Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos do forum fui procurado para fazer a manutenção em um notebook da montadora Itautec InfoWay W7645. A reclamação do cliente era de que a hora do aparelho não estava salvando quando desligava. Logo desmontei o note e retirei a bateria CR2032 e fiz a medição, logo conclui que o problema estava realmente na bateria. Meu problema atual é que os conectores estavam soldados na bateria eu não os soldei na bateria nova apenas os colei com fita isolante.

Agora quando ligo o note aparece a mensagem para apertar F1 ou F2 para o setup. Minha dúvida é se posso soldar esses conectores na bateria?

• 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • mês depois...
Postado

A bateria é de difícil acesso mesmo. Eu tive que desmontar tudo, chegando a soltar a placa-mãe para acessar a bateria. Depois de todo o trabalho (era a primeira vez que fazia isso com um notebook deste modelo), vi que pode haver um caminho mais fácil. Vejam a seguir:

No modelo W7645 há uma "porta de serviço" bem grande no fundo do notebook. Abra-a.

Se você olhar com atenção, verá que a bateria está abaixo da carcaça bem no limite desta porta de serviço, do lado oposto do cooler. A minha estava ali, colada com uma fita dupla face em cima de algum componente. (vale destacar que trata-se de uma bateria com um cabinho e um conector acoplado).

Acredito que vocês possam soltá-la cuidadosamente da superfície da placa-mãe (um alicate pequeno ou uma pinça devem resolver), trazendo-a para a "parte aberta" desta "porta de serviço". Cuidado pois o cabo da bateria tem uns 5cm apenas. Ou seja, se você puxar demais, vai soltar o conector que a liga na placa-mãe e você terá que abrir tudo.

Com a bateria acessível, remova a cobertura plástica (a minha era amarela) e remova as duas chapinhas que estão soldadas. Esse passo fiz com a mão mesmo. Atenção para as cores e polaridades. Aqui o cabo vermelho estava no positivo (topo da bateria) e o preto no negativo (fundo da bateria). Sei que há um padrão para isso (preto = negativo) mas todo cuidado é pouco. Já vi isso trocado em alguns equipamentos.

Com um alicate, molde as chapinhas retas novamente (quando retiradas, elas ficarão irregulares). Posicione-as corretamente na nova bateria e use fita isolante para deixá-las bem fixas. Use a fita isolante para isolar TODA A BATERIA depois. Nenhuma parte metálica dela deve estar exposta.

Feito isso, use uma fita dupla face ou faça um "rolinho" com a isolante mesmo para fixar a bateria em alguma parte livre da placa-mãe. Só pra ela ficar bem acomodada mesmo.

Ao amigo do post original (S3Tech):

Você pode soldar os conectores sim, mas a solda comum (solda quente de estanho) não vai pegar na carcaça da bateria. Se não me engano, teria que ser solda fria.

Sobre a questão do F1 ou F2: pode ser que a nova bateria não esteja funcionando adequadamente ou talvez seja o caso de entrar na BIOS para fazer os devidos ajustes (retirar do padrão de fábrica).

Um abraço a todos.

• Amei 1
Postado

S3 Seguinte, eu faço muitas substituição com baterias com esse plug. Eu normalmente aproveito somente o conector e pego os fios e coloco nos polos da bateria e prendo com fita kapton depois coloco espaguete térmico e deixo tudo certinho.

Para testar, basta com o multímetro medir o conector e boa. Porém se mesmo assim, ocorrer o problema, indica que você tem um problema no circuito da placa. Da para contar esses problema, soldando os fios da bateria direto nos terminais correspondentes da BIOS que volta tudo a fica beleza!

Boa sorte

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!