Ir ao conteúdo

Hd fazendo barulho e lento!

El Kabum

Posts recomendados

Postado

O meu HD ST31000524AS é bom ?

As vezes escuto um barulho bem estranho vindo dele e o PC fica MUITO lento, quando da no boot leva mais de 10 minutos pra dar boot. Mas é de vez em nunca que isso ocorre.

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Pra checarmos o estado do seu HD experimenta baixar e rodar o HD Tune, é um programa gratuito que tem uma ferramenta de leitura de S.M.A.R.T., uma série de dados sobre o estado do disco.

Baixe o HD Tune e instale-o. Na janela principal escolha qual disco o amigo quer analisar e vá na aba "Health" e cheque o estado. Se puder tirar uma print screen da tela e postar pra gente, ótimo!

http://www.hdtune.com/download.html

Abração!!

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Up.

O HD Tune está no estado Warning.

O Ultra DM CRC Erros Count mostra seu estado como warning.

Amigo,

A checagem do Ultra DMA está baixa, provavelmente a lentidão que nota não é causada por isto não. Me parece aí que a cabeça de leitura do disco que está com problemas, por isto o estalo. Tenta ouvir direitinho se o som que faz é parecido com um estalo forte! Se for é mesmo cabeça de leitura e pra isso não há jeito. O amigo deve fazer backup dos dados enquanto o disco ainda funciona e partir pra outro.

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Eita, mas comprei esse HD em outubro do ano passado..

O que é esse ULTRA DMA na verdade ?

Esse erro é um indicador de problemas na transferência de dados entre a placa mãe e o HD. Algumas vezes é mal contato no cabo de dados, outras é bug no driver da controladora SATA... Mas em nenhum dos casos este erro justifica cabeça de leitura batendo.

Amigo, HDs dão problema aleatoriamente. Não é apenas HD usado que podem abusar não, infelizmente por HD contar com peças móveis a chance de ocorrem problemas é imensa. Se comprou a pouco tempo, acione a garantia!!

Abração!

Postado
Opa, mas como você sabe que a cabeça tá batendo no disco ?

Se eu trocar o cabo SATA de conector na placa mãe pode dar certo ?

Na verdade agente fala que bate agulha que se trata da parte mecânica do HD, que além dos bad blocks é outro famoso problema que se tem com hd, pode ocorrer após alguns impactos na CPU enquanto ligada até mesmo por desligamentos forçados, queda de luz, problema de fonte, placa mãe etc...

Pra saber se é a agulha batendo só você realmente ficar atento quando liga o PC se esse ruído é como um estalo, como o colega te respondeu acima já, se for um estalo é a agulha que bate, problema na cabeça do hd.

Duvido muito que trocando o conector resolva o problema, pois falhas assim em placa mãe é muito difícil, mas não custa tentar, pode ser até problema no próprio cabo conector que ocasiona a lentidão, mas o barulho você não conseguirá retirar se for a agulha que bate.

Como já disseram acima, aproveita se ele estiver em garantia e solicite a mesma o quanto antes e se tiver arquivos úteis faça backup antes que o hd vá pro espaço de vez.

• Membro VIP
Postado
Opa, mas como você sabe que a cabeça tá batendo no disco ?

Se eu trocar o cabo SATA de conector na placa mãe pode dar certo ?

Olá amigo,

Estalos vindos de HD só podem vir da cabeça de leitura, onde a "agulha" se encontra. É algo como um toca discos de vinil, há um disco girando e uma agulha lendo o disco. Quando há problemas essa agulha pode bater na parte central do disco, o que gera o estalo. Isto é um problema, o problema que gera o estalo.

O outro problema é o erro de Ultra DMA. Como esse erro, na maioria das vezes, é causado por falha na transmissão de dados entre o HD e a placa-mãe, trocar o cabo pode fazer com que a contagem de erros do Ultra DMA pare de crescer, mas não vai influenciar em nada nos estalos.

Sugiro, mais uma vez, que faça backup dos seus dados. Urgentemente.

Abraço!

Postado
Olá amigo,

Estalos vindos de HD só podem vir da cabeça de leitura, onde a "agulha" se encontra. É algo como um toca discos de vinil, há um disco girando e uma agulha lendo o disco. Quando há problemas essa agulha pode bater na parte central do disco, o que gera o estalo. Isto é um problema, o problema que gera o estalo.

O outro problema é o erro de Ultra DMA. Como esse erro, na maioria das vezes, é causado por falha na transmissão de dados entre o HD e a placa-mãe, trocar o cabo pode fazer com que a contagem de erros do Ultra DMA pare de crescer, mas não vai influenciar em nada nos estalos.

Sugiro, mais uma vez, que faça backup dos seus dados. Urgentemente.

Abraço!

Na verdade agente fala que bate agulha que se trata da parte mecânica do HD, que além dos bad blocks é outro famoso problema que se tem com hd, pode ocorrer após alguns impactos na CPU enquanto ligada até mesmo por desligamentos forçados, queda de luz, problema de fonte, placa mãe etc...

Pra saber se é a agulha batendo só você realmente ficar atento quando liga o PC se esse ruído é como um estalo, como o colega te respondeu acima já, se for um estalo é a agulha que bate, problema na cabeça do hd.

Duvido muito que trocando o conector resolva o problema, pois falhas assim em placa mãe é muito difícil, mas não custa tentar, pode ser até problema no próprio cabo conector que ocasiona a lentidão, mas o barulho você não conseguirá retirar se for a agulha que bate.

Como já disseram acima, aproveita se ele estiver em garantia e solicite a mesma o quanto antes e se tiver arquivos úteis faça backup antes que o hd vá pro espaço de vez.

Não tenho nada importante aqui no HD, não trabalho ainda, então nao me preocupo muito com os dados.. Os jogos eu instalo de novo pelo DVD/Steam, etc..

Na verdade o que ocorre é que raramente ocorre esse problema do barulho e lentidão, algo como 1 vez a cada 2 meses. É que este topico foi criado por um moderador, a primeira postagem dele estava em um outro topico sob um outro contexto, e aqui em novo topico esse contexto se perde...

Se a agulha estiver realmente batendo, a cada batida é criado um novo bad block ? Porque aqui nao tá com problema em nenhum arquivo, e de 931 GB estou com quase 800 ocupados, o que faz com que certamente algo seja afetado se houver um bad block.

Pode ser minha fonte xing ling de 8 anos atrás, uma Doctor Hank de 350W que causou isso ? Não estou mais usando ela, usei durante 3 meses após minha fonte antiga queimar.

Obrigado !

• Membro VIP
Postado
Se a agulha estiver realmente batendo, a cada batida é criado um novo bad block ? Porque aqui nao tá com problema em nenhum arquivo, e de 931 GB estou com quase 800 ocupados, o que faz com que certamente algo seja afetado se houver um bad block.

Pode ser minha fonte xing ling de 8 anos atrás, uma Doctor Hank de 350W que causou isso ? Não estou mais usando ela, usei durante 3 meses após minha fonte antiga queimar.

Obrigado !

Olá,

Não, agulha batendo não gera bad blocks, nada tem haver.

Essa fonte pode sim ter causado isto. As probabilidades são altíssimas... :(

Abraço!

Postado

Puts, pelo menos, sei o que causou.. Acabei de trocar a fonte para uma OCZ ZT 550W...

Enquanto trocava, com o pc aberto, liguei e encostei a cabeça perto do HD, percebi que além do continuo barulho do disco girando, a cada 5 segundos mais ou menos faz um "Tá" relativamente baixo, mas que acho que nao é normal dos HD's.. Ao ouvir o barulho, pensei imediatamente na agulha batendo no disco..

Deve ser isso mesmo, obrigado pela ajuda pessoal !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!