado na porta WAN.

4º Configure o ROTEADOR (senha Wireless, mude o Router IP Address, para evitar que ambos aparelhos usem o mesmo endereço 192.168.1.1) Pelo que me recordo esse ROTEADOR já vem na rede 192.168.0.1.

Nesse modo, você não vai ficar limitado pelos endereços do DHCP do modem, pois o roteador é quem vai distribuir os IP's NAT.

Na sua imagem a rede está com o modem em modo de router e o roteador ali apenas como ACCESS POINT, ou seja, o roteador wireless apenas funciona como hub/switch. Tu até pode usar dessa forma, mas vai ter que por todos os PC's com IP Manual, ou deixar o ROTEADOR Wireless em outra rede usando a sua porta WAN, mas neste caso vai ficar em outra rede.

Outro caso seria atualizar esse firmware do modem ou trocar esse modem, que não gosto nem um pouco, esquenta demais e já foi sucesso.

Postado

Obrigado pela atenção amigo... Pelo que entendi, eu mantendo o DIR 600 como acess point (wireless), pois preciso dele em outro ponto da casa, substituo o SWITCH por mais um "ROTEADOR", fazendo a configuração que você apresentou.

Agora se fizer o que você falou abaixo, deixar do jeito que está meu esquema, e apenas ligar o DIR600 na porta WAN em vez de LAN, o que o colocará em outra rede, ...Não terei mais essa limitação para notebooks no DIR600...e apenas o Desktop ligado ao SWITCH ficará em outra rede?

• Membro VIP
Postado

Nesse esquema atual. Os routers wireless, estão conectados pelo porta WAN? Talvez seria mais prático ligar todos na porta LAN e o Thomson ser o único DHCP da rede.

PS: Não esqueça de desativar o DHCP nos roteadores wireless.

Postado
Nesse esquema atual. Os routers wireless, estão conectados pelo porta WAN? Talvez seria mais prático ligar todos na porta LAN e o Thomson ser o único DHCP da rede.

PS: Não esqueça de desativar o DHCP nos roteadores wireless.

Não pelo fato dele ter comentado que não consegui mudar o DHCP range do modem, pois está limitado do 192.168.1.1 ao 192.168.1.6 por proteção do FIRMWARE. Talvez baixando outro FIRMWARE ou alterando a configuração manualmente, pois muitos desses modem Thompson possuem as configurações em formato texto.

Obrigado pela atenção amigo... Pelo que entendi, eu mantendo o DIR 600 como acess point (wireless), pois preciso dele em outro ponto da casa, substituo o SWITCH por mais um "ROTEADOR", fazendo a configuração que você apresentou.

Agora se fizer o que você falou abaixo, deixar do jeito que está meu esquema, e apenas ligar o DIR600 na porta WAN em vez de LAN, o que o colocará em outra rede, ...Não terei mais essa limitação para notebooks no DIR600...e apenas o Desktop ligado ao SWITCH ficará em outra rede?

Se tu usar a porta WAN muda a rede, pois o aparelho na porta WAN é um HOST na rede. Quando se usa as portas LAN e desativa o DHCP, este aparelho acaba se tornando um HUB/SWITCH. Assim você não vai precisar configurar IP's.

Tu pode deixar o mesmo SWITCH e colocar o ROTEADOR ligados pelas portas LAN, desde que o modem consigar distribuir vários IP's. É justamente esse o teu problema.

O teu modem ai não distribui todos esses IP's, pois ele está limitado a 5 endereços.

Tu tem várias maneiras de configurar tudo ai. Da pra configurar sem gastar nada de grana por exemplo. Poe IP manual em todos os PC's. Pode trocar o Modem. Mudar a posição do Roteador, por outro roteador para distribuir os IP's...

Postado

Bem explicado pelos colegas acima. Na minha opinião, o mais prático é desativar este DHCP, para liberarmos o range e acertar os ips manualmente.

O mais correto seria o Roteador Wireless vir logo após o Modem, mas se ele é necessário em outro ponto do local, fica difícil.

M@NFIO: Como colocar o Modem em modo bridge? este modem é o da Telefônica, não tem configuração. E nem troca, pois os outros aparelhos da Telefônica são horríveis. (e ele esquenta mesmo, uma m#$@)

Outra solução seria dar um reset ou atualizar o firmware neste Roteador, e ver se quando voltar, ele liberar o range final, mas pode trazer dor de cabeça.

Postado

Valeu pessoal.... Eu nao entendo muito de rede não, mas o firmware que esta em meu modem, acho que foi o último lançado...

Hoje eu só consigo ter 4 máquinas ao mesmo tempo..com o DIR600 em LAN, tudo na mesma rede...Se eu colocar ip manual em 2 máquinas...e deixar o resto do jeito que está, ainda vai me sobrar as 4 conexões livres, aumentando para 6 maquinas na minha rede, ou vai me limitar a somente 4 no total. Tem essa possibilidade, ou tem que por "todas" as maquinas com ip manual...e sempre que por uma nova máquina, inserir ip manual??

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!