Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Net Virtua bloqueando portas de entrada altas???


KDLao

Posts recomendados

Pessoal,

Há mais de 3 meses venho fazendo testes, seguindo tutoriais e visitando fóruns a procura de uma solução para o bloqueio de portas de entradas (altas) que impendem alguns programas de funcionarem.

Nem sei direito por onde começar, pois tenho muita informação e nenhuma solução. Vejam um resumo do caso:

Até Maio/12 tudo funcionava perfeitamente, então de um dia para o outro vários programas que dependem de portas de entrada (alta) pararam de funcionar.

Os mais importantes para mim são:

  • Acesso a imagens de câmeras wifi IP
  • Radmin (acesso remoto)
  • Notei também aumento do ping em jogos online, como o Battlefield 3, mas conecto sem problemas.

Tenho 4 assinaturas Net/Virtua residenciais em 3 cidades diferentes:

  • Campinas/SP: Virtua 1Mb c/ modem Thomson DHG544b + PC Win7 Home Premium 64bits
  • Ribeirão Preto/SP 1: Virtua 1Mb c/ modem Motorola SVG1202 + Roteador TP-Link WR642G + PC WinXP + PC Linux + Notebook Win7 Home Premium 64bits
  • Ribeirão Preto/SP 2 - Virtua 10Mb c/ modem Motorola SBV5121 + Roteador DLink DGL-4500 + Notebook Win7 Ultimate 64bits + laptop Win7 Home Premium 64bits
  • Sumaré/SP: Virtua 1Mb c/ modem Thomson DHG544b + Roteador DLink DGL-4500 + Notebook Win7 Ultimate 64bits

Todos os computadores possuem clientes No-IP e Radmin instalados e atualizados.

Não houve nenhuma alteração de hardware, software (exceto updates do windows) ou plano de banda larga na época em que o problema começou.

Cheguei a recuperar o sistema do meu notebook para uma data anterior ao problema para ver se era algum update do windows ou aplicativo que estava bloqueando as portas... e NADA!

TESTES

  1. Desliguei todos os firewalls e antivírus... e NADA
  2. Revisei todos os roteadores, alguns resetei e reconfigurei novamente... e NADA
  3. Revisei todos os modems, nenhum deles tem qualquer configuração para bloquear portas.
  4. Testei todos os computadores envolvidos (Linux, WinXP, Win7, 32 e 64bits) em sites/programas de teste de portas: CanYouSeeMe, GRC e outros... e NADA

MINHA PRINCIPAL SUSPEITA: Net-Virtua bloqueou todas as portas de entrada.

Reclamei várias vezes e eles sempre disseram que não bloqueiam portas altas e que o problema deveria ser no equipamento do assinante. Um dia finalmente mandaram um técnico com notebook e logo de cara o notebook dele também não conseguia resultado positivo nos sites de teste de portas. Depois ele falou na central da Net, abriu um aplicativo (parecia uma tela de prompt do DOS, mas era um aplicativo da Net) e digitou uns comandos... pronto, o notebook dele com windows XP passou pelos testes de portas de sites como o CanYouSeeMe.

Perguntei que aplicativo era, e ele desconversou dizendo que era um aplicativo interno da Net e que podia estar interferindo nos resultados dos sites de teste.

EVIDÊNCIAS PARA MINHA SUSPEITA:

  1. O único local que tudo continua funcionando é Campinas.
  2. Nas outras 3 assinaturas Net-Virtua (2 em Ribeirão e 1 em Sumaré) as portas aparecem como bloqueadas e os programas não funcionam.
  3. Fiz testes nos 4 locais, usando o mesmo notebook, ligando-o diretamente ao modem, eliminando assim qualquer problema com roteadores, SO e etc... e NADA, só funciona em Campinas.

O que me dizem?

Qualquer dica ou sugestão é bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Meu amigo, estou vendo a sua mensagem sobre a suspeita de bloqueio por parte do Vírtua agora.

Comecei a pesquisar sobre o assunto porque estou com um problema semelhante.

Não perca seu tempo fazendo testes porque, sim, a Net Vírtua BLOQUEOU as portas dos serviços que você usa.

Hoje, telefonando para a Vírtua, confirmaram que bloqueiam as portas 80, 443 e 50500, que são usada pelo meu NAS ix2-dl da Iomega.

Se você ainda não resolveu o problema, sugiro que tomemos uma ação em conjunto para termos força para entrar com ação judicial.

De outra forma, não vamos conseguir nem a pau.

A ação que sugiro é: fazer uma reclamação na página da Anatel não uma vez, mas várias vezes.

Se não resolver, a gente entra com uma ação judicial (você, em sua cidade; eu, na minha, que é o Rio de Janeiro).

Mas tem que ser uma ação judicial no juizado especial da Justiça Federal e contra o Vírtua e a Anatel juntos.

Por que contra a Anatel também? Porque ela é obrigada a fiscalizar a favorecer o usuário quanto este é prejudicado.

A Vírtua, por telefone, hoje, afirmou que bloqueia.

Já o Velox enrola, enrola e nunca confirma.

O jeito é ir à Justiça.

Se você acha que vai se aborrecer e/ou perder tempo, então, meu amigo, continue sofrendo pois eu vou em frente.

Meu email é [email protected] e meu nome é João.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes de ajuizar é bom testar sim. Vai que algo que está sendo feito errado? Tipo:

- não abriu a porta no firewall do windows ou outro firewall.

- Não encaminhou as portas no roteador.

- ou o programa que ou hardware que espera conexão esta desabilitado ou foi alterado as portas no qual espera comunicação.

Nunca custa revisar as configurações. Lógico que no caso do colega, ele tinha tudo funcionando e do nada para de funcionar, tem algo errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meu amigo,

Eu falei com conhecimento de causa.

Fiz tudo isso que você sugeriu (fechar firewall, redirecionar portas etc etc etc etc).

São pouquíssimos os usuários com problemas bem específicos como esse que nós estamos enfrentando.

Basta ver que ninguém, a não ser eu, se manifestou no fórum com relação ao problema do bloqueio de portas.

Se você visitar outros fóruns, vai constatar que também são raros os que reclamam.

Mais raros ainda são os que levam as reclamações adiante.

Em consequência, tanto a Oi Velox quanto a Net Vírtua estão c... e andando pra nós.

A Oi já mandou uns 5 técnicos virem aqui em casa. Inutilmente, pois eles nem sabem direito do que se trata, pois são totalmente despreparados.

O jeito é acionar judicialmente a Anatel e os provedores em conjunto, pois um tem que prover o acesso e o outro tem que fiscalizar esse provimento.

Já estou escrevendo a petição judicial.

Se você topar, posso te mandar o rascunho para irmos melhorando o texto.

Quanto ficar bom, a gente entra na justiça simultaneamente.

Depois jogamos essa m... no ventilador, ou seja, comunicamos a imprensa e os jornalistas especializados.

Algum resultado tem que dar.

Não dá pra cruzar os braços e ficar e ficar pagando por serviços que não recebemos.

Ah... uma pergunta: esses acessos todos que você tem pelo Net Vírtua são de banda larga empresarial?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...

Pessoal,

 

O tópico é antigo mas vou deixar aqui minha experiência atual (ano de 2015) sobre como conseguir portas abertas na NET.

 

Pra começar, as portas bloqueadas no plano residencial são as seguintes: 21 25 53 80 110 135 136-139 443 445 587 434

Essas portas são bloqueadas para usuários domésticos simplesmente para vender o plano empresarial, que é um pouco mais caro.

 

O desafio é o seguinte: fazer a NET trocar seu plano residencial por um empresarial sem lhe cobrar a mais por isso. Não adianta tentar brigar com eles pedindo pra liberar as portas, pois eles não vão liberar. Eles não podem alterar as configurações de um plano, o que podem fazer é TROCAR o seu plano. O plano residencial tem previsto em contrato o bloqueio das portas citadas, vocês podem conferir no site da NET, isso está bem claro.

 

Mas vamos ao que interessa:

 

1. Entre em contato com a NET pedindo a liberação das suas portas. O atendente normalmente nem sabe o que é isso, então não perca muito tempo tentando lhe explicar do que se trata. Ele não vai liberar. O importante neste passo é você conseguir o NÚMERO DE PROTOCOLO. Anote o número, dê tchau e desligue o telefone.

 

2. Entre no site da Anatel. Seção "Fale Conosco" (link direto: http://focus.anatel.gov.br/focus). Este é um sistema muito bom da Anatel, onde você protocola sua reclamação e as operadoras precisam resolver o problema em 5 dias. Esse site é uma das poucas coisas do governo que funciona bem na defesa do consumidor. Faça seu cadastro e acesse o sistema.

 

3. Dentro do sistema, cadastre sua reclamação contra a NET. Vá seguindo os passos: Registrar Reclamação => Iniciar Registro => Banda Larga Fixa => Oferta => Produto ou serviço diferente do que foi ofertado pela prestadora.

 

4. Preencha os dados, coloque aquele protocolo que você anotou e, no campo descrição, escreva o seguinte:

 

"Adquiri um plano de internet Virtua XX MB. Ao precisar utilizar as portas de conexão entrantes HTTP (80), FTP (21) e HTTPS (443) para efetuar testes em um software que desenvolvo, tive a infeliz surpresa de descobrir que tais portas são bloqueadas pela NET no plano residencial, sendo liberadas somente nos planos empresariais. Em momento algum me foi informado pela NET de que o plano contratado possuía tal restrição. Um plano de internet deve, a princípio, ser fornecido sem restrições em relação a navegação, caso contrário está infringindo o princípio da neutralidade definido no MARCO CIVIL DA INTERNET (Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) em seu Art. 9º, § 3º: "Na provisão de conexão à internet, onerosa ou gratuita, bem como na transmissão, comutação ou roteamento, é vedado bloquear, monitorar, filtrar ou analisar o conteúdo dos pacotes de dados, respeitado o disposto neste artigo". Desta forma, solicito o imediato desbloqueio das conexões entrantes em nosso terminal nas seguintes portas: 21, 25, 53, 80, 110, 135, 136, 137, 138, 139, 443, 445, 587 e 434."

 

5. Envie a reclamação. Aguarde até 5 dias úteis para alguém lhe telefonar (normalmente eles mandam alguém com um padrão de inteligência superior aos atendentes normais). Converse com o atendente, explique seu problema e bata o pé dizendo que o bloqueio de portas fere o Marco Civil da Internet (isso é sério, você está com a razão!!!!). O atendente vai querer resolver o problema pra você, a função dele é esta. Ele irá oferecer a troca de plano sem custos adicionais. Se ele não oferecer, proponha isso. Pra eles não custa nada e eles terão um cliente satisfeito e uma reclamação resolvida.

 

Bom, é isso. No meu caso deu tudo certo e tenho certeza que dará certo na maioria dos casos. Não vale a pena ficar criando gambiarra no modem/roteador pra tentar liberar as portas. Não perca seu tempo, a resolução ia ANATEL é mais prática, rápida e profissional, sem gambiarras que te deixam na mão.

 

Boa sorte a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

TUDO ERRADO. AQUI A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

LIGUEM para a Net e insistam com a atendente (que desconhece termos técnicos), que sua internet está bloqueada COM IP 100, que vocês têm câmera, DVR ou conexão remota e precisam desbloquear COM UM TÉCNICO DA NET e não empresa terceirizada que não irá resolver. Insista. O técnico da Net vai ligar para o CPD da NET, informando marca e modelo do seu aparelho. A liberação é imediata. Isso ocorre porque a NET está com poucos IPs v4 e instalaram um gateway proxy para fornecem IPs virtuais. Quando implantarem os servidores IP v6, voltará ao normal.


AQUI A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

LIGUEM para a Net e insistam com a atendente (que desconhece termos técnicos), que sua internet está bloqueada COM IP 100, que vocês têm câmera, DVR ou conexão remota e precisam desbloquear COM UM TÉCNICO DA NET e não empresa terceirizada que não irá resolver. Insista. O técnico da Net vai ligar para o CPD da NET, informando marca e modelo do seu aparelho. A liberação é imediata. Isso ocorre porque a NET está com poucos IPs v4 e instalaram um gateway proxy para fornecem IPs virtuais. Quando implantarem os servidores IP v6, voltará ao normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUDO ERRADO. AQUI A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

LIGUEM para a Net e insistam com a atendente (que desconhece termos técnicos), que sua internet está bloqueada COM IP 100, que vocês têm câmera, DVR ou conexão remota e precisam desbloquear COM UM TÉCNICO DA NET e não empresa terceirizada que não irá resolver. Insista. O técnico da Net vai ligar para o CPD da NET, informando marca e modelo do seu aparelho. A liberação é imediata. Isso ocorre porque a NET está com poucos IPs v4 e instalaram um gateway proxy para fornecem IPs virtuais. Quando implantarem os servidores IP v6, voltará ao normal.

Que coisa não? Se for isso mesmo, essa NET É uma @#$%2345 kkkkkk fornecer IP virtuais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

É preciso entender que alguns tem sorte e outros não.

Infelizmente, os que não conseguem resolver são maioria.

O jeito é recorrer ao judiciário.

Certa vez, B. Piropo disse que conseguiu acessar o NAS ix2 dele de fora de casa.
Apesar de eu ter perguntado umas 3 vezes qual plano ele contratou para conseguir isso, não tive resposta.

Talvez ele tivesse conseguido por ser famoso.

Deu pra notar que cada filial da Net age diferente.
Algumas filiais bloqueiam esta ou aquela porta e outras não.

Um saco....
Vou recorrer ao judiciário e depois posto aqui o resultado.

Vamos compartilhando informações.

Boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

É amigos, como citaram, são poucos os que reclamam porque são poucos também que dependem destes serviços. Eu por exemplo, preciso conectar a todo instante aos servidores que possuo no meu trabalho. Logo no início, ao contratar o plano, tudo funcionava de boa, mas de uns 2 meses pra cá, misteriosamente tudo foi bloqueado, inclusive todos os domínios ligados ao Governo aqui do meu estado, que tem IP fixo iniciado em 177.xxx.xxx.xxx. Já reclamei em todos os sites possíveis, falei com mil atendentes despreparados e que nem sabem o que é um SSH e como última tentativa, hoje liguei pra ANATEL e formalizei uma denúncia sobre esse bloqueio ilegal. Agora vou esperar o feedback da NET. O mais curioso é que um amigo meu que usa gato-NET consegue todos esses acessos, rs. Enfim, pagamos caro por um péssimo serviço. Este é nosso país.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, para quem está com este problema está aqui a solução:

Ligue para a central e fale que está com problema, que não está funcionando o roteador...(mas não fale das portas) e eles irão enviar um tecnico para sua residencia. Ai quando ele chegar fale que já foi resolvido mas que não consegue jogar jogos online, que precisa deles pois ganha dinheiro com isso... Insista e fale como se fosse a coisa mais importante para você. Ai então ele irá ligar para a central e quando terminar a ligação vai falar que eles vão liberar as portas do seu roteador, sendo que eles(NET) tanto na central, quanto o tecnico, falam que não bloqueiam portas e insistem com isso. Então uma coisa que me pergunto, poque somente com muito esforço e somente com um tecnico em sua casa eles admitem a verdade? Eu juro para vocês que não iria deixar o técnico ir embora até resolver meu problema.

Resultado: Ele falou que iriam mapear meu roteador e liberar as portas e em um prazo de 7 a 10 dias iriam estar desbloqueadas. Espero que cumpram com seu compromisso. Acho que deveria ter gravado a mulher da central falando que não bloqueiam portas e o tecnico falando que iriam desbloquear. Iria virar meme da internet, iria ter milhões de acessos.

 

Quando arruamarem ou acabar o prazo volto a falar com vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo os passos de joawendel. Espero conseguir a liberação o mais rápido possível.

Citando a lei novamente:

MARCO CIVIL DA INTERNET (Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) em seu Art. 9º, § 3º: “Na provisão de conexão à internet, onerosa ou gratuita, bem como na transmissão, comutação ou roteamento, é vedado bloquear, monitorar, filtrar ou analisar o conteúdo dos pacotes de dados, respeitado o disposto neste artigo”.

Já morei em outros lugres de mundo e passei por varias operadoras, isso nunca me aconteceu!
NET ISSO É UM ABSURDO BLOQUEAR PORTAS E VENDER COMO PACOTE EMPRESA! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

ola turma, vi o topico de vocês e gostaria da copia da petição para q possoa entrar contra a gvt, até sexta feira passada as portas altas onde há quase 4 anos uso para acesso remoto e de uma hora para outra, nenhum marca de mode abre as porta, e outro caso foi no caso da minha filha tb há 5 meses q não consigo abrir em nenhuma porta da operadora gvt, estranhei e pensei q fosse modem , mas acredito q eles bloquearam mesmo. o meu email é [email protected], agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

Boa noite.

Vi, li e re-li todos os postos.

Para minha surpresa "talvez". Meu cliente que tem 1 escritório em SP, 2 em Sto. André, informou que estavam com problemas no monitoramento de CFTV e acesso remoto nos computadores. Adivinhem qual o problema, as portas dos roteadores foram bloqueadas pela Net. O meu cliente está entrando com processo contra a NET, e provavelmente irá trocar de operadora, sendo este problema a gota d'agua, pois já houve outros problemas com a NET. Temos que reclamar e brigar por nossos direitos. Detalhe está ocorrendo também em SBC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos que estão com problemas contra operadoras principalmente de internet, se desejam ingressar com uma ação na justiça, procurem se munir de provas já que contra essas não há argumentos.

Estou com uma demanda contra a Vivo TV que fez uma sacanagem comigo, alias com quem eles não fazem, mas eu tenho em tese 90 % de ganho de causa em virtude das provas, se não fosse isso nem sequer iria conseguir adentrar a justiça que dirá pensar em ganhar.

"O homem da capa preta" se baseia em provas, por isso tirei prints de todas as etapas do problema, porque se não seria a minha palavra contra a deles, assim façam o mesmo, fotografe, copie e cole, reuna todo material disponível...dificilmente um processo bem fundamentado, calçado em provas cabais, perde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Depois de muita briga agendei uma visita técnica e foi alterado meu numero de ip, todos acima 200 não libera porta quando entra na faixa de 177-189 estou conseguindo fazer a liberação.

Mas estou aconselhando meus clientes novos não fazer serviço com a NET, a Vivo - GVT está normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A SOLUÇÃO DEFINITIVA!!!

 

Tenho CFTV em casa, e mudei da Vivo para NET, e todas operadoras ultimamente estão fazendo isto.

A solução não é ficar se matando no roteador, pois isto é um bloqueio interno da NET, não adianta ligar para nenhum atendente, pois não tudo ignorante e só seguem um padrão estabelecido...

A SOLUÇÃO, abri uma reclamação no site RECLAME AQUI ontem a noite, e hoje antes das 12 hs, já resolveram para eu! Alguém da NET fez alguma configuração interna e já esta funcionando ZERO BALA!

Fica a dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas fiz questão de me registrar para contar a minha experiência atual, em 03/05/2017, pois o tópico em questão me ajudou.

 

Fiz a portabilidade da GVT(Vivo) para a NET, pelo fato da Vivo não ter disponível a velocidade que eu tinha antes(100MB). O modem da NET que foi instalado em minha residência é o HUMAX HGB10R-02. Acontece que no momento da compra do serviço, em nenhum momento rola a informação que para os planos Pessoa Física, há o bloqueio de várias portas.

 

Vários aplicativos que eu uso, ficaram impossíveis de se configurar. O Emule, por exemplo, só conectava em LowID, mesmo fazendo todas as configurações necessárias para a liberação das portas, DMZ, Trigger e etc, sendo que com a Vivo sempre conectava em HighID justamente por não haver bloqueio de portas.

 

Após a NET ser instalada, entrei em contato com a área de suporte solicitando o desbloqueio das portas, porém me informaram que isso não seria possível, o desbloqueio apenas é permitido no plano EMPRESARIAL. Depois de muito quebra pau no telefone, desisti e preferia voltar para a Vivo, mesmo com uma conexão de 15MB do que ficar com 60MB na net bloqueada.

 

Na área de cancelamento a história mudou. Me questionaram o motivo do cancelamento e depois de muita conversa, migraram o meu plano gratuitamente para Empresarial(e no mesmo valor do meu plano Pessoa Física). Ainda com a operadora na linha, a atendente disse que faria o reset do sistema. De fato a minha conexão na hora caiu, mas quando voltou, já voltou sem portas bloqueadas. Imediatamente eu já fiz o teste com o Emule e consegui conectar em HighID, como deveria ser. Neste caso, acabei não cancelando o serviço.

 

Parece que nem todo mundo consegue a liberação das portas, mas fica a dica. Se eles não tivessem migrado o meu plano para que possibilitasse a liberação das portas, certamente eu teria cancelado o serviço, pois ainda estava dentro do meu prazo de 7 dias após a instalação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma atualização do que postei em cima. 

 

Após alguns testes com a NET, verifiquei que apesar deles terem liberado algumas portas no Plano Empresarial e o Emule ter voltado a funcionar em HighID, várias outras coisas que eu utilizo, como por exemplo Jogos online no PS4 que tem vários servidores que não estavam conectando quando a NET VIRTUA foi instalada, continuaram a não funcionar.

 

Não tive dúvidas a não ser cancelar o serviço e instalar a VIVO(GVT). Consegui que colocassem a Vivo de 50Mb na minha região e como eu previa, TODOS os serviços voltaram a funcionar normalmente, SEM PORTAS BLOQUEADAS. Tudo, jogos de PS4, Emule em HighID.

 

Essa NET Virtua cheia de portas bloqueadas é o pior serviço de internet que eu já tive. Fiquei por 2 dias com o serviço e mandei cancelar ainda dentro do prazo de 7 dias sem custo. Nunca vi um serviço de internet PAGO e que bloqueia as portas impedindo que o cliente utilize. 

 

Só mesmo no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Irei tentar fazer o mesmo. 

 

Mas caso não consiga já vou aproveitar para  perguntar:  

Seguinte, no meu trabalho só é permitido conectar nas portas 80 e 443 (saída)  e em casa, como uso Net, só algumas portas como 5000, 5001 são desbloqueadas.  

 

Existe algum serviço on-line onde eu possa fazer o forwarding das portas e ip?

 

Exemplo:    PC_TRABALHO  conecta na 443 desse serviço e esse serviço recebe essa conexão e  envia para o ip da minha net na porta 5001.

 

Sei que da  pra  fazer usando VPN, mas não quero usar, pois o pessoal lá tem bloqueado os servidores mais comuns de vpn (antes funcionava bem, mas de uns dias pra cá conecta mas não navega).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...