Ir ao conteúdo

Problema de fornecimento de componentes, alguma alternativa?

Dannyboy

Posts recomendados

Postado

Galera, to com um pequeno projeto pra fazer, fiz a lista de materiais mas não consigo achar alguns deles.

Esses foi tranquilo de achar:

Chaves mini-toggle 3 posições

capacitores 0.1uF

Potenciometro 500K

O problema está aqui:

Fio esmaltado 0.07mm, AWG 40 ou 41

Imãs AlNiCo cilindricos diametro de 50mm a 70mm

Alguem tem alguma alternativa pra esses que estão fatando ou uma loja que venda esses componentes?

Postado

Dannyboy, passo pelo mesmo problema.

Devido ao preço que cobram por um transformador parrudo para amplificador, resolvi eu mesmo montar um, e para minha surpresa, não acho o fio para o secundário.

Componentes eletrônicos é fácil achar, tanto em loja física quanto pela internet, mas alguns itens como os que você colocou, impossível de achar, ou quem tem não possui um site ou venda pelo Mercado Livre.

PS. Continuando a pesquisa até achei aqui http://www.proelis.com.br/fios-cobre-magnetico-sao-marco.asp, mas para saber o preço só os contatando.

PS2. Achei outro: http://www.cisel.com.br/

Postado

Bom...

Os componentes que achastes, que não tivestes problema para encontrá-los, até entendo. São fáceis de serem encontrados tanto em lojas virtuais como nas lojas que vendem em sua cidade.

Já os fios esmaltados, em algumas cidades podem até faltar assim como os imãs de ALNICO. O que me leva a pensar que tu não fizestes uma pesquisa para saber onde encontrá-los.

Então, vou te dar umas informações...

Primeiro: Quem trabalha ou usa fios esmaltados?

Ora... Quem trabalha com esse material são empresas que enrolam motores, empresas que trabalham com projetos de transformadores. Então, seria interessante você procurar em sua cidade, no caso, Maceió; quem trabalha com enrolamento de motores elétricos ou enrola transformadores. Se você procurar o pessoal que faz esse tipo de serviço, vai ter mais informações. Que tipo de informações? Ora, eles podem informar de quem eles compram ou, dependendo do caso, podem até vender a quantidade que você quer. Fora isso, se caso não conseguir nenhuma informação, só com os termos "fio esmaltado", digitado no Google, tu vais ter acesso a uma quantidade enorme de empresas que vendem fio esmaltado de todos os diametros. Portanto, digitas no Google e tu vais ver o que estou informando.

Com os imãs de ALNICO é a mesma coisa. Digitas no Google e vais ter também empresas que vendem esses imãs. Esses imãs tem esse nome porque são uma liga de ferro que contém alumínio (Al), níquel (Ni) e cobalto(Co). É daí que vem o nome Alnico. É um imã artificial que é mais forte que o imã natural e ainda é usado em motores e geradores de pequeno porte, captadores de guitarra, altofalantes de baixa potência, etc.

Tu podes retirar imãs mais fortes que os de Alnico em HDs pifados ou leitores de CD's pifados. Nos HDs, tem 1 par de imãs de neodímio que nem se compraram com os de Alnico. Nos leitores de CD's os imãs podem ser retirados da unidade óptica. São pequenos mas tem muita força e se juntares vários, tu podes ter o que desejas no comprimento desejado. Caso não queira ter esse tipo de trabalho, então o jeito é comprar nos sites que vendem os imãs de Alnico.

.

.

Exemplo de um site que vende fio esmaltado: http://www.cormem.com.br/secoes.asp?codigo_departamento=5&codigo_categoria=1

Exemplo de um site que vende imãs de Alnico: http://www.oximag.com/imas/alnico.asp

.

Outro site de venda de imãs de alnico: http://www.koimas.com.br/produtos/imas-de-alnico

Postado

Eu pesquisei nas lojas aqui antes de postar. O problema todo não é achar o fio, é achar o fio de 0.07mm, nenhuma das lojas que fui tinha. Nas empresas que trabalham com motores eu ainda não fui, fica complicado pra mim porque ficam no outro extremo de onde ficam as lojas de eletrônica.

Os imãs foi a mesma coisa, de AlNiCo só achei peças grandes, pra auto-falantes.

Esse fim de semana eu irei procurar de novo por aqui, se não achar vou comprar pela net, nos sites que vocês me passaram.

@Jambao

Os imãs nem tem como eu tirar desses aparelhos que você me passou, porque vão ser usados pra aumentar a capacidade de uma bobina, então tem que ser do tamanho certo: cilindrico, 0.6cm de diametro com 2 a 2.5 cm de altura.

@Rafael.R

O capacitor não é eletrolítico, é cerâmico, e eu coloquei a marcação errada, é 0.01uF.

• mês depois...
Postado

Muito tempo depois de abrir o tópico, a faltra de alguns componentes não deixou eu fazer meu projeto ainda.

Os imãs, só por encomenda pela internet, a 6 reais cada, no meu caso são 15 então provavelmente terei um desconto.

Os fios, nada de achar por aqui, vou procurar orçamentos na net.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!