Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs


NyanDere

Posts recomendados

Não, não... RAID e AHCI compartilham mesmo driver e controle. Tanto msahci quanto IaStor são padrões de alto desempenho, diferentemente o IDE.

Atualizou BIOS? SB850 não é era muito 'maduro' para sata III, principalmente SSD que usa toda a banda.

 

Não é que achei algo correlato na Asus:

 

Version 2001

Description M4A87TD/USB3 BIOS 2001
Improve the performance of SATA5/6 Ports under IDE Mode.
File Size 795.19 KBytesupdate 2011/04/22 Download from Global

 

.

(curtiu? qualifica!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

 ola pessoal instalei na minha maquina um ssd kingston 240gb pra o OS e um hd WD de 1tb para gyardar arquivos.

só que deu um problema, quando ligo o pc ele nao da boot pelo ssd...lembrando...
coloquei o ssd com 1º boot e prioridade do boot no ssd, mas nao da certo.
quando desligou o hd entra no windoes de boa, ou com os 2 conectados tenho que apertar F7 e escolher o ssd.

o que pode ser galera.???

valeu aguardo ansioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana eu comprei um SSD Plextor de 128Gb, e minha configuração ficou com ele para rodar o SO e um HD de 1Tb com uma partição de 180Gb pra instalar os demais programas, e o restante para arquivos. Ocorre que por mais que eu esteja instalando os programas no HD, o espaço do SSD tá indo embora. Quando instalei o W7, ficou cerca de 80Gb livres, e na medida que fui instalando as atualizações e alguns programas (no HD), o espaço caiu pra cerca de 35 Gb. Agora a pouco mesmo, instalei o Office 2007, no HD a pasta que direcionei a instalação ficou com 260Mb apenas, e o SSD perdeu mais 2Gb. O que eu posso fazer pra que isso não ocorra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BruceD

Quando você instala no HD programas que dependem do SO para rodar, alguns arquivos são instalado na "C:\Windows" e /ou "appdata". Acho que não tem como evitar.

O que fazemos é gerenciar o espaço no SSD, controlando o que precisamos instalar nele. Em verdade, 35GB livres de 128GB (~111GB real), são 25+%, o que está ok.

Se chegar a 10% livre, aí é pensar em pegar um 250GB ou outro 128GB e fazer RAID0. Se tivesses nos consultado antes, recomendaríamos 250GB acima. Agora é controlar.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegou onde e por quanto?

Faz isso. Pega um programa de fazer bkp/imagem e guarda sua instalação completa no HD. Quando instalar o outro, é só restaurar a imagem.

É só usar um desses via Boot live cd... Acronis TrueImage ou Backup&Recovery, O&O DiskImage, DriveImageXML...

Poupa um trabalhão... difícil é é 'achar' já que o TPB tá offline.

 

Tem esse baratinho... http://sharewareonsale.com/s/oo-diskimage-pro-sale

 

.

(curtiu? qualifica!)

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei no Balão da Informática, paguei R$290, o Plextor de 256 tá R$510... este aqui é bom? a marca eu sei que é, mas não sei se as memórias prestam, e a diferença de preço é boa https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/67632/SSD-PNY-SSD9SC240GMDA-RB-Capacidade-240GB--25-polegadas-Ate-550-MB_s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas unidades - principalmente 120GB - tiveram reclamação de 'sttutering' - travadinhas - em jogos por parte do usuários. Mas, vendeu feito biscoito.

Peguei um de 120GB para uma estação, não testei em jogos, mas, está tudo ok.

Como tem sete dias pra devolver, arrisca e testa. PNY é boa marca e a diferença realmente pesa, porque, no final, quase não se percebe a diferença na prática.

 

Se o balão paga os fretes, troca é mais vantagem... mas, vai levar uns 40 dias.

 

.

Opiniões:

 

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16820178456

 

http://www.kabum.com.br/produto/49796/pny-ssd-2-5-240gb-sata-iii-6gb-s-ssd9sc240gmda-rb

 

http://www.megamamute.com.br/produto/ssd-240gb-2-5-sata-iii-xlr8-ssd9sc240gmda-rb-pny-74600

 

http://www.fusion-oc.com/forums/archive/index.php/t-16712.html

 

.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados,

 

Boa noite, possuo um SSD de 128GB e um HD de 500GB. Vocês tem algum tutorial para instalação do SSD? Pretendo colocar apenas o sistema operacional no SSD e algum outro programa que vocês sugerirem como Office e etc. Como a finalidade do PC não é para jogos, não vou comprar outro SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ranilson

É simples como no HDD. Apenas instale o SO só com o SSD conectado, para evitar que vá algum arquivo para o HD.

E você pode otimizar a instalação/configuração indo à 1ª página do tópico, onde há "O Guia", objeto principal do tema.

 

@BruceD

Excelente!

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me

 

@Ranilson

É simples como no HDD. Apenas instale o SO só com o SSD conectado, para evitar que vá algum arquivo para o HD.

E você pode otimizar a instalação/configuração indo à 1ª página do tópico, onde há "O Guia", objeto principal do tema.

 

@BruceD

Excelente!

 

.

Mestre, Dalai_Brahma , segui todo procedimento , fiz a instalação , mas na hora de encerrar o w7 ele não desliga, reinicia e informa que se recuperou de um desligamento inesperado.

Isso é não esta desligando, só se desligar pressionando o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi! Mestre nada... aprendi com a galera. E, como diria o poeta: "pode ser tudo, inclusive, nada..."

Não creio que esteja relacionado à otimização, mas, é possível. Isso me parece mais falha do Windows/instalação. Windows original né? Pode ser hardware também.

 

Outra coisa, que partes do Guia você fez? Era bom você enumerar aqui. Há algumas mais específicas/profundas que são opcionais que é bom ter um conhecimento melhor para fazer. Eu fiz o essencial e alguns recoemndados.

A parte de pagefile.sys e hiberfill.sys, por exemplo, pode afetar o funcionamento do Windows.

 

Depois que você relacionar o que fez do Guia, ficará melhor para eu ou outro bem mais preparado ajudar. Caso, não queira aguardar, reinstala e faz a otimização básica.

 

Sucesso!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi! Mestre nada... aprendi com a galera. E, como diria o poeta: "pode ser tudo, inclusive, nada..."

Não creio que esteja relacionado à otimização, mas, é possível. Isso me parece mais falha do Windows/instalação. Windows original né? Pode ser hardware também.

 

Outra coisa, que partes do Guia você fez? Era bom você enumerar aqui. Há algumas mais específicas/profundas que são opcionais que é bom ter um conhecimento melhor para fazer. Eu fiz o essencial e alguns recoemndados.

A parte de pagefile.sys e hiberfill.sys, por exemplo, pode afetar o funcionamento do Windows.

 

Depois que você relacionar o que fez do Guia, ficará melhor para eu ou outro bem mais preparado ajudar. Caso, não queira aguardar, reinstala e faz a otimização básica.

 

Sucesso!

.

Fiz conforme recomendado, reinstalação e otimização básica, deu certo. Muito Obrigado,

Possuo algumas duvidas: é recomendável fazer a atualização do windows update ou posso ignorar ? e se devo fazer a migração das pastas de usuários (e suas subpastas) para outra partição, retirando elas do ssd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Eu faço. Uns dizem que não presta. Se fizer, você pode periodicamente 'limpar' espaço executando a 'limpeza de disco', apagando arquivos temps. do update, instalações, etc e clicando em 'mais opções' , pedir para apagar 'pontos de restauração antigos, exceto o mais recente';

 

2) eu acho uma medida extrema para necessidade liberar espaço. Não sei como os aplicativos, o SO, os dados/configurações de usuário se comportaria.

O que pode fazer conservadoramente é criar copias dessas pastas de documentos, imagens, videos, downloads, etc.. e mover periodicamente seus arquivos para lá.

Downloads dá para redirecionar nos browsers tranquilamente.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bakcup de atualizações e Pontos de Restauração armazenados.

Faça a limpeza do C: (botão direito, propriedades, limpeza) e vá em 'mais opções' e 'exclua os pontos de restauração exceto o mais recente'.  (mas, só se o sistema estiver 100%!)

 

Pode redefinir - ou apagar - tamanho de arquivo de paginação e/ou hibernação, se tiver 8+GB RAM. O guia ensina.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...